Melhores aplicativos para macbook

14 melhores aplicativos para Macs em 2022

Avatar of ricardo buçard
Veja os melhores aplicativos para Mac e Macbook, que trazem mais produtividade, facilidade no cotidiano ou familiaridade para ex-usuários de Windows.

Os computadores da Apple são excelentes computadores e isso ninguém duvida, mas somente as aplicações nativas não os tornam interessante por si só. Por só recentemente ter tido contato com computadores da Apple, foi difícil me adaptar inicialmente, mas alguns aplicativos para Macs ajudam a tornar essa transição ser mais fácil além de tornar o trabalho cotidiano mais fácil. Seja você um usuário recém chegado ao macOS vindo do Windows ou alguém querendo melhorar sua experiência de usuário, esta lista de aplicativos para Mac mini, Mac Studio, Mac Pro, iMac e MacBook vai mudar a forma como você usa o seu computador completamente.

Aplicativos para Mac de produtividade

Bear

Uma versão melhorada do notas, com possibilidade de usar imagens de sites e sincronização com iphone e ipad
Uma versão melhorada do Notas, com possibilidade de usar imagens de sites e sincronização com iPhone e iPad (Foto: Divulgação Shiny Frog Ltd)

Se você estiver cansado do aplicativo de notas nativo do iOS e macOS, o Bear é uma ótima opção de app para Mac. Em sua versão paga, por meio de assinatura anual, este app é capaz de sincronizar com dispositivos móveis da Apple, o que aumenta sua praticidade e utilidade no cotidiano, é também capaz de encriptar notas e até mesmo travar o acesso ao aplicativo com Face ou Touch ID. A sua versão gratuita permite que você escreva notas, crie listas de tarefas, traga dados de uma página da internet como imagens ou texto, desenhe uma nota com um caneta e até mesmo dite uma nota através do Apple Watch.

Fantastical

Uma versão aprimorada dos aplicativos nativos de calendário do MacBook ou de concorrentes como o Calendário da Google, o Fantastical oferece muitas características interessantes até mesmo em sua versão gratuita, como a previsão do tempo com 3 dias de antecedência (na versão paga, são 10 dias de previsão do tempo).

Um dos apps para macbook voltado para produtividade, o fantastical é bastante premiado por sua qualidade
Um dos apps para macOS voltado para produtividade, o Fantastical é bastante premiado por sua qualidade (Foto: Captura de Tela)

Em sua versão Premium, o Fantastical traz muitas novas funcionalidades, como a opção de marcar eventos com sugestões de horários baseado em outros compromissos de sua agenda, criação de enquetes, integração com aplicativos de reunião como o Zoom e o Meet, integração com outro aplicativo da mesma empresa o Cardhop, que permite o uso em grupo para eventos, visualização de relacionamentos entre usuários, interações entre usuários, cartões de visitas, entre outras opções.

Gestimer

Um dos melhores apps para macbook para você seguir a técnica pomodoro de produtividade
Um dos melhores apps para MacBook para você seguir a técnica pomodoro de produtividade (Foto: Divulgação Gestimer)

Muitas vezes perdemos a noção do tempo que passamos usando o computador ou então precisamos nos controlar para evitar procrastinar as tarefas que precisamos fazer e este é um excelente aplicativo para fazer justamente isso. Sem uma versão gratuita e custando R$ 22,90 na App Store, o Gestimer é um dos melhores aplicativos para MacBook de produtividade, permitindo colocar alarmes para se lembrar de suas obrigações, sendo muito útil para seguir a técnica pomodoro em que você trabalha com foco por um curto período de tempo, descansa um pouco e então retoma suas atividades ou então para descansar os olhos e o corpo após trabalhar sentado por um período muito longo.

DropZone 4

A imagem mostra o aplicativo dropzone 4 para macbook
Caso você gerencie arquivos em diversas plataformas na nuvem ou pastas dentro do seu computador, este aplicativo reúne todos estes arquivos em uma mesma interface (Foto: Divulgação)

Em um mundo em que cada vez mais teremos arquivos salvos na nuvem ou precisamos subir eles para algum repositório online como o Google Drive, Youtube etc., saber onde nossos arquivos estão para acessá-los pode se tornar uma tarefa muito complicada. O DropZone 4 ajuda muito em todas essas tarefas, inclusive tornando a tarefa de subir um arquivo para uma plataforma muito prática, apenas através de arrastar o arquivo da sua pasta de origem para o ícone para deseja enviá-lo dentro do menu do aplicativo.

Paste

A imagem mostra o app para macbook paste
Ótimo para quem copia muita coisa, Paste guarda tudo que você copia (Foto: Divulgação)

Uma ótima ferramenta para o usuário que copia muita coisa, seja texto, arquivos, imagens, links ou mensagens, Paste permite que você tenha todas as coisas que você copia salvas nele, com facilidade de encontrá-las através de busca. O aplicativo oferece apenas uma versão de teste por 14 dias de forma gratuita, mas após o fim deste período, ele se torna pago, podendo ser usado também em sincronia com dispositivos móveis.

Unclutter

A imagem mostra um app para macbook unclutter
Um app para MacBook que permite acessar rapidamente notas, arquivos muito utilizados e coisas copiadas recentemente

Para um usuário que usa repetidas vezes os mesmos arquivos, notas ou quer manter um histórico de coisas copiadas no seu computador, Unclutter é um app ideal. A praticidade de encontrar essas informações de uso recorrente de forma organizada faz o Unclutter valer a pena seu preço um pouco salgado de R$ 109,90 na App Store brasileira.

Spark

A imagem mostra o spark, um dos melhores aplicativos para macbook para email
Excelente para uso de email em um ambiente profissional, o Spark é um dos melhores aplicativos para MacBook voltados para produtividade (Foto: Divulgação)

Melhor que o aplicativo nativo do macOS para email, o Spark é um dos melhores apps para MacBook de gerenciamento de email no ambiente Apple, sendo compatível e sincronizado tanto com o seu computador, quanto celular. Ele permite que várias pessoas gerenciem simultaneamente uma mesma conta, o que é excelente para um ambiente profissional em que várias pessoas podem acessar a mesma conta da empresa ou então para um grupo de alunos de uma turma.

Meeter

A imagem mostra meeter um app para gerenciar todas as suas reuniões nas mais diferentes plataformas
Meeter um app para MacBook focado em gerenciar todas as suas reuniões nas mais diferentes plataformas (Foto:Divulgação)

Em um mundo com cada vez mais atividades remotas como aulas EAD, trabalho home office, encontros online com os amigos ou família que mora longe, o Meeter é uma ótima opção para ter todos os seus compromissos de reuniões num mesmo lugar e não perder nenhum evento no seu cotidiano. Ele acessa o seu calendário online e salva todos os eventos que você aceitou, facilitando o trabalho de encontrar links para reuniões em diversas plataformas como Zoom, Teams e Meet.

Aplicativos para usuários vindos do Windows

Alttab

A imagem mostra o aplicativo para macbook alttab
Um dos primeiros aplicativos para qualquer usuário acostumado ao Windows, Alttab torna mudar o aplicativo em uso mais familiar no ambiente macOS (Foto: Divulgação)

Como um usuário que somente recentemente passei a usar computador com macOS, Alttab foi o primeiro aplicativo que instalei no meu PC, já que o atalho Alt + tab, que funciona tanto no Windows quanto no Linux, para trocar de janela em uso estava no meu sangue e descobrir que ele não funcionava em MacBooks me deixou órfão de sua praticidade. Ele também melhora a usabilidade do atalho nativo do macOS (command + tab), já que ele mostra as diferentes “janelas” do mesmo aplicativo que estão abertas, enquanto o nativo agrupa todas elas em um mesmo ícone, obrigando o usuário a selecionar este ícone para então exibir as outras aplicações abertas.

Alfred 4

A imagem mostra o alfred 4
Com funcionalidades parecidas com a Cortana no Windows, Alfred 4 vai ajudar encontrar coisas no seu computador e na internet (Foto: Divulgação)

Para aqueles que estão acostumados a usar a Cortana do Windows para encontrar arquivos, pastas e até mesmo procurar informações na internet, o Finder pode ser difícil de se acostumar, mas é aí que o Alfred 4 entra. Ele é um excelente assistente, sendo capaz de fazer contas básicas, iniciar aplicativos instalados no MacBook, procurar definições de palavras e também como escrevê-las. Na sua versão paga, ele pode criar fluxos para serem executados, atalhos, customizar sua aparência, tocar músicas do iTunes etc.

AppZapper

A imagem mostra o aplicativo para macbook appzapper
Tornando desinstalar algo por completo do seu computador uma tarefa mais simples, o AppZapper é uma ótima opção para ex-usuários do Windows

Um aplicativo que serve tanto para ex-usuários de Windows quanto como uma melhoria para a funcionalidade do sistema em si, o AppZapper serve para desinstalar por completo um aplicativo do seu computador, uma tarefa que é mais difícil do que deveria ser no macOS. Acostumado a ter o Windows fazendo tudo por mim, foi bem mais complicado quando, ao precisar desinstalar um aplicativo do meu MacBook, eu tive que ficar caçando todos os arquivos de configuração que a o sistema espalha pelo armazenamento e o AppZapper torna esta tarefa muito mais simples e é excelente para todos os usuários de computadores macOS.

Aplicativos para melhorar sua experiência de usuário

iStat Menus

A imagem mostra um aplicativo para macbook istat menus
Um aplicativo completo de monitoramento do seu MacBook, o iStat Menus é muito útil (Foto: Divulgação)

Para você controlar a fundo o estado do seu MacBook, o iStat Menus é um ótimo aplicativo para se instalar, em que você pode visualizar o uso da CPU, da GPU, ventoinhas, armazenamento, conexão com internet, bateria, metereologia etc. Sua versão paga por inscrição mensal acompanha vários outros aplicativos, inclusive o Meeter, já citado nesta lista e o CleanMyMac X, uma opção ao já citado AppZapper.

VLC

A imagem mostra um app para macbook vlc
Multiplataforma e gratuito, este é um dos melhores apps para executar arquivos de áudio e vídeo (Foto: Divulgação)

Este é um aplicativo que é quase que obrigatório para usar quando você vê vídeos ou música em arquivos salvos na sua máquina. Gratuito e compatível com os mais diversos tipos de arquivos de vídeo e música disponíveis no mercado, o VLC é um dos aplicativos que você precisa instalar no seu MacBook caso você não utilize muito plataformas de streaming.

TextSniper

A imagem mostra um app para macbook textsniper
Muito útil para quem trabalha muito com imagens, TextSniper permite que você copie informações de prints de tela (Foto: Divulgação)

O MacBook permite que você copie textos de imagem nativamente em alguns tipos de mídia, mas o TextSniper permite que você traga informações de uma imagem e cole imediatamente em uma nota ou em um texto, até mesmo em arquivos que macOS não suporta esta funcionalidade. Além disso, ele também permite que você leia QR code, código de barras e até mesmo “lê” texto em seus alto-falantes para você em até 7 línguas diferentes que o aplicativo reconhece.

Veja também

Você é um fã da Apple ou entusiasta de seus produtos? Veja essa matéria sobre o upgrade nos chips dos novos MacBooks Air e MacBooks Pro.

Fontes: Tom’s Guide e Mac O’Clock.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados