Inteligência Artificial monitora políticos distraídos com smartphones

Políticos distraídos com smartphones
Projeto de artista belga usa inteligência artificial para identificar políticos distraídos com smartphones durante sessões no parlamento, chamando atenção nas redes sociais

Qualquer um que ligar a TV Senado durante alguma sessão parlamentar enxergará um curioso detalhe em alguns dos participantes: políticos distraídos com smartphones. Já conhecido motivo de críticas pela internet afora, agora o ato ainda pode ser identificado com mais facilidade, graças a um artista belga que com a ajuda de inteligência artificial (IA), consegue marcar e identificar a porcentagem de tempo que o indivíduo está no celular.

Como a IA identifica políticos distraídos com smartphones

Políticos distraídos com smartphones
A IA em ação.

O artista, que se chama Dries Depoorter, criou um software que a partir do uso de aprendizado de máquina e IA, faz reconhecimento facial em todo político que é encontrado com um smartphone em mãos, em vídeos de sessões antigas presentes no YouTube. Vídeos dos parlamentares pegos no ato são postados no Twitter e Instagram, no perfil “The Flemish Scrollers“, provavelmente já gerando uma boa dose de desconforto e tentativas de justificativas (“era uma emergência”) para eles — e risos e cobrança dos eleitores.

Porém, como toda IA que aparece em nosso mundo, questionamentos importantes sobre seu uso já estão sendo levantados. Afinal, por mais que por ora só esteja sendo usado com políticos, nada impede que o software no futuro seja usado dentro de empresas ou outros lugares para identificar funcionários que estão usando o smartphone em vez de trabalhar ou prestar atenção em uma reunião. No fim, entra mais uma vez na questão de monitoramento de funcionários, e como ele realmente será usado.

Ao mesmo tempo, como por enquanto a IA só está sendo usada para identificar políticos, é provável que medidas regulatórias para seu uso logo apareçam.

Confira um dos vídeos feito pelo projeto abaixo:

Fonte: The Next Web

Para mais novidades de IA, como as soluções para Data Centers apresentadas pela Intel na Computex 2021, fique de olho no Showmetech.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário