Conecte-se conosco
#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

Apple

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

Em uma história de sucessos, fomos do iPhone de 2007 até o iPhone 7 Plus, um total de 15 modelos e muitas inovações

A evolução em design do iPhone

Todos os 15 modelos de iPhone já lançados

Como bem sabemos, hoje o iPhone completa 10 anos de lançamento. Anunciado primeiramente no dia 9 de janeiro de 2007, o aparelho chamou atenção por toda sua tecnologia; a redefinição do smartphone. É inegável como o iPhone se tornou padrão. Os players de música e vídeo, a tela touchscreen, o sistema operacional avançado, a boa navegação na internet; coisas assim são básicas nos telefones de hoje, mas a Apple foi pioneira: lançado no dia 29 de junho, o iPhone foi a reinvenção dos celulares e da própria Apple. Com 15 modelos já lançados, vamos conferir cada um e as evoluções trazidas.

iPhone (2007)

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

O primeiro iPhone apresentado em 2007, protagonizando o iOS

O primeiro modelo foi também o primeiro celular com tela touchscreen multitoques e que dispensava o uso de uma caneta stylus – era só tocar com os dedos. A tela, grande para a época, tinha 3,5 polegadas, resolução de 320 x 480 pixels e 160 dpi. Outra aposta era ter somente um botão na parte frontal, o “home”. Nessa época a BlackBerry estava ditando o mercado com seus teclados físicos QWERTY, copiado por todas as outras fabricantes.

Havia versões de 4, 8 e 16 GB, todos com processador de 412 MHz. A câmera traseira tinha somente 2 MP, sem opção de filmagem. Tudo isso era suportado pelo sistema operacional iOS (apresentado como um OS X móvel), tão bonito quanto o OS X dos Mac e muito mais fácil de usar que os concorrentes de celular.

iPhone 3G

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

O 3GS mudou a traseira a fim de trazer opções de cores

Uma das reclamações sobre o modelo original era a ausência da conexão 3G. Um ano depois a Apple anunciou um novo aparelho, mais leve, com traseira diferente, mais opções de cores e GPS – o principal foco era a presença de conexão 3G. O restante do aparelho era igual à versão anterior. O iPhone 3G foi o primeiro a trazer de fábrica o iOS 2, atualização que permitia instalar aplicativos de terceiros através da App Store e iTunes.

iPhone 3GS

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

A segunda revisão do aparelho focou no desempenho, ou melhor, na velocidade

Em 2009 a Apple tinha mais novidades para o seu smartphone.  Não o bastante para justificar uma ganhar um iPhone 2, por exemplo, mas um modelo S (de speed). A revisão de hardware dada à geração 3G teve prioridade no desempenho, graças a um processador de 600 MHz, GPU PowerVR SGX535 e 256 MB de RAM.

A conexão com a internet também foi melhorada, suportando 7,2 MB/s. A câmera, por sua vez, passou a ser de 3,15 MP, podendo gravar em 480p. As opções de armazenamento interno chegavam a 32 GB pela primeira vez.

iPhone 4

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

O iPhone 4 impressionou bastante pela beleza

O iPhone finalmente recebeu grandes mudanças, começando pelo design. Laterais retas de alumínio e traseira de vidro marcaram o requinte premium da linha. A primeira tela de retina tinha 3.5 polegadas, saiu do TFT para o IPS e ganhou a definição 640 x 960 pixels. O processador A4 foi o primeiro projetado pela Apple, com 1 GHz. A memória RAM era de 512 MB. Esses dois últimos elementos fizeram o iOS rodar mais ágil, como nunca antes visto.

Enfim, também é na quarta geração que temos a estreia da câmera frontal, assim introduzindo o FaceTime. A câmera traseira possuía 5 MP, HDR e companhia de um flash LED. Era possível gravar em HD.

iPhone 4S

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

A potência turbinada do 4S o fez resistir até o iOS 9

O 4S foi o primeiro a vir com iOS 5, destacando a Siri e iCloud. O S, dessa vez, vinha a partir do processador dual-core Apple A5 de 1 GHz. A câmera foi para 8 MP e gravava em Full HD. Foi o primeiro modelo de iPhone com opção de 64 GB de memória interna. O upgrade pode parecer pequeno, mas foi o bastante para aguentar até o iOS 9.3.2, enquanto o anterior parou no 7.1.1.

iPhone 5

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

O 5 foi o primeiro a ultrapassar as 3,5 polegadas de tela

Steve Jobs julgava o tamanho do iPhone como perfeito, pois cabia na palma da mão. Contrariando esse pensamento, o iPhone 5 foi além das 3,5″, chegando à 4 polegadas com 640 x 1136 pixels. O design também mudou, ficou mais esticado e combinando as cores branco com prata ou cinza com preto.

Por dentro: suporte à 4G, 1 GB de RAM, processador dual-core A6 de 1,3 GHz, Bluetooth 4.0 e um novo padrão de USB — o Lightning, reversível, menor e mais rápido. A câmera traseira não teve muitas mudanças, mas a frontal era de 1,2 MP e filmava em HD. O iOS 6 foi a versão de lançamento.

iPhone 5S

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

Nova cor, novo botão home e um iOS completamente diferente, essa foi a bagagem do iPhone 5S

A versão turbinada, o iPhone 5S, trouxe mais características que permaneceriam no mercado dos celulares, protagonizadas pelo Touch ID – leitura biométrica no botão Home. A cor dourada foi outra adoção que vemos hoje em outros celulares concorrentes. O processador dual-core A7 de 1,3 GHz foi o primeiro em 64-bits no iPhone. As mudanças na câmera focaram em melhor captação de luz, com a parceria do inédito duplo flash LED de dois tons, para deixá-lo mais natural.

Ele também foi um dos primeiros a vir com o revolucionário iOS 7.

iPhone 5C

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

Carismático, o 5C queria atrair consumidores por um preço menor e hardware decente

Falando em iOS 7, um aparelho que refletia muito bem o novo visual era o iPhone 5C. O modelo foi o primeiro da Apple a sair da linha de lançamento tradicional, além disso marcou a primeira vez que a empresa anunciava dois aparelhos juntos. A proposta do modelo colorido era oferecer uma experiência decente e atualizada do iOS por um preço mais barato.

Sacrifícios foram necessários, exemplo do corpo inteiramente de plástico. No restante, o iPhone 5C é um 5 de plástico e colorido, com mais bateria e menos memória interna.

iPhone 6

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

A 6ª geração foi a primeira a oferecer 128 GB de memória interna

O iPhone 6 retornou ao design de laterais arredondadas, mas aumentou para uma tela de 4.7 polegadas com 1344 x 750 pixels. O NFC chegou, destacando o Apple Pay. As câmeras receberam algumas melhorias, mas permaneceram intactas quanto aos megapixels e resolução de gravação; 1,2 MP e HD na frontal, 8 MP e Full HD na traseira. Mais uma vez, houve a evolução para o processador dual-core A8 de 1,38 GHz, e a mesma memória RAM de 1 GB.

O aparelho foi um dos primeiros a oferecer 128 GB de armazenamento interno, além de ter sido lançado com iOS 8.

iPhone 6 Plus

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

6 à esquerda, 6 Plus à direita

Junto ao iPhone 6, a Apple anunciou o iPhone 6 Plus, o primeiro phablet da empresa. A tela de 5,5 polegadas e resolução Full HD foi uma das únicas justificativas da denominação “Plus”, juntamente com estabilização óptica de imagens e bateria maior.

iPhone 6S

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

3D Touch do modelo 6S trouxe novas possibilidades ao forçar um pouco o dedo na tela

Esse upgrade S teve o maior impacto da linha. O iPhone 6S foi um dos primeiros com 3D Touch (a tela consegue interpretar pontos de pressão e gerar interação no sistema). O novo modelo recebeu o processador dual-core A9 de 1,84 GHz, além de finalmente ter 2 GB de RAM. A câmera principal avançou para 12 MP com o poder de gravar em 4K, já a frontal tinha 5 MP.

A versão 6S também é mais resistente que a antecessora. O gadget era feito com alumínio série 7.000, usado na indústria aeroespacial. A última novidade fica por conta da opcional cor rosa. Ele foi lançado com o iOS 9.

iPhone 6S Plus

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

O aparelho chegou com uma nova cor rosa

O 6S Plus confirma a aceitação das telas maiores na linha. O “Plus” focou somente em maior tamanho, maior resolução de tela e bateria.

iPhone SE

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

iPhone SE tem corpo de 5S e interior de 6S

Ao invés de produzir um iPhone 6C, a Apple optou pelo inesperado. O iPhone SE tem o design do iPhone 5S. Para compensar o visual 2013, o celular tem o mesmo chip A9 dos modelos 6S e 6S Plus. As câmeras traseira e frontal tinham 12 MP e 1.2 MP, respectivamente. Como prova de que o iPhone SE tinha um interior potente, somente as versões de 16 e 64GB foram comercializadas. O iOS 9 estava presente desde o lançamento.

iPhone 7

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

O 7 trouxe 10 alterações, além de um visual mais limpo

O 7 é um dos modelos de visual mais clean de toda a Apple. A traseira possui poucos detalhes, principalmente nas cores pretas. Foram feitas diversas mudanças de hardware. O botão home tornou-se fixo, o que, em tese, reduz a fragilidade da peça. Ainda no botão home, ele passou a interpretar toques e a reação pode ser personalizada pelo usuário. Pela primeira vez, o iPhone é resistente à água e respingos.

Outra adoção foi a de alto-falantes estéreo. A câmera teve mudanças internas, continua com 12 MP, mas agora acompanhada de um flash LED quádruplo.

A evolução de processador esteve novamente presente com o quad-core A10 Fusion de 2.3 GHz, além de 2 GB de RAM. Por falta de espaço interno, o conetor de fones de ouvidos de 3.5 mm foi retirado – assim nasceram os caríssimos AirPods (vendidos separadamente). A bateria aumentou e o armazenamento interno também, podendo chegar a 256 GB. As opções de cores incluem prata, dourado, rosa, preto brilhante e preto matte.

iPhone 7 Plus

#iPhone10: A evolução do iPhone pelo design

Já o 7 Plus é o único da linha com duas câmeras traseiras

A linha Plus teve justificativa melhor, além de tela e bateria maiores. O 7 Plus é o único até o momento com duas câmeras traseiras, ambas de 12 MP cada, sendo uma grande-angular e outra teleobjetiva.

Em setembro é esperado que os novos iPhones sejam apresentados com grandes mudanças, rivalizando duramente com a dupla Galaxy S8/S8+ e trazendo também inovações próprias. Não devemos aguardar pouco da Apple. Até lá, quais são as suas expectativas para os próximos iPhones?

Um garoto sul-americano do Nordeste que finalizou o ensino médio e aguarda o início de seu semestre na UFAL em 2018. Até lá acha que pode pelo menos produzir algo útil à humanidade através do SMT, assim para de gastar horas de sua vida em Dota 2.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir