Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?

REVIEW: iPhone 13 ou iPhone 13 Pro?

Avatar of bruno martinez
Testamos as duas versões do iPhone 13. Veja qual é a melhor para você

Em setembro, a Apple fez o anúncio oficial da tão esperada nova linha do iPhone 13. Com quatro smartphones inéditos, são os celulares mais potentes já feitos pela gigante de Cupertino.

Conhecida por trazer uma experiência premium e única ao consumidor, a Apple trouxe diversos recursos e upgrades ao iPhone 13 e às suas derivações, incluindo novo chip A15 Bionic, novos modos de câmera e design readaptado. Muito é questionado se os aparelhos realmente comprovam o que dizem e se vale a pena adquirir um modelo da nova geração. Hoje, você terá a resposta para esta pergunta.

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
(Imagem: Bruno Martinez/Showmetech)

O Showmetech teve a oportunidade de receber e testar dois modelos: o iPhone 13 e o iPhone 13 Pro. A seguir, você confere com detalhes todos os recursos deles e o que os tornam tão especiais em relação aos outros smartphones da Apple e também o que os destacam perante os concorrentes. Será que compensa pagar de R$ 2.900 reais a mais em um novo modelo com base no que ele oferece? Veja tudo no nosso review.

Design

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
(Imagem: Bruno Martinez/Showmetech)

O design do iPhone sempre foi um luxo à parte. A Apple costuma trazer um visual simples, mas sofisticado e vibrante em suas cores. No iPhone 13 e no iPhone 13 Pro, isso não é diferente. A maior novidade ficou mesmo na disposição das câmeras que agora é na diagonal (no modelo mini e comum, a linha Pro se mantém praticamente igual).

À lateral esquerda, encontram-se os botões de volume, silenciamento e inserção do chip de telefone, enquanto, na lateral direita, está o botão de ligar e desligar. A disposição é bem sucinta e promove uma otimização de recursos que torna o design ainda mais atrativo. No verso, o módulo quadrado comporta as duas câmeras do iPhone 13 e as três câmeras do modelo Pro.

Ambos possuem certificação IPG8 — resistência à poeira e à água — e estão sendo comercializados em várias cores fortes e bem agradáveis aos olhos: rosa, azul, meia-noite, estelar e vermelho (iPhone 13); azul-sierra, prateado, dourado e grafite (iPhone 13 Pro). O iPhone 13 se destaca pelo impacto dos tons, enquanto o modelo Pro traz cores mais discretas e metalizadas. O Showmetech recebeu o modelo tradicional na cor azul e o Pro na cor prateado. Os dois celulares são estonteantes, mas o azul é o meu favorito de toda a linha.

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
(Imagem: Bruno Martinez/Showmetech)

A tela é feita de Ceramic Shield, um vidro mais resistente de cristais de nano cerâmica, cuja resistência é quatro vezes maior que o vidro utilizado no iPhone 11. O material de composição também mudou, e agora consiste em apenas materiais reutilizáveis, diminuindo o impacto ao meio ambiente. Além disso, agora o notch é 20% menor, aumentando o espaço para informações no topo da tela. Infelizmente o iOS ainda não está otimizado para aproveitar o espaço extra exibindo ícones ou informações, mas para visualização geral o espaço a mais é bem-vindo

Ao comprar o seu novo iPhone 13, você receberá uma das caixas mais compactas e leves já feitas. Afinal, ela consiste basicamente no aparelho, um manual de uso e o cabo USB-C para fazer o carregamento. É interessante ressaltar que a Apple está diminuindo a quantidade de plástico envolvendo a caixa. Meta é a Apple eliminar totalmente o uso de plásticos nas embalagens até 2025. O impacto disso são cerca de 600 toneladas de plásticos a menos rodando por aí. Inclusive, foi por este motivo que o iPhone 12, lançado ano passado, não veio com carregador e fone de ouvido, coisa que se repetiu aqui nos iPhones 13.

Antes mesmo de ligar os smartphones, a experiência já começa sendo um deleite.

Tela e performance

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
(Imagem: Bruno Martinez/Showmetech)

Um dos pontos que a Apple reiterou bastante em seu evento foi a questão da tela e da alta performance que a nova geração oferece ao consumidor. Os dois modelos têm tela de 6,1” Super Retina XDR, com 28% de aumento de brilho em relação à geração anterior, chegando até 1.200 nits em HDR. Além disso, as cores estão mais balanceadas com os tons de preto mais vívidos, proporcionando uma melhor experiência ao em jogos, imagens e vídeos.

Ao deslizar por entre os aplicativos, é possível perceber o quão rápida é a resposta dos aparelhos, especialmente no modelo Pro que traz um diferencial: a inclusão da tecnologia ProMotion. Ela adapta a atualização de tela de 10Hz a 120Hz conforme for necessário, de usos mais simples aos mais intensos. Para usuários mais detalhistas, essa novidade faz toda a diferença. Porém, ela também já estava presente na concorrência há e não é uma inovação, nem na própria Apple, já que o iPad Pro de 2017 foi um dos primeiros dispositivos móveis no mundo a incorporar uma tela de 120Hz.

O iPhone 13 tem resolução de 2532 x 1170 pixels gerando 460 ppp, enquanto o iPhone 13 Pro tem  2778 x 1284 pixels a 458 ppp. Não há mudança em comparação com a geração passada, mas precisamos lembrar que o notch está menor e agora você tem mais pixels na tela. Ah, a proporção de aproveitamento de tela é de mais ou menos 86%.

Por último todos os 4 modelos da linha atual são compatíveis com o Dolby Vision, entregando melhor fidelidade às cores de filmes e séries (e conteúdos compatíveis).

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
(Imagem: Bruno Martinez/Showmetech)

O chip A15 Bionic do iPhone 13 é feito com 5nm de litografia, tem de 6 núcleos (2 de desempenho e 4 de eficiência) e possui cerca de 15 bilhões de transistores. Isso promove não só uma resposta rápida de múltiplos comandos, como elimina as complicações que o usuário teria em um aparelho comum ao, por exemplo, executar um jogo pesado.

Inclusive, a GPU é de 4 núcleos e o Neural Engine possui 16 núcleos, iguais aos números dos iPhones da geração passada. Outra coisa que se mantém igual aos iPhones de 2020 é a quantidade de RAM, 4GB na versão mini e comum, e 6GB na versão Pro e Pro Max.

Segundo a Apple, o novo processador é 50% mais potente que processadores da Qualcomm, como o famoso Snapdragon 888. De fato, ainda parece impossível superar a Apple nesse campo, mas qualquer um dos iPhones 13 rodará aplicativos e jogos pesados com maestria, sem atrasos, interrupções ou apresentando aquecimento fora do comum.

O resultado é uma experiência primorosa que se adapta facilmente às suas necessidades. Não registrei nenhum problema técnico que prejudicasse meu uso durante os testes.

Conectividade

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
Interface do novo iPhone 13.

Toda a linha iPhone 13 chega com 5G ao Brasil. Embora não tenha sido instaurado completamente, esse é um recurso interessante de se ter, tendo em vista que, em um futuro bem próximo, a rede 5G será a principal substituta do 4G em todo o país e você já estará com um celular compatível com a nova rede.

Além do 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0 e GPS integrado também estão presentes. Todos funcionam com precisão e sem falhas. Até mesmo o Face ID, ferramenta de segurança que utiliza o seu rosto para desbloquear o aparelho, descomplica o processo de incluir a sua senha na tela bloqueada por ser muito eficiente.

Além disso, os iPhones chegam com diversos sensores, como acelerômetro, NFC para o Apple Pay, barômetro, baixa e alta luminosidade (incluindo luz ambiente) e giroscópio de três eixos. Como é de se esperar, a Apple entrega mais uma vez uma boa e integrada experiência no iOS 15.

Câmeras

iPhone 13

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
(Imagem: Bruno Martinez/Showmetech)

Este é o tópico mais comentado a respeito do novo iPhone 13. “A câmera é realmente tão boa assim?”, muitos usuários da empresa se questionam. A resposta é sim, mas isso se dá especialmente pela variedade de novos modos e recursos de fotografia que ampliaram as possibilidades de registros aos consumidores.

O iPhone 13 possui duas câmeras traseiras, uma Grande-Angular (Wide) e uma Ultra-Angular (Ultra-Wide), ambas com 12MP. Segundo a Apple, fotos tiradas pelas lentes do aparelho são 47% mais iluminadas e realçam melhor as cores em diferentes cenários. De fato, as imagens são bem vívidas e podem ser editadas de uma maneira bem simples e prática.

Ao acessar a câmera, o usuário pode escolher qual tipo de registro é mais compatível com o seu gosto. Fotos com mais contraste para trazer uma maior dramaticidade, por exemplo, são simples de conseguir. Da mesma maneira que a pessoa pode tirar lindas fotos simplesmente com o modo comum.

  • Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
  • Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
  • Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?

A nova tecnologia de estabilização óptica por deslocamento do sensor, presente em toda a linha, resulta em fotos menos tremidas, mesmo à noite. Já as gravações, em formato de ProRES (codec que comprime fotos tiradas em RAW de maneira que o tamanho do arquivo é reduzido, mas a qualidade da imagem permanece igual), reafirma a posição do iPhone como líder ao possuir as melhores câmeras para gravar vídeos em smartphones.

Por outro lado, a câmera frontal não segue a mesma versatilidade das lentes traseiras e registra fotos menos agradáveis durante a noite. Infelizmente, esse é um ponto que se repete no Pro, do qual falarei abaixo. Apesar disso, à luz do dia, as imagens são bem bacanas e realçam os tons das cores. O zoom em seu máximo também poderia ser um pouco melhor, tendo em vista que este é um dos modelos mais caros de todo o mercado.

iPhone 13 Pro

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
(Imagem: Bruno Martinez/Showmetech)

Os novos recursos de fotografia são um show à parte. Usarei o Pro como exemplo. Primeiro, o modelo premium entrega três câmeras traseiras — uma Wide, uma Ultra-Wide e uma Tele-objetiva —, todas com 12MP. Mas se engana quem acredita que o resultado das fotos e vídeos não são excelentes apenas por ter a mesma quantidade de MP do modelo-base.

A câmera Wide tem uma lente que consegue capturar ainda mais luz nos registros, enquanto a Ultra-Wide, que captura quatro vezes mais cena, possui um desempenho de 92% de melhoria em ambientes com pouca luz. Já a Tele-objetiva traz 77mm de distância focal (esta um pouco maior do que no iPhone 12), com zoom óptico de até 3x. A câmera Grande-Angular deste iPhone tem o maior sensor já usado pela Apple: 47% maior do que a presente no iPhone 12. Assim, o aparelho consegue diminuir o ruído e aumentar o brilho da foto.

Os fãs de fotografia Macro vão ficar bem contentes. É possível usar a lente Ultra-Wide para tirar fotos com objetos próximos, a 2cm da lente, no modo macro. É quase como descobrir um novo mundo de possibilidades de fotos.

Com o HDR inteligente, já na sua quarta geração, é possível identificar cada pessoa na foto e trabalhar o tom de pela dela (trata-se de uma renderização individual e sob medida).

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
Embora tenha bons registros de dia, câmera frontal poderia ser melhor em ambientes mais escuros. (Imagem: Bruno Martinez/Showmetech)

A câmera frontal teve um salto, graças à maior integração com o chip A15 Bionic. Entretanto, é também aqui que se encontra um ponto fraco do aparelho. A câmera de selfie da Apple talvez seja a maior decepção deste review. Em ambientes com muita luz, ela se sai bem. Mas é à noite que os resultados caem bastante, especialmente se você usar o modo retrato. Em nossos testes, as fotos que ficam ótimas em modelos como o Galaxy S20, modelo à venda por R$ 2.299, aqui aparecem apagadas e borradas. Uma das causas para justificar isso seja a abertura da lente que é de f/2.2.

Uma experiência única com os novos recursos

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
(Imagem: Bruno Martinez/Showmetech)

O Modo Cinema também foi uma feature que chamou muita no lançamento oficial. Todos os iPhones 13 agora são capazes de alternar o foco entre pessoas durante filmagens, criando um efeito Bokeh que pode ser editado após a captura. Ele funciona também com a câmera frontal. Embora dê margem para a criatividade e seja interessante de vê-lo agir nos novos iPhones, o efeito já é de conhecimento do consumidor em outros aparelhos do mercado.

Já o novo modo Estilos Fotográficos traz quatro opções de personalizações de tom e calor das fotos. Isso é bem útil para quem deseja corrigir as produções no momento exato do registro, evitando longos processos de edição. Vale lembrar que o recurso não se trata de apenas filtros e sim uma nova ferramenta de ajuda.

Os resultados das câmeras traseiras da linha Pro são mesmo impressionantes, seja na foto ou na gravação de vídeos. O gostoso do novo iPhone é que ele está mais eficiente em tirar fotos perfeitas, sem zonas tremidas, mesmo quando o usuário não está num ambiente com muita luz. É só clicar e ver o bom resultado, com cores bem calibradas e profundidade acertada no modo retrato.

A diferença entre os dois aparelhos está no fato de que o iPhone 13 Pro, por ter uma lente telefoto, poderá tirar fotos melhores em modo retrato, ao mesmo tempo que registrará paisagens com mais exatidão, visto que o zoom ótico triplo faz toda a diferença. Isso também é comprovado quando observamos o sensor LiDAR, que mede a profundidade dos objetos e aplica essas informações para melhorar fotos com modo retrato, por exemplo.

Som

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
(Imagem: Bruno Martinez/Showmetech)

A experiência com o áudio dos dois iPhones 13 continua boa, assim como nos smartphones anteriores que têm som estéreo. Tanto o modelo tradicional quanto o Pro possuem áudio espacial e dois modos de microfone embutidos: Isolamento de Voz e Espectro Amplo.

Na prática, não há tamanha surpresa quanto à execução de vídeos no YouTube, músicas em plataformas de streaming ou chamadas telefônicas, por exemplo. No entanto, é possível afirmar que o som é competente e não desaponta na sua utilização. Se você está com um aparelho sem som estéreo, olha, você notará um grande avanço aqui.

Bateria

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
(Imagem: Bruno Martinez/Showmetech)

Este é um tópico polêmico. Afinal, desde que iPhone é iPhone é fato conhecido de que a bateria do smartphone não dura tanto quanto ela deveria. Mas, após tantos lançamentos, parece que a empresa finalmente supriu suas necessidades.

Desde antes do evento de lançamento, a Apple reafirmou sue compromisso em trazer uma bateria mais duradoura e potente. Nos novos modelos, isso parece ter se concretizado, já que eles estão mais grossos e mais pesados.

Veja na tabela abaixo o ganho de capacidade, e consequentemente de peso e espessura, entre a linha atual e a passada:

ModeloCapacidadePesoEspessura
iPhone 12 mini2227 mAh 135 g7.4 mm
iPhone 13 mini2438 mAh141 g 7.65 mm
iPhone 12 2815 mAh174 g7.4 mm
iPhone 13 3240 mAh164 g7. 65 mm
iPhone 12 Pro2815 mAh189 g7.4 mm
iPhone 13 Pro 3095 mAh 204 g 7. 65 mm
iPhone 12 Pro Max3687 mAh228 g7.4 mm
iPhone 13 Pro Max4352 mAh240 g 7. 65 mm
Comparativo entre capacidade de bateria dos iPhones 12 e 13
Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
(Imagem: Bruno Martinez/Showmetech)

No iPhone 13, as otimizações da Apple fizeram com que a bateria tivesse uma duração extra de 1,5 horas. Já no iPhone 13 Pro, o acréscimo chega até 2,5 horas de duração. É realmente impressionante a melhoria.

Lembrando que não há fonte de energia inclusa na caixa dos aparelhos, assim como outros acessórios, sendo necessário adquirir à parte.

Para finalizar, o iPhone 13 é compatível com carregador de 23W enquanto o Pro é compatível com 27W. Ambos suportam MagSafe de 15W e carregamento Qi magnético de até 7.5W.

Acessórios

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
(Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

A Apple concedeu ao Showmetech uma capa da linha MegSafe na cor trevo (verde-escuro) para teste. A case é bem polida, brilhante e muito adaptável ao aparelho. O manuseio é simples e garante a proteção do iPhone, principalmente das câmeras traseiras, que possuem grande relevo, sem ignorar o charme de seu design.

Cores diferentes podem ser combinadas e criar uma experiência única para cada consumidor. Por exemplo, apesar de parecer uma combinação um tanto questionável, a case verde sobre o smartphone na cor azul, na verdade, orna bem.

A MegSafe também inclui AirPods, carregadores portáteis e outras minúcias, todas à venda no site oficial da Apple. Por conta do aspecto mais completo do produto, se possível, recomendo a aquisição.

Preço e disponibilidade

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
(Imagem: Bruno Martinez/Showmetech)

A nova linha de iPhones já está disponível para compra e compreende quatro modelos diferentes: o 13, o 13 mini, o 13 Pro e o 13 Pro Max.

No Brasil, o iPhone 13 pode variar conforme a capacidade de armazenamento do sistema (128GB, 256GB e 512GB), da mesma maneira que o iPhone 13 Pro (128GB, 256GB, 512GB e 1TB).

Nas Lojas Americanas, você encontra o iPhone 13 por R$ 6.699,00. No site da Apple, você acha o iPhone 13 Pro por R$ 10.499,00.

Caso você se interesse também pelos outros dois modelos da linha, existem alguns locais no mercado nacional que é possível adquiri-los. Também no site oficial da Apple, o iPhone 13 Mini está sob o preço de R$ 6.599,00. O iPhone 13 Pro Max está saindo por R$ 10.499,00, na Magazine Luiza.

Vale lembrar que os preços variam de acordo com a disponibilidade dos aparelhos e a promoção concedida pela loja de sua preferência.

Conclusão

Review: iphone 13 ou iphone 13 pro?
(Imagem: Bruno Martinez/Showmetech)

Pela qualidade dos modelos, é uma tranquilidade recomendar os novos iPhones 13 para quem ama a marca. Afinal, trata-se de smartphones premium com algumas das maiores tecnologias disponíveis no mercado atualmente. Seja o iPhone 13 com suas duas lentes ou o 13 Pro com sua excelente lente Tele-objetiva, ambos são companheiros perfeitos para os produtores de conteúdo e amantes da boa fotografia, mas também promover uma boa experiência para quaisquer atividades em seu sistema.

Então, com base na minha experiência com ambos os aparelhos:

Vale a pena trocar o iPhone 12 pelo iPhone 13?

A resposta é não. Em termos de custo benefício, não vale a pena essa troca, já que houve poucas mudanças entre um aparelho e o outro. Agora, se você tem modelos mais antigos ou desejar trocar um modelo “padrão” pelo novo “Pro”, essa substituição fica mais interessante.

Qual é melhor pra mim: o iPhone 13 ou iPhone 13 Pro?

Depende do quanto você se pretende se empenhar em suas fotografias e vídeos — ou até mesmo se quer usá-las com muita frequência. Se a resposta é “muito”, compre o Pro. Se responder “pouco”, economize seu dinheiro adquirindo o modelo padrão.

Eu deveria escolher o iPhone 13 Pro ou o Galaxy S21 Ultra?

Neste ano, o iPhone vence o Galaxy em vídeos e no Modo Retrato das câmeras traseiras, além de ter uma bateria muito mais duradoura. Por outro lado, ele também oferece recursos inferiores de zoom e câmera de selfie. No fim das contas, vai depender muito do seu gosto pessoal, pois nem todo mundo vê vantagem em trocar de sistema, não é?

Especificações técnicas

iPhone 13

Iphone 13: apple renova linha com 4 novos smartphones. Conheça!
(Imagem: Apple/Divulgação)
TelaSuper Retina XDR
OLED sem bordas de 6,1 polegadas (na diagonal)
HDR
True Tone
Capacidade128 GB, 256 GB e 512 GB
Peso174 g
ResistênciasIP68 (água e poeira)
ChipA15 Bionic
CâmerasCâmera dupla (grande-angular e ultra-angular) de 12MP
Câmera frontal TrueDepth de 12MP
ConectividadeGSM/EDGE
UMTS/HSPA+
DC-HSDPA
5G
4G
Wi-Fi 6
Bluetooth 5.0
GPS integrado
Face ID
SensoresGiroscópio de três eixos
Acelerômetro
Sensor de proximidade
Sensor de luz ambiente
Barômetro
ÁudioReprodução de áudio espacial
Dolby Atmos
BateriaRecarga sem fio via MagSafe e Qi
Recarga de até 50% em 30 minutos com adaptador de energia de 20W ou superior
PreçoA partir de R$ 6.699,00, nas Lojas Americanas

iPhone 13 Pro

Iphone 13: apple renova linha com 4 novos smartphones. Conheça!
(Imagem: Apple/Divulgação)
TelaSuper Retina XDR
OLED sem bordas de 6,1 polegadas (na diagonal)
HDR
True Tone
Tecnologia ProMotion com taxas de atualização adaptativas de até 120 Hz
Capacidade128 GB, 256 GB e 512 GB
Peso203 g
ResistênciasIP68 (água e poeira)
ChipA15 Bionic
CâmerasCâmera tripla (grande-angular, telefoto e ultra-angular) de 12MP
Câmera frontal TrueDepth de 12MP
Apple ProRAW
Gravação de vídeo ProRes até 4K a 30 qps (1080p a 30 qps para o modelo de 128 GB)
ConectividadeGSM/EDGE
UMTS/HSPA+
DC-HSDPA
5G
4G
Wi-Fi 6
Bluetooth 5.0
GPS integrado
Face ID
SensoresScanner LiDAR
Giroscópio de três eixos
Acelerômetro
Sensor de proximidade
Sensor de luz ambiente
Barômetro
ÁudioReprodução de áudio espacial
Dolby Atmos
BateriaRecarga sem fio via MagSafe e Qi
Recarga de até 50% em 30 minutos com adaptador de energia de 20W ou superior
PreçoA partir de R$ 10.499,00, no site oficial da Apple

REVIEW: iPhone 13 ou iPhone 13 Pro?

iPhone 13, iPhone 13 Pro
9 10 0 1
Testamos as duas versões do iPhone 13. Veja qual é a melhor para você.
Testamos as duas versões do iPhone 13. Veja qual é a melhor para você.
9/10
Total Score
  • Design
    10/10 Excelente
  • Tela e performance
    10/10 Excelente
  • Conectividade
    8/10 Ótimo
  • Câmeras
    9/10 Incrível
  • Som
    8/10 Ótimo
  • Bateria
    9/10 Incrível
  • Acessórios
    8/10 Ótimo
  • Custo-benefício
    6/10 Normal

Prós

  • Design premium, chamativo e atraente
  • Alta performance e tela com cores vibrantes
  • Recursos de câmera excelentes e interessantes
  • Gravações em vídeo excepcionais
  • A melhor bateria presente em um iPhone
  • Acessórios versáteis

Contras

  • Câmera frontal padece em ambientes mais escuros
  • Gastos extras com fonte de carregador, cases, etc.
  • Preço total não compensa a troca de aparelho no momento, dependendo do caso
  • Custo-benefício questionável

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados