Kit parabólica gratuito: saiba se você tem direito e como pedir

Kit parabólica gratuito: saiba se você tem direito e como pedir

Avatar of otávio queiroz
Ativação do 5G deve causar interferências na transmissão de imagens. Inscritos no CadÚnico têm direito a kit e instalação da parabólica digital

Com o início das operações do 5G no Brasil, o sinal de TV via antena parabólica necessitará de mudanças em todo o país. Isso porque o sinal 5G vai causar interferências no sistema utilizado atualmente. Dessa forma, aquelas tradicionais antenas grandes e redondas de metal precisarão ser substituídas por modelos compatíveis com a nova tecnologia de transmissão de sinal. Para auxiliar pessoas de baixa renda nessa transição, o Governo Federal irá distribuir um kit parabólica gratuito ao longo dos próximos meses. Saiba, a seguir, se você tem direito ao benefício.

Por que o 5G vai acabar com o sinal das parabólicas?

Kit parabólica gratuito: saiba se você tem direito e como pedir
Sinal 5G vai causar interferências no sistema utilizado atualmente pelas antenas parabólicas (Reprodução/Internet)

O 5G chegou oficialmente ao Brasil no começo do mês de julho, com o sinal sendo liberado, inicialmente, no Distrito Federal. A conexão é 20 vezes mais rápida que o atual 4G e deve impulsionar o uso de smartphones em território nacional. A chegada da tecnologia, no entanto, vai impactar cerca de 20 milhões de famílias que assistem canais abertos por antenas parabólicas.

Isso acontece porque as parabólicas no Brasil transmitem seus dados pela Banda C, que atua na frequência entre 3,7 GHz a 6,45 GHz. O 5G opera na frequência de 3,5 GHz, e a proximidade dessas frequências causa interferências na imagem e som dos televisores, apesar do 5G para celulares não ser afetado.

A única solução encontrada foi a transferência do sinal de TV das antenas parabólicas para a Banda Ku. O Governo Federal anunciou um prazo de 18 meses até que a Banda C deixe de ser utilizada pelas antenas parabólicas atuais. Com isso, quem depende de parabólica para assistir televisão terá que trocar seus aparelhos por novos dispositivos que operem na Banda Ku.

Segundo a Empresa Administradora da Faixa (EAF), que é atualmente formada pelas operadoras Claro, Tim e Vivo, 20 milhões de famílias serão impactadas pela mudança. No entanto, para cerca de 10 milhões de famílias cadastradas no CadÚnico, um cadastro de pessoas de baixa renda do Governo Federal, a troca acontecerá de forma gratuita, já que é a própria EAF que irá arcar com os custos provenientes das trocas de aparelhos. As outras 10 milhões de famílias terão que bancar a substituição dos seus equipamentos, como determinado pelo edital do 5G.

Quem pode receber o kit parabólica digital gratuito?

Quem pode receber o kit parabólica digital gratuito
Famílias de baixa renda terão a troca garantida sem custos (Reprodução/Internet)

Os kits distribuídos de forma gratuita para famílias de baixa renda irão incluir a parabólica de 60 cm, menor do que a atual, cabos e conectores, controle remoto e o receptor de Banda Ku com entrada HDMI ou RCA, atendendo, assim, tanto televisores modernos como os antigos, de tubo. A entidade Siga Antenado, que reúne operadoras de telefonia, é a responsável por apoiar a população durante a transição. A expectativa é de que a migração com a distribuição e a instalação dos kits com a nova parabólica do governo seja finalizada entre final de julho e o início de agosto.

Para solicitar o benefício e receber o equipamento, é preciso que a família esteja cadastrada em benefícios sociais do governo federal e que ela tenha, atualmente, uma antena parabólica em funcionamento. Nesse primeiro momento, a mudança acontecerá apenas nas capitais brasileiras. Caso a família seja apta, é necessário fazer a solicitação através do telefone 0800 729 2404 ou pelo site oficial da entidade e informar o CPF ou Número de Identificação Social (NIS). Em seguida, um dia e horário serão agendados para a realização da troca. Além de disponibilizar o kit, a entidade faz a instalação gratuita do receptor.

Passo a passo para pedir a sua parabólica digital pela internet

01. Se a sua família for cadastrada no CadÚnico e possuir uma antena parabólica em funcionamento, acesse o site do Siga Antenado e clique no botão “Programa de Distribuição de Kits”, localizado no canto superior direito.

Kit parabólica gratuito: saiba se você tem direito e como pedir. Ativação do 5g deve causar interferências na transmissão de imagens. Inscritos no cadúnico têm direito a kit e instalação da parabólica digital
Kit parabólica gratuito: saiba se você tem direito e como pedir

02. Em seguida, escolha se deseja prosseguir com o cadastro utilizando o CPF ou NIS, colocando os dados do responsável familiar na caixa logo abaixo.

Kit parabólica gratuito: saiba se você tem direito e como pedir. Ativação do 5g deve causar interferências na transmissão de imagens. Inscritos no cadúnico têm direito a kit e instalação da parabólica digital
Kit parabólica gratuito: saiba se você tem direito e como pedir

03. Por fim, basta dar continuidade ao processo, seguindo as etapas solicitadas pelo site e, finalmente, agendando o dia e horário para a instalação do kit parabólica.

Canais já estão disponíveis na parabólica digital

Kit parabólica gratuito: saiba se você tem direito e como pedir. Ativação do 5g deve causar interferências na transmissão de imagens. Inscritos no cadúnico têm direito a kit e instalação da parabólica digital
Kit parabólica gratuito: saiba se você tem direito e como pedir

No total, cerca de 200 canais de TV aberta transmitida por satélite – a chamada TVRO – já indicaram o interesse em realizar a migração e utilizar a Banda Ku. Desse número, 118 canais fazem parte da lista preferencial de uso dos satélites da Embratel Star One, responsável por “acomodar” esses canais e transmitir os conteúdos em todo o território nacional. O StarOne D2 é um satélite recém-lançado pela Claro/Embratel, que fica posicionado a 70º Oeste. O uso desta plataforma era tida como certa considerando os contratos já existentes entre as emissoras de TV e a Claro para uso do StarOne C2, onde hoje estão os canais transmitidos em Banda C.

Até o momento, 42 das 118 emissoras que poderiam migrar já ativaram a dupla iluminação (transmissão de sinal) no país e estão transmitindo tanto na Banda C, que já utilizavam, quanto na Banda Ku, através dos satélites da Embratel. Confira, logo abaixo, a lista dos 42 canais que já retransmitem o sinal em banda Ku:

  1. – Band BA
  2. – Band MG
  3. – Band RJ
  4. – Band SAT
  5. – Band SP
  6. – CNT Curitiba
  7. – CNT Rio de Janeiro
  8. – Evangelizar
  9. – Globo Brasília
  10. – Globo Minas
  11. – Globo Nordeste
  12. – Globo RJ
  13. – Globo SP
  14. – Ideal TV
  15. – Jovem Pan News
  16. – Pai Eterno
  17. – Record News
  18. – Rede 21
  19. – Rede Família
  20. – Rede Gazeta SP
  21. – Rede Vida
  22. – Rede Vida 2
  23. – Rede Vida 3
  24. – SBN
  25. – SBT
  26. – SBT BSB
  27. – SBT RIO
  28. – SBT RS
  29. – SBT SP
  30. – Terra Viva
  31. – TESTE TVRO
  32. – TESTE TVRO 2
  33. – TV Brasil
  34. – TV Brasil 2
  35. – TV Câmara
  36. – TV Canção Nova
  37. – TV Horizonte
  38. – TV Justiça
  39. – TV Record Nacional
  40. – TV Século 21
  41. – TV Senado
  42. – TV Verdade

Conforme determinação do Gaispi, grupo que orientação da limpeza do espectro de 3,5 GHz para chegada da 5G, não há problema se os demais canais de TVRO em banda C com direito de preferência demorarem a ativar o sinal em banda Ku. A Embratel Star One, no entanto, precisa deixar o espaço para eles reservado em seus satélites.

Quem precisa da nova parabólica digital?

Kit parabólica gratuito: saiba se você tem direito e como pedir. Ativação do 5g deve causar interferências na transmissão de imagens. Inscritos no cadúnico têm direito a kit e instalação da parabólica digital
As antenas parabólicas digitais são direcionadas a quem não possui equipamento compatível com o sinal digital integrado ou que resida em localidades onde a transmissão do sinal ainda não está disponível (Reprodução/Internet)

As antenas parabólicas digitais são direcionadas a quem não possui equipamento compatível com o sinal digital integrado ou que resida em localidades onde a transmissão do sinal ainda não está disponível. Se você não tem certeza se a sua região é contemplada com sinal digital, o site da Globo possui uma ferramenta onde é possível conferir a cobertura da sua localidade. No caso das antenas parabólicas de canais por assinatura, a troca não é necessária, já que elas utilizam bandas diferentes, que não sofrerão interferências por conta do 5G.

Veja também:

Com a chegada do 5G no Brasil, usuários poderão usufruir de uma internet muito mais rápida do que o atual 4G. No entanto, é preciso conferir se o smartphone utilizado suporta as novas bandas. Confira se o seu celular é compatível com a nova tecnologia.

Fontes: Siga Antenado, Metrópoles, G1.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
18
Shares
83 comentários
  1. Sou aposentada e moro no PA. Queria saber se tenho direito de receber o kit parabólica grates. Já que não temos direito em quase todas as ajudas do governo.

  2. Sou cadrastoa no auxílio Brasil e estou precisando muito de uma antena Pois ainda tenho uma parabólica e ela dá bem velhinha eo sinal da péssimo

  3. Boa noite eu sou técnico em instalação de antena dth ; tenho antena parabolica em casa.
    Estou precisando de informações tenho um grupo de técnicos e amigos estamos aguardando essa migração e vendo com a operadora como podemos ajudar na migração.

  4. Sou cadastrado no cada único não tenho TV digital tenho uma TV de tubo pequena com um conversor só funciona assim quando bem quer

  5. Eu tenho o cade único tenho uma parabólica antiga secenturi mais os canais estão ruins e sem cor esta em preto a cor não entra dejeito nenhum preciso com urgência desta antena pois é a única televisãosinha gue tenho mais não pega nada direito .gue Deus abençoe si alguém ai puder me ajudar.

  6. Eu moro na cidade de Coronel Pacheco, tenho cadastro único, minha tv é de tubo. Não tenho parabólica, minha tv só pega a tv Globo, minha antena é interna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados