The Chanceller: conheça a inteligência artificial que cancela serviços pra você

The Chanceller: conheça a inteligência artificial que cancela serviços pra você 8
O Reclame Aqui está desenvolvendo o The Chanceler, uma inteligência artificial que consegue cancelar serviços por você. Entenda como ele funciona.

Todo mundo tem uma história frustrante para contar sobre o processo de cancelamento de um serviço por telefone, certo? Seja por conta da demora do atendimento ou da insistência quase abusiva em oferecer contra-propostas, essa sempre é uma experiência estressante. Entretanto, é possível que uma solução esteja surgindo pelas mãos do serviço online Reclame Aqui. Conheça agora o The Chanceller.

Focado em driblar situações problemáticas ou enroladas, o site Reclame Aqui desenvolveu a inteligência artificial batizada de The Chanceller. Assim, teremos um representante nosso para quando precisarmos cancelar serviços por telefone.

The Chanceller: conheça a inteligência artificial que cancela serviços pra você 9

Superando dores de cabeça

Próprio para lidar com sistemas de atendimento com muitas opções, equipes com contra-propostas e ligações que caem toda hora, o The Chanceller serve para evitar nossas dores de cabeça. Isso porque o essa nova inteligência artificial do Reclame Aqui passa por toda essa jornada estressante no lugar do cliente.

Entretanto, esse sistema ainda está em fase de testes.  Além disso, o Reclame Aqui procura por formas de diminuir os custos do projeto, tornando-o mais acessível para todos os consumidores. A ideia primordial é tornar o serviço algo gratuito, o que tem atrasado um pouco seu lançamento.

The Chanceller: conheça a inteligência artificial que cancela serviços pra você 10

Inteligência Artificial para o consumidor

A ideia original do The Chanceller é ser um aplicativo para celular. Assim, permitindo que qualquer pessoa possa se cadastrar e usufruir do serviço. O procedimento vai ser bem simples, basta completar algumas informações básicas que sempre são pedidas em pedidos de cancelamento, como CPF, data de nasciemnto e nome da mãe.

Assim, o aplicativo ligaria para o SAC necessário de acordo com os dados que o consumidor deixar para ele. O primeiro protótipo foi testado em abril com dez usuários do Reclame Aqui. O resultado foi um vídeo divulgado na página do Facebook do Reclame Aqui que mostra trechos das conversas dos atendentes.

The Chanceller: conheça a inteligência artificial que cancela serviços pra você 11

Nesta primeira versão, as perguntas e respostas programadas foram focadas para atendentes de operadoras de telefonia. Pode-se ver que ainda está em uma etapa mais rústica do sitema, com a voz lembrando bastante o Google Tradutor, por exemplo. Entretanto, as possibilidades que se abrem com esse projeto são enormes.

Com o aumento exponencial do uso de atendentes digitais por empresas de cobrança, é possível que no futuro somente as máquinas conversem entre si por telefone. Assim, cada um terá seu próprio representante baseado em inteligência artificial lidando com esse tipo de burocracia. A questão que fica é: quando teremos isso de modo acessível?

Fonte: Uol Economia

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box
%d blogueiros gostam disto: