Jurassic Park real: cientistas poderão recriar dinossauro em 5 anos

Jurassic park
Pesquisadores de Harvard e Yale dizem que o caminho para reviver os dinossauros está apenas a alguns anos de distância

O mais famoso é Jurassic Park, uma franquia de sucesso que ganhou as telonas em 1993. No longa, baseado no livro homônimo de Michael Crichton, de 1990, os gigantes pré-históricos são recriados a partir de resquícios de seu DNA encontrado dentro de mosquitos que sugaram seu sangue e foram conservados em âmbar. Trazer os dinossauros de volta a vida, é um tema de estudo que já rendeu livros, pesquisas e muitas experiências.

Como a mostra de DNA não é suficiente para recriar os dinossauros, os cientistas do Jurassic Park utilizam material genético de anfibos, aves e répteis para terminar a sequência e poder criar um ser vivo a partir disso.

Jurassic park mostra um mundo no qual os dinossauros foram trazidos de volta pela ciência
O filme Jurassic Park cria um mundo em que os monstros pré-históricos foram trazidos de volta

E, como você já deve saber, as mais diversas espécies de dinossauros são recriadas e colocadas em um parque para que nós, humanos, possamos ver de perto os gigantes que foram exterminados por um meteoro.

Esse enredo de filme de ficção pode estar mais próximo da nossa realidade do que você imagina.

Os dinossauros poderão voltar?

O paleontólogo que inspirou o primeiro Jurassic Park – o Dr. Jack Horner – anunciou que existe, de fato, um projeto de pesquisa para trazer os dinossauros de volta a vida.

E bem mais rápido do que se imagina: a engenharia genética está apenas 5 a 10 anos longe de chegar no ponto de recriar os gigantes pré-históricos.

De acordo com um artigo da PEOPLE, Dr. Horner está trabalhando com cientistas das universidades mais conceituadas dos Estados Unidos, Harvard e Yale.

Recriar dinossauros é um dos temas que mais intrigam paleontólogos
A busca por um jeito de recriar os monstros pré-históricos continua a incentivar cientistas

O grupo de pesquisa está procurando por primos não tão distantes dos dinossauros para que possam reverter o processo utilizando a engenharia genética; ou seja, para que possam “andar para trás” na evolução dos animais e, assim, conseguir recriar os que originaram algumas das criaturas com as quais convivemos hoje.

E que tipo de criaturas são essas? “É claro, pássaros são dinossauros“, explica Dr. Horner. “Então nós precisamos apenas dar um jeito neles para que os pássaros fiquem se parecendo um pouco mais com um dinossauro“.

 Vai ser como em Jurassic Park?

Recriar um animal de milhares e milhares de anos atrás vai começar de um jeito não tão esperado: com uma galinha.

As galinhas, na verdade, são descendentes diretos de criaturas enormes que um dia dominaram a terra. E, através delas, o grupo de cientistas liderado pelo Dr. Horner poderá recriar os dinossauros por causa do DNA das aves.

Parece um pouco familiar? Isso porque o Dr. Horner foi consultado durante a filmagem do Jurassic Park (e dos outros longas da franquia) para que o filme parecesse possível de acontecer.

Em jurassic park, dna no sangue sugado por mosquitos fez com que fosse possível recriar dinossauros
Em Jurassic Park, DNA no sangue sugado por mosquitos fez com que fosse possível recriar dinossauros

Em uma cena de bastidor do primeiro filme, o autor do livro em que o longa é baseado, Michael Crichton, confessou que o herói Dr. Alan Grant, que salva todo mundo do desastre no parque, é uma mistura entre o Dr. Horner e o Philip J. Currie, um paleontólogo canadense responsável por fundar Royal Tyrrell Museum de Paleontologia em Drumheller.

Dr. Horner disse que, quando ele começou a trabalhar como consultor para a verossimilhança dos filmes, ele acreditava que os dinossauros poderiam mesmo ser revividos do mesmo jeito que no filme: através da utilização de DNA que sobreviveu os anos, retirado de fósseis.

No entanto, durante o tempo que passou desde a produção do primeiro Jurassic Park nos anos 90, Dr. Horner e seus colegas adquiriram um maior conhecimento e compreensão sobre como o DNA vai se degradando ao longo dos anos. Por isso, não será exatamente como no enredo do filme de ficção, porque o grupo de cientistas encontrou outro caminho.

