Lista mostra as melhores e piores fabricantes de notebook em 2018

Lista mostra as melhores e piores fabricantes de notebook em 2018
Ranking com as 10 maiores empresas de notebook coloca à prova análises, design, suporte, inovação e custo-benefício dos seus modelos de 2018.

Você está procurando um notebook para comprar esse ano? Apesar da versatilidade que tem um smartphone, não é o ideal para tarefas complexas. Contudo, é necessário muito cuidado na escolha de seu PC portátil. Assim, o site Laptop Mag fez um ranking com as 10 maiores marcas de notebook para descobrir quais as melhores e piores de 2018.

Metodologia

O estudo do Laptop Mag foi levado da seguinte forma: cada marca é classificada em até 100 pontos. Além disso, são cinco categorias de avaliação: análises (40 pontos), design (15 pontos), garantia e suporte técnico (20 pontos), inovação (10 pontos) e custo-benefício (15 pontos).

Assim, foram estudadas as 10 principais empresas que vendem notebooks:

  1. Acer
  2. Apple
  3. Asus
  4. Dell
  5. HP
  6. Lenovo
  7. Microsoft
  8. MSI
  9. Razer
  10. Samsung

Lenovo mantém liderança, mas bem próxima da HP

Lista mostra as melhores e piores fabricantes de notebook em 2018
Lenovo Yoga 920 foi o notebook com mais premiações de Escolha do Editor em 2017

Pelo segundo ano consecutivo a Lenovo ficou em primeiro lugar, com 86 de 100 pontos. Seu destaque foi o desempenho em análises, o Yoga 920 foi o notebook com mais premiações de “Escolha do Editor”. Mais de 53% dos modelos da Lenovo conseguiram pelo menos 4 estrelas em reviews.

Review: Notebook Lenovo Yoga 920 2 em 1

A HP pulou dois lugares em relação ao ano passado e ficou em segundo colocado. Seu maior destaque é o design, com 14 de 15 pontos. O site Laptop Mag não poupou elogios, classificando o Spectre X360 como lindo, o ZBook 17 de poderoso e o Envy 13t sendo acessível. São “notebooks convincentes”, como aponta o texto. A HP ficou apenas um ponto atrás da Lenovo.

HP anuncia novas opções de notebooks, desktops e all-in-ones

Dell marca presença, inclusive com os Alienware

Lista mostra as melhores e piores fabricantes de notebook em 2018 8
Alienware 15 possui um visual bastante… alienígena.

Se temos algo a falar sobre a Dell, devemos mencionar sua inovação. Aqui, a empresa, que também tem sua subdivisão de produtos gamer Alienware, conseguiu 9 de 10 pontos no quesito inovação.

E não é por menos, já que há notebooks para todos os gostos: Inspiron 14 7000, caso curta telas infinitas; XPS 13, caso queira extrema mobilidade sem dispensar uma tela infinita e, também, o Alienware 15, para os gamers de plantão.

Empate entre Acer e Asus

Lista mostra as melhores e piores fabricantes de notebook em 2018 9
Asus Zephyrus GX501 (esquerda) e Acer Predator 21X (direita).

Apesar do empate, as duas marcas se destacam em aspectos distintos. Enquanto a Acer apresentou um conjunto mais balanceado, a Asus garantiu sua pontuação principalmente pelo design de seus produtos. Um ponto em que as duas se destacam é na ótima relação custo-benefício oferecida pelos seus notebooks.

E o que mais chama atenção nos notebooks da Acer é sua capacidade de apresentar características premium à preços bem acessíveis – um exemplo disso é o Aspire E. No entanto, a marca também tenta agradar ao público mais hardcore com seu Predator 21X, que possui até mesmo um teclado mecânico.

Já no lado Asus da força, temos o Zephyrus GX501 e sua facilidade em rodar jogos sem superaquecer. Porém, se você não é gamer, também pode optar pelo ultrafino da marca: o ZenBook UX331UN.

Microsoft e Apple se superam, mas em sentidos diferentes

Lista mostra as melhores e piores fabricantes de notebook em 2018
Surface Book 2 é o notebook que pode virar tablet, tem touchscreen com suporte a pencil e Surface Dial, além de potência competente para rodar games. O maior diferencial do Macbook Pro (2017) é o touchbar, já presente na versão anterior.

Outra que surpreendeu foi a Microsoft, ela foi a empresa com maior evolução. Foram 4 colocações superadas, garantindo o sexto lugar. Segundo o estudo, a marca é a segunda mais inovadora do mercado (8 de 10 pontos), graças a linha Surface; com destaque ao Surface Book 2 e o Surface Laptop.

Por outro lado, a Apple teve seu pior desempenho histórico. Ela caiu duas posições, muito por causa da pouca inovação (3 de 10 pontos). A empresa, que costumava ser referência em laptops – principalmente por causa dos MacBook Pro – só conseguiu um prêmio de Escolha do Editor em 2017. O seu custo-benefício é o pior, e posição geral só não caiu mais porque tem o melhor suporte técnico (19 de 20 pontos).

Razer sendo a Razer

Lista mostra as melhores e piores fabricantes de notebook em 2018 10
Razer Blade Pro apresenta um design que combina bastante com a proposta da marca.

Não é novidade que os produtos da Razer são muitas vezes caros para o que oferecem. E a verdade é que, infelizmente, isso também serve para os notebooks da marca – aqui, a Razer conseguiu somente 6 dos 15 pontos em custo-benefício. Porém, isso não significa que seus notebooks não tenham seu público-alvo.

Obviamente, estamos falando dos fãs do Razer Blade Pro. Aqui, é impossível negar que estamos falando de um notebook que faz os olhos de qualquer gamer brilharem. Mas vale frisar: não é para todo mundo.

Samsung e MSI dividem o título de pior empresa de notebook

Lista mostra as melhores e piores fabricantes de notebook em 2018
O GT75VR Titan Pro não foi o bastante para livrar a MSI da pior posição do ranking

Quem mantém a liderança das piores marcas é a Samsung, agora junto com a MSI (que caiu duas posições). Ambas estão em nono lugar.

A MSI, apesar doGT75VR 7RF Titan Pro, obteve muitos pontos medianos, mas “afundou” por ter o pior suporte técnico (11 de 20 pontos).

A Samsung teve o pior desempenho em análises e design, com nenhum modelo destacado pela qualidade. Porém, o que vemos na prática é bem diferente. Isto é, aqui no Brasil, por exemplo, temos uma vasta gama de opções oferecidas pela marca.

E algumas dessas opções são: a linha Essentials, que oferece notebooks por menos de R$ 2000,00; a linha Expert, que oferece notebooks intermediários (mais de R$ 2000,00); a linha Odyssey, para quem gosta de jogar todo tipo de jogo e, por fim, a linha Style S51, que conta com uns dos notebooks mais leves do mercado – o Style S51 Pen e o Style S51 Pro.

Ainda assim, o editor do Laptop Mag foi bastante crítico ao dizer que “se a Samsung desse a seus notebooks metade da atenção que dá a seus telefones, provavelmente a empresa se daria melhor“. A marca só não está sozinha no último lugar pois tem um ótimo suporte técnico (17 de 20 pontos).

Notebook Launch 2018: confira as novidades da Samsung em notebooks

Ranking completo

As melhores e piores marcas de notebook em 2018

Qual é sua marca de notebook? Pretende continuar com ela depois de ver essa lista? Comente abaixo!

Fonte: LaptopMag

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box