Intel apresenta intel core hx de 12ª geração e novas tecnologias. Focado em entregar potência de desktop em notebooks, os novos processadores intel core hx chegam ao mercado ainda em 2022. Veja todos os detalhes

Intel apresenta Intel Core HX de 12ª geração e novas tecnologias

Avatar of victor pacheco
Focado em entregar potência de desktop em notebooks, os novos processadores Intel Core HX chegam ao mercado ainda em 2022. Veja todos os detalhes

Durante o Intel Vision, que está acontecendo presencialmente da cidade de Grapevine, Texas, a Intel apresentou sete novos modelos que fazem parte da 12ª geração dos processadores Intel Core HX, que é focado para estações de trabalho móveis.

Outras novidades incluíram a apresentação de soluções de inteligência artificial, segurança de dados, soluções da borda à nuvem e outros novos processadores. O Showmetech esteve acompanhando a transmissão online do evento e te conta todos os detalhes, confira agora mesmo.

Novos processadores Intel Core HX de 12ª geração da Intel

Focados em permitir que os usuários tenham acesso à potência máxima por meio do desbloqueio de overclock, os processadores Intel Core HX foram atualizados hoje (10) com foco em dar ainda mais potência para usuários de notebooks e demais estações móveis de trabalho.

Processador intel core hx de 12ª geração
Intel Vision foi marcado pelo anúncio de diversas novidades para o mercado de processadores (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Os modelos chegarão ao mercado em opções Core i5, Core i7 e Core i9, e a Intel espera que profissionais que trabalham com CAD, efeitos visuais e animação façam o melhor uso possível. A Intel anunciou que esta é “melhor plataforma móvel de trabalho do mundo”. Com até 16 núcleos (8 de desempenho e 8 eficientes) e 24 threads executadas, a Intel ressalta que os novos processadores possuem base de processador de 55W.

A arquitetura escolhida para este lançamento foi a de 10 nanômetros, assim como a fabricante confirmou que há suporte para memória RAM de 128 GB do modelo DDR5/LPDDR5, assim como DDR4 com recurso de Código de correção de erros (ECC). A Intel anunciou que esta é o primeiro lançamento para o mercado de computação móvel que permite overclock. Em testes já realizados, foi possível atingir e velocidade de 5GHz em uso single-core, valor extremamente alto até mesmo para dispositivos gamers.

Processador intel core hx de 12ª geração
Modelos devem estar presentes em novos notebooks em breve (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Os novos processadores também contam com suporte para PCIe 5.0 e Wi-Fi 6E, permitindo conexão com redes ao novo espectro de 6Hz (ainda não disponível no Brasil). Durante o Intel Vision, a empresa divulgou testes em um computador da Dell equipado com um dos novos processadores Intel Core i9 12900HX, que com o apoio de uma placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3070, conseguiu rodar Riders’ Republic em resolução 4K sem travamentos.

Processador intel core hx de 12ª geração
Intel promete mesma potência de computadores de mesa, mas agora em notebooks (Foto: Reprodução/Internet)

A Intel espera entregar a mesma performance vista apenas em computadores de mesa, mas agora em notebooks. Empresas como Dell, HP e Lenovo já fecharam parceria com a Intel para o lançamento de notebooks com o lançamento de hoje e cerca de 10 modelos devem chegar ao mercado ainda em 2022.

Gaudi2 e Greco AI

Focadas em inteligência artificial, duas novas gerações dos processadores foram anunciadas durante o Intel Vision. Com arquitetura de sete nanômetros, ambos os lançamentos são focados em permitir que o uso de inteligência artificial seja aprimorado e claro, os usuários tenham acesso aos benefícios em diversos setores do mercado.

Gaudi2 da intel
Gaudi2 é focado para inteligência artificial (Foto: Divulgação/Intel)

Em testes práticos de treinamento visual de sistema de inteligência com GPU do Gaudi2, o modelo da Intel conseguiu entregar o dobro de performance em relação à NVIDIA A100-80, também focada para inteligência artificial. A Habana Gaudi, que faz parte do grupo Intel, espera que os seguintes avanços sejam utilizados pelos clientes.

  • Eficiência e aprendizado aprimorado: em comparação com a geração anterior, que possuía arquitetura de 16 nanômetros, o Gaudi2 consegue entregar uma performance 40% maior quando utilizado pela AWS, que atende a Amazon;
  • Menor pagamento, maiores benefícios: com todos os avanços da nova geração, os processadores Gaudi2 estão aptos a oferecer uma melhor experiência de aprendizado artificial sem a necessidade de cobrar muito por isso. Os modelos foram desenvolvidos justamente para permitir melhor revisão de aplicativos em testes autônomos, exames médicos e até mesmo detecção de defeitos em lotes de produtos;
  • Maior conectividade: a empresa conseguiu implantar o padrão Ethernet para que mais custos sejam deixados de lado, agora que a necessidade de criação de uma infraestrutura de rede não é mais necessária;
  • Migração simplificada: por meio do software SynapseAI, será possível fazer a migração de projetos que estão em outras plataformas ou em processadores da própria Intel;

A Intel anunciou que os novos processadores estão disponíveis a partir de hoje para clientes Habana e testes para que os profissionais possam aproveitar todas as funcionalidades, por meio de uma parceria com a Supermicro, serão realizados com o passar deste ano. A primeira empresa que está fazendo uso é a DNN, que oferece soluções para o mercado financeiro, educacional e de manufatura.

Intel Xeon Scalable de 4ª geração

Outro anúncio focado em entregar alto desempenho para os usuários: Intel apresentou seus novos processadores com suporte para memória RAM do modelo DDR5 CIe Gen5 e CXL 1.1. Os modelos também são equipados aceleradores integrados que possuem potencia 30x maior em relação à geração anterior, “resultado originado das otimizações de software e hardware para cargas de trabalho de IA2”, de acordo com a empresa.

Intel xeon scalable de 4ª geração
Intel Xeon Scalable de 4ª geração chega para impulsionar trabalho em servidores (Foto: Divulgação/Intel)

Também há ganhos de conectividade: será possível ter acesso às redes de acesso via rádio virtual (vRAN) duas vezes melhor. Os novos processadores Intel Xeon também possuem capacidade para aumentar a largura da banda de memória, fator que influencia em uma melhor computação de alto desempenho. Outro ganho será no uso de memória de alta largura de banda (HBM ou High Bandwidth Memory), que chega aos novos processadores.

A Intel anunciou que os modelos anunciados hoje são apenas os primeiros de muitos que devem chegar ao mercado com o passar do ano, então mais detalhes sobre velocidade e potência serão revelados em um segundo momento. A Argonne National Laboratories está a caminho de fornecer 2 exaflops de desempenho máximo com o supercomputador Aurora, equipado com os novos processadores Intel Xeon. A fabricante também está recebendo pedidos de reserva para empresas dos EUA que atuam no mercado de indústria e educação.

Arctic Sound-M e Project Apollo

A Arctic Sound-M é uma placa de processamento gráfico (GPU) focada apenas para servidores e que não deve ser lançada para consumidores tradicionais, mas isso se explica pelo seu alto poder de desempenho.

Gpu arctic sound-m da intel
GPU Arctic Sound-M da Intel é focada apenas para servidores (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Definida como “a primeira GPU discreta do setor com um codificador de hardware AV1”, o modelo consegue atingir 150 trilhões de operações por segundo (TOPS), já disponível em dois formatos e 15 designs de parceiros como Dell, Cisco Supermicro, Inspur, H3C e HPE. O lançamento está agendado para o terceiro trimestre de 2022, ainda sem divulgação de faixa de preço ou chegada ao mercado brasileiro.

Gpu arctic sound-m da intel
Modelo será lançado ainda em 2022~ (Foto: Reprodução/Intel)

O Project Apollo é uma iniciativa que fornecerá 30 kits de desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial de código aberto projetados. Em parceria com a Accenture, a Intel tem o foco em permitir que estas tecnologias sejam mais populares em ambientes como serviços de nuvem, on-premise e computação de borda. Espera-se que os primeiros kits comecem a ser enviados a partir de julho deste ano e aparentemente, apenas profissionais dos EUA devem ser contemplados.

Intel fechou parcerias com empresas de diversos portes

Depois do anúncios da novidade, o evento da empresa foi marcado pelo anúncio das parcerias que a Intel fechou, focadas em diversos mercados. Tim Fraschier, presidente da Bosch, subiu ao palco para anunciar que a companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial com apoio do processador Intel Xeon Scalable de 3ª geração, além de usar a plataforma Intel Software Guard Extensions

Os testes estão focados na criação de carros autônomos e os avanços de empresa de processadores são essenciais para que a Bosch tenha sucesso. A confidencialidade que permite que a Bosch retire as redes neurais de um ambiente público foi um dos fatores apontados como mais importantes por Tim em sua passagem pelo Intel Vision.

Anúncios do intel vision
Evento também contou com presença de empresas parceiras da Intel (Captura de tela: Glauco Vital /Showmetech)

A Blue White Robotics é uma empresa que atua no ramo agrícola e com apoio dos processadores Intel Xeon D, que utiliza a plataforma Intel Smart Edge, conseguiu desenvolver uma frota autônoma de tratores. Os ganhos estão no melhor cultivo de alimentos e aproveitamento de mão de obra que exige mais complexidade, sem contar que máquinas estão menos suscetíveis a errar devido ao aprendizado feito nos laboratórios

 A Nourish + Bloom Market é uma pequena empresa de Atlanta, EUA, que fechou uma parceria com a Intel que permite a experiência mais livre do consumidor. A pandemia fez com que as pessoas passassem a valorizar a compra sem contato e pagamento automatizado, algo que já é possível em alguma lojas da Amazon nos EUA.

A UST, empresa líder no setor de transformação digital, trabalhou com a Intel para o desenvolvimento de uma tecnologia que permite a autenticação via app para smartphone na entrada do estabelecimento para que quando finalizar sua compra, o cliente não precise passar no caixa.

Nourish + bloom market 
Pequeno negócio fechou parceria com Intel para melhor atendimento (Foto: Reprodução/Internet)

A cobrança acontece diretamente no cartão de crédito e isso é possível devido à tecnologia que consegue identificar os produtos escolhidos na Nourish + Bloom Market. A Intel espera que esta mesma tecnologia possa ser implantada em outros estabelecimentos.

O que achou de todas as novidades da Intel apresentadas hoje? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira detalhes sobre a Intel Arc, linha de GPUs dedicadas da Intel

Fonte: Intel Newsroom

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
11
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados