O iphone se 2022 vale a pena?

O iPhone SE 2022 vale a pena?

Avatar of lucas gomes
Veja o que muda e o que permanece igual no iPhone SE 2022, o smartphone mais barato da Apple, com opiniões da imprensa internacional

Há alguns anos a Apple vem lançando paralelamente à linha principal do iPhone um modelo mais barato, buscando os consumidores que querem um smartphone mais em conta sem sair do ecossistema da empresa. Esse ano foi lançado o iPhone SE 2022 — há quem o chame também de iPhone SE 3, por ser a terceira geração do iPhone SE — e vamos avaliar seus aspectos e recursos, acrescentando impressões da imprensa internacional para chegar ao veredito: vale a pena o investimento? Confira conosco!

Design

Conhecendo o iPhone SE 2020, você pode perceber que não houveram mudanças de design. Isso porque, assim como seu antecessor, o iPhone SE 2022 também vem com bordas arredondadas, corpo em alumínio e vidro na parte traseira. E por falar na parte traseira, temos também no canto superior esquerdo uma câmera de lente única, com 12 MP de resolução.

O design do iphone se 2022 traz nostalgia por seu padrão arredondado e tamanho um pouco menor. Reprodução: apple
O design do iPhone SE 2022 traz nostalgia por seu padrão arredondado e tamanho um pouco menor, lançado com o iPhone 8. Reprodução: Apple

A carcaça de alumínio é lisa, limpa e, em nosso modelo de teste, um Meia-Noite brilhante. Parece preto quando estamos dentro de casa, mas o azul brilha à luz do sol.

Veículo jornalístico em tecnologia, TechRadar, sobre o design do iPhone SE 2022

Nas laterais temos os botões que compõem o padrão nos iPhones: do lado direito o botão de bloqueio, e do lado esquerdo os botões de volume e o “interruptor” para ligar ou desligar o modo silencioso. Ainda do lado esquerdo há a entrada para o chip de operadora telefônica, mesmo que este modelo suporte o eSIM.

O aparelho ainda conta com o antigo padrão de segurança da apple: o touch id. Isso não faz dele um smartphone inferior, mas aguardava-se vê-lo com o novo face id. Reprodução: apple
O aparelho ainda conta com o antigo padrão de segurança da Apple: o Touch ID. Isso não faz dele um smartphone inferior, mas aguardava-se vê-lo com o novo Face ID. Reprodução: Apple

Na parte de baixo estão os alto falantes, a entrada Lightning para carregamento e fones de ouvido, bem como os microfones. Apesar da Apple investir no Face ID como método de segurança para acessar o iPhone e outras funcionalidades, o novo iPhone SE não trouxe o recurso presente na linha principal desde o iPhone X. Ele veio com o velho Touch ID incluso no botão Home, que apesar de ser um dos mais seguros para leitura biométrica, não era aguardado para um smartphone da Apple em 2022 — mesmo que seja um modelo mais barato.

Tela

Se você não é um adepto ao formato de smartphones com telas grandes, talvez este seja o modelo ideal. Com 4,7 polegadas, a tela Retina HD do iPhone SE 2022 mantém a qualidade Apple na resposta ao toque e possui um desempenho mais que satisfatório em ambientes fechados. Entretanto, o display LED não lida muito bem sob alta exposição solar, diferentemente do OLED utilizado desde o iPhone 12. A reprodução de cores é muito boa, auxiliada pelo True Tone, recurso que ajusta a temperatura de cores conforme as condições de luminosidade do ambiente.

Levando em consideração que o iphone se 2022 é um modelo mais barato, até que a tela dele oferece uma boa qualidade. Reprodução: apple
Levando em consideração que o iPhone SE 2022 é um modelo mais barato, até que a tela dele oferece uma boa qualidade. Reprodução: Apple

Quem foi do iPhone 7 ou 8 para o SE 2022, provavelmente não verá tanta diferença assim neste sentido. Outros smartphones Android, inclusive em faixas de preço inferiores, possuem display OLED e resoluções de tela mais altas — entretanto cada fabricante escolhe no que investir e o que sacrificar num aparelho, e provavelmente esta foi a escolha da Apple.

A quantidade de detalhes e contrastes que a Apple consegue reproduzir dessa tela é impressionante. No entanto, para um telefone de US$ 429, eu achei que a tela ficasse mais brilhante, especialmente sob a luz do sol.

CNET, sobre a tela do iPhone SE 2022

Câmera

Uma das ferramentas que costumam chamar mais atenção quando falamos de smartphones é a câmera. Com o iPhone SE 2022 não há muito o que esperar de novidade, uma vez que vemos nele a mesma câmera traseira do seu antecessor, com uma lente grande-angular de 12 MP de resolução. Entretanto, o processador do smartphone permite que esses 12 megapixels ofereçam uma qualidade de fotos muito boa, levando em conta seu valor de mercado.

O iphone se 2022 conta apenas com duas câmera: a traseira, grande-angular, com 12 mp de resolução e a frontal com 7 mp de resolução. Reprodução: apple
O iPhone SE 2022 conta apenas com duas câmeras: a traseira, grande-angular, com 12 MP de resolução e a frontal com 7 MP de resolução. Reprodução: Apple

Em locais com pouca luz, a câmera frontal do iPhone SE 2022 captura um pouco mais de luz do que a do modelo de 2020

PCMag, sobre a câmera do iPhone SE 2022

O processador A15 Bionic não apenas melhora a qualidade da imagem como também traz mais rapidez ao processamento. O chip proporciona ao novo iPhone SE suporte ao Smart HDR 4 — que melhora a reprodução de cores da foto — e ao Deep Fusion, que tira 9 fotos e usa inteligência artificial para combiná-las em uma imagem com melhor qualidade. No Modo Retrato é possível controlar quanto borrado ficará o fundo, dando mais foco no objeto central da foto. Porém há um ponto negativo: como o recurso identifica um rosto para foco, tirar fotos de outras coisas, como plantas ou animais, não é muito animador.

Exemplo de fotografia sendo feita pelo iphone se 2022. Reprodução: apple
Exemplo de fotografia sendo feita pelo iPhone SE 2022. Reprodução: Apple

E assim como a câmera traseira ganha vantagem quando combinada com o A15 Bionic, assim vemos com a câmera frontal. Ela tem 7 MP de resolução e produz boas fotografias — apesar de não se dar tão bem com capturas mais distantes. Gravar vídeos em ambas as câmeras também é satisfatório, uma vez que é possível registrar em 4K a 60 fps.

Desempenho

Falamos tanto dele no tópico anterior, que cá estamos novamente: o processador A15 Bionic. Ele está presente em toda a linha iPhone 13 e também no iPhone SE 2022 — ou seja, apesar de estar comprando o modelo mais barato, você está levando o melhor processador da Apple até o momento. Mesmo com 4 GB de memória RAM, acaba sendo o suficiente para rodar diversos aplicativos, assistir vídeos em streaming e realizar qualquer outra tarefa um pouco mais pesada no novo iPhone SE.

Um dos maiores responsáveis pela alta valorização deste aparelho é este pequeno chip, o processador a15 bionic. Este ainda se encontra em toda a linha de iphone 13. Reprodução: apple
Um dos maiores responsáveis pela alta valorização deste aparelho é este pequeno chip, o processador A15 Bionic. Este ainda se encontra em toda a linha de iPhone 13. Reprodução: Apple

Em resumo, quase todas as melhorias no iPhone SE 2022 pode ser atribuídas ao processador A15 Bionic. Mesmo sendo um aparelho intermediário, seu desempenho é de modelo premium. Assim como nos iPhone 13, o iPhone SE de terceira geração também esquenta ao ser utilizado em tarefas intensas, como ao jogar alguma partida por mais de 20 minutos.

O A15 Bionic é o processador móvel mais poderoso da Apple, e colocá-lo na pequena estrutura do iPhone SE é como pôr motores de foguete a uma bicicleta.

TechRadar, sobre o processador do iPhone SE 2022

O iPhone SE 2022 vem com três capacidades de armazenamento diferentes: 64 GB, 128 GB e 256 GB de armazenamento interno, que vão determinar o valor do aparelho.

Conectividade

Outro aspecto muito importante aqui é a inclusão do 5G no aparelho. A última tecnologia de conectividade móvel também está inclusa aqui. Mas claro que com todo bônus, há também algum ônus, e quando o 5G está ligado, a bateria não costuma durar muito.

As cores disponíveis para o iphone se 2022 são (product) red, estelar e meia-noite. Reprodução: apple
As cores disponíveis para o iPhone SE 2022 são (PRODUCT) RED, Estelar e Meia-Noite. Reprodução: Apple

Também é bom levar em consideração os locais pelos quais você tenta acessar o 5G, pois não são todos os ambientes que há a possibilidade de acessar a internet móvel. Mesmo num local fechado, como num prédio, ainda assim é possível alcançar mais ou menos 60 MB em velocidade de download. O iPhone SE 2022 também conta com Wi-Fi 5.

Se você estiver enfrentando um sério congestionamento de rede no seu iPhone atual (com muitas barras de serviço, mas velocidades surpreendentemente lentas), o suporte 5G aqui ajuda.

Mas como sou o cara da rede móvel, devo salientar que o iPhone SE 2022 tem o pior desempenho de rede de todos os iPhones com 5G.

PCMag, sobre o uso de 5G no iPhone SE 2022

Bateria

A Apple não costuma revelar algumas informações sobre seus aparelhos, mas sites especializados fornecem alguns dados como a capacidade de bateria. O iPhone SE 2022 traz uma bateria de 2018 mAh, um aumento de quase 11% na capacidade sobre o modelo de 2020, com 1820 mAh. Essa mudança sutil traz ao aparelho cerca de 12 horas de duração em uso regular — mesmo que a Apple divulgue que são 15 horas. No fim das contas você ainda precisará recarregar seu smartphone, no mínimo, uma vez por dia.

A traseira de vidro é um indicativo de que o iphone se 2022 permite realizar carregamentos sem fio - menos pelos aparelhos magsafe, da apple. Reprodução: internet
A traseira de vidro é um indicativo de que o iPhone SE 2022 permite realizar carregamentos sem fio — menos por carregadores MagSafe, da Apple. Reprodução: Internet

Vale lembrar que este valor considera o uso do 5G o tempo todo, então é possível aumentar a autonomia desligando o acesso às redes de maior velocidade. Falando em carregamento de bateria, este aparelho comporta recargas rápidas com até 20 Watts de potência, bem como recargas sem fio com carregadores padrão Qi — o novo iPhone SE não é compatível com o MagSafe, o carregador sem fio próprio da Apple.

Por dentro, o SE possui uma bateria maior, que — quando combinada com o novo design, iOS 15 e o chip A15 Bionic — dá ao aparelho uma duração de bateria maior do que o iPhone SE anterior.

CNET, sobre a bateria do iPhone SE 2022

Conclusão

Há razões pelas quais você pode não gostar deste aparelho, como a bateria que dura um pouco mais de dez horas, mas sem dúvidas vale a pena comprar o iPhone SE 2022 pelas suas vantagens. Mesmo que o público-alvo seja usuários que pretendem trocar o Android pelo sistema da Apple, aqueles que estão vindo do iPhone 8 e anteriores podem considerá-lo como uma ótima evolução. Pelo valor inicial de R$ 3330 você já garante um modelo de 64 GB com o mesmo processador do modelo premium da Apple.

Você pode encontrar o iPhone SE 2022 à venda nos seguintes modelos:

Especificações técnicas

Iphone se 2022. Reprodução: apple
iPhone SE 2022. Reprodução: Apple
ModeloiPhone SE 2022
MarcaApple
TelaRetina HD
LCD widescreen Multi-Touch de 4,7 polegadas (na diagonal) com tecnologia IPS
Resolução de 1334 x 750 pixels a 326 ppp
Proporção de contraste: 1400:1 (típica)
True Tone
Ampla tonalidade de cores (P3)
Resposta tátil
Brilho máx. de 625 nits (típico)
Revestimento resistente a impressões digitais e oleosidade
Zoom da Tela
Alcançabilidade
Capacidade64 GB
128 GB
256 GB
Peso144 g
ResistênciasIP67 (água, respingos e poeira)
ChipA15 Bionic
CâmerasCâmera traseira (grande-angular) de 12 MP
Abertura ƒ/1.8
Zoom digital até 5x
Flash True Tone de LED com sincronização lenta

Câmera frontal TrueDepth de 7 MP
Abertura ƒ/2.2
Gravação de vídeo HD de 1080p a 25 qps ou 30 qps
Time‑lapse com modo Noite
Conectividade5G (sub-6 GHz) com MIMO 2×24
LTE Advanced com MIMO 2×2 e LAA4
Wi‑Fi 6 (802.11ax) com MIMO 2×2
Bluetooth 5.0
NFC com modo leitura
Cartões expressos com reserva de bateria
SensoresSensor de impressão digital Touch ID
Barômetro
Giroscópio de três eixos
Acelerômetro
Sensor de proximidade
Sensor de luz ambiente
ÁudioFormatos compatíveis: AAC, MP3, Apple Lossless, FLAC, Dolby Digital e Dolby Digital Plus
Reprodução de som estéreo
Limite máximo de volume configurável pelo usuário
BateriaReprodução de vídeo: Até 15 horas
Streaming de vídeo: Até 10 horas
Reprodução de áudio: Até 50 horas
Compatível com recarga rápida: Recarga de até 50% em 30 minutos9 com adaptador de energia de 20W ou superior (vendido separadamente)
Bateria interna recarregável de íon de lítio
Recarga sem fio (funciona com carregadores padrão Qi)10
Recarga via USB do computador ou adaptador de energia
Preço64 GB – R$ 3330
128 GB – R$ 3780
256 GB – R$ 5015

Veja também:

Confira a nossa análise e comparação dos iPhones 13 e iPhone 13 Pro!

Fonte: TechRadar, CNet e PCMag.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
1 comentário
  1. Tive o SE 2020 e digo que NÃO vale à pena. Bateria ruim, tela e pequena, além de vir capado na caixa. Troquei ele na época por um iPhone XR, que eu vendi e adquiri com o valor que vendi o iPhone XR, um Poco F3 8/256 GB e um Poco M3. Muito dinheiro investido para pouco celular. Nenhum celular da maçã vale à pena, a não ser que você more nos EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados