Melhores jogos para android - capa

Os melhores jogos para Android em 2022

Avatar of joão pedro boaventura
O Showmetech separou os 30 melhores jogos para Android para você se divertir em qualquer lugar no seu smartphone ou tablet.

Com o passar dos anos, o Android se consolidou como uma das principais plataformas para jogos eletrônicos, sendo, inclusive, a plataforma de alguns estilos únicos de jogo. Com isso, montamos uma lista com os melhores jogos para Android em 2022.

A lista a seguir está em ordem alfabética e teve alguns critérios para ser composta, como a classificação na Google Play Store e a forma como o título apresenta características específicas daqueles desenvolvidos para mobile. Afinal, seria muito fácil montar uma lista com jogos aclamados já presentes em outras plataformas, como Stardew Valley, Dead Cells, Dandara e similares. Outro aspecto que levamos em conta é a maneira como algum game funciona melhor como jogo para tablet do que como um jogo para celular, algo que fizemos questão de constatar quando for o caso.

Action Taimanin

4,4 estrelas na Play Store baseado em 37.750 reviews

Se é ação o que procura, Action Taimanin faz jus ao seu nome neste título em que ninjas super-humanas lutam contra demônios para salvar o planeta. Apesar de ser um gacha (como vários dos títulos presentes na lista), ele consegue ser perfeitamente jogável sem precisar gastar tanto dinheiro, tendo apenas a câmera como principal problema de jogabilidade prática. Ainda assim, assegura seu posto como um dos melhores jogos para Android.

Alto’s Odyssey

4,7 estrelas na Play Store baseado em 238.954 reviews

Alto’s Odyssey é um endless runner que funciona infinitamente melhor como um jogo para tablet por conta dos estonteantes cenários percorridos pelo diminuto personagem em tela, fazendo com que a experiência não seja devidamente aproveitada caso rodada em um smartphone. A melhor parte é que o bruto dele é free to play, sendo que as compras no app se referem apenas a elementos cosméticos.

Animal Crossing: Pocket Camp

4,4 estrelas na Play Store baseado em 765.756 reviews

Apesar de obviamente não se comparar às versões robustas de consoles, Animal Crossing: Pocket Camp faz um bom trabalho emulando o sentimento de aconchego proporcionado por elas, mas agora como jogo para celular.

A experiência reduzida, inclusive, funciona até como uma boa iniciação para a franquia, uma vez que o domínio desta edição mobile deixará o jogador habituado e pronto para a quantidade de recursos dos outros títulos da série. Ah, a despeito do nome e embora tenha um desempenho bom em smartphones, ele funciona melhor como um jogo para tablet, visto que as dinâmicas de decoração brilham de verdade em uma tela maior.

Bleach Brave Souls

4,2 estrelas na Play Store baseado em 319.472 reviews

Fazendo um trabalho bastante competente ao resgatar vários elementos da história original, Bleach: Brave Souls é um exemplo notável para qualquer jogo para smartphone baseado em alguma série de sucesso. Trazendo uma gama imensurável de personagens e suporte continuado, esse hack and slash em arena 3D tem uma jogabilidade gostosa e roda muito bem como um jogo para tablet (embora seja bem funcional no celular), tanto que ele inclusive acabou de receber uma edição própria para PlayStation 4.

Cytus II

4,3 estrelas na Play Store baseado em 128.756 reviews

Cytus II é um excelente game rítmico que une uma jogabilidade competente através da tela de toque com uma história envolvente e trilha sonora singularmente única. Sendo outro jogo que funciona melhor no Tablet por conta da tela maior, o título não deixa a desejar rodando no smartphone. O único defeito é que grande parte do título está barrado pelo paywall, sendo necessário desembolsar uma quantia considerável para tê-lo completo.

Dark Sword 2

4, estrelas na Play Store baseado em 9.275 reviews

Dark Sword 2 tem uma premissa gráfica que, por cima, lembra Limbo, mas depois de uma bela dose de esteroides. Isso se deve porque este jogo para celular utiliza apenas silhuetas como personagens na tela, gerando uma dinâmica única neste agressivo hack and slash em plataforma com um elaborado sistema de evolução e uma farta quantidade de personagens e oponentes.

Deemo II

4,3 estrelas na Play Store baseado em 17.006 reviews

Deemo II é um cativante título que mistura o gênero de aventura com o rítmico, trazendo uma história envolvente responsável por ligar essas duas ideias. Nele, Echo sai em uma emocionante jornada para entender o mistério acerca do desaparecimento d’O Compositor, a entidade responsável por criar todo o mundo em que vive, cuja estética mistura modelos tridimensionais com belíssimos cenários desenhados à mão.

Donut County

4,5 estrelas na Play Store baseado em 525 reviews

Experiência premium desenvolvida como um jogo para tablet pelos mesmos criadores de What Remains of Edith Finch, Donut County coloca o jogador no controle de um buraco que suga os elementos em tela e, com isso, pode resolver os diversos quebra-cabeças apresentados pelo título, todos ligados por uma interessantíssima e cativante narrativa e mecânicas únicas ativadas pela interação do buraco com os vários objetos espalhados pelos cenários. Trata-se de um produto tão redondinho que é certamente um dos melhores jogos para Android da nossa lista.

Dragalia Lost

4,4 estrelas na Play Store baseado em 102.598 reviews

Uma das principais curiosidades por trás de Dragalia Lost é que ele é um título produzido pela Nintendo, chamando a atenção justamente por ser uma IP desenvolvida diretamente para o mobile, ao invés de se apoiar em algumas das principais marcas da casa. Atentando-se a uma estrutura tradicional de um jogo para smartphone, este gacha se destaca justamente por seu refino técnico ao se mostrar um RPG de ação bastante sólido em sua premissa e execução.

Evertale

4,3 estrelas na Play Store baseado em 382.493 reviews

Apesar de contar com um modo PvP que teoricamente é a sustentação para as jogatinas recorrentes e continuadas especialmente durante o pós-game, é o modo história que faz com que Evertale se destaque de verdade. Trazendo a atmosfera de um RPG bem tradicional (como os Dragon Quest da era do SNES) e belíssimos visuais HD-2D, capture e evolua os cento e oitenta monstros disponíveis enquanto desbrava a jornada de dois heróis pelo amaldiçoado mundo de Erden neste interessante jogo para smartphone.

Exploding Kittens

4,6 estrelas na Play Store baseado em 46.806 reviews

Exploding Kittens é um game estratégico em que os jogadores vão comprando cartas de seu baralho até que um gato explosivo seja sacado, eventualmente eliminando o “sortudo” da partida, enquanto outras cartas podem ser jogadas para evitar tal tragédia ou facilitá-la contra seus oponentes. Sendo um um card game físico convertido para Android — e que foi um dos mais bem-sucedidos financiamentos coletivos da história — ele se adequa muito melhor em telas maiores como a de um tablet.

Final Fantasy Brave Exius: War of the Visions

4,1 estrelas na Play Store baseado em 101.722 reviews

Considerando o tempo desde o último lançamento de Final Fantasy Tactics em qualquer console que seja, War of the Visions: Final Fantasy Brave Exius é o mais próximo que vamos ter do bem-sucedido spin-off de RPG tático da lendária marca da Square Enix. Há um vasto mundo a ser explorado e uma infinidade distinta de personagens marcantes da franquia que retornam para este que é um dos mais bonitos e visualmente simpáticos jogos para Android já produzidos.

Final Fantasy Record Keeper

4,4 estrelas na Play Store baseado em 158.766 reviews

Este Final Fantasy é um exemplo prático de gacha bem feito que mostra para o que veio. Fazendo excelente uso do sentimento de nostalgia, Final Fantasy Record Keeper recria os momentos mais icônicos da principal propriedade intelectual da Square Enix, trazendo ainda uma espécie de história de background que justifica essa revisitação pelos clássicos do passado da franquia. Além disso, é invejável como ele consegue ser suficientemente equilibrado sem ser abusivo no que diz respeito ao estímulo de fazer com que o jogador gaste seu dinheiro para agilizar alguns processos.

Fire Emblem Heroes

4,5 estrelas na Play Store baseado em 580.894 reviews

O crossover definitivo da série Fire Emblem é um dos melhores jogos para Android no que diz respeito ao gênero de RPG tático. Reunindo personagens icônicos de várias eras da franquia, Fire Emblem Heroes segue firme e forte como um dos principais títulos da Nintendo para mobile, recebendo atualizações constantes, estando já em sua sexta temporada.

Genshin Impact

4,3 estrelas na Play Store baseado em 3.188.186 reviews

Conhecido por beber descaradamente do estilo artístico e de gameplay de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Genshin Impact conta com seu próprio brilho ao não só implementar o modelo características de títulos para plataformas mobile, como microtransações e mecânicas gacha, mas também por conseguir se destacar com sua história e personagens próprios, além de uma jogabilidade individual verdadeiramente interessante e que consegue se desvencilhar o suficiente do popular game da Nintendo.

Giant Dancing Plushies

4,4 estrelas na Play Store baseado em 681 reviews

Como o título bem denuncia, Giant Dancing Plushies traz bonecos de pelúcia gigantes dançarinos. No caso, o jogador precisa conduzi-los ritmicamente, de acordo com a música, no intuito de causar a destruição pelos cenários e derrotar os exércitos que tentam impedir a balada a céu aberto. Além do conteúdo próprio, chama a atenção como o título tem integração com o Spotify, permitindo que o jogador possa reger a devastação com a música que preferir. Embora funcione bem como um jogo para smartphone, a tela maior de um tablet potencializa a sensação de discoteca destrutiva proporcionada pelo título.

Grid Autosport

4,2 estrelas na Play Store baseado em 20.902 reviews

Grid Autosport é um desses jogos para Android que demonstra seu potencial com maior propriedade em um tablet graças ao seu visual arrojado e necessidade de um aparelho que otimize seu desempenho alucinante. Além da quantidade considerável de carros e modos disponíveis neste game de corrida, a física do game chega a colocar muito título de console robusto com inveja, dada a precisão e sensação de velocidade proporcionada nas corridas.

Honkai Impact 3rd

4,2 estrelas na Play Store baseado em 396.777 reviews

Se você até sente simpatia por Genshin Impact, mas está atrás de mais ação e menos construção e exploração de mundo, Honkai Impact 3rd, também desenvolvido pela MiHoYo, é uma pedida certa. Além de apresentar gráficos que são facilmente alguns dos mais bonitos dentre os jogos para Android, a jogabilidade é insanamente viciante e conta uma história suficientemente chamativa. O único problema é que tanta qualidade visual e dinamicidade na tela acaba exigindo demais do aparelho, mesmo que tenha um gameplay primariamente voltado para smartphones.

Lumino City

4,5 estrelas na Play Store baseado em 9.113 reviews

Gracioso. Essa é a melhor forma de descrever Lumino City, um cativante e relaxante puzzle game vencedor de uma série de prêmios por conta de sua proposta diferenciada e estética inovadora cujos gráficos se assemelham a artesanato com papel, como paper craft e trabalhos manuais similares. Considerando a necessidade de se contemplar todo o cenário de forma ampla e, ainda, aproveitar o estilo artístico singular, é mais um que funciona melhor como um jogo para tablet.

The King of Fighters ALLSTAR

4,2 estrelas na Play Store baseado em 274.064 reviews

Embora KOF seja primariamente uma série de luta, The King of Fighters ALLSTAR resgata a jogabilidade e o sentimento dos antigos beat’em ups dos fliperamas da década de 80 e 90, como Burning Fight, da própria SNK, ou Final Fight, da Capcom. Bebendo largas goladas de nostalgia, ele reconta os enredos básicos de todos os jogos da franquia ao reunir uma diversidade interessantíssima de personagens não só da propriedade intelectual em questão, mas de todo o universo da empresa, ao trazer um gameplay ágil, frenético e surpreendentemente simples e convidativo.

Monument Valley

4,8 estrelas na Play Store baseado em 236.395 reviews

Monument Valley é a epítome da ideia de que o mobile pode receber grandes games que vão além dos infinitos gachas caça-níqueis disponíveis do mercado. Mesmo anos depois do lançamento original, o título segue como a principal recomendação dentre os melhores jogos para Android disponíveis na praça ao contar uma narrativa única em plataforma através de cenários surrealistas baseados na estética geométrica de Escher. É claro que tamanha majestosidade faz com que o jogo se torne muito mais indicado para jogatinas em um tablet.

Monument Valley 2

4,8 estrelas na Play Store baseado em 64.458 reviews

Depois de tanta aclamação, a sequência do Monument Valley veio alguns anos depois com uma nova e singular narrativa protagonizada por uma mãe e sua filha que seguem vagando por um surreal e belo mundo geométrico. Repetindo o mesmo conceito com sucesso, Monument Valley 2 continua essencial para qualquer entusiasta, consolidando-se como um dos maiores jogos para Android na história.

My Friend Pedro: Ripe for Revenge

4,5 estrelas na Play Store baseado em 87.378 reviews

Embora tenha ficado bem popular nos consoles e no PC, esta versão voltada para plataformas mobile de My Friend Pedro não é de se jogar fora. My Friend Pedro: Ripe for Revenge traz de volta o interessante conceito de game de tiro rítmico em plataforma 2D e oferece um bom desafio que, inclusive, se torna mais justo como um jogo para tablet, visto que um ecrã maior se mostra mais prático para o jogador que precisa ficar de olho em todos os cantos da tela, além de oferecer mais precisão nos comandos táteis.

NieR Re[in]carnation

4,4 estrelas na Play Store baseado em 56.155 reviews

Um dos melhores jogos para Android em 2022, NieR Re[in]carnation traz toda a essência da obra de Yoko Taro para o mobile, apresentando uma história digna e atmosfera melancólica com um sistema de combate automático próprio, além de gráficos surpreendentes e uma trilha sonora que não deve em nada às versões anteriores da série. Certamente um lançamento bem interessante por parte da Square Enix.

Pokémon Masters EX

4,3 estrelas na Play Store baseado em 455.894 reviews

Temos que pegar, certo? Bem, é que em Pokémon Masters EX, nosso objetivo não é colecionar cada um dos Pokémon existentes ao longo das oito gerações já lançadas até o momento, mas os treinadores que deixaram sua marca ao longo da franquia. Este jogo para smartphone foi lançado em 2019 e segue trazendo conteúdo que brinca muito bem com situações inusitadas e crossovers hipotéticos entre os personagens da série, fazendo jus ao legado da marca em seus mais de vinte e cinco anos de existência.

Pokémon Unite

4,6 estrelas na Play Store baseado em 926.948 reviews

Pokémon Unite nada mais é do que um MOBA — como League of Legends ou DotA — de Pokémon. Trazendo uma jogabilidade adequada ao teor familiar da franquia, o título funciona muito bem como um jogo para tablet por se aproveitar da tela maior que propicia um melhor entendimento da arena e dos elementos na interface. Com atualizações e suporte constantes, o game feito em parceria com a Tencent chama bastante atenção por sua consistência e potencial que ainda está sendo explorado.

Plague Inc.

4,5 estrelas na Play Store baseado em 391.465 reviews

Rebel Inc. é um simulador dos mesmos criadores de Plague Inc.. Nele, os jogadores precisam estabilizar politicamente uma região que acabou de sair da guerra, mas segue à beira do caos social, sendo necessário entender as necessidades daquele lugar para conseguir lidar com seus conflitos territoriais e ideológicos. É válido chamar atenção para o trabalho de pesquisa feito pela Ndemic Creations, que pesquisou a respeito do assunto e colheu opiniões e experiências de líderes políticos, membros da imprensa e outras figuras que normalmente acabam se envolvendo nesse tipo de situação. Por conta de seu caráter estratégico, o tablet também aparece como a plataforma propícia para uma experiência de jogo plena.

SINoALICE

4,1 estrelas na Play Store baseado em 87.156 reviews

Outro jogo para celular com o dedo de Yoko Taro, SINoALICE reinventa lendas e contos de fada sob a visão singular do diretor em um interessante RPG mobile com enfoque na história e que utiliza muito bem o formato gacha para desenvolver individualmente não só os personagens, mas também trazer um background para as diversas armas e classes disponíveis no título.

4,4 estrelas na Play Store baseado em 2.189.814 reviews

Yu-Gi-Oh! Duel Links se tornou extremamente popular por trazer um modelo próprio de duelo mais ágil, se comparado à edição de mesa tradicional do card game criado por Kazuki Takahashi. Isso vem com a necessidade de se adequar à realidade de um jogo para smartphone, que precisa, obviamente, ser rápido e objetivo, sem a complexidade de várias das regras que foram surgindo da evolução natural do TCG original. A popularidade do formato do Duel Links, contudo, atraiu um novo nicho de jogadores que, inclusive, fez a Konami produzir uma linha específica de produtos físicos voltada para o novo formato.  

Yu-Gi-Oh! Master Duel

4,3 estrelas na Play Store baseado em 99.657 reviews

Ao contrário de Duel Links, que prioriza um estilo próprio de duelo voltado para partidas mais rápidas no mobile, Master Duel traz o Yu-Gi-Oh! em seu formato clássico, com todas as cartas disponíveis e regras idênticas às jogadas na versão física do popular card game da Konami. Tendo isso em vista, é muito claro que Yu-Gi-Oh! Master Duel funciona muito mais como um jogo para tablet, visto traz duelos bem mais longos e regras elaboradas que, com certeza, se adequam melhor em uma plataforma mais robusta e capaz de reproduzir com melhor propriedade uma mesa de jogo mais complexa.

Leia Mais

Você agora já conhece os melhores jogos para Android disponíveis em 2022, mas e o seu celular, ele aguenta o tranco? Confira nossa matéria sobre como escolher um celular gamer de qualidade.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
6
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados