Índice
Após dar uma prévia do que seriam os novos processadores Intel Core Ultra de segunda geração (Lunar Lake) em Taiwan em junho, a empresa finalmente lançou a linha em um evento em Berlim, na Alemanha. Feitos para notebooks com inteligência artificial, os AI PCs, eles prometem vantagens como 20 horas de duração de bateria e até 30% mais performance gráfica. Confira os detalhes de tudo que foi apresentado no Intel Core Ultra Lunar Lake Launch:
CPU 50% mais econômica
A CPU dos processadores Intel Core Ultra Lunar Lake é composta por 4 núcleos de performance (P-Cores) e 4 núcleos de eficiência (E-Cores). Tarefas mais simples são alocadas para os núcleos de eficiência (E-Cores), que são mais econômicos, e só são transferidas para os núcleos de performance (P-Cores), quando necessário.
Essa arquitetura resulta em melhor performance, 18% maior que a geração passada, ao mesmo tempo que essas tarefas são realizadas economizando 50% mais energia, fazendo com que a bateria do notebook dure muito mais.
Com isso, a Intel quer claramente mostrar que processadores de arquitetura X86 conseguem sim ser tão econômicos e potentes quanto os novos concorrentes ARM, lançados recentemente pela Qualcomm e Apple.
GPU Intel Arc com arquitetura Xe2
A GPU também deu um grande salto. Atualizada para entregar maior performance gráfica, ela usa a arquitetura Xe2 que entrega 30% mais performance e é 2 vezes mais eficiente no gasto de energia para renderizar gráficos e games.
Essa nova arquitetura suporta inclusive Ray Tracing, tecnologia que melhora a iluminação das cenas em jogos; e XeSS AI based-Upscaling, que melhora a qualidade gráfica, ao mesmo tempo que economiza no gasto energético. É o mesmo processo da sua TV, que tranforma um filme Full HD em 4K, só que aplicado aos games. O resultado são frame rates altos, com um ganho de 60% de performance, mas consumindo menos bateria e recursos da GPU.
NPU de 48 TOPS
O novo processador também chega para reparar um erro da geração de 2023 (Meteor Lake), que falhou em conseguir os requisitos mínimos para participar do programa Copilot+ PCs da Microsoft. Naquela época, a potência total para atividades de IA, medida em TOPS, não chegava ao mínimo requerido: 40 TOPS.
Já a nova arquitetura Lunar Lake é composta por 48 TOPS da NPU, somados a 67 TOPS da GPU e 5 TOPS da CPU: 120 TOPS no total, resultando em até 51% maior performance em atividades de inteligência artificial (AI).
Sendo assim, a Microsoft também foi convidada ao palco para anunciada a entrada dos processadores Lunar Lake no programa, que receberão recursos especiais IA em novembro, em uma próxima atualização do Windows.
Momentos antes, a Intel também anunciou uma parceria com o Google, integrar a inteligência artificial Gemini a chromebooks – notebooks com o sistema ChromeOS – fabricados com o processador da geração passada, Meteor Lake.
Funções de inteligência artificial (IA)
A grande vantagem de ter mais TOPS em um processador é a possibilidade de realizar tarefas de inteligência artificial, como gerar imagens ou transcrever áudio em texto, sem a necessidade de estar conectado à web. Isso é conhecido como IA no dispositivo.
Tendo isso em mente, a Intel não se preocupa apenas em desenvolver o hardware, mas também em fomentar um ecossistema de aplicativos que façam uso dos recursos da NPU presente no processador. Durante o evento, ela mostrou algumas dessas funcionalidades desenvolvidas por parceiros, rodando direto nos notebooks, como:
- Deteção de vídeo manipulado: a IA do notebook conseguirá identificar se um vídeo é um deep fake, ou seja, um vídeo onde a imagem ou a voz foram alteradas para enganar o espectador.
- Edição de vídeo facilitada: o software de edição conseguirá detectar os melhores momentos e recortes do vídeo, usando IA, para que o trabalho de edição seja mais fácil e rápido.
- Antivírus com AI: um novo modo de segurança do notebook fará varreduras do sistema operacional, arquivos e aplicativos, identificando e protegendo arquivos confidenciais de aplicativos e usuários mal-intencionados.
- Geração de imagens e edição generativa: é a criação e edição de imagens, que já existia em apps como o ChatGPT ou Photoshop, mas que agora não depende de conexão com a web. Tudo é gerado no dispositivo.
Junto com as demos, a Intel também comentou sobre o o aplicativo AI Playground. Ele foi explicado como “um ambiente com uma variedade de recursos de IA fáceis de usar, para criar e aprimorar imagens, ou obter respostas de um chatbot de IA, tudo rodando localmente em seu próprio PC.”
A ideia dele é familiarizar usuários e desenvolvedores com as novidades, para que possam participar do ecossistema de criação e desenvolvimento de novos aplicativos de inteligência artificial no dispositivos.
O download do AI Playground pode ser feito na página oficial do aplicativo.
RAM integrada à CPU
Outra novidade curiosa da arquitetura Lunar Lake é a integração de até 32GB de memória DRAM LPDDR5X ao processador. Isso reduz o tamanho total dos componentes de hardware da placa-mãe no notebook, já que não será necessário incluir memória RAM externa, e dispensa a necessidade de usar controladores de memória. Essa integração também ajuda a reduzir o consumo de energia da memória em até 40%.
Conectividade
Quanto à conectividade, esse processador permitirá que notebooks se conectem à redes Wi-Fi 7 com até 5 GBit/s de velocidade ou dispositivos Bluetooth 5.4 de baixo consumo de energia, como smartphones e fones de ouvido mais recentes.
E em termos de conectividade com fios, ficarão disponíveis até 3 entradas Thunderbolt 4 para monitores e displays, 2 entradas USB 3.0, 6 entradas USB 2.0 e até 4 placas PCIe Gen5 e 4 Gen4 para SSDs e placas de vídeo dedicadas, por exemplo.
Vídeo, Displays e Codecs
O suporte para codecs de vídeo de menor consumo de energia também foi atualizado. A nova controladora de vídeo do processador Lunar Lake tem compatibilidade com moderno codec de vídeo AV1, que consome menos energia, e o codec VVC, que é ainda 10% mais eficiente. Isso significa que você vai poder ver vídeos como os do YouTube, consumindo menos energia do notebook no processo.
As resoluções de vídeo suportadas são o 4K e até 8K, com taxa de atualização de 60Hz e padrão HDR. E agora será possível conectar até 3 monitores 4K simultaneamente ao notebook. As saídas de vídeo suportadas adotam os padrões HDMI 2.1, DisplayPort 2.1 e eDisplayPort 1.5, um novo padrão que consome menos energia.
Tais avanços permitirão que os notebooks mostrem imagens em resolução 8K com suporte a HDR sem perda ou erros de renderização que impactem a experiência final.
Duração de bateria
Talvez um dos pontos mais surpreendentes da apresentação do Lunar Lake foi o momento em que o representante da Intel comentou sobre a redução no consumo de energia. Sendo até 50% mais eficiente em algumas das tarefas e benchmarks realizados, o novo processador entrega 2 vezes mais performance por Watt, ou seja, é 2x mais eficiente no consumo de energia, em relação à geração anterior, Meteor Lake.
Segundo a Intel, isso pode resultar em notebooks com até 20 horas de duração de bateria, um marco inédito em modelos de arquitetura x86, antes só atingido pelos concorrentes de arquitetura ARM da Qualcomm e Apple.
Programa Intel Evo Edition
Durante a apresentação, a Intel também explicou sobre o programa Intel Evo Edition, uma evolução do selo Intel Evo para dar conta das novidades que chegam com os processadores Lunar Lake, e também para integrar mais recursos a notebooks ultra portáteis.
O Programa Intel Evo é conhecido por garantir maior desempenho, autonomia, durabilidade e outros recursos importantes em dispositivos leves e ultrafinos. Com a atualização, as OEMs (empresas fabricantes) interessadas em obter a certificação precisam desenvolver notebooks com:
- Capacidade de resposta consistente na bateria em 14 tarefas comuns do notebook;
- Desempenho mais frio e silencioso, em designs ultrafinos;
- Autenticação biométrica em 1,5 segundos ou menos;
- Duração de bateria mínima de 11 horas em condições do mundo real com telas FHD;
- Opções de designs selecionados que oferecem até 20 horas de reprodução de vídeo;
- Pelo menos 4,5 horas de duração da bateria com uma carga de 30 minutos em laptops com telas FHD;
- Gráficos Intel Arc integrados para criação acelerada e jogabilidade mais suave, mesmo em movimento;
- Capacidade de conectar o PC a vários monitores, transferir arquivos e carregar o PC com Thunderbolt Share;
- Os mais altos padrões de sustentabilidade com certificação EPEAT Gold;
- Recursos para bloquear ataques e malwares.
Sendo assim, todos os notebooks equipados com os novos processadores Intel Core Ultra Lunar Lake devem cumprir esses requisitos para receber o selo Intel Evo Edition.
Modelos e fabricantes
Serão mais de 80 modelos notebooks com os novos processadores, de mais de 20 marcas como ASUS, Lenovo, HP, Samsung e LG. Eles estarão disponíveis para compra a partir de 24 de setembro deste ano, com alguns modelos já disponíveis em pré-venda hoje (03 de setembro).
Espera-se que o primeiro notebook com processador Lunar Lake a chegar no Brasil seja o Zenbook S 14 da ASUS. O modelo já foi visto por aqui em Berlim, juntamente com notebooks da Samsung (Galaxy Book5 Pro 360), Acer (Swift 14 AI), MSI (Prestige 13+ EVO), LG (Gram Pro), Dell (XPS 13) e HP (Omni Book Ultra Flip).
A ASUS tem muito orgulho de anunciar o lançamento dos novos notebooks Zenbook S 14 e Expertbook P5, equipados com os mais recentes processadores Intel Lunar Lake. O Zenbook S 14 (UX5406) é um notebook incrivelmente fino de 14 polegadas com tela ASUS Lumina OLED, projetado com o exclusivo material cerâmico Ceraluminum para um design único que é resistente e durável, que permanece fino e leve com apenas 1,1 cm de espessura pesando apenas 1,2 kg.
ASUS sobre seus novos notebooks com processadores Lunar Lake
Também foi demostrado aqui o primeiro console de PC portátil com o processador Intel Core Ultra Lunar Lake: O MSI Claw. Ele é bem interessante e deve chegar ainda esse ano.
Especificações técnicas
Confira abaixo todas as versões do Intel Core Ultra Lunar Lake, que serão embarcadas nos notebooks de 2024 e 2025:
Intel Core Ultra 9 (288 V)
Número | Intel Core Ultra 9 (288 V) |
Frequência Turbo máxima do núcleo de desempenho | Até 5.1 GHz |
Frequência Turbo máxima de núcleo eficiente | Até 3.7 GHz |
Frequência Máxima de gráficos | Até 2.05 GHz |
Placas dde vídeo | Intel Arc 140V GPU |
Slots PCIe, Portas Thunderbolt e Wi-Fi | 4 PCIe Ge5 + 4 PCIe Gen 3 portas integradas com padrão Thunderbolt 4 Wi-Fi 7 integrado |
Capacidade de memória | 32 GB 2R |
Voltagem base do processador | 30 W (Mínimo de 17 W) |
Voltagem máxima de energia | 37 W |
Intel Core Ultra 7 (268 V)
Número | Intel Core Ultra 7 (268 V) |
Frequência Turbo máxima do núcleo de desempenho | Até 5.0 GHz |
Frequência Turbo máxima de núcleo eficiente | Até 3.7 GHz |
Frequência Máxima de gráficos | Até 2.0 GHz |
Placas dde vídeo | Intel Arc 140V GPU |
Slots PCIe, Portas Thunderbolt e Wi-Fi | 4 PCIe Ge5 + 4 PCIe Gen 3 portas integradas com padrão Thunderbolt 4 Wi-Fi 7 integrado |
Capacidade de memória | 32 GB 2R |
Voltagem base do processador | 17 W (Mínimo de 8 W) |
Voltagem máxima de energia | 37 W |
Intel Core Ultra 7 (266 V)
Número | Intel Core Ultra 7(266 V) |
Frequência Turbo máxima do núcleo de desempenho | Até 5.0 GHz |
Frequência Turbo máxima de núcleo eficiente | Até 3.7 GHz |
Frequência Máxima de gráficos | Até 2.0 GHz |
Placas dde vídeo | Intel Arc 140V GPU |
Slots PCIe, Portas Thunderbolt e Wi-Fi | 4 PCIe Ge5 + 4 PCIe Gen 3 portas integradas com padrão Thunderbolt 4 Wi-Fi 7 integrado |
Capacidade de memória | 16 GB 2R |
Voltagem base do processador | 17 W (Mínimo de 8 W) |
Voltagem máxima de energia | 37 W |
Intel Core Ultra 7 (258 V)
Número | Intel Core Ultra 7 (258 V) |
Frequência Turbo máxima do núcleo de desempenho | Até 4.8 GHz |
Frequência Turbo máxima de núcleo eficiente | Até 3.7 GHz |
Frequência Máxima de gráficos | Até 1.95 GHz |
Placas dde vídeo | Intel Arc 140V GPU |
Slots PCIe, Portas Thunderbolt e Wi-Fi | 4 PCIe Ge5 + 4 PCIe Gen 3 portas integradas com padrão Thunderbolt 4 Wi-Fi 7 integrado |
Capacidade de memória | 32 GB 2R |
Voltagem base do processador | 17 W (Mínimo de 8 W) |
Voltagem máxima de energia | 37 W |
Intel Core Ultra 7 (256 V)
Número | Intel Core Ultra 7 (256 V) |
Frequência Turbo máxima do núcleo de desempenho | Até 4.8 GHz |
Frequência Turbo máxima de núcleo eficiente | Até 3.7 GHz |
Frequência Máxima de gráficos | Até 1.95 GHz |
Placas dde vídeo | Intel Arc 140V GPU |
Slots PCIe, Portas Thunderbolt e Wi-Fi | 4 PCIe Ge5 + 4 PCIe Gen 3 portas integradas com padrão Thunderbolt 4 Wi-Fi 7 integrado |
Capacidade de memória | 16 GB 2R |
Voltagem base do processador | 17 W (Mínimo de 8 W) |
Voltagem máxima de energia | 37 W |
Intel Core Ultra 5 (238 V)
Número | Intel Core Ultra 5 (238 V) |
Frequência Turbo máxima do núcleo de desempenho | Até 4.7 GHz |
Frequência Turbo máxima de núcleo eficiente | Até 3.5 GHz |
Frequência Máxima de gráficos | Até 1.85 GHz |
Placas dde vídeo | Intel Arc 140V GPU |
Slots PCIe, Portas Thunderbolt e Wi-Fi | 4 PCIe Ge5 + 4 PCIe Gen 3 portas integradas com padrão Thunderbolt 4 Wi-Fi 7 integrado |
Capacidade de memória | 32 GB 2R |
Voltagem base do processador | 17 W (Mínimo de 8 W) |
Voltagem máxima de energia | 37 W |
Intel Core Ultra 5 (236 V)
Número | Intel Core Ultra 5 (236 V) |
Frequência Turbo máxima do núcleo de desempenho | Até 4.7 GHz |
Frequência Turbo máxima de núcleo eficiente | Até 3.5 GHz |
Frequência Máxima de gráficos | Até 1.85 GHz |
Placas dde vídeo | Intel Arc 140V GPU |
Slots PCIe, Portas Thunderbolt e Wi-Fi | 4 PCIe Ge5 + 4 PCIe Gen 3 portas integradas com padrão Thunderbolt 4 Wi-Fi 7 integrado |
Capacidade de memória | 16 GB 2R |
Voltagem base do processador | 17 W (Mínimo de 8 W) |
Voltagem máxima de energia | 37 W |
Intel Core Ultra 5 (228 V)
Número | Intel Core Ultra 5 (228 V) |
Frequência Turbo máxima do núcleo de desempenho | Até 4.5 GHz |
Frequência Turbo máxima de núcleo eficiente | Até 3.5 GHz |
Frequência Máxima de gráficos | Até 1.85 GHz |
Placas dde vídeo | Intel Arc 140V GPU |
Slots PCIe, Portas Thunderbolt e Wi-Fi | 4 PCIe Ge5 + 4 PCIe Gen 3 portas integradas com padrão Thunderbolt 4 Wi-Fi 7 integrado |
Capacidade de memória | 32 GB 2R |
Voltagem base do processador | 17 W (Mínimo de 8 W) |
Voltagem máxima de energia | 37 W |
Intel Core Ultra 5 (226 V)
Número | Intel Core Ultra 5 (226 V) |
Frequência Turbo máxima do núcleo de desempenho | Até 4.5 GHz |
Frequência Turbo máxima de núcleo eficiente | Até 3.5 GHz |
Frequência Máxima de gráficos | Até 1.85 GHz |
Placas dde vídeo | Intel Arc 140V GPU |
Slots PCIe, Portas Thunderbolt e Wi-Fi | 4 PCIe Ge5 + 4 PCIe Gen 3 portas integradas com padrão Thunderbolt 4 Wi-Fi 7 integrado |
Capacidade de memória | 16 GB 2R |
Voltagem base do processador | 17 W (Mínimo de 8 W) |
Voltagem máxima de energia | 37 W |
Veja também
Descubra mais sobre Showmetech
Subscribe to get the latest posts sent to your email.