Jeff Bezos vai para o espaço a bordo da New Shepard

Jeff bezos vai para o espaço a bordo da new shepard. A viagem espacial de jeff bezos e sua tripulação foi um sucesso, marcando um possível início de viagens com civis ao espaço
A viagem espacial de Jeff Bezos e sua tripulação foi um sucesso, marcando um possível início de viagens com civis ao espaço

A corrida espacial começou, de forma prática, há pouco tempo. Hoje vimos que Jeff Bezos, fundador e ex-CEO da Amazon, viajou na espaçonave New Shepard para o espaço, numa camada além da Terra. Por um acaso (ou não) hoje também marca o dia em que os primeiros humanos pisaram na lua e também o aniversário do pai da aviação, Alberto Santos Dummond. Jeff Bezos vai para o espaço; confira tudo sobre o evento que pode mudar a história de viagens espaciais.

Sobre a tripulação

Na experiência de hoje, a tripulação foi composta por Jeff Bezos, homem mais rico do mundo; Mark Bezos, seu irmão; Wally Funk, veterana em aviação e Oliver Daemen, recém-formado no ensino médio. Esses dois últimos são, respectivamente, a pessoa mais velha e mais nova a viajarem para o espaço. A viagem não possuiu piloto ou qualquer traje espacial para a ocasião, foi realmente uma experiência de viagem espacial com “não-astronautas” — e fins comerciais.

Jeff bezos e sua tripulação
Da esquerda para a direita: Mark Bezos, Jeff Bezos, Oliver Daemen e Wally Funk. Reprodução: Twitter

Ainda sobre Wally Funk e Oliver Daemen, os tripulantes puderam fazer a viagem após comprarem uma entrada para seguir a bordo da New Shepard. Wally adquiriu as entradas há alguns anos, quando o projeto ainda estava começando, já Oliver, foi afortunado por seu pai, que comprou a passagem por US$ 28 milhões, algo em torno de R$ 143 milhões, e não pôde assumir a viagem espacial conflito com seus compromissos. O dinheiro das passagens foi destinado às instituições de caridade apoiadas pelo projeto de Bezos.

3 minutos no espaço

A equipe viajou na espaçonave New Shepard, a partir da empresa Blue Origin, que o próprio Jeff Bezos fundou em 2000. Em 2004 deu-se início ao teste dessa missão e agora, 17 anos depois, o que eles chamam de “First Human Flight” (Primeiro Voo Humano, em tradução livre) foi um sucesso; o grupo ultrapassou a Linha de Karman e voltou tranquilamente. A “Linha de Karman” é uma camada imaginária que fica a 100 km acima do nível do mar. Ela fica literalmente para fora da Terra e pela qual a New Shepard ultrapassou.

A viagem da new sheppard
Exemplo de como funcionou a missão: o propulsor levou a cabine até a Linha de Karman, se soltou dela, aterrissou e logo depois a cabine também aterrissou. Reprodução: transmissão do evento

O lançamento foi composto de um propulsor, funcionando como um “foguete”, acoplado numa cabine que ficou no topo com a equipe dentro. Então o propulsor deu ignição e começou a ser lançado para o espaço, tomando velocidade e alcançando cerca de 3600 km/h no máximo. Quando a New Shepard finalmente alcançou a Linha de Karman, o propulsor e a cabine se separaram, então a cabine ultrapassou a Linha por três minutos e o propulsor voltou à Terra junto à cabine.

Jeff bezos vai para o espaço a bordo da new shepard
Imagem da New Sheppard 21 segundos após a decolagem. Reprodução: transmissão do evento

Eu estou tão empolgado. Mal espero para ver como será. […] Dizem que quando as pessoas vão para o espaço, voltam mudadas. Os astronautas sempre falam sobre isso — seja o limite estreito da atmosfera da Terra ou vendo como o planeta é frágil, que é apenas um planeta. Portanto, mal posso esperar para ver o que isso fará comigo

Jeff Bezos antes de decolar

Retorno da tripulação

Durante esses três minutos que passaram no espaço, eles poderiam se soltar dos cintos e flutuar dentro da cabine. Nela, há janelas que concedem a oportunidade para que a equipe pudesse ver o espaço — apesar de ser uma imensidão negra — e a curva que a Terra faz em seus limites físicos. A tripulação é avisada sobre o tempo restante e a gravidade começa a ser sentida novamente, então eles se reacomodam e a aterrissagem começa. Enquanto o veículo começa a retornar à Terra, três paraquedas surgem da cabine, ajudando a reduzir o impacto, trazendo a tripulação de volta ao local de origem: Texas, Estados Unidos.

Wally funk
Wally Funk estava emocionada quando foi recebida de volta. Reprodução: transmissão do evento.

A viagem completa durou cerca de 11 minutos, desde o lançamento do propulsor e cabine, até a aterrissagem de ambos em solo. Isso se dá pelo fato da New Shepard ser classificada como um “foguete suborbital”, com peças e engenharias insuficientes para ultrapassar os limites que alcançou na viagem.

Curiosidades envolvendo o First Human Flight

Além da estreia do First Human Flight, da Blue Origin, hoje também são comemoradas duas datas muito importantes, e até mesmo essenciais, para que a experiência fosse um completo sucesso. Em 16 de julho de 1969, Neil Armstrong viaja com outros dois tripulantes para a Lua, chegando lá em 20 de julho, no marco histórico dos primeiros humanos a pisarem no satélite natural. E, claro, devemos mencionar que o pai da aviação, Santos Dumont, também faria aniversário hoje, tendo sua data de nascimento dia 20 de julho de 1873. Sem ele nada do que já foi visto sobre viagens aéreas seria possível.

Santos dumont
20 de julho também marca o aniversário de Santos Dumont

O evento também foi marcado por pessoas que, por outro lado, não queriam mais Jeff Bezos na Terra — literalmente. Uma petição no site change.org foi feita com o título “Não permitam que Jeff Bezos retorne à Terra“. Com mais de 163 mil assinaturas, internautas ao redor do mundo se simpatizaram com a ideia que a descrição da petição diz: “bilionários não deveriam existir… na Terra, ou no espaço, mas se decidiram o último, que este fique por lá”. Para a infelicidade desse público, Jeff Bezos e sua tripulação voltaram com segurança após a viagem.

O primeiro bilionário no espaço

Richard branson e sua equipe
Richard Branson é o homem entre as duas tripulantes.

Há uma semana, em 12 de julho de 2021, o primeiro bilionário foi ao espaço: Richard Branson. O fundador do Grupo Virgin decolou com uma equipe que, dessa vez, havia profissionais da área, numa viagem que durou cerca de uma hora, dando início ao que vemos hoje como uma “corrida espacial”. Esta viagem, por outro lado, não chegou a ultrapassar a Linha de Karman, mas ainda assim foi considerada uma viagem aeroespacial. Você pode conferir nossa matéria sobre essa viagem logo abaixo.

Veja também:

Ainda sobre a viagem de Richard Branson à bordo do VSS Unity 22, confira nossa matéria!

Fonte: Insider.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário