Os melhores roteadores mesh de 2022

Os melhores roteadores Mesh de 2022

Avatar of otávio queiroz
Opções da Asus, Intelbras, Netgear e outras marcas prometem maior área de cobertura, recursos extras e melhor conexão. Confira!

Alguma vez você já teve problemas em conseguir um sinal Wi-Fi em casa? Você já notou que existem pontos cegos sem sinal, onde a Internet é muito fraca ou inexistente? A tecnologia Mesh, presente em alguns roteadores, surgiu para resolver esses problemas, trazendo melhor qualidade de sinal e de cobertura em relação aos modelos convencionais.

Se tornando cada vez mais popular, o roteador Mesh deixou de ser tendência para ser realmente uma atualização digna para o sistema Wi-Fi doméstico. Atualmente, é possível encontrar diversas opções de modelos, das mais variadas marcas e faixas de preço. Se você está pensando em aderir a um roteador Mesh em 2022, o Showmetech preparou esta matéria que traz os melhores roteadores Mesh para comprar ainda este ano. Além disso, esclarecemos algumas das principais dúvidas dos consumidores, como as diferenças entre o Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6 e qual o principal diferencial do mais novo padrão Wi-Fi 6E.

O que é e para que serve o roteador?

Os melhores roteadores mesh de 2022
Os melhores roteadores Mesh de 2022 (Reprodução/Internet)

O roteador é um equipamento utilizado para estabelecer conexões em redes de computadores. É ele o responsável em realizar o encaminhamento das informações presentes em pacotes de dados, encontrando as melhores rotas para conectar dispositivos (smartphones, notebooks, computadores, tablets etc.) com a internet. Sendo assim, a principal função do roteador é a de buscar rotas melhores para o envio e o recebimento de dados, podendo, para isso, priorizar as transmissões mais curtas ou menos congestionadas.

Quando se é contratado um serviço de internet banda larga, a provedora instala um modem que será o responsável por receber o sinal da internet. Para que essa internet seja compartilhada com os diversos aparelhos e dispositivos é que existe o roteador. Ele fará a distribuição deste sinal sem ser necessária a presença de nenhum fio, através da tecnologia wireless. Assim, você conseguirá ligar na sua rede Wi-Fi a TV, os smartphones, notebooks e qualquer outro dispositivo conectado.

Os roteadores contam com antenas potentes que recebem e enviam dados para os aparelhos conectados. A velocidade em que essa transmissão ocorrerá depende da rapidez da internet contratada, do modelo do roteador e do aparelho que receberá o sinal. Para funcionar corretamente, é importante que as configurações sejam bem feitas e que os aparelhos interligados sejam compatíveis uns com os outros.

Diferenças entre o Wi-Fi 5 e o Wi-Fi 6

Os melhores roteadores mesh de 2022. Opções da asus, intelbras, netgear e outras marcas prometem maior área de cobertura, recursos extras e melhor conexão. Confira!
A principal vantagem do Wi-Fi 6 sobre o Wi-Fi 5 diz respeito, basicamente, às tecnologias utilizadas por esse padrão (Reprodução/Internet)

Como vimos anteriormente, o roteador é o aparelho responsável por distribuir a internet para um ou mais dispositivos, normalmente via rede Wi-Fi, embora também seja possível conectar os dispositivos via cabo de rede. Embora o Wi-Fi 5, identificado pelas letras “AC” (padrão Wi-Fi 802.11ac), seja hoje o padrão mais utilizado — graças principalmente à frequência de 5Ghz, que permite transmissões com velocidades acima de 100Mpbs — o Wi-Fi 6 trouxe novas tecnologias que prometem melhorar ainda mais a performance.

Nos roteadores, o Wi-Fi 6 é identificado pelas letras “AX” (padrão Wi-Fi 802.11ax). Esse padrão possui duas variantes, o Wi-Fi 6 e o Wi-Fi 6E, no qual o último é uma versão aprimorada do padrão e possui como grande vantagem a utilização da banda de 6Ghz. A principal vantagem do Wi-Fi 6 sobre o Wi-Fi 5 repousa nas tecnologias utilizadas, como OFDMA (Orthogonal Frequency-Division Multiple Access) e TWT (Target Wake Time).

O padrão mais antigo (AC) conta com as tecnologias MIMU e MU-MIMO, já os novos roteadores Wi-Fi 6 (AX) chegam com o MU-MIMO, o OFMA e o TWT. Além disso, a QAM (Quadrature Amplitude Modulation), tecnologia que diz respeito à forma como as frequências de rádio são manipuladas, é mais avançada e permite velocidades máximas maiores.

Para você poder entender um pouco melhor como cada uma delas funciona, iremos explicar as suas características separadamente mais abaixo.

Para que serve o roteador?
Os roteadores contam com antenas potentes que recebem e enviam dados entre o modem e os aparelhos (Reprodução/Internet)

MU-MIMO

Abreviação de Multiple User – Multiple Input Multiple Output, é um dos recursos mais importantes da rede wireless. Ele ajuda os roteadores a enviar ou receber dados com vários dispositivos simultaneamente. Isso diminui o tempo de espera que cada dispositivo Wi-Fi gasta para iniciar a transmissão, resultando em melhor rendimento e eficiência de toda a rede e também levando a uma rede mais responsiva com baixa latência.

No Wi-Fi 5, o MU-MIMO tem uma certa limitação de só funcionar em conexões de downlink. Com o Wi-Fi 6, o MU-MIMO adiciona suporte para conexões de uplink e agora funciona com uploads e downloads. Isso significa que, quer sua família esteja fazendo streaming, download, aproveitando VR/AR ou jogando MMORPGs, todos podem experimentar uma conexão estável e largura de banda suficiente.

OFDMA

É uma versão multiusuário da tecnologia de modulação digital OFDM. No padrão Wi-Fi 6, o OFDMA é um dos recursos críticos para melhorar o desempenho da rede. Com ela, os dados podem ser transmitidos em vários pequenos pacotes, para mover pequenos bits de informação de uma forma simples.

Além disso, a tecnologia subdivide um canal em alocações de frequência menores chamadas subportadoras. Ao subdividir o canal, pequenos pacotes podem ser transmitidos em paralelo para vários dispositivos simultaneamente. Sendo assim, os pacotes recebidos continuam a transmitir e não precisam esperar por outros pacotes.

Target Wake Time (TWT)

Permite maior duração de bateria com a economia inteligente de carga nos dispositivos conectados. Com o TWT, o sinal recebido pelos dispositivos é ativado somente quando os dados do Wi-Fi são enviados, o que gera economia na bateria dos dispositivos, seja um smartphone, notebook ou qualquer outro conectado àquela rede. A economia ocorre porque o transmissor de sinal não fica ativo o tempo todo, entrando em hibernação quando não há transmissão de dados.

O que é Wi-Fi 6E e quais são as suas vantagens

Roteador wi-fi 6e
A principal vantagem do Wi-Fi 6E sobre o Wi-Fi 6 é a utilização da banda de 6Ghz (Reprodução/Internet)

A principal vantagem do Wi-Fi 6E sobre o Wi-Fi 6 é a utilização da banda de 6Ghz. A letra “E” no Wi-Fi 6E significa extension (extensão) e quer dizer que todo roteador com este padrão irá operar em modelo tri-band, ou seja, não só com as frequências de 2,4Ghz e 5Ghz (Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6), mas também com a banda de 6Ghz. Para explicar melhor o que é Wi-Fi 6E, vamos pegar um trecho da explicação da Samsung para o recurso, presente no Galaxy S21:

A principal diferença do Wi-Fi comum para o Wi-Fi 6E é que o primeiro funciona como uma estrada de pista dupla, onde qualquer veículo pode entrar, causando congestionamento. A maioria dos consumidores conhece esse problema, principalmente os que já experimentaram uma conexão lenta ou que cai com frequência, especialmente em locais onde muitas pessoas tentam conectar muitos aparelhos ao mesmo tempo num único sinal de Wi-Fi. Isso acontece com bastante frequência em aeroportos ou rodoviárias, mesmo que esses locais estejam cheios de antenas Wi-Fi.

Com o Wi-Fi 6E, a “estrada” amplia sua quantidade de pistas, passando de duas para quatro faixas, abrindo mais conectividade para ser utilizada e organizando todos os aparelhos que estão conectados a ele, melhorando a velocidade e diminuindo as interferências. Vale ressaltar que a conexão WI-FI 6E depende também da disponibilidade da tecnologia no país. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em fevereiro [de 2021], os requisitos técnicos para o uso do Wi-Fi 6E no País. A novidade trará mais potência e permitirá suporte a essa frequência.

Samsung

Resumidamente, é como se o Wi-Fi 6E adicionasse uma pista expressa em uma avenida que já tem outros dois conjuntos de pistas. Assim, mais veículos podem trafegar sem atrapalhar uns aos outros, sendo que alguns vão ficar no primeiro conjunto, o da frequência 2,4 GHz, outros no segundo, o de 5 GHz, e mais alguns no terceiro, de 6 GHz.

O que é rede Mesh?

Os melhores roteadores mesh de 2022. Opções da asus, intelbras, netgear e outras marcas prometem maior área de cobertura, recursos extras e melhor conexão. Confira!
Rede mesh elimina zonas mortas de dentro da residência (Reprodução/Internet)

Com cada vez mais aparelhos conectados à internet, como notebooks, smartphones, smart TVs e consoles de videogames, ter uma conexão estável em todos os cômodos da casa é fundamental. Mas nem sempre isso é possível com um roteador wireless tradicional. A rede mesh é uma tecnologia que surgiu para resolver este problema. Com ela, é possível ampliar a cobertura e dar mais estabilidade na rede Wi-Fi.

O Wi-Fi Mesh utiliza uma topologia de malha onde todos os terminais são interligados entre si, agindo como uma única rede sem fio com vários pontos espalhados. Parece com o conceito de usar repetidores, mas funciona de forma totalmente diferente. Enquanto os repetidores apenas criam uma outra rede e com uma velocidade menor do que a da origem da conexão, a tecnologia Mesh distribui uma única rede para outras unidades semelhantes (chamadas módulos) espalhadas pelo imóvel, de forma automática e sem perdas de dados ou velocidade.

O próprio nome ajuda a compreender como esse sistema funciona: em inglês, “mesh” significa malha. É como se cada módulo fosse um nó, ou ponto de contato. Quando conectados uns aos outros, formam uma malha que cobre todo o ambiente, distribuindo o sinal de Wi-Fi. Assim, a rede mesh extingue aqueles pontos cegos da casa em que o sinal é fraco ou não chega.

Além de eliminar essas zonas mortas de dentro da residência, a rede mesh também permite utilizar o máximo de velocidade de sua rede Wi-Fi o tempo todo, diferente do que acontece ao usar um roteador, porque há um limite para amplificar o sinal. Em teoria, o alcance também é ilimitado, desde que os pontos de acesso estejam sempre dentro do alcance uns dos outros, e que você possua quantos pontos forem necessários.

Os melhores roteadores Mesh de 2022

Google Nest Wifi

Há alguns anos, o Google Wifi se tornou um sucesso graças à sua fácil configuração e sua capacidade de espalhar uma conexão Wi-Fi rápida e confiável em toda a casa, para todos seus dispositivos conectados. Agora, há o Nest Wifi, um novo modelo de aparelho que adiciona velocidades de internet mais rápidas e um design com melhor aparência, além de alto-falantes inteligentes do Google Assistente integrados a cada unidade.

De acordo com o Google, uma única unidade do modelo consegue cobrir uma área de 204 m². Já um kit com 3 unidades consegue atender a uma área de 353 m². Cada dispositivo Nest WiFi tem quatro antenas internas que criam uma rede 802.11ac. Enquanto o sinal de 5 GHz do roteador usa uma configuração 4×4, sua banda de 2,4 GHz usa um design 2×2, criando uma taxa de transferência máxima de 2.200 Mbps. Por outro lado, as extensões 2×2 chegam a 1.200Mbps.

No Brasil, é possível encontrar o Google Nest Wifi em três opções de cores: rosa claro, branco e azul claro. No Mercado Livre, uma unidade é vendida por R$ 1.699. Já o kit com dois dispositivos é encontrado por R$ 2.657. Agora, se você precisa de três unidades, irá precisar desembolsar R$ 4.068.

Especificação de Wi-Fi:802.11ac/dual band
Número de antenas/Removíveis: 4/Não
Portas:2 LAN de 1 Gbps
Taxa de transferência máxima:653.2 Mbps
Pontos positivos:Fácil de configurar
Google Assistente integrado
Pontos negativos:Poucas opções de configurações
Os melhores roteadores mesh de 2022. Opções da asus, intelbras, netgear e outras marcas prometem maior área de cobertura, recursos extras e melhor conexão. Confira!
Os melhores roteadores Mesh de 2022

Pequeno e fácil de configurar, o kit de rede mesh Deco X20 da TP-Link é mais uma opção que pode atender as suas necessidades. Contanto com dados Wi-Fi 6, ele também protege os dados da sua família com uma camada extra de proteção online. Com conectividade dual-band e duas portas gigabit em cada aparelho, o Deco X20 oferece ótima cobertura e conectividade, além de fácil configuração e gerenciamento.

O TP-Link também oferece as melhores ferramentas através do aplicativo Deco que o acompanha. Com ele, é possível configurar a rede rapidamente e controlar os recursos individuais através de menus ilustrados e fáceis de navegar. Ele também tem uma criptografia WPA3 e vem com uma assinatura vitalícia de segurança e antivírus TP-Link HomeCare incluídos no conjunto.

Na Amazon, o kit com duas unidades é vendido por R$ 1.633. Já o o kit com 3 aparelhos sai por R$ 2.346.

Especificação de Wi-Fi:Wi-Fi 6/dual band
Número de antenas/Removíveis: 4/Não
Portas:1 WAN Gigabit Ethernet, 1 LAN Gigabit Ethernet
Taxa de transferência máxima:574 Mbps (2,4 GHz)/1201 Mbps (5 GHz)
Pontos positivos:Bom alcance
Traz recursos e software de segurança extra
Pontos negativos:Falta de opções de personalização

Netgear Orbi WiFi 6 (RBK852)

O Netgear Orbi WiFi 6 (RBK852) combina tudo o que há de melhor, sendo umas das melhores opções para quem procura por uma solução Wi-Fi Mesh para o seu imóvel, incluindo recursos extras e velocidades rápidas do Wi-Fi 6. A fácil configuração e ótimo desempenho são as marcas da linha de modelos Orbi, e não é diferente com o RBK852.

O RBK852 possui um sinal forte capaz de atravessar tetos, pisos e paredes com facilidade. Além disso, ele possui bons recursos de segurança integrados. O modelo utiliza a banda tripla da Orbi, onde os dados se movem para dispositivos nas bandas de 2,4 ou 5 GHz e os dados voltam para o roteador pelo segundo canal de 5 GHz do sistema. Ainda segundo a Netgear, o roteador mais um satélite é capaz de cobrir uma área total de 462 m².

No Brasil, é possível encontrar Orbi WiFi 6 (RBK852) a venda no Mercado Livre a partir de R$ 7.861.

Especificação de Wi-Fi:AX6000/Tri Band
Número de antenas/Removíveis: 8/Não
Portas:Roteador – 1 WAN/4 LAN; 
Satélite – 4 LAN
Taxa de transferência máxima:883,6 Mbps
Pontos positivos:Proteção contra malware
Excelente penetração pelas paredes e superfícies
Pontos negativos:Possui um tamanho maior que o de outros equipamentos na mesma faixa de preço

Asus ZenWiFi AX (XT8)

Com um design bem atraente, tecnologia tri-band e Wi-Fi 6 em seu interior, o Asus ZenWiFi AX (XT 8) vem com a capacidade de preencher uma casa de tamanho moderado com rede wireless. O ZenWiFi AX cria uma rede mesh que fornece dados em canais de 2,4 e 5 GHz e reserva a segunda banda de 5 GHz para as tarefas de backhaul entre o roteador e os satélites.

Dentro de cada dispositivo ZenWiFi AX existem seis antenas internas, incluindo uma para transferências Bluetooth durante a configuração inicial. Elas estão posicionadas em um ângulo de 45 graus para cima, a fim de obter alcance extra. No entanto, elas não podem ser substituídas ou apontadas para alguma direção diferente.

Os dispositivos são alimentados pelo chip de rede BCM 43684 da Broadcom com um processador quad-core de 1,5 GHz, 512 MB de RAM e 256 MB para armazenar seu firmware e configurações. Além da tecnologia avançada de formação de feixe para personalizar cada fluxo de acordo com os requisitos do receptor, o ZenWiFi AX usa técnicas MU-MIMO e amplos canais de dados de 160 MHz. Ele carrega uma classificação geral de AX6600, teoricamente capaz de mover mais de 6,6 Gbps de dados.

No mercado nacional, uma unidade do Asus ZenWiFi AX (XT8) é vendido a partir de R$ 4.699 no Mercado Livre. Para quem busca duas unidades, o marketplace fornece opções a partir de R$ 10.699. Agora, se o kit com 3 aparelhos for o ideal, será preciso ter R$ 13.999 disponível na carteira.

Especificação de Wi-Fi:Wi-Fi 6/Tri-band
Número de antenas/Removíveis: 6/Não
Portas:1 WAN (2,5 Gbps)/3 LAN (Gbps), USB 3.0
Taxa de transferência máxima:701,0 Mbps
Pontos positivos:Proteção contra malware
Possui um bom desempenho no Wi-Fi 6
Pontos negativos:Pode levar muito tempo para reconectar os satélites
Alcance menor do que o de outros modelos da categoria

O Deco M9 Plus da TP-Link trabalha com Wi-Fi Mesh a partir de 2 ou mais pontos de acesso para cobrir a casa toda. Segundo a fabricante, o roteador consegue fornecer velocidades de até 2.134 Mb/s e traz padrão ZigBee, funcionando como uma espécie de hub IoT para conectar dispositivos conectados. O modelo da TP-Link traz o sistema tri-band de conexão wireless, trabalhando com redes de 2,4 GHz e duas de 5 GHz, somando 2.134 Mb/s de velocidade máxima – ou até 1,5 Gb/s em backhaul dinâmico.

Segundo a fabricante, o novo roteador consegue atingir a velocidade de comunicação de até 400 Mb/s na frequência de 2,4 GHz, a mais usada pelos dispositivos em geral, e até 867 Mb/s, mais que o dobro, quando executado em frequência de 5 GHz. Além disso, a versão com duas unidades promete cobrir uma área de até 230 m² cada uma. A TP-Link também fala em capacidade para conectar até 100 dispositivos ao mesmo tempo.

Duas unidades do Deco M9 Plus da TP-Link são vendidos por R$ 1.620 na Amazon. Já o kit com 3 dispositivos sai por R$ 2.939.

Especificação de Wi-Fi:802.11ac/Tri-Band
Número de antenas/Removíveis: 8/Não
Portas:2 LAN de 1 Gbps, USB (“reservada”)
Taxa de transferência máxima:570,5 Mbps
Pontos positivos:Fácil configuração
Software de segurança de rede
Pontos negativos:Não é possível usar a porta USB

Intelbras Twibi Giga+

O Intelbras Twibi Giga+ usa o sistema Wi-Fi 5 Mesh para proporcionar sinal forte e estável para todo ambiente, assistente de instalação IoT, controle de banda por grupo de dispositivo e possui gerenciamento remoto. De acordo com a fabricante, o kit com 2 unidades cobre áreas de até 360m² e comporta até 60 itens conectados ao mesmo tempo, como, por exemplo, Smart TVs, celulares e equipamentos de automação residencial.

A instalação e o gerenciamento podem ser feitos através do app de maneira prática e rápida. O roteador conta ainda com recursos como controle parental e criação de redes para visitas, sendo que o aparelho possui duas portas gigabit ethernet e é capaz de trafegar velocidades superiores a 100 mega.

Uma unidade do Twibi Giga+ é vendido na Amazon por R$ 330. Já o kit com duas unidades é encontrado por R$ 603.

Especificação de Wi-Fi:Wi-Fi 5/dual band
Número de antenas/Removíveis: 2/Não
Portas:2 portas Gigabit Ethernet
Taxa de transferência máxima:Até 867Mbps em 5 GHz
(802.11ac) e 300Mbps em 2,4 GHz (802.11n)
Pontos positivos:Valor acessível
Instalação e gerenciamento por aplicativo disponível para iOS e Android
Pontos negativos:Alcance abaixo da média em comparação a outros modelos do mercado
Tp-link deco m4
O kit com duas unidades do Deco M4 é capaz de cobrir uma área de até 260 m²

O roteador mesh Deco M4 da TP-Link utiliza um sistema de unidades para obter uma cobertura Wi-Fi perfeita para toda a casa, eliminando áreas com sinal fraco. Um pacote com duas unidades Deco M4 oferece Wi-Fi para uma área de até 260 m². Ele oferece conexões rápidas e estáveis com velocidades de até 1167 Mbps e pode lidar com o tráfego das redes mais exigentes, fornecendo conexões sem atrasos para até 100 dispositivos.

No Magazine Luiza, duas unidades do Deco M4 da TP Link são vendidas por R$ 729. Já o kit com 3 aparelhos sai custando R$ 1.169.

Especificação de Wi-Fi:IEEE 802.11a/b/g/n/ac, 2.4 GHz e 5 GHz até 1200 Mbps.
Número de antenas/Removíveis: 2/Não
Portas:1 porta LAN Gigabit e 1 porta LAN/WAN Gigabit
Taxa de transferência máxima:Velocidades de até 1167 Mbps
Pontos positivos:Fácil configuração
App para gerenciamento de rede
Tp-link deco e4
o Deco E4 fornece uma internet mais estável e velocidades superiores em um raio de até 250 m²

Similar ao modelo apresentado anteriormente, o roteador mesh Deco E4 da TP-Link utiliza a avançada tecnologia Mesh Deco, em que as unidades trabalham juntas para formar uma rede unificada com um único nome. Os dispositivos alternam automaticamente entre Decos à medida que você se move pela sua casa, oferecendo as velocidades mais rápidas e conexões mais estáveis, eliminando as zonas mortas da residência.

De acordo com a fabricante, um kit Deco E4 com dois aparelhos oferece Wi-Fi para uma área de até 250 m². E se isso não for suficiente, basta adicionar mais Decos à rede a qualquer momento para aumentar a cobertura.

O Deco E4 é encontrado no Magazine Luiza em duas versões: o kit com duas unidades é vendido por R$ 464. Já a opção com três torres sai por R$ 812.

Especificação de Wi-Fi:IEEE 802.11a/b/g/n/ac, 2.4 GHz e 5 GHz até 1200 Mbps.
Número de antenas/Removíveis: 2/Não
Portas:1 porta 10/100 LAN e 1 porta 10/100 LAN/WAN
Taxa de transferência máxima:Velocidades de até 1167 Mbps
Pontos positivos:Fácil configuração
App para gerenciamento de rede

Google Wifi

Com design minimalista, pensado para integrar o ambiente, o Google Wifi promete aprimorar a cobertura de rede e se destaca pela integração ao app Google Home, permitindo um amplo controle das configurações através do smartphone. O modelo do Google garante uma cobertura de até 110 m² por roteador, podendo chegar a até 330 m² no total com o uso de três unidades.

O Google Wifi opera em 2,4 GHz e 5 GHz. Quando necessário, os dispositivos realizam a troca automática de conexão entre os roteadores, avaliando a intensidade de sinal que chega ao dispositivo conectado. Além das funções comuns em roteadores, como o controle parental e a priorização de dispositivos, o modelo conta com segurança WPA3, protocolo UPnP e IPv6.

Na Amazon, o Google Wifi é encontrado por R$ 1.749 o kit com três unidades.

Especificação de Wi-Fi:dual band 2,4 GHz e 5 GHz
Número de antenas/Removíveis: 2/Não
Portas:Portas Gigabit Ethernet duplas
Conector coaxial
Taxa de transferência máxima:Até 1,2 Gbps
Pontos positivos:Fácil instalação e configuração
App para gerenciamento de rede

O D-Link Covr 1103 é outra opção de kit mesh com três unidades que promete cobrir uma área de até 464 m². Vale ressaltar que o nome real do produto é Covr 1100, sendo a numeração 1103 uma variante que representa apenas a quantidade de dispositivos mesh no mesmo kit. Há outra opção chamada 1102, que vem com dois dispositivos na caixa.

O modelo da D-Link traz recursos bem interessantes. Um deles é o certificado EasyMesh, o que indica que o aparelho possui compatibilidade com outros produtos mesh de fabricantes diferentes. Além disso, o Covr 1100 tem suporte a assistentes de voz do Google e Amazon Alexa, o que permite controlar o modelo mesmo estando fora de casa.

O sistema Mesh da linha Covr oferece velocidades de até 1.200 Mbps para garantir que todos os dispositivos conectados em sua casa tenham o melhor desempenho, não importa onde estejam localizados. Ele ainda possui uma entrada WAN, para você ligar o modem da sua operadora de banda larga, e uma única saída LAN, para conectar dispositivos por cabo.

Especificação de Wi-Fi:dual band 2,4 GHz e 5 GHz
Número de antenas/Removíveis: 2/Não
Portas:1x WAN, 1x LAN (Gigabit Ethernet)
Taxa de transferência máxima:300 Mb/s em 2,4 GHz e 867 Mb/s em 5 GHz
Pontos positivos:Fácil instalação e configuração
App para gerenciamento de rede

Veja também:

Quer dar um upgrade na sua conexão, mas não sabe qual modelo escolher? Confira a nossa lista com os melhores roteadores Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E para comprar ainda este ano.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
18
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados