Filmes de ficção científica - avatar

Os 45 melhores filmes de ficção científica

Avatar of iris xavier
Fã de cinema? Conheça nossa seleção dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos!

Quem não gosta de fugir da realidade com um bom filme? E para isso, nada melhor que um bom longa de ficção científica, clássico ou atual. Sejam os que abordam futuros distópicos dominados pela tecnologia, invasões alienígenas, ou universos totalmente diferentes do nosso, eles possuem um lugar especial no coração de muitos fãs de cinema.

Pensando nos apaixonados pelo gênero, fizemos uma lista com os 45 melhores filmes de ficção científica de todos os tempos, segundo o público e a crítica especializada. Será que você já assistiu todas essas grandes produções? Confira!

13º Andar (1999)

Rotten Tomatoes: 30% | Metacritic: 36 | IMDB: 7,0

Título original: The Thirteenth Floor.

Com direção de Josef Rusnak, 13º andar mistura os gêneros de ficção ciêntífica, suspense e fantasia. Douglas Hall (Craig Bierko) e seu sócio, Hannon Fuller (Armin Mueller-Stahl), dois pesquisadores da área de informática, estão prestes a colher resultados positivos em seu último projeto: desenvolver um mundo simulado utilizando realidade virtual.

Porém, Fuller é misteriosamente assassinado, antes de passar informações importantes sobre o projeto para Douglas, que é agora o principal suspeito de ter efetuado o crime. Desorientado e em busca da verdade em torno dos acontecimentos, Douglas decide entrar no mundo simulado para investigar a morte de Fuller.

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Rotten Tomatoes: 92% | Metacritic: 84 | IMDB: 8,3

Título original: 2001: A Space Odyssey.

Um ano antes do homem pisar a lua, estreou 2001: Uma Odisseia no Espaço, um dos maiores clássicos das ficções científicas de todos os tempos. O longa tem direção de Stanley Kubrick, que escreveu o roteiro do longa em conjunto com Arthur C. Clarke. Simultâneamente a produção do roteiro de Kubrick, Clarke escrevia também um livro homônimo ao filme.

Desde o início da humanidade, um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

A Chegada (2016)

Rotten Tomatoes: 94% | Metacritic: 81 | IMDB: 7,9

Título original: Arrival.

Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade. O elenco do longa conta ainda com nomes como Jeremy Renner e Forest Whitaker, e a direção fica por conta de Denis Villeneuve.

A Origem — Inception (2010)

Rotten Tomatoes: 87% | Metacritic: 74 | IMDB: 8,8

Título original: Inception.

Com direção e roteiro de Christopher Nolan, A Origem mistura suspense e ficção científica com uma pitada de ação em um longa que não é para qualquer um. Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard).

Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Elliot Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

A.I.: Inteligência Artificial (2001)

Rotten Tomatoes: 75% | Metacritic: 65 | IMDB: 7,2

Título original: A.I. Artificial Intelligence.

Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das colatas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.

O longa dramático tem direção de Steven Spielberg e roteiro assinado por Spielberg e Ian Watson. O elenco composto ainda por Jude Law, Frances O’Connor e Sam Robards.

Akira (1988)

Rotten Tomatoes: 90% | Metacritic: 67 | IMDB: 8,0

Akira é uma animação que engloba ficção científica, ação e drama com direção e roteiro de Katsuhiro Ôtomo. Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda (Mitsuo Iwata) e Tetsuo (Nozomu Sasaki) são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi (Tatsuhiko Nakamura), uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia.

Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima (Tarô Ishida). A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988. Paralelamente, Kaneda se interessa por Kei (Mami Koyama), uma garota envolvida com espiões que tenta decifrar o enigma por trás das cobaias controladas pelo exército.

Alien — o 8º passageiro (1979)

Rotten Tomatoes: 98% | Metacritic: 89 | IMDB: 8,5

Título original: Alien.

Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

Alien é um clássico da ficção científica dirigido por Ridley Scott que ganhou sequências, crossovers e prequels. Sua cronologia é um tanto confusa, mas pode ser organizada dessa forma:

  • Prometheus (2012), dirigido por Ridley Scott;
  • Alien: Covenant (2017), dirigido por Ridley Scott;
  • Alien, o Oitavo Passageiro (Alien, 1979), dirigido por Ridley Scott;
  • Aliens, O Resgate (Aliens, 1986), dirigido por James Cameron;
  • Alien 3 (1992), dirigido por David Fincher;
  • Alien – A Ressurreição (Alien: Resurrection, 1997), dirigido por Jean-Pierre Jeunet.

Fora dessa linha temporal estão os crossovers com o universo de O Predador.

Filmes de ficção científica — alien vs predador
Alien vs Predador é o encontro de dois clássicos (Reprodução/Internet)
  • Alien vs. Predador (2004), dirigido por Paul W. S. Anderson;
  • Alien vs. Predador 2 (2007), dirigido por Colin Strause e Greg Strause.

Aniquilação (2018)

Rotten Tomatoes: 88% | Metacritic: 79 | IMDB: 6,8

Título original: Annihilation.

Uma bióloga (Natalie Portman) se junta a uma expedição secreta com outras três mulheres em uma região conhecida como Área X, um local isolado da civilização onde as leis da natureza não se aplicam. Lá, ela precisa lidar com uma misteriosa contaminação, um animal mortal e ainda procurar por pistas de colegas que desaparecem, incluindo seu marido (Oscar Isaac). O longa conta ainda com Jennifer Jason Leigh, Gina Rodriguez e Tessa Thompson no elenco, com direção de Alex Garland.

Avatar (2009)

Rotten Tomatoes: 82% | Metacritic: 83 | IMDB: 7,8

Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na’Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos.

Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na’Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.

Avatar, com direção e roteiro de James Cameron, obteve a maior bilheteria mundial de todos os tempos quando lançado. E a sua sequência prevista para dezembro desse ano, Avatar: O Caminho da Água (Avatar: The Way of Water, no original), promete ser ainda mais irresistível.

Blade Runner – O Caçador de Androides (1982)

Rotten Tomatoes: 89% | Metacritic: 84 | IMDB: 8,1

Título original: Blade Runner.

No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte.

A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, a chamada remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.

O longa de ficção científica dirigido por Ridley Scott, conta ainda com nomes como Rutger Hauer e Sean Young no elenco. Apenas depois de 35 anos do lançamento de O Caçador de Androides, Harrison Ford retornou como Rick Deckard em uma continuação chamada Blade Runner 2049 (2017) sob a direção de Denis Villeneuve. A continuação é protagonizada por Ryan Gosling, e conta Ana de Armas e Jared Leto no elenco.

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Rotten Tomatoes: 92% | Metacritic: 89 | IMDB: 8,3

Título original: Eternal Sunshine of the Spotless Mind.

E se fosse possível escolher o que esquecer para que nossas vidas fossem vividas sem dramas e sem tristezas do passado? Na comédia dramática Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças de Michel Gondry, podemos ter uma pequena ideia de como isso seria. Saber o que podemos e o que não podemos controlar dentro de nossa própria cabeça é um dos grandes desafios enfrentados pela humanidade.

Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Decidido a também superar o relacionamento, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

Contato (1990)

Rotten Tomatoes: 67% | Metacritic: 62 | IMDB: 7,5

Título original: Contact.

O filme conta a história da menina, Ellie (Jodie Foster), que buscou indícios de outras vidas no universo. Quando ela recebe uma mensagem com uma máquina capaz de levar um ser humano e fazer contato com extraterrestres, reivindica o direito de ser escolhida para a missão. Jodie Foster, Matthew McConaughey e Tom Skerritt estão no elenco, com a direção Robert Zemeckis.

Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)

Rotten Tomatoes: 94% | Metacritic: 90 | IMDB: 7,6

Título original: Close Encounters of the Third Kind.

Em uma pequena cidade americana vive Roy Neary (Richard Dreyfuss), um chefe de família que, ao presentir a chegada de alienígenas, tem o seu comportamento alterado. Ele fica obcecado pela ideia e começa a investigar a situação, buscando o local de contato dos ET’s. Como ele, diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave. O longa dramático é um clássico com direção e roteiro de Steven Spielberg. O elenco é composto ainda por François Truffaut, Teri Garr e Melinda Dillon.

Cloverfield – Monstro (2008)

Rotten Tomatoes: 78% | Metacritic: 64 | IMDB: 7,0

Título original: Cloverfield.

Rob Hawkins (Michael Stahl-David) mora em Nova York e está prestes a se mudar para o Japão. Ele reúne os amigos em uma festa de despedida, na qual pretende revelar sentimentos mal-resolvidos. Entretanto um forte solavanco assusta os convidados. Enquanto todos acreditam ser um terremoto, o grupo nota uma bola de fogo gigante, seguida pela queda de luz na cidade. O pânico toma conta de todos, o que aumenta ainda mais quando eles enfim conseguem chegar à rua. Esse longa que mistura terror, ficção científica e suspense é dirigido por Matt Reeves.

De Volta para o Futuro (Trilogia) (1985)

Rotten Tomatoes: 96% | Metacritic: 87 | IMDB: 8,5

Título original: Back to the Future.

De Volta Para o Futuro é primeiro longa de uma trilogia dirigida por Robert Zemeckis e estrelada por Michael J. Fox e Christopher Lloyd. Marty McFly (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída pelo cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.

Em De Volta Para o Futuro 2 (Back to the Future Part II, 1989) Doc Brown, Marty e sua namorada viajam para o ano de 2015 para resolver problemas familiares, enquanto em De Volta Para o Futuro 3 (Back to the Future Part III, 1990) Marty vai ainda mais longe no tempo após receber uma carta do passado, retornando para o Velho Oeste em 1885 para resgatar Doc de uma gangue de bandidos.

Distrito 9 (2009)

Rotten Tomatoes: 90% | Metacritic: 81 | IMDB: 7,9

Título original: District 9.

Distrito 9 é dirigido e escrito por Neill Blomkamp. Há 20 anos uma gigantesca nave espacial pairou sobre Joanesburgo, capital da África do Sul. Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados pelo governo. Pressionado por problemas políticos e financeiros, o governo local deseja transferir os alienígenas para outra área.

Para tanto é preciso realizar um despejo geral, o que cria atritos com os extra-terrestres. Durante este processo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do governo, é contaminado por um fluido alienígena. A partir de então ele se torna um simbionte, já que seu organismo gera algumas partes extra-terrestres. Com o governo desejando usá-lo como arma política, Wikus conta apenas com a ajuda do extra-terrestre Christopher para escapar.

Duna (2021)

Rotten Tomatoes: 83% | Metacritic: 74 | IMDB: 8,1

Título original: Dune: Part One.

Duna é o primeiro filme com direção de Denis Villeneuve inspirado na série de livros de Frank Herbert. O objetivo do diretor é produzir uma trilogia onde os dois primeiros filmes são inspirados no primeiro livro, denominado Duna (1965) – um clássico da ficção científica considerado por muito tempo impossível de ser adaptado – e o terceiro longa será uma adaptação do segundo livro, denominado Messias de Duna. O filme tem um elenco de peso com Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Jason Momoa e participação de Zendaya, que deve ter um papel maior nas continuações.

O Duque Leto Atreides administra o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, lugar de única fonte da substância rara chamada de “melange”, usada para estender a vida humana, chegar a velocidade da luz e garantir poderes sobrehumanos. Para isso ele manda seu filho, Paul Atreides (Timothée Chalamet), seus servos e a concubina Lady Jessica (Rebecca Fergunson) para Duna, afim de garantir o futuro de sua família e seu povo. Porém, uma traição faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, nativos do planeta que vivem nos cantos mais longes do deserto.

E.T. — O Extraterrestre (1982)

Rotten Tomatoes: 99% | Metacritic: 91 | IMDB: 7,9

Título original: E.T. The Extra-Terrestrial.

Clássico de Steven Spielberg com roteiro de Melissa Mathison, o elenco é formado por Henry Thomas, Drew Barrymore, Dee Wallace e Peter Coyote. O que aconteceria se você encontrasse um ET perdido na Terra? Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.

Ela (2013)

Rotten Tomatoes: 94% | Metacritic: 91 | IMDB: 8,0

Título original: Her.

Imagine um futuro com a tecnologia tão avançada e semântica que ela seria capaz de nos interpretar e saber todos os nossos desejos. Será que nesse contexto seria possível se apaixonar pela tecnologia? “Ela” traz essa polêmica à tona e discute isso, mostrando uma realidade em que as relações humanas começam a ser completamente substituídas pela tecnologia e pela inteligência artificial. Um filme de Spike Jonze com Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara entre outros.

Em Ela, Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos.

Ex Machina: Instinto Artificial (2015)

Rotten Tomatoes: 82% | Metacritic: 78 | IMDB: 7,7

Título original: Ex Machina

O filme de Alex Garland é um suspense que também retrata a relação de humanos e máquinas. Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.

Expresso do Amanhã (2013)

Rotten Tomatoes: 94% | Metacritic: 84 | IMDB: 7,1

Título original: Snowpiercer.

Misto de ficção, drama e ação o filme de 2013 conta a história de um experimento que foi criado para impedir o aquecimento global falha, criando uma nova era do gelo que toma conta do planeta Terra. Os únicos sobreviventes estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos miseráveis resolve mudar o status, descobrindo todos os segredos deste intrincado maquinário. O elenco conta com nomes como Chris Evans, Jamie Bell, Tilda Swinton e teve a direção de Joon-Ho Bong.

Filhos da Esperança (2006)

Rotten Tomatoes: 92% | Metacritic: 84 | IMDB: 7,9

Título original: Children of Men.

Mais um filme passado em um futuro catastrófico. Não se sabe o motivo, mas as mulheres não conseguem mais engravidar em 2027. O mais novo ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Theodore Faron (Clive Owen) é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e que vive em uma Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Procurado por sua ex-esposa Julian (Julianne Moore), Theodore é apresentado a uma jovem que misteriosamente está grávida. Eles passam a protegê-la a qualquer custo, por acreditar que a criança por vir seja a salvação da humanidade. A direção é do mexicano Alfonso Cuarón.

Gattaca — A Experiência Genética (1997)

Rotten Tomatoes: 81% | Metacritic: 64 | IMDB: 7,8

Título original: Gattaca.

Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas “inválidas”. Vincent Freeman (Ethan Hawke), um “inválido”, consegue um lugar de destaque em corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado. O filme de Andrew Niccol, possui elenco composto por Ethan Hawke, Uma Thurman, Jude Law e Loren Dean.

O Grande Truque (2006)

Rotten Tomatoes: 76% | Metacritic: 66 | IMDB: 8,5

Título original: The Prestige.

Um filme de Christopher Nolan com Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine e Scarlett Johansson. No século XIX, Londres. Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) se conhecem há muitos anos, desde que eram mágicos iniciantes. Desde então eles vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la.

Gravidade (2013)

Rotten Tomatoes: 96% | Metacritic: 96 | IMDB: 7,7

Título original: Gravity.

Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana. A direção é do mexicano Alfonso Cuarón.

Independence Day (1996)

Rotten Tomatoes: 67% | Metacritic: 59 | IMDB: 7,0

Clássico filme-catastrófe de Roland Emmerich com Will Smith, Bill Pullman e Jeff Goldblum no elenco. No dia 2 de julho os sistemas de comunicação do mundo inteiro se transformam em um caos, devido à uma estranha interferência atmosférica. Logo se descobre que uma uma imensa nave espacial pilotada por alienígenas tem o objetivo de invadir e distruir a Terra de forma imbatível. Mas quando no dia 4 de julho surge uma possibilidade de vencer o invasor e nesta hora todas as nações precisam se unir, pois está em jogo a existência da raça humana.

Após duas décadas de seu lançamento o longa ganhou uma continuação denominada Independence Day: O Ressurgimento (Independence Day: Resurgence, 2016). A continuação protagonizada por Liam Hemsworth não conta com a presença de Will Smith – mas conta com o retorno de Bill Pullman e Jeff Goldblum – no elenco e não obteve o mesmo sucesso do original.

Interestelar (2014)

Rotten Tomatoes: 72% | Metacritic: 74 | IMDB: 8,6

Título original: Interstellar.

O que acontecerá quando os recursos naturais da Terra se esgotarem? Em Interestelar de Christopher Nolan um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo formado Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley) e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta.

Jurassic Park — Parque dos Dinossauros (1993)

Rotten Tomatoes: 92% | Metacritic: 68 | IMDB: 8,2

Título original: Jurassic Park.

Um parque construído por um milionário (Richard Attenborough) tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos recriados em laboratório através do DNA encontrado em um inseto fossilizado. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.

Clássico da ficção científica de Steven Spielberg baseado em um livro de mesmo nome, Jurassic Park – Parque dos Dinossauros foi um sucesso de público e crítica. Conquistando três estatuetas no Oscar 1994: a de Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais, o londa deu origem a duas séries de filmes: Jurassic Park e Jurassic World. A serie Jurassic Park é constituída pelo filme original e mais duas continuações, apenas quatro anos depois, na Ilha Sorna.

  • O Mundo Perdido: Jurassic Park (The Lost World: Jurassic Park, 1997), dirigido por Steven Spielberg;
  • Jurassic Park III (2001), dirigido por Joe Johnston.

Já a segunda série possui três longas e um curta, e se passa 20 anos após os eventos do primeiro filme e no mesmo local, a Ilha Nublar.

Jurassic world: domínio estrou em junho de 2022
Jurassic World: Domínio estrou em junho de 2022 (Reprodução/Universal Pictures)
  • Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros (Jurassic World, 2015), dirigido por Colin Trevorrow;
  • Jurassic World: Reino Ameaçado (Jurassic World: Fallen Kingdom, 2018), dirigido por Juan Antonio Bayona;
  • Jurassic World: A Batalha de Big Rock (Battle at Big Rock, 2019), curta dirigido por Colin Trevorrow;
  • Jurassic World: Domínio (Jurassic World: Dominion, 2022), dirigido por Colin Trevorrow.

Looper: Assassinos do Futuro (2012)

Rotten Tomatoes: 93% | Metacritic: 84 | IMDB: 7,4

Título original: Looper.

Viagens no tempo são uma realidade em 2044, mas estão apenas disponíveis no mercado negro, e a máfia costuma utilizar para eliminar pessoas no passado. Os responsáveis por estes assassinatos são os loopers, organização a qual Joe (Joseph Gordon-Levitt) faz parte. Um dia, ao realizar mais um serviço corriqueiro, ele descobre que seu alvo é a versão mais velha de si mesmo (Bruce Willis), trazida em viagem no tempo por ter se tornado uma séria ameaça à máfia no futuro. O longa tem direção e roteiro de Rian Johnson.

Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

Rotten Tomatoes: 97% | Metacritic: 90 | IMDB: 8,1

Título original: Mad Max: Fury Road.

Remake-sequência do clássico de 1979, Mad Max, Estrada da Fúria é o quarto filme da franquia dirigida por George Miller e não tem o objetivo de recontar a história original. A trilogia inicial estrelada por Mel Gibson é formada por:

  • Mad Max (1979),
  • Mad Max 2 – A Caçada Continua (Mad Max 2: The Road Warrior, 1982)
  • Mad Max Além da Cúpula do Trovão (Mad Max Beyond Thunderdome, 1985)

Já o quarto livro é protagonizado por Tom Hardy, como Max. Após ser capturado por Immortan Joe, um guerreiro das estradas chamado Max se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) na tentativa de salvar um grupo de garotas. Também tentanto fugir, Max aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido entre mais uma vez seguir sozinho seu caminho ou ficar com o grupo.

Matrix (1999)

Rotten Tomatoes: 88% | Metacritic: 73 | IMDB: 8,7

Título original: The Matrix.

Em 1999 chegava aos cinemas Matrix. O filme, dirigido e roteirizado pelos irmãs Lilly e Lana Wachowski, trazia efeitos especiais inéditos no cinema que revolucionaram a indústria cinematográfica, como o uso de câmera lenta até então e um novo universo.

Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade.

Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

A franquia Matrix é formada pela trilogia original e um quarto filme lançado em 2021 com o retorno de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss aos seus papéis. Confira a ordem cronológica.

Matrix resurrections marcou o retorno de keanu reeves e carrie-anne moss aos seus papéis (reprodução/internet)
Matrix Resurrections marcou o retorno de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss aos seus papéis (Reprodução/Internet)
  • Matrix (The Matrix, 1999), dirigido por Lana e Lilly Wachowski;
  • Matrix Reloaded (The Matrix Reloaded, 2003), dirigido por Lana e Lilly Wachowski;
  • Matrix Revolutions (The Matrix Revolutions, 2003), dirigido por Lana e Lilly Wachowski;
  • Matrix Resurrections (2021), dirigido por Lana Wachowski.

Metrópolis (1927)

Rotten Tomatoes: 97% | Metacritic: 98 | IMDB: 8,3

Lançado em 1927, Metropolis é um filme alemão e um dos maiores clássicos do cinema mundial. A história se passa no futuro de 2026, em um ambiente governado por ricos investidores do mundo industrial — que vivem em prédios gigantes. Abaixo deles, os trabalhadores são obrigados a viver em ambientes subterrâneos para que não atrapalhem a vida da alta classe. Filme de Fritz Lang, com Brigitte Helm, Alfred Abel e Rudolf Klein-Rogge.

No Limite do Amanhã (2014)

Rotten Tomatoes: 91% | Metacritic: 71 | IMDB: 7,9

Título original: Edge of Tomorrow.

Mais um filme de alienígenas, dessa vez com direção de Doug Liman. Quando a Terra é tomada por alienígenas, Bill Cage (Tom Cruise), relações públicas das Forças Armadas dos Estados Unidos, é obrigado a ir para a linha de frente no dia do confronto final. Inexplicavelmente ele acaba preso no tempo, condenado a reviver esta data repetidamente. A cada morte e renascimento, Cage avança e, antecipando os acontecimentos, tem a chance de mudar o curso da batalha com o apoio da guerreira Rita Vrataski (Emily Blunt).

O Exterminador do Futuro (1984)

Rotten Tomatoes: 100% | Metacritic: 84 | IMDB: 8,1

Título original: The Terminator.

Com incríveis 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, O Exterminador do Futuro de James Cameron foi um marco entre os filmes de ficção científica. Ele é o primeiro longa de uma franquia de seis filmes protagonizados por Arnold Schwarzenegger situados num futuro próximo onde há guerra entre humanos e máquinas.

Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um andróide (Arnold Schwarzenegger) com a missão de matar a mãe (Linda Hamilton) daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante (Michael Biehn) para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.

A trilogia original dos filmes lançados entre 1984 e 2003 foi dirigida por James Cameron e segue a seguinte ordem cronológica:

  • O Exterminador do Futuro (The Terminator, 1984);
  • O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (Terminator 2 : Judgement Day, 1991);
  • O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas (Terminator 3 : Rise of the Machines, 2003).
O exterminador do futuro 3 – a rebelião das máquinas (reprodução/paramount)
O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas (Reprodução/Paramount)

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (Terminator: Dark Fate, 2019) dirigido por Tim Miller chega ignorando todos os filmes lançados após O Julgamento Final, dando uma novo final para a trilogia oficial segundo os próprios criadores da franquia.

O Exterminador do Futuro: A Salvação (Terminator Salvation, 2009), dirigido por McG, é o único filme da saga sem Arnold Schwarzenegger. Sequência pós-apocalíptica da trilogia original ambientada em 2018, ele é protagonizado por Christian Bale e Sam Worthington. Já O Exterminador do Futuro: Gênesis (Terminator Genisys, 2015) de Alan Taylor é um reboot que tem a mesma premissa do filme original, porém traça um caminho diferente, ignorando todas as sequências já lançadas.

Os 12 Macacos (1995)

Rotten Tomatoes: 88% | Metacritic: 74 | IMDB: 8,0

Título original: Twelve Monkeys.

Como fazer as pessoas do passado acreditarem que você é um viajante do tempo? No longa de Terry Gilliam, que mistura ficção científica, drama e susprense, o ano é 2035 e James Cole (Bruce Willis) aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar um mistério envolvendo um vírus mortal que atacou grande parte da população mundial. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar a sua sanidade para a médica Kathryn Railly (Madeleine Stowe), sua única esperança de mudar o futuro.

O Quinto Elemento (1997)

Rotten Tomatoes: 70% | Metacritic: 52 | IMDB: 7,6

Título original: The Fifth Element.

No século XXIII, um motorista de taxi (Bruce Willis) de Nova York se envolve em uma aventura na qual tem de deter um ser demoníaco que percorre a galáxia a cada 5000 anos. Se nada for feito a Terra será destruída, mas para isto ele precisa encontrar 4 pedras antigas, que representam os elementos, e colocá-las em volta de uma bela mulher (Milla Jovovich), que é o quinto elemento. O filme é dirigido por Luc Besson.

Perdido em Marte (2015)

Rotten Tomatoes: 91% | Metacritic: 80 | IMDB: 8,0

Título original: The Martian.

O que fazer para sobreviver ao ser abandonado em um planeta inabitado? O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra. O filme de Ridley Scott tem Jessica Chastain, Kristen Wiig e Jeff Daniels no elenco.

Planeta dos Macacos (1968)

Rotten Tomatoes: 86% | Metacritic: 79 | IMDB: 8,0

Título original: Planet of the Apes.

Uma equipe de astronautas viaja pelo espaço para descobrir os efeitos das viagens na velocidade da luz, até que sua expedição sofre um acidente. A nave em que eles estavam cai em um planeta parecido com a Terra, mas que é dominado por macacos. Neste planeta, o personagem principal acaba sendo capturado e passa a conviver com a sociedade que parece alienígena. Estrelado Charlton Heston, Roddy McDowall e Kim Hunter.

Franklin J. Schaffner trouxe para a telona a história do filme que chocou o mundo em 1968 ao trazer um mundo dominado por macacos. Mas com nove filmes já lançados na franquia e com um novo longa a caminho, pode ser difícil entender a melhor ordem para ver os filmes. Veja a seguir.

  • Planeta dos Macacos: A Origem (Rise of the Planet of the Apes, 2011), dirigido por Rupert Wyatt;
  • Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes, 2014), dirigido por Matt Reeves;
  • Planeta dos Macacos: A Guerra (War For The Planet Of The Apes, 2017), dirigido por Matt Reeves;
  • Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968), dirigido por Franklin J. Schaffner;
  • De Volta ao Planeta dos Macacos (Beneath the Planet of the Apes, 1970), dirigido por Ted Post;
  • Fuga do Planeta dos Macacos (Escape from the Planet of the Apes, 1971), dirigido por Don Taylor;
  • A Conquista do Planeta dos Macacos (Conquest of the Planet of the Apes, 1972), dirigido por Jack Lee Thompson;
  • A Batalha do Planeta dos Macacos (Battle for the Planet of the Apes, 1974), dirigido por Paul Dehn.

O único filme na franquia que não se encaixa na ordem cronológica é Planeta dos Macacos (2001) de Tim Burton, protagonizado por Mark Wahlberg. O reboot não foi muito aceito pelo público da época, dessa forma, foi descontínuado.

Planeta dos macacos de tim burton (reprodução/internet)
Planeta dos Macacos de Tim Burton (Reprodução/Internet)

Robocop – O Policial do Futuro (1987)

Rotten Tomatoes: 91% | Metacritic: 70 | IMDB: 7,6

Título original: RoboCop.

Depois de ter sido mortalmente ferido em cerco a marginais, o policial Alex Murphy (Peter Weller) é transformado num misto de máquina e homem a serviço da justiça. Quando tem que enfrentar uma gangue disposta a dominar a cidade, sob a custódia legal de poderoso executivo.

O filme de Paul Verhoeven apresenta Peter Weller , Dan O’Herlihy , Kurtwood Smith , Nancy Allen , Miguel Ferrer e Ronny Cox e marcou o início da franquia. A trilogia oficial é:

  • RoboCop (1987), dirigido por Paul Verhoeven;
  • Robocop 2 (1990), dirigido por Irvin Kershner;
  • RoboCop 3 (1993), dirigido por Fred Dekker.

Em 2014 foi lançado um reboot homônimo da saga, dirigido pelo brasileiro José Padilha. Já o longa RoboCop Returns que deve marcar o retorno da franquia aos cinemas ainda está sendo produzido.

Solaris (1972)

Rotten Tomatoes: 92% | Metacritic: 90 | IMDB: 8,0

Título original: Solyaris.

O famoso psicólogo Kris Kelvin (Donatas Banionis) vai à estação espacial Solaris com uma importante missão científica: decidir se o trabalho de investigação sobre um misterioso planeta deve continuar. Ao chegar à estação Kelvin já é surpreendido pelo suicídio de um dos integrantes da tripulação, sendo que outros dois, Snaut (Jüri Järvet) e Sartorius (Anatoli Solonitsyn), estão à beira da loucura. Com o tempo o próprio Kelvin passa a se sentir estranho, tendo transes oníricos onde vê sua ex-esposa Hari (Natalya Bondarchuk), falecida há anos. Roteiro e direção de Andreï Tarkovski.

Stalker (1979)

Rotten Tomatoes: 100% | Metacritic: ** | IMDB: 8,1

O filme de 1979, também dirigido por Andreï Tarkovski, mostra três viajantes do futuro que atravessam uma zona proibida – que apenas alguns têm a habilidade de entrar e conseguir sobreviver lá dentro, são os “stalkers” – onde ocorreu supostamente a queda de um meteorito que criou uma área com propriedades estranhas, onde as leis da física e da geografia não se aplicam. Um lugar onde as fantasias são realizadas e a verdade é revelada. Alisa Freyndlikh, Aleksandr Kaydanovskiy, Anatoliy Solonitsyn compõe o elenco.

Star Wars (1977)

Rotten Tomatoes: 93% | Metacritic: 90 | IMDB: 8,6

Título original: Star Wars: Episode IV – A New Hope.

Difícil não conhecer o universo de Star Wars criado por George Lucas. A franquia de filmes tem milhões de fãs em todo mundo e uma cronologia um tanto confusa. Os anos nesse universo são contados a partir da Batalha de Yavin, e os anos definidos com antes da Batalha de Yavin (BBY) e depois da Batalha de Yavin (ABY). O Episódio IV – Uma Nova Esperança, foi o primeiro longa lançado e se passa no ano 0.

Luke Skywalker (Mark Hamill) sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o Jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros Jedi e a Han Solo (Harrison Ford), um mercenário, para tentar destruir esta terrível ameaça ao lado dos membros da resistência.

O universo de star wars é imenso
O universo de Star Wars é imenso (Reprodução/Internet)

Dividindo seus grandes acontecimentos em três grandes eras: República, Rebelião e Resistência, a franquia tem filmes, séries, animações e spin-offs. Como o universo é muito extenso, acompanhe a ordem cronológica em que os filmes devem ser assistidos:

A Era da República

  • Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (Star Wars: Episode I – The Phantom Menace, 32 BBY, 1999), dirigido por George Lucas;
  • Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (Star Wars: Episode II – Attack of the Clones, 22 BBY, 2002), dirigido por George Lucas;
  • Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith, 19 BBY, 2005), dirigido por George Lucas.

A Era da Rebelião

  • Han Solo: Uma História Star Wars (Solo: A Star Wars Story, 13 BBY a 10 BBY, 2018), dirigido por Ron Howard;
  • Rogue One: Uma História Star Wars (Rogue One: A Star Wars Story, 0 BBY, 2016), dirigido por Gareth Edwards (V);
  • Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (Star Wars: Episode IV – A New Hope, 0 BBY, 1977), dirigido por George Lucas;
  • Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (Star Wars: Episode V – The Empire Strikes Back, 3 ABY, 1980), dirigido por Irvin Kershner;
  • Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (Star Wars: Episode VI – Return of the Jedi, 4 ABY, 1983), dirigido por Richard Marquand.

A Era da Resistência

  • Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força (Star Wars: Episode VII – The Force Awakens, 34 ABY, 2015), dirigido por J.J. Abrams;
  • Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi (Star Wars: The Last Jedi, 34 ABY, 2017), dirigido por Rian Johnson;
  • Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker (Star Wars: The Rise of Skywalker, 35 ABY, 2019), dirigido por J.J. Abrams.

Tron (1982)

Rotten Tomatoes: 71% | Metacritic: 58 | IMDB: 6,7

Título original: Tron.

Kevin Flynn (Jeff Bridges) é um jovem engenheiro de softwares que trabalha na ENCOM e sonha em fundar sua própria companhia, mas seus projetos são roubados por Ed Dillinger (David Warner), que os apresenta como se fossem seus. Decidido a provar que foi roubado, Kevin resolve entrar no sistema da ENCOM através de um programa chamado CLU, criado por ele. É quando descobre que Dillinger criou Tron (Bruce Boxleitner), um programa destinado a proteger o Programa de Controle Mestre, que gerencia todo o sistema da ENCOM.

Quase três décadas após o lançamento do filme de Steven Lisberger, ele ganhou uma continuação dirigida por Joseph Kosinski. Tron – O Legado (Tron: Legacy, 2010) é protagonizado pelo filho de Flynn, Sam (Owen Best), que está em busca do paradeiro de seu pai desaparecido. Já Tron 3 é uma nova sequência ainda sem muitas informações disponíveis ou previsão de lançamento, mas Jared Leto está no elenco do longa que deve ser dirigido por Garth Davis.

Upgrade: Atualização (2018)

Rotten Tomatoes: 88% | Metacritic: 67 | IMDB: 7,5

Título original: Upgrade.

No futuro próximo, a tecnologia controla quase todos os aspectos da vida. Mas quando Gray, um tecnofóbico, tem seu mundo virado de cabeça para baixo, sua única esperança de vingança é um implante experimental de chips de computador chamado Stem. Com roteiro e direção de Leigh Whannell, o longa apresenta Logan Marshall-Green, Betty Gabriel e Harrison Gilbertson.

WALL-E (2008)

Rotten Tomatoes: 95% | Metacritic: 95 | IMDB: 8,4

A Terra é um lugar extremamente poluído e a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs que segue trabalhando, porque se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada. A direção da animação é de Andrew Stanton.

Não encontrou seu filme favorito ou conhece um super longa de ficção científica que merece estar na nossa lista? Conte para gente nos comentários abaixo.

Veja também:

Conheça os melhores filmes da HBO Max.

Fonte: AdoroCinema.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados