Mães na era digital: 4 aplicativos essenciais para gestantes

Apps para mães
Saiba quais aplicativos podem auxiliar mães e gestantes do pré-natal ao primeiro ano do bebê

A tecnologia vem transformando o nosso dia a dia otimizando nosso tempo e algumas tarefas, e ela pode ser uma importante aliada para mães e gestantes. Mães de primeira viagem ou experientes podem se sentir um pouco perdidas durante algumas fases da gestação ou da amamentação. Com tanta informação disponível atualmente, filtrar fontes confiáveis pode ser um desafio.

Pensando nisso, conversamos com Carla Dieguez, doula, educadora perinatal e consultora de amamentação, sobre como a tecnologia pode ajudar mães e gestantes.

Tecnologia pode ser uma aliada de mães e gestantes
Tecnologia pode ser uma aliada para mães e gestantes. (Crédito: DepositPhotos)

“As futuras mães devem buscar informação de qualidade, baseada em evidências científicas. Como hoje qualquer informação está ao alcance de um clique, é muito importante saber onde buscar”.

Carla Dieguez , doula, educadora perinatal e consultora de amamentação em entrevista ao Showmetech

Do pré-natal ao primeiro ano do bebê, listamos alguns aplicativos essenciais recomendados por Carla e pela redação do Showmetech, que serão úteis nessa jornada.

BabyCenter: Minha gravidez e meu bebê hoje

BabyCenter app para mães
BabyCenter

O BabyCenter é um aplicativo gratuito que funciona como um guia para cada dia da gravidez e do primeiro ano do bebê. No Brasil, a plataforma é a mais usada para esse segmento desde 2008.

Para começar a usar é preciso informar a data prevista do parto ou usar a calculadora do próprio aplicativo. O app vai trazer informações e acompanhar cada etapa com dicas, informações e vídeos de desenvolvimento fetal.

Após o parto, o app se transforma automaticamente em um guia diário com ferramentas para acompanhar e auxiliar o primeiro ano do bebê.

Funcionalidades do BabyCenter- app para mães
Funcionalidades do BabyCenter

Entre as principais funcionalidades estão: calendário da gravidez, ideias de receitas, dicas de amamentação, orientações sobre exercicíos e saúde, notificações semanais e sugestões para lidar com os enjoos e outros sintomas da gravidez.

Todo o conteúdo do BabyCenter relacionado à saúde é aprovado por um conselho médico.

Disponível para Android e iOS.

GentleBirth: Preparação Mental para o Parto

GentleBirth app para mães
GentleBirth

“Um aplicativo que gosto de recomendar para as gestantes é o Gentlebirth, uma técnica que prepara as mulheres para um parto normal positivo por meio de treinamentos em mindfulness, hipnose e psicologia do esporte. A educação perinatal é uma parte fundamental da preparação para o parto e o Gentlebirth pode agregar bastante”.

Carla Dieguez , doula, educadora perinatal e consultora de amamentação em entrevista ao Showmetech

O GentleBirth é um programa de treinamento baseado em evidências científicas e nos partos positivos descritos em depoimentos de milhares de mulheres ao redor do mundo. Ele disponibiliza um teste gratuito de 7 dias, após esse período é possível escolher planos de assinatura que começam em R$19,99 ao mês.

Disponível para Android e iOS.

Contraction timer

Contraction timer app para mães
Contraction timer

O aplicativo Contraction timer é útil para a Doula que estiver acompanhando o parto. Basta clicar em “Start” e depois tocar em qualquer parte da tela toda vez que tiver uma contração. É possível registrar contraçoes intensas e acrescentar notas.

Não tem em português e está disponível para Android e iOS.

Sprout: Gravidez

Sprout app para mães
Sprout

“O Sprout traz informações sobre cada fase do desenvolvimento do bebê, orientações médicas, organizador de consultas e tarefas, e ferramentas. Uma delas é o contador de contrações, que pode ser usado no trabalho de parto para que a gestante e seu(sua) companheiro(a) possam ter ideia da frequência e duração das contrações, ajudando na hora de avisar a equipe ou sair para o hospital (mas é sempre bom consultar sua doula, obstetriz ou obstetra)”.

Carla Dieguez , doula, educadora perinatal e consultora de amamentação em entrevista ao Showmetech

O Sprout possui recursos gratuitos e premium, é um diário interativo da gravidez baseado nos Guidelines da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Ele disponibiliza imagens coloridas e modelos 3D do desenvolvimento fetal, registra consultas e recomendações médicas, controle de peso, contador de chutes e cronômetro de contrações, além de sessões personalizadas “Meu bebê” e “Palavra do médico”.

Disponível para Android e iOS.

Outras dicas para mães

Mães precisam cuidar da saúde durante a gestação
Estudos científicos defendem os benefícios do parto normal e amamentação para a saúde do bebê. (Crédito: DepositPhotos)

De acordo com Carla, é importante que a futura mãe tenha um estilo de vida saudável, incluindo alimentação, prática de exercícios e técnicas de relaxamento, tudo isso vai impactar positivamente o bebê. “Atualmente, os estudos científicos falam muito dos benefícios do parto normal e da amamentação para a saúde do bebê, e as mulheres devem se preparar para isso durante a gestação”, afirma Carla.

Além dos aplicativos, ela sugeriu sites e perfis do Facebook e Instagram, que trazem as últimas atualizações dos estudos em obstetrícia e amamentação, com dicas para as gestantes, seguindo as recentes orientações da Organização Mundial de Saúde.

Conhece alguma plataforma útil que não foi citada? Deixe nos campos abaixo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba nossas notícias:

Receba nossas notícias:

[widget id="jackmail_widget-2"]
Holler Box