Wi-fi fraco?  não compre um extensor de sinal wi-fi antes de ler isso!

Wi-Fi fraco? Não compre um extensor de sinal Wi-Fi antes de ler isso!

Avatar de mario mamede
Desvendando um mito! Descubra por que o extensor de sinal Wi-Fi ou repetidor wireless geralmente não são a solução ideal para melhorar sua conexão.

Ter uma conexão Wi-Fi estável é essencial para trabalho, estudo e entretenimento online. Mas o que fazer quando o sinal do seu roteador não alcança todos os cantos da casa? Descubra de maneira descomplicada opções melhores que usar um extensor de sinal Wi-Fi para melhorar o alcance. Potencialize sua conexão e desfrute de uma navegação sem interrupções em todos os cantos da casa ou escritório agora mesmo!

Como funcionam os extensores e repetidores de sinal Wi-Fi

Wi-fi fraco?  não compre um extensor de sinal wi-fi antes de ler isso!. Desvendando um mito! Descubra por que o extensor de sinal wi-fi ou repetidor wireless geralmente não são a solução ideal para melhorar sua conexão.
(Imagem: Practically Networked)

Os repetidores e extensores Wi-Fi melhoram o alcance da sua rede, porém, eles o fazem de maneiras diferentes. Um extensor Wi-Fi se conecta diretamente ao seu roteador e cria uma nova rede Wi-Fi. Já um repetidor Wi-Fi se conecta sem fio à rede existente e retransmite o sinal da rede.

Dessas formas, você consegue levar o sinal do seu roteador para áreas mais distantes ou com maior interferência, como, por exemplo, um andar inferior ou superior da sua casa.

Por que extensores de Wi-Fi não funcionam bem?

Não é recomendado comprar um extensor de sinal wi-fi devido à sua tendência de causar interferência e reduzir a largura de banda
Não é recomendado comprar um extensor de sinal Wi-Fi devido à tendência de causar interferência e reduzir a largura de banda.(Imagem: Iphone Hacks)

Apesar de parecer uma boa solução, existem diversos problemas com extensores e repetidores de alcance Wi-Fi:

  • O sinal retransmitido é mais fraco que o original — Como o extensor precisa primeiro captar o sinal do roteador, que já está mais fraco naquela área, o sinal retransmitido também será fraco;
  • Queda de velocidade — Por estar captando e retransmitindo um sinal já existente, há uma queda considerável de velocidade e desempenho na rede estendida;
  • Problemas de conexão — Às vezes o extensor cria uma nova rede, então é preciso conectar manualmente a ela quando se afastar do roteador. Se as redes tiverem o mesmo SSID (nome da rede Wi-Fi que você escolhe ao configurar o seu roteador, permitindo que dispositivos se conectem a ela e identifiquem a rede), os dispositivos podem não trocar automaticamente para a rede mais forte;
  • Incompatibilidade com roteadores — Extensores mais simples e baratos podem não ser totalmente compatíveis com alguns roteadores, causando problemas de conexão e desempenho;
  • Segurança — Os extensores também podem representar um risco de segurança, por poderem criar uma rede separada que não é tão segura quanto a sua rede principal. Isso pode facilitar o acesso de hackers à sua rede.

Por essas razões, repetidores de sinal geralmente não resolvem o problema de sinal Wi-Fi fraco e podem até piorar a experiência. É importante pesquisar muito bem sobre as características do produto antes de comprar um extensor e verificar se ele é compatível com o seu roteador.

Soluções mais eficientes para melhorar o sinal Wi-Fi

Substituir o roteador por um modelo mais potente

Roteador mercusys mr60x com antenas abertas em fundo colorido
O roteador Mercusys MR60X é uma excelente entrada para o Wi-Fi 6 (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Uma das soluções mais simples é substituir o roteador wireless por um modelo mais moderno e potente, com tecnologia mais recente. Roteadores atuais possuem mais antenas e amplificadores, oferecendo sinal mais forte e maior alcance.

Procure por roteadores com Wi-Fi AC ou AX (Wi-Fi 6), com tecnologias como MU-MIMO e Beamforming para um alcance ainda maior. Roteadores de marcas como TP-Link, ASUS, NETGEAR e Linksys costumam ter ótimo custo-benefício.

Conheça a nossa lista mais recente de roteadores.

Usar roteadores Mesh

Com os roteadores mesh, você pode se mover pela casa sem interrupções na conexão wi-fi. Os dispositivos são capazes de se conectar automaticamente ao ponto de acesso mais forte à medida que você se move
Com os roteadores mesh, você pode se mover pela casa sem interrupções na conexão Wi-Fi. Os dispositivos são capazes de se conectar automaticamente ao ponto de acesso mais forte à medida que você se move (Imagem: Showmetech)

Os roteadores mesh são sistemas mesh Wi-Fi, ou seja, uma rede de roteadores que se conectam para expandir o alcance da rede sem fio.

Kits mesh contém 2 ou mais dispositivos que você instala em diferentes locais da sua casa. Eles se comunicam entre si para formar uma grande rede, levando o sinal Wi-Fi a todos os cantos.

Roteadores mesh resolvem problemas de alcance e eliminam pontos mortos. Além disso, por usarem canais dedicados entre eles, evitam a lentidão e instabilidade dos extensores Wi-Fi.

Excelentes opções de kits mesh são o Google Nest WiFi, Netgear Orbi, TP-Link Deco e Intelbras Aero Mesh.

Conheça a nossa lista de roteadores mesh.

Usar Access Points

O netgear wax214 foi projetado para ambientes de escritório doméstico e pequenos escritórios, e pode ser alimentado por power over ethernet (poe) ou um adaptador de energia dc
O Netgear WAX214 foi projetado para ambientes de escritório doméstico e pequenos escritórios, e pode ser alimentado por Power over Ethernet (PoE) ou um adaptador de energia DC.(Imagem: Netgear)

Wireless Access Points (WAP) são pontos de acesso sem fio autônomos, que você conecta ao roteador via cabo de rede. Eles transformam a conexão por cabo em uma rede Wi-Fi local.

Usando vários Access Points espalhados pela casa e conectados por cabo ao roteador, você consegue expandir o alcance do sinal e eliminar áreas de sombra com pouca cobertura.

Access Points com tecnologia enterprise, como das marcas Ubiquiti UniFi e TP-Link EAP, costumam ter desempenho superior. Alguns modelos de destaque são o Netgear WAX214, o Cisco CBW150AX e o TP-Link EAP660HD.

Usar repetidores Wi-Fi de boa qualidade

Wi-fi fraco?  não compre um extensor de sinal wi-fi antes de ler isso!. Desvendando um mito! Descubra por que o extensor de sinal wi-fi ou repetidor wireless geralmente não são a solução ideal para melhorar sua conexão.
O TP-Link RE605X está equipado com a mais recente tecnologia sem fio, Wi-Fi 6, para velocidades mais rápidas, maior capacidade e redução de congestionamento na rede. (Imagem: Tech Radar)

Sim, mesmo com todas as limitações, repetidores Wi-Fi de boa qualidade ainda podem ajudar em alguns casos. Opte por modelos mais caros e avançados, de marcas famosas, como o TP-Link RE605X, o Linksys RE7310, o D-Link EaglePro AI ou o Netgear Nighthawk X4S. Verifique se eles possuem antenas potentes, boa sensibilidade de recepção, função de roaming inteligente e compatibilidade total com seu roteador.

Posicione o repetidor no meio do caminho entre o roteador e a área de sinal fraco. Isso diminuirá a queda de desempenho da rede estendida. Mantenha uma distância mínima de 1 a 2 metros entre o repetidor e o roteador.

Dicas para potencializar o sinal Wi-Fi em casa

Descubra dicas infalíveis para potencializar o sinal wi-fi na sua casa e desfrute de uma conexão estável em todos os cantos
Descubra dicas infalíveis para potencializar o sinal Wi-Fi na sua casa e desfrute de uma conexão estável em todos os cantos (Imagem: Showmetech)

Além de usar equipamentos mais potentes, algumas dicas simples ajudam a distribuir o sinal Wi-Fi de forma mais uniforme pela residência:

  • Posicionamento ideal do roteador — Coloque-o em local central, afastado de obstáculos e interferências. Mantenha-o em local elevado;
  • Canais menos congestionados — Faça um teste e altere o canal operação do roteador para o menos congestionado na sua área. Aplicativos como WiFi Analyzer ajudam nisso;
  • Antenas externas — Adicionar antenas externas de alto ganho melhora a direcionalidade e foco do sinal Wi-Fi;
  • Reduzir interferências — Mantenha distância de objetos como cordless, Bluetooth, micro-ondas e outros eletrônicos. Use a banda 5 GHz se disponível;
  • Atenuadores de sinal — Em áreas muito próximas ao roteador, onde o sinal é muito forte, instale atenuadores para distribuir o sinal de forma mais balanceada.

Então é isso! Extensores de alcance realmente não são a melhor solução para Wi-Fi fraco geralmente. Opte primeiramente por um roteador mais potente ou sistema mesh para uma cobertura total. Access Points também são ótimas alternativas. E se mesmo assim você ainda quiser tentar um repetidor Wi-Fi, pesquise muito bem os modelos, verifique a compatibilidade e posicione-o corretamente para minimizar a perda de velocidade.

Veja mais:

Fonte: Techquikie, Consumer Reports, PcMag, HelloTech, CNet

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (21/11/23)

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados