Os melhores sites gratuitos para baixar e ouvir audiobooks

Depositphotos 142983577 xl 2015 scaled
Reunimos nesse artigo os principais sites com acervos impressionantes de audiobooks

Audiobooks são a solução perfeita para os leitores do mundo moderno que não tem tempo a perder! Uma boa literatura está mais próxima do que você pensa, e nem é preciso visitar uma livraria ou pegar seu e-reader para encontrá-la. 

Se você não tem tempo para sentar-se com um livro – ou se apenas gosta de ler -, nossa melhor sugestão é conferir algum dos sites que listamos neste artigo e que lhe permitem ter acesso a milhares de audiolivros gratuitos. Confie em nós: existe o lugar perfeito para você encontrar literatura de qualidade e de forma gratuita para banquetear sua audição! 

Loyal Books

O Loyal Books oferece audiolivros gratuitos de diversos gêneros, de aventura e romance a ficção científica e ficção histórica. Os usuários podem baixar títulos do Loyal Books para serem ouvidos por meio de um arquivo MP3 ou pelo aplicativo Apple Podcasts, ou transmitir em um feed RSS. O site oferece conteúdo em 28 idiomas, do grego antigo ao urdu, sem incluir títulos multilíngues. O tamanho da biblioteca do site é de causar inveja a qualquer livraria!

O Loyal Books posui uma biblioteca variada de audiobooks
O Loyal Books posui uma biblioteca variada de audiobooks

Open Culture

O Open Culture quer que aprendamos hoje. O site oferece mais do que uma ampla variedade de audiolivros: oferece mídia cultural e educacional gratuita para quem quiser. Você pode encontrar cursos educacionais on-line sobre tudo, de economia a filosofia e até demografia, a meditações guiadas, livros didáticos e filmes. As seleções podem ser ouvidas por meio de downloads mp3, streams ou downloads gratuitos do iTunes. O site do Open Culture se mantém livre e gratuito graças a doações então, se você se sentir generoso, contribua para o serviço.

Além de audiobooks, o Open Culture oferece outras mídias educacionais
Além de audiobooks, o Open Culture oferece outras mídias educacionais

Digitalbook

O Digitalbook, desenvolvido pela Amazon, oferece uma ampla variedade de títulos e gênero. Ao contrário de muitos concorrentes, o design do site é “limpo e simples”. Muitos dos audiolivros oferecidos podem ser ouvidos como podcasts, para que você possa acessá-los facilmente em um iPhone através do aplicativo Apple Podcasts. E como o Digital Books possui um gráfico de tendências atualizado, você pode obter recomendações de seus colegas ouvintes de audiolivros. 

O Digital Book é um acervo de audiobooks criado pela Amazon
O Digital Book é um acervo de audiobooks criado pela Amazon

Overdrive

O Overdrive ajuda os usuários a obter acesso a audiolivros gratuitos e os incentiva a explorar suas bibliotecas públicas. O site faz parceria com escolas e bibliotecas locais para levar seu catálogo de audiolivros ao maior número de pessoas possível. O Overdrive é alimentado por grandes empresas parcerias como as principais organizações de publicação e empresas de mídia, e os audiolivros podem ser ouvidos através de dois aplicativos diferentes (Libby e Sora) que são disponibilizados pelo site e compatíveis com dispositivos iOS e Android.

O Overdrive possui dois apps dedicados, o Libby e o Sora, para que você possa ouvir seus audiobooks onde quiser
O Overdrive possui dois apps dedicados, o Libby e o Sora, para que você possa ouvir seus audiobooks onde quiser

LibriVox

O LibriVox concede a seus usuários audiolivros gratuitos, mas também leva o conceito um passo adiante: todos os audiolivros gratuitos do site são disponibilizados por leitores voluntários! Dessa forma, você pode oferecer sua voz – e habilidades de leitura dramáticas – para ajudar o LibriVox a expandir e enriquecer sua biblioteca. 

Em especial, o LibriVox precisa da sua ajuda para gravar livros em domínio público ou publicados antes de 1923 (nenhuma experiência de audição ou gravação prévia é necessária). Transforme seu amor por audiolivros em uma maneira de retribuir ao domínio público, do qual sua voz gravada se tornará parte! O catálogo de audiolivros do LibriVox pode ser adquirido baixando arquivos de audiolivros em um computador, smartphone ou pen-drive.

O LibriVox encoraja seus usuários a contribuírem para o acervo gravando audiobooks
O LibriVox encoraja seus usuários a contribuírem para o acervo gravando audiobooks

BÔNUS: Lista de reprodução de audiobooks do Spotify

Quem sabia que o serviço de streaming de músicas favorito de todos abrigava uma lista de reprodução de audiolivros? Embora não seja tão exaustivo quanto as outras coleções listadas acima, se você já baixou o aplicativo, os audiolivros estão ao seu alcance. A lista de reprodução é intitulada “Audiobooks” e cada uma das 122 “músicas” é na verdade um livro completo (ou parte de um, dependendo da duração). Como a música gratuita no Spotify, a lista de reprodução de audiolivros não custa nada, desde que você não se importe de assistir a um ou outro anúncio ocasional.

Inspirado no inventor da prensa moderna, o Project Gutenberg é um site que quer reunir o maior número de audiobooks possíveis
Inspirado no inventor da prensa moderna, o Project Gutenberg é um site que quer reunir o maior número de audiobooks possíveis

Como a maioria dos sites listados nesse artigo oferece audiobooks em formato digital MP3 você pode baixar os arquivos das obras e ouví-las no dispositivo de sua preferência (seja um PC, notebook, tablet ou smartphone). Além disso, não é necessário se preocupar com ameaças virtuais ou softwares maliciosos: todos os sites de audiobooks são totalmente seguros e livres de perigos digitais para seus equipamentos.

Deixe nos comentários se você conhece outro gratuito para ouvir audiobooks.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Tenho uma dúvida: Sendo um autor de domínio público eu poderei utilizar um livro que tenha uma edição recente, por exemplo posso fazer um audiobook de uma editora brasileira que tenha editado em 2018, de uma obra italiana, de autor de domínio público?

Assine nossa Newsletter