Instagram pode liberar monetização do IGTV para criadores de conteúdo

IGTV iPhone app 1280x720 1
Executivos do Instagram já confirmaram o interesse em liberar a monetização do IGTV para influenciadores, mas não disseram como o recurso irá funcionar
Anúncio
Instagram pode liberar monetização do IGTV para criadores de conteúdo

Após 18 meses de seu lançamento, o Instagram pode liberar a monetização do IGTV para criadores de conteúdo. A descoberta foi feita por Jane Manchun Wong, uma desenvolvedora de Hong Kong que cria engenharia reversa de aplicativos para encontrar recursos não lançados. De acordo com Jane, o Instagram testa uma plataforma de monetização com os vídeos do IGTV

Após a publicação de Wong, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que a companhia está trabalhando na monetização de conteúdo:

“Não é segredo que estamos explorando isso. Primeiro, nos concentramos em garantir que o produto seja relevante – caso contrário, haveria pouco para monetizar em primeiro lugar. O IGTV ainda está no começo, mas está crescendo e, portanto, estamos explorando outras maneiras de torná-la sustentável para os criadores”.

Adam Mosseri, CEO do Instagram
IGTV Puppy
Em junho de 2018 o Instagram lançou plataforma de vídeos verticais

Não é a primeira vez que a rede social, pertencente ao Facebook, dá sinais de que a monetização da plataforma está no radar. A adoção já foi comentada em abril de 2019 por Justin Antony, Chefe de parcerias de conteúdo e criadores do Instagram, ao portal The Verge. Recentemente, Ashley Yuki, chefe de produto do IGTV, disse à revista Variety que a geração de receita é “super importante para nós, pois sabemos que é preciso muito tempo e esforço para criar esse tipo de conteúdo”, afirmou. 

Batizado de “Programa de Parceiros do Instagram”, o serviço de monetização do IGTV poderá ser semelhante ao de outras plataformas de vídeos. Os criadores de conteúdo qualificados poderão ganhar dinheiro na plataforma, porém ainda não sabemos como irá funcionar essa “parceria” – se o IGTV irá se basear por número de horas de exibição, ou na contagem de seguidores, ou em ambos. 

IGTV e os concorrentes

IGTV Logo
Não é a primeira vez que o Instagram demonstra interesse em liberar a monetização

Quando lançado, a rede social do Facebook sinalizou que o IGTV iria competir com o Youtube, da Google. No entanto, a plataforma até hoje não conseguiu ser competitiva, uma vez que não há oportunidades de monetização, especialmente sobre compartilhamento de receita. Vale lembrar que o IGTV estreou fraco, sem popularidade. 

O “Programa de Parceiros do Instagram” pode chegar para dar ainda mais destaque ao recurso de vídeos contra os principais concorrentes: TikTok e YouTube. No ano passado, o Instagram voltou atrás em seu objetivo original de ter uma plataforma de vídeo 100% vertical e permitiu o envio de conteúdo horizontal. Ainda no processo de melhorias, eles alteraram o feed do IGTV, retirando a rolagem lateral pela lista vertical. 

Os executivos da rede social não divulgaram quando o Programa de Parceiros irá funcionar, tampouco quando ele estará disponível para os criadores de conteúdo.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter