Conecte-se conosco
Instagram AppIcon - Instagram usará IAs para bloquear spam e comentários ofensivos

Android

Instagram usará IAs para bloquear spam e comentários ofensivos

Já em pleno funcionamento, o recurso também permite que os usuários definam os termos e a serem filtrados pela rede social

Instagram Love Sayang 720x404 - Instagram usará IAs para bloquear spam e comentários ofensivos

Em busca de uma web mais amigável, o Instagram acaba de anunciar que permitirá aos usuários ocultar comentários ofensivos de suas publicações. Funcionando a partir de hoje, o recurso utiliza inteligência artificial para distinguir os termos inapropriados. Além disso, é possível definir manualmente os termos e as expressões que serão escondidas.

A empresa anunciou que, embora esteja pronto e funcional, o sistema deve melhorar conforme for utilizado. E não se limitando a palavrões ou comentários ofensivos, o mecanismo baseado em machine-learning irá filtrar mensagens de spam – tudo isso nos idiomas inglês, português, espanhol, árabe, francês, alemão, japonês e chinês.

Você ainda poderá reportar o conteúdo ofensivo, nada disso muda. Para não deixar tudo na mão das máquinas, o Instagram ainda permitirá que o usuário defina palavras que, se contidas em algum comentário, farão com que ele seja escondido automaticamente.

É importante ressaltar: com exceção dos casos de spam, o recurso não exclui os comentários, mas apenas os oculta de quem não deseja vê-los.

Como habilitar?

Apresentação1 720x405 - Instagram usará IAs para bloquear spam e comentários ofensivos

O processo também é bem simples no iOS

Disponível a partir de hoje, a função é bem fácil de ativar. Basta ter uma versão atualizada do Instagram, abrir o aplicativo, seguir para o seu perfil e, estando lá, acessar as Configurações. É possível habilitar o recurso na seção ‘Comentários‘ – também é lá que você pode definir os termos a serem filtrados e escondidos nas suas publicações.

Por enquanto, apenas o filtro de spams irá funcionar nos idiomas que citamos – o bloqueio automático de comentários impróprios, por outro lado, ficará restrito ao inglês até um futuro próximo. Segundo Kevin Systorm, CEO e Co-Fundador do Instagram, a empresa está trabalhando duro para levar o recurso aos outros países.

Por fim, vale lembrar que a iniciativa do Instagram surge após uma série de ataques (casos de cyberbullying) envolvendo a rede social. Se tratando de um empresa pertencente ao Facebook, não seria impossível, e nem tão ruim, que algo similar surgisse também neste serviço.

E aí, já ativou no seu? Não se esqueça de seguir o @showmetech e ficar ligado por aqui, fechado?!

Continue lendo
Advertisement

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários
Subir