A galinha na busca pelos dinossauros

De acordo com o Dr. Horner, a galinha e outras aves modernas que estão vivas hoje possuem o mesmo código genético de seus ancestrais pré-históricos dentro de seu DNA.

Galinhas são peça chave na busca por uma maneira de reviver os dinossauros
Galinhas são peça chave na busca por uma maneira de reviver os dinossauros

O paleontólogo acredita que, através do DNA da galinha, eles poderão manipular o código genético para reverter o processo de evolução. Dessa maneira, eles forçarão as mutações que aproximaram as galinhas fisicamente dos seus ancestrais.

Dr. Horner explica o processo que será revertido: “Dinossauros possuíam rabos longos, braços e mãos – e conforme eles foram evoluindo, eles perderam esse rabos, braços e mãos, transformando-os em asas. Adicionalmente, o focinho deles mudaram de um animal parecido com um velociraptor para uma morfologia de bico de pássaro.

Com essas características de evolução devidamente registradas e com a pesquisa prestes a se intensificar, o Dr. Horner espera que seu trabalho vai determinar um jeito de descobrir como conseguir trazer esses traços pré-históricos de volta.

Para embasar a possibilidade de isso realmente acontecer, o paleontólogo citou um estudo de 2015, no qual cientistas de Harvard e Yale conseguiram fazer com que a cabeça de uma ave fosse alterada geneticamente para se tornar um focinho de dinossauro.

Mas, para entender melhor, o Dr. Horner explicou o que eles pretendem fazer para trazer os dinossauros de volta a vida:

“Basicamente, o que nós fazemos é manipular um embrião que começou a ser formado, usando alguns marcadores genéticos para identificar o que certos genes causam ou deixam de causar no animal. E, ao determinar o que esses genes causam, nós conseguimos descobrir como um rabo começa a ser formado e por quê ele não termina o processo. Nós queremos identificar esse gene para que possamos arrumá-lo, para que ele não impeça o rabo de continuar a se formar.”

Na entrevista, o cientista se mostrou completamente confiante que a criatura que ele gentilmente apelidou de “chickensoraus” vai poder caminhar livremente pela terra em menos de 10 anos: “Nós podemos fazer uma ave com dentes e nós podemos mudar a boca toda do animal. E, na verdade, transformar as aves em patas não é tão difícil. Nós temos certeza que podemos fazer isso em breve.

Mesmo com algumas partes do projeto sendo mais complicadas que outras, o Dr. Horner continua otimista: “o rabo é a maior parte do processo. Mas, por outro lado, nós conseguimos fazer algumas coisas recentemente que nós deram esperança de que recriar os dinossauros não levará tanto tempo assim.

Fonte: Science Insanity.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

23 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

      • A, se criarem criem sem os carnívoros se não a raça humana será extinta .
        Tipo o t- rex raptores etc.. e perigoso
        Ent fica assim pra nossa raça ser extinta mais fácil, seria melhor sem os carnívoros
        Ficaria melhor assim.
        ( Eu queria tanto ver dinossauros de pertoooo aaaa)

        • Na verdade eu agradeço se eles criarem carnivoros, só assim o mundo vai voltar a ser deles, o mundo é das raças pré históricas por direito

        • Me desculpe mas não concordo totalmente com sua opinião, mas caso criem realmente o Jurassic Park na vida real, eles não vão fazer no meio da cidade, e sim em uma ilha,(pq caso de merda os dinossauros não saiam da ilha, tirando os aquáticos e os voadores ;-;), e se não ter carnívoros, não tem público, e se n ter público, o parque não vai render tanto apenas com herbívoros, eu adoraria ver dentes e garras, fora que provavelmente eles iriam construir algo muito resistente para os dinossauros de grande porte, e para os voadores não saírem “voado” livres leve soltos por aí, eu acho que eles vão fazer algo para eles não voarem, ou sla, pq no filme eles só saíram da jaula pq um helicóptero literalmente CAIU em cima da jaula dos Pterodon e Piterodáctilos ;-;

    • Talvez seja possível mesmo, mas como é mostrado nos filmes, jogos, e ( possívelmente no livro, o qual tenho muita curiosidade em ler ), vai dar muito errado, ( se Deus não quis eles na terra tem um motivo ).
      Mas também tenho que dizer ( ver um desses animais, vivos novamente seria incrível ).
      Eu tenho 16 anos hoje e minha infância foi baseada em Jurassic Park e filmes de Ficção

    • Talvez seja possível mesmo, mas como é mostrado nos filmes, jogos, e ( possívelmente no livro, o qual tenho muita curiosidade em ler ), vai dar muito errado, ( se Deus não quis eles na terra tem um motivo ).
      Mas também tenho que dizer ( ver um desses animais, vivos novamente seria incrível ).
      Eu tenho 16 anos hoje e minha infância foi baseada em Jurassic Park e filmes de Ficção .

  • Isso é muito estupido por que Deus matou essas coisas por um bom motivo e nós queremos virar deuses para brincar com essas coisa incrivelmente mortais. Porque isso não são brinquedos que eles fazem o que eles mandam então isso é totalmente estupido pois se traze-los de volta e restaurar as lacunas do seu DNA com outras composições eles podem evoluir e acabar com a humanidade.

    • MANO,pra q recriar animais ja extintos???”Ah n sei oq eles sao incriveis!!!eu amo dinossauros eles precisam ser revividos!!”se vcs realmente amam eles pra q recrialos pra dps deixalos em cativeiro sofrendo??e alem do mais, n conseguiriamos prendelos,e se forem soltos afetariam drasticamente o ecossistema, como diz ian malcolm a vida encontra um meio,msm se pudéssemos revivelos nesse exato momento faltariam questões éticas para isso acontecer,e quanto mais mexe mais fede e tbm, As aves SÃO dinossauros ok?n ha necessidade de revivelos se ainda estão vivos, o q estamos querendo reviver sao os dinossauros nao avianos

  • Isso semper quis ver um dinosauro ciencias vc deve reviver memo is dinosauros pq eles so Incriveis e eu sempre quis ver um e porfavor ciencias revive os dinosauros pfv e EU tbm acho vcs incriveis

  • Acho que sim devemos recriar dinossauros para dar mais uma chance deles sobreviverem, e uma chance de noa podermoa vonviver e entender esse tão incriveis animais, mas acho que se possivel deveriam fazer so os herbivoros.

  • Eu acho super certo estiverem os dinossauros imagina ver um deles ver um allosaurus ou um carnotaurus talvez um ti Rex ou até um raptor cara imagina agente tem que dar outra chance pra eles e esse mundo foi deles primeiro eu acho q todos nós merecemos uma segunda chance e essa é a deles meu sonho é ser paleontólogo e estou estudando demais pra isso e eu vou conseguir trazer os donos de volta a vida gente vcs já imaginaram ver um deles de perto a mudança de comportamento deles a forma q se comunicam um com o outro que demais

  • Deus isto Deus aquilo, epah deixem-se disso.
    Meu sonho desde ja alguns anos , é puder ver aquelas especies maravilhosas de perto, nem que seja para morrer, mas meu sonho é ve-los em “pessoa” antes de morrer. Meu desejo é estar presente nessa altura.
    Ja sei que muita gente faz merda e que muitas coisas da ciencia da errado, mas nos estamos aqui para arriscar, viver a vida, experimentar coisas que mundo nos oferece, se dá errado ou nao, nunca saberemos se nao tentarmos. Estamos neste mundo de passagem, temos que aproveitar ao maximo o que a vida nos dá, porque se der certo, no futuro podemos ja nao estar cá, e eu nao quero ser uma delas. Com tantas tecnologias e tanta ciencia, as coisas hoje em dia sao feitas com mais cuidados, com mais senso e mais preparo para as coisas que se aproximam, o que tiver que ser será, so acho que as pessoas desperdiçam muito tempo com preocupacoes do que podera acontecer de errado esquecendo-se que vivemos no futuro, em vez de estarem a pensar naquilo que sentiriam a ver estas especies, a sensacao de puder ver um animal que existiu quando a terra nao era nada, um animal gigantesco ou nao, que ficaram para a historia. Deveriam viver mais a vida e pensar no quanto seria bom presenciar isso e o quao especial seria. VENHAM ELES <3
    Que o façam rapido por favor.

  • Imagene se a ciencia fazer com que essas kargatixas do terror sejam domesticaveis tipo você domesticar um espinosaurus aegypitisgu sei la o nome