De fantasma a esqueleto dançante, Halloween do Google traz novas criaturas 3D

Montagem com criaturas 3D do Halloween do Google
O Halloween do Google traz 'ícones assustadores' (e engraçados) em 3D na Busca, que podem ser projetados em realidade aumentada

“É o halloween! Os fantasmas vão passear”, já dizia a música temática cantada por Jack Esqueleto na animação “O Estranho Mundo de Jack” (1993). E vão mesmo, quase literalmente, junto a esqueletos, gatos preto e cachorros fantasiados e abóboras assustadoras. Isto é o Halloween do Google.

Para comemorar o Dia das Bruxas, agora a Busca do Google traz modelos 3D de “ícones assustadores” (e engraçados). Ao pesquisá-los, você consegue acessar a visualização tridimensional deles e, se o seu celular suportar realidade aumentada, projetá-los onde você quiser e no tamanho que você quiser. Isso funciona tanto no aplicativo do Google quanto nos navegadores (como Chrome e Safari), mas só dá certo em celulares e tablets.

Como ver e interagir com as criaturas do Halloween do Google

Print de fantasma 3D do Halloween do Google
Halloween do Google traz fantasmas e outras criaturas 3D (Foto: Pedro Spadoni/Showmetech)

Primeiro, você precisa pesquisá-los na Busca do Google. É só abrir o aplicativo ou acessar o site de busca, ir lá na barra de pesquisas e digitar: gato, cachorro, esqueleto, Halloween (para você ver o fantasma) ou Jack O’ Lantern (que é aquela abóbora de Halloween).

Rolando os resultados da pesquisa para baixo, você vai chegar numa janela que vai mostrar a opção “Veja em 3D“. Tocando nela, pode acontecer duas coisas no seu dispositivo: você vai visualizar o objeto em 3D ou o objeto já vai ser projetado em 3D no ambiente em que você estiver (se o seu smartphone ou tablet suportar recursos de realidade aumentada). Para essa projeção funcionar, você vai precisar mexer o seu aparelho algumas vezes.

Caso o seu aparelho não suporte realidade aumentada, dá para se divertir na janela de visualização 3D mesmo. É que nela você consegue girar os objetos no ângulo que quiser e dar zoom neles para ver os mínimos detalhes. 

Print de abóboras 3D do Halloween do Google
Halloween do Google traz visualização 3D de ‘ícones assustadores’ (Captura: Pedro Spadoni/Showmetech)

Já a projeção em realidade aumentada é divertida porque você pode, por exemplo, ver abóboras gigantes e assustadoras, um esqueleto dançante, um gatinho preto com chapéu de bruxa ou um cachorro “salsicha” vestido de cachorro-quente no seu quarto. A janela ainda traz um botão de captura que permite que você tire fotos e grave vídeos das criaturas em 3D.

Print do cachorro 3D do Halloween do Google
(Captura: Pedro Spadoni/Showmetech)

O aplicativo do Google está disponível para celulares e tablets com Android, iPhones e iPads. O Dia das Bruxas é comemorado, oficialmente, neste sábado (31). E os fantasmas, esqueletos, gatinhos pretos, “cachorros-quentes” e abóboras vão passear! Virtualmente, pelo menos.

Doodle de Halloween do Google

Imagem do doodle de Halloween do Google
Doodle de Halloween do Google traz minigame Magic Cat Academy

Para celebrar o Dia das Bruxas, o Google criou um doodle que traz o minigame Magic Cat Academy. Nele, você controla o personagem Momo, um gato preto que usa uma varinha mágica para enfrentar fantasmas no fundo do oceano.

O jogo foi lançado em 2016, em que o gatinho expulsava fantasmas que tinham invadido sua escola de magia. A novidade deste ano é que você enfrenta uma medusa fantasma, além de peixes fantasmas e outras criaturas assustadoras no oceano.

O site Doodle Google traz uma página com mais detalhes sobre o jogo. Lá você pode jogá-lo, explorar cada um dos níveis, artes conceituais, rascunhos e imagens de bastidores da produção do game.

Busca do Google: outras criaturas e objetos 3D

Trazer objetos 3D e visualização em realidade aumentada são recursos que a empresa anunciou no evento Google I/O 2019. A tecnologia consiste, basicamente, numa experiência visual em que o usuário consegue simular experiências com diversas coisas, por meio da câmera do celular, seja em casa ou em quaisquer outros ambientes.

dinossauro google 3d
Google trouxe dinossauros em 3D e realidade aumentada

Em julho de 2020, a ferramenta surpreendeu ao trazer animais 3D em realidade aumentada. Mas o “pacote” de novidade não parava por aí. Também dava para visualizar e projetar dinossauros (!), sistemas do corpo humano e até o traje espacial que o astronauta norte-americano Neil Armstrong usou na missão Apollo 11 à Lua. Aliás, também dava para ver o módulo de comando da nave em 3D. Tudo isso ainda está disponível para você explorar na Busca do Google.

Print do novo filtro do Google
Novo filtro do Google permite que você ‘se veja’ na estética de auto retratos famosos

Já em outubro deste ano, apareceu outro recurso que usava realidade aumentada: um filtro do Google que transformava selfies em obras de arte famosas. Só que esse filtro, chamado de Art Filter, foi implementado em outro aplicativo da empresa: o Google Arts & Culture. O recurso também trazia uma coletânea de peças famosas que fazem parte do acervo de museus ao redor do mundo. Entre essas peças estavam, por exemplo, um antigo capacete de Samurai e um colar egípcio.

Fonte: Google


O que você achou dessas criaturas 3D do Halloween do Google? Conte para nós aqui nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter