iPhone dobrável: rumores especulam sobre o lançamento do aparelho em 2020

iPhone dobrável
Seguindo a tendência de outras grandes empresas, como Samsung, Motorola, LG, Lenovo e Huawei, os rumores afirmam que Apple também deve lançar um iPhone dobrável

Uma das grandes novidades na área de smatphones é com relação aos dobráveis, como o Galaxy Fold (Samsung), o Mate X (Huawei) e outros que já foram anunciados no mercado. A Apple não ficou atrás na tendência e já garantiu patentes relacionadas ao iPhone dobrável. Mas o questionamento maior diz respeito aos recursos que ele deve oferecer e a provável data de lançamento do aparelho.

Segundo rumores, a Apple aparentemente já garantiu o fornecimento de materiais flexíveis. Acredita-se, ainda, que ela tenha feito seus próprios testes nos produtos. Porém, o aparelho dobrável da empresa não é esperado antes de 2020 ou 2021.

iPhone dobrável
Possível design do iPhone dobrável por Roy Gilsing

Várias dúvidas permeiam a questão sobre qual deve ser o objetivo de um iPhone dobrável, ou seja, quais motivos deveriam levar a Apple a desenvolvê-lo. Por exemplo, um iPhone que, ao ser desdobrado, poderia se tornar um iPad. Será que as pessoas buscam por um dispositivo que seja os dois aparelhos ao mesmo tempo? O custo-benefício compensaria? Isso poderia reduzir consideravelmente as vendas o iPhone ou do iPad?

Muito além de uma questão de seguir as tendências do mercado, é preciso considerar todos os cenários antes do desenvolvimento do produto. A experiência da Samsung, a primeira a lançar um smartphone dobrável no mercado, foi um tanto frustrante, com vários aparelhos relatando problemas logo após os primeiros dias de uso. O exemplo serve de alerta para as outras empresas que estão na expectativa de lançar produtos semelhantes.

iPhone dobrável
Possível design do iPhone dobrável pelo site Letsgodigital

É preciso aprender com os erros e tentar superá-los. Caso contrário, não teríamos diversos equipamentos que hoje existem porque alguém tentou e, mesmo falhando, não desistiu – que o diga a Microsoft com o Windows Vista. Se o Galaxy Fold teve uma experiência ruim, não é por isso que a ideia de um telefone dobrável é inviável. Inclusive, não resta dúvida de que, se alguém pode fazer um telefone dobrável com “excelência”, a primeira na lista de possibilidades é a Apple.

Evidências do iPhone dobrável

Ao que tudo indica, mesmo se a ideia de um smatphone dobrável não for exatamente o que o mercado precisa, a Apple ao menos considerou a ideia. Tudo começou em 2016, quando a empresa demandou à LG sobre as suas telas OLED dobráveis.

No mesmo ano, uma publicação da ET News noticiou que, aparentemente, a LG forneceria suas telas dobráveis para a Apple, Google e Microsoft em 2018. Em 2017, uma notícia publicada no The Investor trouxe o assunto de volta ao afirmar que a Apple e a LG estariam trabalhando juntas em um iPhone dobrável, cuja produção começaria este ano.

Um rumor recente, de fevereiro deste ano, foi publicado no Apple Insider e fala sobre a Samsung oferecendo amostras de suas telas dobráveis para a Apple produzir iPhones que poderiam ser lançados em 2020. Alguns dias depois, um site chinês afirmou que a Apple testou uma tela dobrável da empresa Boe. Inclusive, em setembro de 2018, um vídeo sobre a tela dobrável da Boe circulou no Twitter.

Todas essas informações criam um rumor plausível sobre o fato de que a Apple tem, pelo menos, a intenção de produzir o iPhone dobrável. Some isso aos pedidos de patente feito pela empresa recentemente. Um deles, sobre dispositivos com telas flexíveis, inclui várias imagens (mostradas abaixo). Ela foi solicitada em 2018 publicada em fevereiro de 2019.

iPhone dobrável
Imagem do celular dobrável apresentada na patente da Apple
iPhone dobrável
Imagem do celular dobrável apresentada na patente da Apple

No entanto, algumas patentes são antigas e datam de 2011, 2014 e 2016, o que mostra que a última foi um “complemento”. Uma patente separada de um iPhone dobrável foi feita em 2016. Ela é sobre um dispositivo eletrônico que pode ter um sistema que permite ser dobrado em torno de um eixo, com camadas de proteção para a tela não sofrer danos por tensão mecânica, e mais especificações.

Recentemente, há uma nova patente (de 2017) sobre dispositivos eletrônicos com telas flexíveis. Nela, é descrito como evitar danos nas telas quando elas se dobram. Tal dano, que ocorre em “condições frias”, poderia ser evitado se a parte dobrável da tela for aquecida pela própria iluminação dos pixels.

Com todas essas patentes, é bem provável que a Apple tenha em mente a produção do iPhone dobrável. No entanto, isso não quer dizer que ele vai mesmo ser produzido. Desistindo ou não, a empresa ainda pode usar as patentes em outros produtos, visto que é uma tecnologia interessante.

Lançamento do iPhone dobrável

Analisando o histórico da Apple, é possível perceber que ela sempre foi cautelosa ao lançar um novo produto e nunca correu o risco de ser a primeira a fazer isso. Aconteceu com o iPod, o iPad, o iPhone e o Apple Watch, que não foram os primeiros produtos dos seus respectivos tipos no mercado.

Ao contrário de oferecer primeiro, o objetivo da Apple é sempre oferecer o melhor. É como se ela aguardasse um produto ser lançado para, então, fazer algo melhor e conquistar seu público-alvo. Isso justifica o rumor de que um iPhone dobrável não deve ser lançado por agora. Ele pode aparecer em algum momento no futuro e tudo indica que esse momento é de 2020 para frente.

iPhone dobrável
Possível design do iPhone dobrável por Roy Gilsing

Se você não quer esperar até 2020 (ou mais) para conhecer o iPhone dobrável, pode se contentar com as imagens criadas pelo site LetsGoDigital, que imagina como o aparelho pode ser e o seu funcionamento. O designer Roy Gilsing também tentou ilustrar o conceito do smartphone. Além das imagens, rumores e patentes, só resta mesmo esperar por algum comunicado oficial da Apple.

iPhone dobrável
Possível design do iPhone dobrável pelo site Letsgodigital

Fonte: Macworld

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: