Microsoft desenvolve dispositivo para streaming de jogos

Microsoft desenvolve dispositivo para streaming de jogos

Avatar of lucas gomes
Keystone será o dispositivo para streaming de jogos da Microsoft, e virá como uma alternativa aos consoles. Confira a novidade!

Enquanto muitos jogadores aguardam ansiosamente pelos consoles da nova geração, a Microsoft está planejando entregar um aparelho que não será bem um console como estamos acostumados a ver. Chamado Keystone, o novo dispositivo para jogos da Microsoft não seguirá os modelos dos já conhecidos Xbox, mas sim se assemelhará a um “Chromecast“, pois será utilizado para oferecer streaming de jogos diretamente na televisão. Entenda melhor a seguir.

Jogos da Microsoft via streaming

Indo em caminho oposto aos seus principais rivais no setor de games, Sony e Nintendo, a Microsoft anunciou que está trabalhando num aparelho que reproduzirá jogos em streaming, que já tem nome definido: Keystone. E assim como outros aparelhos de streaming de filmes, por exemplo, você precisará somente conectar o dispositivo em sua TV ou monitor e se divertir.

Microsoft desenvolve dispositivo para streaming de jogos
Rumor sobre como será o Keystone, da Microsoft. Reprodução: Windows Central

Possivelmente pelo alto número de rumores, a Microsoft decidiu vir à público informar sobre o desenvolvimento deste novo aparelho. E a experiência com o Keystone virá completa, e para aproveitá-la você precisará apenas do novo aparelho de streaming, uma assinatura do Xbox Game Pass e uma rápida conexão de internet.

Nossa visão para o Xbox Cloud Gaming é inabalável, nosso objetivo é permitir que as pessoas joguem os jogos que quiserem, nos dispositivos que quiserem, em qualquer lugar que quiserem. Conforme anunciado no ano passado, estamos trabalhando em um dispositivo de streaming de jogos, codinome Keystone, que pode ser conectado a qualquer TV ou monitor sem a necessidade de um console.

Anúncio da Microsoft sobre o Keystone em entrevista

Apesar do dispositivo estar sendo desenvolvido há alguns anos, a Microsoft se mostra bem satisfeita com a advinda do aparelho. Ainda não há muitas informações sobre o novo dispositivo, nem mesmo sobre o seu design — tendo em mente que muitos destes aparelhos de streaming costumam ser mais discretos, fisicamente. E sobre o software em si, aparentemente a Microsoft não usará Android, mas sim alguma versão mais compacta do Windows ou algum tipo de Xbox OS para controlar todo o dispositivo.

Há uma gama de jogos disponíveis no xbox game pass e de tempos em tempos a microsoft libera ainda mais jogos. Reprodução: 2 am gaming
Há uma gama de jogos disponíveis no Xbox Game Pass e de tempos em tempos a Microsoft libera ainda mais jogos. Reprodução: 2 AM Gaming

Por se tratar de um aparelho menor este acaba se tornando também de baixo custo, ou seja, na teoria o aparelho chegará num preço mais acessível, justamente confirmando a posição da Microsoft em conseguir oferecer uma plataforma de jogos para mais pessoas. No caso só seria necessário comprar o Keystone e ter a assinatura do Xbox Game Pass em dia, ao invés de ter que comprar um console robusto.

Tomamos a decisão de nos afastarmos da iteração atual do dispositivo Keystone. Levaremos nossos aprendizados e redirecionaremos nossos esforços em uma nova abordagem que nos permitirá entregar o Xbox Cloud Gaming a mais jogadores em todo o mundo no futuro

Porta-voz da Microsoft sobre a entrega do Keystone

Com essa confirmação vindo muitas pessoas começaram um burburinho de que a apresentação oficial do Keystone ao mundo poderá ocorrer no dia 12 de junho, quando ocorrerá o evento do Xbox e Bethesda. Essa possivelmente será a ocasião perfeita para falar sobre o assunto.

Possível ameaça à Apple

A rivalidade comercial e tecnológica entre Microsoft e Apple já não é de hoje e com a notícia do desenvolvimento do Keystone, as relação entre as grandes empresas esquenta novamente. De acordo com os rumores, além de oferecer jogos em streaming, o Keystone também será capaz de oferecer alguns recursos de televisão, como rodar alguns aplicativos vistos em smart TVs.

O keystone pode ser uma ameaça ao serviço de jogos em streaming da apple, o apple arcade, por ser mais completo. Sem falar nos jogos originais que podem ser jogados nos serviços da microsoft. Reprodução: work stars
O Keystone pode ser uma ameaça ao serviço de jogos em streaming da Apple, o Apple Arcade, por ser mais completo. Sem falar nos jogos originais que podem ser jogados nos serviços da Microsoft. Reprodução: Work Stars

Dessa maneira a Apple pode acabar se sentindo ameaçada, pois o Keystone servirá — teoricamente — como um dispositivo que oferece serviços de TV e games, já a Apple oferece os mesmos serviços mas de forma separada: através do aparelho Apple TV e pelo serviço Apple Arcade — respectivamente um pequeno dispositivo com streaming de filmes e séries e o serviço de jogos da Apple. Outra preocupação da Apple é sobre os títulos que não rodam em seus aparelhos, como Fortnite, Need For Speed, The Sims, Halo e muitos outros.

Como parte de qualquer jornada técnica, estamos constantemente avaliando nossos esforços, revisando nossos aprendizados e garantindo que estamos agregando valor aos nossos clientes. Tomamos a decisão de nos afastarmos da iteração atual do dispositivo Keystone. Levaremos nossos aprendizados e redirecionaremos nossos esforços em uma nova abordagem que nos permitirá entregar o Xbox Cloud Gaming a mais jogadores em todo o mundo no futuro.

Porta-voz da Microsoft sobre a entrega do Keystone

Veja também

Você tem um Xbox e quer saber como funciona o Xbox Cloud Gaming? Confira agora!

Fonte: Windows Central, PCMag e MacRumors.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
7
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados