IBM revela sistema de IA sucessor do Watson capaz de debater com humanos

IBM revela sistema de IA sucessor do Watson capaz de debater com humanos 7
O Project Debater é um sistema de inteligência artificial que tem a capacidade de discutir assuntos polêmicos com um posicionamento imparcial.

Debates e discussões, quando acontecem de forma respeitosa e com argumentos realistas, são importantes e acrescentam muito ao ponto de vista de cada um. Atualmente, o mundo digital permite que discussões sejam cada vez mais frequentes, porém, dificilmente seguem essas normas e rapidamente acabam se tornando apenas trocas de insultos. Pensando nisso, a IBM criou um sistema de inteligência artificial voltado para esse objetivo, o Project Debater.

ibm

Esse sistema visa a formação de discussões e debates com seres humanos sobre assuntos polêmicos e complexos, mas garantindo que seja um debate que acrescente algo e não simplesmente se torne uma briga sem sentido, com argumentos imparciais.

IBM e o Sucessor do Watson

Mas esse não é o primeiro passo da IBM nesse campo de inteligência artificial. O sistema Watson já se tornou bastante conhecido pela sua capacidade de conversar e responder a questionamentos humanos, tornando-se até mesmo famoso nos programas de TV americanos. A própria empresa afirmou que o Project Debater é um sucessor para o Watson, trazendo novos elementos a essa dinâmica.

IBM revela sistema de IA sucessor do Watson capaz de debater com humanos 8

O Watson é capaz de responder as perguntas de forma lógica, porém ele é preso ao velho sistema de perguntas e respostas, e perguntas abertas ou soltas. Já o Project Debater poderá ir além disso, não apenas respondendo as perguntas e trazendo informações, mas utilizar como argumentos em um assunto mais complexo com coerência, ou seja, ele consegue entender o contexto de uma conversa.

Como funciona o Project Debater?

Em resumo, a IBM conseguiu criar, em algoritmos, um sistema capaz de realizar debates. Ele é capaz de entender as perguntas e as falas dentro do contexto da conversa e, através disso, decidir por um posicionamento acerca do assunto tratado. Ele funciona não apenas através de uma tarefa, que é debater, mas de várias pequenas tarefas que resultam em um debate.

IBM revela sistema de IA sucessor do Watson capaz de debater com humanos 9

Claro que é um sistema complexo, não há dúvidas. A empresa afirmou que ele ainda está sendo finalizado e que alguns ajustes ainda precisam ser feitos, uma vez que o Project Debater ainda está cometendo erros. Um dos pontos a ser melhorado é a questão da expressão verbal do sistema. Ele poderá fazer diferente no futuro, onde questões discutidas dividam opiniões ou quando argumentos imparciais podem ser necessários.

E aí? O que acharam da notícia? Acham que as redes sociais melhorariam seus debates com uma inteligência artificial dessas? Comentem abaixo!

Fonte: Época

Leia também

The Chanceller: conheça a inteligência artificial que cancela serviços pra você

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box