Início » CULTURA GEEK » Entre no universo de Star Wars pelo laboratório secreto de realidade virtual da ILM
CULTURA GEEK

Entre no universo de Star Wars pelo laboratório secreto de realidade virtual da ILM

starwars capa - Entre no universo de Star Wars pelo laboratório secreto de realidade virtual da ILM
O ILMxLab é o laboratório de realidade virtual da ILM e sua missão é criar o futuro do entretenimento, usando realidade virtual, e melhor, com Star Wars.

ilmxlab 720x404 - Entre no universo de Star Wars pelo laboratório secreto de realidade virtual da ILM

ILMxLab é o laboratório de realidade virtual da Industrial Light & Magic, uma empresa de efeitos especiais para filmes,  várias vezes vencedora do Oscar de melhores efeitos visuais e fundada por George Lucas. Criado em junho de 2015, como uma divisão da LucasFilm, sua missão é criar o futuro do entretenimento, usando realidade virtual, e para nossa alegria, eles estão começando a fazer isso usando o melhor tema possível: Star Wars.

E não seria pra menos, a ILM é a empresa responsável pelos efeitos especiais de Star Wars e de grandes filmes da ficção científica como a trilogia “De volta para o Futuro”“Exterminador do Futuro”, além dos lindos efeitos especiais de Homem-Formiga (2015).

homem formiga 720x402 - Entre no universo de Star Wars pelo laboratório secreto de realidade virtual da ILM
A ILM foi responsável pelos efeitos especiais de Homem-Fomiga, filme da Marvel de 2015

O site americano The Verge fez uma visita ao laboratório, e gravou imagens impressionantes sobre estas novas tecnologias. Através delas, somos transportados para Tatooine juntos com Bryan Bishop, que fez a visita ao laboratório secreto da ILM.

O repórter tem um encontro com os dróides C3PO e R2-D2, numa espécie de ambiente holográfico em 3 dimensões. São apenas dois telões em um ângulo de 90 graus, mas com a ajuda de um óculos especial, levam à uma realidade virtual totalmente imersiva. O xLab também é o lugar para cineastas testarem tecnologias que ainda não foram usadas no cinema e, claro, criarem efeitos totalmente novos.

Um dos responsáveis pelo ILMxLab é John Gaeta, diretor criativo do laboratório e criador do “Bullet Time”, efeito de super câmera lenta criado por ele para os irmãos Wachowski e apresentado ao mundo em 1999 no filme Matrix. O efeito causou um espanto e uma tremenda revolução nos cinemas, sendo amplamente copiado em filmes e jogos até hoje, e se tornou marca registrada de Matrix e Gaeta, um dos maiores jedi dos efeitos especiais.

No vídeo também podemos sentir um gostinho de como será a experiência de pilotar uma X-Wing, AT-AT ou mesmo uma Millenium Falcon no vindouro parque temático de Star Wars que será construído na Disney. Usando iPads, com dispositivos especiais, que se assemelham a um Kinect, Oculus Rift e outros equipamentos, o time do xLab está preparando várias aplicações para que os fãs de Star Wars possam mergulhar no universo mágico criado por George Lucas.

Abaixo você vê a reportagem completa, descobrindo tudo que nos aguarda. E não tem nada de “Muito, muito distante…” por aqui:

Comentários do Facebook