Google vai excluir contas inativas em dezembro. Não perca seus dados!

Google vai excluir contas inativas em dezembro. Não perca seus dados!

Avatar de mario mamede
Empresa cancelará contas inativas do Gmail, Drive e YouTube, no dia 1 de dezembro. Veja como evitar perder seus dados

O Google anunciou uma verdadeira faxina de contas inativas a partir desta sexta-feira. Saiba os motivos e como proceder para não perder seus dados da nuvem.

Entenda o caso

É a primeira vez que o google anuncia deleção em massa de contas inativas
É a primeira vez que o Google anuncia deleção em massa de contas inativas (Imagem: Ideogram AI)

O Google anunciou uma decisão importante, uma limpeza profunda em seus servidores, e começará a excluir contas inativas a partir desta sexta-feira. Conforme definido pela empresa, uma conta será considerada inativa quando não apresentar nenhuma atividade do usuário, como login ou acesso a serviços, por pelo menos dois anos consecutivos.

O objetivo da exclusão das contas antigas e desativadas é prevenir riscos à segurança cibernética, uma vez que essas contas tornam-se mais vulneráveis ao passar longos períodos sem atualizações. Isso porque podem manter senhas antigas ou não empregar mecanismos de segurança mais recentes, como a autenticação em dois fatores.

O processo de remoção das contas inativas será conduzido de maneira gradual e escalonada, com uma priorização específica para aquelas contas que foram criadas, mas nunca foram efetivamente utilizadas.

Este procedimento visa assegurar uma gestão criteriosa, permitindo um tempo adequado para os usuários tomarem conhecimento e, se desejado, adotem as medidas necessárias para evitar a remoção definitiva de suas contas.

Serviços afetados

A exclusão de contas impactam diretamente os principais serviços da plataforma
A exclusão de contas impactam diretamente os principais serviços da plataforma (Imagem: Folha VItória)

A exclusão das contas inativas abrangerá os serviços Gmail, Google Drive e YouTube, serviços amplamente utilizados por milhões de pessoas em todo o mundo para enviar e-mails, armazenar arquivos na nuvem e assistir a vídeos online.

É importante ressaltar que a exclusão das contas inativas não se limita apenas ao acesso aos serviços em si, mas também implica na perda de todos os dados associados a essas contas, como e-mails, documentos, fotos e vídeos. Portanto, é fundamental que os usuários estejam cientes dessa ação e tomem as medidas necessárias para evitar a perda de seus dados.

Como evitar a perda de dados

Usuários receberão mensagens com notificação de exclusão
Usuários receberão mensagens com notificação de exclusão (Imagem: Deposit Photos)

O Google enviará diversas notificações de aviso, por e-mail, aos usuários cadastrados nas contas afetadas pela medida. Este é um procedimento de corte já comum entre provedores de serviços na nuvem.

Aos usuários é concedido um período mínimo de oito meses, contados a partir do recebimento do primeiro aviso, para adotarem as medidas necessárias com o intuito de prevenir a remoção permanente de suas contas. Essas providências podem incluir, mas não se limitam a, efetuar login regularmente ou acessar os serviços associados à conta.

Para evitar ter suas contas excluídas, os usuários devem realizar pelo menos um login na plataforma do Google a cada dois anos. Atividades simples como ler um e-mail ou assistir vídeo online já serão suficientes para manter a conta ativa no registro do provedor.

Como usar o gerenciador de contas inativas do Google

O Gerenciador de Contas Inativas é uma excelente ferramenta que oferece aos usuários a capacidade de compartilhar partes específicas de seus dados de conta ou notificar contatos de confiança caso suas contas fiquem inativas por um período predefinido.

Configurar essa funcionalidade é fácil. Basta acessar a página do Gerenciador de Contas Inativas e clicar em “Começar“.

Google vai excluir contas inativas em dezembro. Não perca seus dados!. Empresa cancelará contas inativas do gmail, drive e youtube, no dia 1 de dezembro. Veja como evitar perder seus dados

O Google utiliza diversos sinais para detectar a atividade em sua conta, incluindo os últimos logins, atividades recentes na página “Minha Atividade“, o uso do Gmail e check-ins no Android.

Google vai excluir contas inativas em dezembro. Não perca seus dados!. Empresa cancelará contas inativas do gmail, drive e youtube, no dia 1 de dezembro. Veja como evitar perder seus dados

Ao excluir sua conta, todos os produtos associados a ela, como Blogger, AdSense e Gmail, são afetados de maneiras específicas.

Para garantir a segurança dos seus dados, a empresa solicita a inclusão de um número de telefone de um contato de confiança. Esse procedimento visa confirmar a identidade e evitar acessos não autorizados a seus dados, proporcionando tranquilidade aos usuários.

Quando suas contas ficarem inativas pelo período estipulado, seus contatos de confiança receberão notificações. Caso opte por compartilhar dados com eles, o e-mail incluirá uma lista dos dados escolhidos para compartilhamento, juntamente com um link para o download dessas informações.

Para mais detalhes consulte a página dedicada na Central de Ajuda oficial do Conta do Google.

Simplifique e otimize o gerenciamento das suas informações, assegurando não apenas praticidade, mas também elevados padrões de segurança. Mantenha-se atualizado sobre as melhores práticas ao explorar nosso conteúdo exclusivo aqui no Showmetech, onde abordamos de forma abrangente e acessível os métodos mais eficientes para a gestão inteligente dos seus dados.

Veja mais:

Fonte: G1, CNN, Google

Revisado por Glauco Vital em 28/11/23.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados