Review: Logitech MX Master 3 é o mouse ideal para profissionais criativos

mx master 3 in action 0
O MX Master 3 é o principal mouse premium da Logitech; o modelo foi desenvolvido para os profissionais criativos
Anúncio
Review: Logitech MX Master 3 é o mouse ideal para profissionais criativos

O Logitech MX Master 3 é um reforço significativo no portfólio de periféricos da companhia suíça. O mouse foi projetado para atender às necessidades dos designers, arquitetos, engenheiros, desenvolvedores de software e outros criativos, combinando conforto e capacidade de personalização. 

O mouse premium da Logitech chegou ao mercado com recursos aprimorados e exclusivos que são perceptíveis na hora de trabalhar com ele. Confira a seguir um review completo para você avaliar se vale ou não o investimento. 

Design e atuação

Parte superior do mouse Logitech MX Master 3
O Logitech MX Master 3 é o mouse ergonômico focado nos profissionais criativos

Em visual, o mouse premium da Logitech lembra MX Master 2S, por ter design semelhante. O MX Master 3 é um dispositivo grande e ergonômico, com 51 mm de altura, 84,3 mm de largura, 124,9 mm de profundidade e 141g de peso, ou seja, esse é um dispositivo bem leve e, ao mesmo tempo, confortável. 

Vale destacar que a sua construção também aprimora a usabilidade por horas. O Logitech MX Master 3 tem muitas curvas para ajudar as mãos. O local para deixar o polegar apresenta ótimo acabamento, com textura resistente e fosca. 

Na parte superior, a disposição dos botões está melhor. Ele conta com botão de rolagem, de gestos, laterais e outro de rolagem (lateral) para o polegar. Por falar nisso, o dispositivo pode chegar a sensibilidade de 4000 DPI, uma taxa que coloca ele em destaque. Felizmente, os botões de rolagem agora estão localizados na área superior (lado a lado) e facilitam ainda mais o uso, em comparação a outros modelos. 

Parte lateral do Logitech MX Master 3
O Logitech MX Master 3 tem precisão de 4.000 DPI e é cinco vezes mais rápido do que mouses comuns, afirma a empresa

O botão principal de rolagem é feito em aço e a Logitech o chama de rolagem eletromagnética MagSpeed, atuando com muita precisão. Ele também está mais silencioso porque não usa engrenagens interligadas, que obviamente causam ruídos, e sim ímãs. Com esse conjunto, o Logitech MX Master 3 deixa de fazer barulho e também evita possíveis desgastes. 

O uso de mouse pad pode ser esquecido já que o MX Master 3 possui tecnologia de sensor Logitech Darkfield, que viabiliza usar o mouse em qualquer superfície lisa, até mesmo no vidro. 

Mão segurando o Logitech MX Master 3. O produto está de "perfil"
Além de deixar a mão bem confortável, o usuário pode personalizar o mouse para diversas atividades na tela

Avaliar o comportamento do MX Master 3 para cada atividade profissional não é lá um processo fácil. Apesar disso, a Logitech pensou em um produto personalizado para todas as áreas. 

Ao testá-lo em programas rotineiros como Google Chrome, Microsoft Word, VLC e Slack a usabilidade do MX Master 3 foi muito agradável. Um dos destaques é a possibilidade de usar o Excel e rolar por 1.000 linhas em apenas um segundo (um sonho para quem trabalha muito com planilhas). De modo geral, trabalhando o dia inteiro com esse mouse, o conforto foi notável. E um detalhe: usar o Word com o ele foi realmente um grande diferencial graças aos comandos personalizáveis, que mostraremos mais em seguida. 

Conectividade

O mouse bluetooth cumpre bem a missão de atender às necessidades dos profissionais. Os recursos de produtividade ajudam no dia a dia para trabalhar com outras máquinas e até mesmo com mais agilidade. O Logitech MX Master 3 pode ser usado via bluetooth ou por meio de um adaptador 2,4 GHz incluso. 

Ponta do Logitech MX Master 3 com uma mãr sobre ele
Logitech MX Master 3 possui uma entrada USB-C

Para quem trabalha com várias telas simultaneamente, o MX Master 3 facilita a sua vida, tendo em vista que usá-lo em outros computadores (até três dispositivos) é possível através do Logitech Flow, uma ferramenta de controle entre dispositivos da empresa. Para isso, todos os aparelhos devem estar conectados na mesma rede com o Logitech Options e a boa notícia é que ele consegue se adaptar em diversos sistemas operacionais mesmo trabalhando em telas diversas. 

Mesa com diversas itens e uma mão mexendo no teclado. O mouse do review está no canto direito da imagem
Você pode usar o Logitech MX Master 3 em diversas telas ao mesmo tempo

Ao integrá-lo é possível, por exemplo, compartilhar arquivos entre as máquinas com bastante facilidade. Para mudar de tela, também não há segredos, basta arrastar o cursor (para fora) e ir para o visor que desejar. Ao fazer essa integração, porém, o dispositivo pode apresentar lentidão quando estiver conectado via bluetooth devido à sobrecarga. Em alguns momentos, é possível notar um certo atraso de resposta. 

Recursos e Software: ajustável às suas necessidades

A possibilidade de ajustar o mouse conformo você deseja, é uma das vantagens do Logitech MX Master 3. Através do Logitech Options podemos programar os botões do mouse e alterar as funções deles. 

Montagem com o mouse no topo de uma teclado e outro mouse na parte inferior da imagem
Com o Logitech Options, o usuários pode fazer diversas configurações nos botões do mouse. Assim, fica viável adaptar ele para cada programa

Para quem não conhece os produtos da marca, felizmente esses ajustes podem ser feitos de forma bem simples. Até mesmo pensando em pessoas que podem se perder em alguma funcionalidade, a empresa introduziu algumas configurações já pré-definidas. 

A Logitech permite uma série de configurações personalizadas, como abrir uma nova página no Google Chrome através do botão modo de rolagem. Além disso, o próprio Logitech Options pode indicar outros gestos de uso. 

Lateral do Logitech MX Master 3
O Logitech MX Master 3 é um mouse que se adapta bem aos programas da Adobe, especialmente o Photoshop e o Premiere Pro

Assim como os outros mouses da família MX, o novo MX Master 3 permite a adaptação do dispositivo em diversos programas de trabalho, como Microsoft Office e Adobe Creative Cloud. Com ele, conseguimos usar os botões frontais e traseiro para refazer e desfazer alterações (que geralmente são feitos com o comando Ctrl + Alt + Z, do teclado). Também foi possível mover a imagem com o botão de rolagem pressionado.

O Logitech Options, sem dúvidas, é uma plataforma essencial para deixar o mouse mais personalizado, porém não oferece ajustes importantes. Por exemplo, o programa não fornece o consumo de bateria do MX Master 3, e também não conseguimos personalizar o ajuste de DPI. 

Comandos em programas 

Mouse Logitech MX Master 3 de lado
Esse mouse tem incrível capacidade de rolar por 1.000 linhas em menos de um segundo no Excel. É uma capacidade que vai ajudar muito quem trabalha com planilhas

Como mencionado anteriormente, conseguimos usá-lo em programas de trabalho com funções avançadas. Abaixo, listamos algumas dessas atuações do MX Master 3 no Adobe Photoshop, Premiere Pro, navegadores, Microsoft Word, Powerpoint, Excel e no editor Final Cut

  • Photoshop: conseguimos usar o botão de rolagem para ver projetos em panorâmico e a roda de polegar para ajustar o pincel; 
  • Premiere Pro e Final Cut Pro: usamos o botão de rolagem para ter visão panorâmica e a rolagem horizontal da timeline foi possível com a roda de polegar. Com os botões laterais, você pode refazer ou desfazer ações; 
  • Google Chrome, Safari e Edge: é possível abrir uma guia ou link com o botão de rolagem, voltar/avançar com os botões laterais e navegar entre as guias com o botão de polegar; 
  • Microsoft Word, Powerpoint e Excel: para desfazer e refazer algo, basta usar os botões laterais, visão panorâmica pode ser feita com o botão de rolagem e o zoom é feito com o botão de polegar. No Excel, conseguimos arrastar a página para o lado com a roda de polegar.

Bateria potente para 70 dias 

Mouse Logitech
A Logitech diz que o mouse tem autonomia de bateria de 70 dias. E uma carga de três horas, ele pode chegar aos 100%

A Logitech manteve a excelência em autonomia de bateria presente no DNA do MX Master 2S. O novo MX Master 3 promete impressionantes 70 dias de uso, sem a necessidade de carregar. Quando for preciso alimentá-lo, o aparelho necessita de três horas para chegar aos 100% usando a porta USB Tipo C. E, em apenas um minuto de carga, será possível ter mais três horas de uso. Nada mal, não é? 

Para alguns setups a duração da alimentação pode não fazer tanta diferença. Mas pensando nas pessoas que precisam levar equipamentos para a rua, sobretudo os profissionais que usam notebooks, essa bateria pode fazer uma grande diferença.

Parte traseira do Logitech MX Master 3.
Parte traseira do Logitech MX Master 3. Ele conta com tecnologia que permite usar o mouse até mesmo no vidro, sem a necessidade de mouse pad

Apesar dos excelentes números de autonomia, para o uso em casa, o mouse pode ser conectado no cabo, igual aos dispositivos “convencionais”, sem se preocupar com a bateria.

Conclusão

Como podemos ver aqui, o Logitech MX Master 3 é um produto completo, com poucos contras, que podem ser aprimorados com atualizações futuras. Para quem trabalha com criação de conteúdo e projetos em áreas distintas, esse mouse vale, sim, o investimento, pois irá entregar conforto, qualidade e personalização para cada tarefa executada. 

O simples fato de se conectar a mais de um computador é uma vantagem interessante para o dia a dia. O usuário consegue trabalhar com sistemas diferentes (Windows, macOS ou Linux) e usar apenas um mouse para tudo. No entanto, é bom ficar de olho na possível instabilidade devido à quantidade de aparelhos conectados. Já a bateria do Logitech MX Master 3 também permitirá tranquilidade na hora de executar suas atividades.

Se você dispensa recursos avançados e mal usa programas como Adobe, e outros de criação, o indicado é apostar em um dispositivo mais em conta. É importante destacar que o Logitech MX Master 3 é um aparelho mais focado no uso profissional e, consequentemente, ele possui preço alto (de R$450 a R$ 500), o que é compreensível pelo que ele entrega.

O que achou do Logitech MX Master 3? Deixe a sua opinião aqui nos comentários.

Especificações técnicas mouse do Logitech MX Master 3

ModeloLogitech MX Master 3
Resolução200 a 4.000 DPI
ConectorUSB-C
Distância de funcionamento
(sem cabo)
10 metros
Dimensões do
produto

(Altura x largura x profundidade)
51 mm x 84,3 mm x 124,9 mm
Peso do
produto
141 g
Sensor Darkfield
BateriaRecarregável Li-Po (500 mAh)
Requisitos do
sistema
Necessário: porta USB disponível
Windows 7, Windows 8, Windows 10 ou superior
macOS 10.13 ou superior
Linux
Requisitos do
sistema
bluetooth
Necessário: Bluetooth Smart
Windows 8, Windows 10 ou posterior
macOS 10.13 ou superior
iPadOS 13.1 ou posterior
Linux
Item inclusoMouse
Receptor USB
Cabo de carregamento USB-C (USB-A para USB-C)
Documentação do usuário
CorPreto
  • Design - 10/10
    10/10
  • Conectividade - 8/10
    8/10
  • Ergonomia - 10/10
    10/10
  • Botões dedicados - 10/10
    10/10
  • Bateria - 10/10
    10/10
  • Funcionalidades extras - 9/10
    9/10
  • Preço - 5/10
    5/10
8.9/10

Review - Logitech MX Master 3

O Logitech MX Master 3 reune design ergonômico e configurações aprimoradas para profissionais se tornando um ótimo mouse para designers, jornalistas, arquitetos, entre outros.

Pros

  • Design e ergonomia;
  • Botão de rolagem ágil e suave;
  • Silencioso;
  • Integração com aplicativos externos;
  • Funciona em até três dispositivos ao mesmo tempo;
  • Excelente duração de bateria.

Cons

  • Bluetooth fica prejudicado quando há muitos aparelhos conectados;
  • Personalização de DPI não é tão precisa; 
  • Preço alto.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter