Meme do caixão: descubra a origem de um dos memes mais famosos de 2020

Dançarinos meme do caixão
Entenda como uma dança com caixão em funeral africano se transformou em um dos memes mais usados de 2020, o "meme do caixão"

Você conhece o “meme do caixão”? Se não, o que você anda fazendo nesse período de quarentena?O meme consiste em um grupo de homens carregando um caixão ao som de Astronomia 2K19, de Tony Igy. O video viralizou como forma de ridicularizar comentários e postagens que provavelmente resultariam em derrotas, erros ou desastres inevitáveis. Mas de onde surgiu esse meme africano tão famoso?

A origem do “meme do caixão”

Assim como outro meme famoso (o “negão” do WhatsApp), o “meme do caixão” também possui uma origem. Por incrível que pareça, dançar carregando um caixão é uma tradição que está se tornando cada vez mais comum em Gana, na África. Os habitantes desse país contratam dançarinos especiais para o funeral para, com muita alegria e desenvoltura, enviar a pessoa falecida para o outro mundo. Três vídeos diferentes com dançarinos ganeses tornaram-se muito comuns na Internet. O primeiro deles, logo abaixo, apareceu o YouTube em 2015:

Subsequentemente, outros vídeos apareceram demonstrando essa tradição. Entre eles, está o mais popular de todos, em que foram registradas as imagens que mais tarde fariam parte do meme. O vídeo foi publicado em 27 de julho de 2017, e até hoje já recebeu mais de 2 milhões de visualizações!

A tradição da “dança com o caixão” foi criada pelo artista ganês Benjamin Aidoo. Entrevistado pela BBC, ele disse que seu projeto era levar mais alegria e ginga aos funerais. Afinal de contas, a morte já é um processo tão doloroso, portanto não deveríamos prolongar toda essa tristeza, não é mesmo?

“Quando o cliente vem até nós, perguntamos: ‘Você quer algo solene ou um pouco mais de teatro? Ou talvez uma coreografia? É só pedir que nós fazemos.”

Os vários usos do “meme do caixão”

Além de estar sendo utilizado com uma alta frequência em vídeos do TikTok, o “meme do caixão” também faz muito sucesso em compilações de vídeos de falhas e desastres no YouTube. Abaixo você pode conferir dois vídeos que fazem um ótimo uso do meme.

Diversos vídeos com montagens da “coffin dance” (dança do caixão, em inglês) também foram parar no Twitter, contabilizando milhares de visualizações e compartilhamentos.

E você leitor, qual foi o melhor vídeo que você já viu até o momento fazendo uso desse meme tão popular?

Fontes: Memepedia, Folha, Jornal Opção

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter