Ingress Prime: novo jogo da Niantic recruta jogadores através de IA

as 990x536 - Ingress Prime: novo jogo da Niantic recruta jogadores através de IA
O novo jogo da Niantic, a desenvolvedora de Pokémon GO, dá mais um passo para a inteligência artificial dentro de games

Lançado no início de novembro, o novo game mobile da Niantic, apelidado de Ingress Prime, se trata de um reboot do primeiro jogo da desenvolvedora responsável por Pokémon GO. Apesar de seguir a mesma ideia de seu predecessor, o título se diferencia por utilizar inteligência artificial para recrutar novos jogadores para facções. Entenda como funciona:

A proposta de Ingress Prime

Captura de Tela 379 - Ingress Prime: novo jogo da Niantic recruta jogadores através de IA
Assim como Pokémon GO, Ingress Prime é um jogo de realidade aumentada.

Em 2012, a Niantic lançou seu primeiro jogo para dispositivos móveis: Ingress. Mesmo que isso já tenha ocorrido há cerca de 6 anos, o game já possuía, lá atrás, recursos de realidade aumentada. Sim, Pokemon GO não foi o grande teste da desenvolvedora.

Tanto Ingress quanto Ingress Prime dividem a mesma história. Ou seja, em ambos os games, temos a presença da Exotic Matter (XM), que é tida como uma energia misteriosa presente em vários locais do mundo. Apesar de não se saber o que ela faz, ao certo, com os humanos ou até mesmo com a própria Terra, sabe-se que ela gera certo impacto sobre os acontecimentos no planeta.

Além disso, a XM também ocasionou a divisão do mundo do jogo em duas facções. A primeira fação de Ingress Prime, os Iluminados, defende um estudo aprofundado da energia misteriosa em prol da humanidade. Enquanto isso, a segunda facção, sob o nome de Resistência, é contra todo tipo de uso da XM por parte dos seres humanos.

Assim, não temos a boa e velha briga entre o “bem” e o “mal”. Ao invés disso, podemos escolher entre dois lados que apresentam pontos de vistas e preocupações válidos. E é aí que a parte da inteligência artificial entra.

ADA e JARVIS são os representantes de cada facção

Captura de Tela 384 - Ingress Prime: novo jogo da Niantic recruta jogadores através de IA
ADA e JARVIS são inteligências artificiais.

Mas então, como funciona a inteligência artificial dentro de Ingress Prime? De maneira resumida, o recurso serve para recrutar jogadores e convencê-los de que os Iluminados ou a Resistência são a melhor escolha.

Essa parte do jogo é tida tanto como um bônus para os jogadores mais envolvidos na trama do game, quanto como uma maneira de conectar a história do jogo com a vida real.

A grande sacada de Ingress Prime com o uso de ADA e JARVIS é: não vemos aqui o uso de bots que te empurram fake news ou simplesmente interagem de maneira superficial com o jogador. As IAs do game são muito mais espertas do que isso, já que conseguem criar todo tipo de propaganda a fim de recrutar pessoas para suas respectivas facções.

Captura de Tela 389 - Ingress Prime: novo jogo da Niantic recruta jogadores através de IA
Recrutar é o único propósito de ADA e JARVIS.

Baseando-se no estilo de jogo de cada jogador, ADA e JARVIS aprendem através de interações feitas em seus sites e, posteriormente, criam pôsteres, vídeos e até memes. Entretanto, tome cuidado: as IAs irão absorver o que você as ensina, podendo tomar atitudes agressivas ou se tornar totalmente inofensivas. E isto se reflete em suas estratégias de recrutamento.

De acordo com os desenvolvedores de Ingress Prime, a ideia é fazer os jogadores questionarem sobre os algoritmos que os cercam na vida real. Este tema, inclusive, foi utilizado pela prova de redação do Enem de 2018, sendo extremamente relevante para a sociedade.

Abaixo, você confere o trailer do game lançado pela Niantic. Vale destacar que ele está disponível tanto para iOS quanto para Android:

Fonte: Futurism.

Leia também

Conheça o Sensei, a Inteligência Artificial da Adobe

as - Ingress Prime: novo jogo da Niantic recruta jogadores através de IA

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Ingress não é o NOVO jogo da Niantic como sugere o título desta materia, é o PRIMEIRO jogo da desenvolvedora, lancado em novembro de 2012 e que serve de base para o Pokemon GO e servirá TB para o Harry Potter.
    O prime é apenas o codinome da versao 2.0 do jogo lançada no aniversário de seis anos, porém se trata do mesmo bom e velho Ingress de sempre.

Receba Notícias por E-mail:

Share via