Adobe Illustrator: Como restaurar um projeto perdido?

Adobe Illustrator: Como restaurar um projeto perdido?
Está com um arquivo corrompido de extensão .ai? Neste tutorial te ajudamos a recuperar projetos do Illustrator de duas formas bem fáceis

Não há como negar que o Adobe Illustrator é uma das ferramentas mais bem otimizadas para o trabalho de artistas digitais e designers gráficos nos dias de hoje. Mas assim como a maioria dos softwares ele não está livre de falhar ao salvar ou abrir arquivos, pois há chances de esse problema ser do próprio sistema operacional – ou pior: um erro humano.

Para te ajudar a resgatar arquivos com extensão “.ai” e potencialmente salvar horas que poderiam ser desperdiçadas em um projeto nós te apresentamos algumas soluções, a começar por configurações dentro do próprio programa da Adobe.

Configurando o Illustrator

Antes de qualquer coisa, vale a pena configurar os métodos de backup caso o programa venha a falhar – uma dica da própria Adobe. Para isso, basta clicar em Preferências, depois Tratamento de arquivos e área de transferência e em seguida em Recuperação de dados. Ao marcar a caixa e definir um intervalo de tempo, você personaliza o software pra se adequar à sua frequência de trabalho. Caso você dependa profissionalmente do Illustrator, sugerimos colocar 2 minutos.

Adobe Illustrator: Como restaurar um projeto perdido?
Uma dica para se prevenir é configurar seu Illustrator (Reprodução/Adobe)

Logo abaixo do intervalo de tempo, é possível escolher a pasta de destino para esses arquivos de backup futuramente criados. A seleção Desativar a recuperação de dados para documentos complexos também pode ser clicada para evitar que o programa trave ou que sua criação artística seja interrompida no meio do progresso.

Essa dica vale para evitar problemas posteriores, mas o que fazer quando algo já deu errado? Se o arquivo for corrompido, uma solução é testá-lo ao abrir outro projeto dentro do próprio programa. Para isso, clique em Arquivo -> Novo e crie qualquer forma geométrica na área em branco.

Depois salve na pasta onde preferir, vá até esse destino e clique com o botão direito sobre o documento. Você vai precisar importar o arquivo recém-criado no aplicativo bloco de notas do seu computador, seja Windows ou iOS. Aparecerá uma série de números, como essa:

Copie as últimas linhas, que aparecerão no bloco de notas

Copie os códigos e abra o documento com problema também no bloco de notas. Cole os códigos do arquivo anterior no fim dessa sequência e salve com a extensão “.ai” direto pelo bloco de notas. Por fim, tente abrir a nova criação no Illustrator. Ainda não resolveu? Temos outra recomendação.

Programas terceiros

Se não tiver funcionado, uma outra opção é partir para programas como o Recovery Toolbox for Illustrator. Basta baixar o software, identificar o arquivo (na primeira tela do Recovery Toolbox, do assistente de reparo) e dizer o nome e pasta de destino para o arquivo resgatado.

illustrator recovery toolbox
O programa salva o arquivo recuperado nas extensões .ai e .pdf!

O melhor é que, mesmo sendo uma plataforma paga, é possível ver o resultado do projeto recuperado antes de colocar a mão no bolso. O preço? 10 dólares por arquivo resgatado online (cerca de R$53) ou 27 dólares (cerca de R$143) para a licença completa com número ilimitado de recuperações. Vale lembrar que ele funciona com qualquer versão do Illustrator também.

Conseguiu solucionar seu problema com nossas dicas? Conte para a gente nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter