Pessoas usando o microsoft loop

Microsoft Loop traz novas soluções para trabalho híbrido

Avatar of victor pacheco
Durante o Microsoft Ignite, a empresa apresentou diversas novidades para ajudar empresas a terem melhor produtividade, confira

Em mais um anúncio durante o evento especial da Microsoft para apresentar novidades para empresas, ficamos sabendo sobre o Microsoft Loop, que pode ser definido como um novo aplicativo que irá facilitar a vida de profissionais que estão trabalhando de forma completamente virtual. O mesmo vale para quem está em modalidade híbrida, visitando o prédio da empresa em dias programados.

Além disso, a Microsoft também aproveitou para anunciar uma nova solução que leva o nome de Microsoft Viva. Isso irá ajudar diversos colaboradores a terem uma comunicação integrada enquanto trabalham em um projeto. Por fim, para fechar o Microsoft Ignite, também houve anúncios focados no Microsoft 365. Entenda cada uma das novidades agora mesmo e quando deve ficar disponíveis para todas as empresas.

Microsoft Loop como solução para trabalho conjunto

Um dos grandes desafios do trabalho remoto é que nem sempre é possível fazer um brainstorming para que diversas mentes pensem ao mesmo tempo, certo? Como uma forma de acabar com este problema, a Microsoft apresentou a solução que leva o nome de Loop. Na prática, será possível que todas as pessoas de sua empresa ou setor estejam em um mesmo ambiente virtual, através dos aplicativos que todos conhecemos e usamos em nosso dia a dia.

Logo do microsoft loop
Solução chega para ajudar empresas a terem uma maior produtividade

Outro ponto importante do Microsoft Loop é que o mesmo também permite que você se comunique em tempo real para que um problema seja resolvido. O conceito desta solução é permitir que pessoas de uma mesma empresa possam planejar, pensar e criar de forma conjunta. E tudo é divido em três “braços”. Entenda cada um deles agora mesmo.

Microsoft Loop Components

Podendo serem resumidos como elementos que ajudam na organização de um projeto, isso foi definido pela própria Microsoft como uma evolução dos componentes fluídos que estão disponíveis no Microsoft 365. Com isso, você passa a ter acesso a um painel com listas, tabelas, notas, tarefas e até mesmo documentos que serão entregues para clientes. Tudo segue sendo sincronizado em tempo real, onde assim que um colega de trabalho faz uma atualização, você fica sabendo na hora. Independente de onde esteja.

Outra novidade que faz parte deste “braço” do Microsoft Loop é a mesa de votação, onde será possível chegar a um consenso e decidir o futuro de um projeto de uma forma dinâmica e como um time. Confira como vai funciona na prática:

Votação microsoft loop
Votação pode ser feita de forma virtual e resultado aparece em tempo real

Além disso, uma tabela com o progresso de uma atividade também estará disponível para que todos tenham visibilidade sobre o que precisa ser entregue para a demanda seja finalizada. Isso também acontece com atualização em tempo real.

Por fim, para fecharmos o assunto do Microsoft Loop Components, foi citado que o Dynamics 365 está sendo integrado ao Loop. Esta é a solução que conta com aplicativos de negócios inteligentes que dá apoio no planejamento e gerenciamento de relacionamento com um cliente. Dessa forma, tudo fica centralizado em um só lugar. A Microsoft também citou que mais detalhes de implantações futuras serão citados na próxima conferência voltada apenas para desenvolvedoras.

Microsoft Loop pages

Já passou pelo problema de muitos arquivos de um mesmo projeto estarem anexados em diferentes pastas ou e-mails? A Microsoft quer tornar a vida de uma empresa mais fácil e agora permite que tudo seja anexado em mesmo lugar. Dessa forma, por mais que seu time tenha mais de 10 pessoas, as mesmas serão instruídas a colocar tudo em um mesmo lugar. Literalmente todo tipo de conteúdo pode ser colocado nas Loop Pages: arquivos, links ou demais informações que ajudem o time a pensar em forma conjunta.

Microsoft loop pages
Que tal ter uma seção com tudo organizado para ganhar produtividade?

Também foi citado que esta parte se adapta de acordo com o projeto que você está cuidando, então não pense que isso é voltado apenas para empresas que possuem alta demanda. Quantos maiores forem as ideias de todos, maiores serão as Loop Pages.

Microsoft Loop Workplaces

Por fim, para complementar tudo o que diz respeito à solução Microsoft Loop, a empresa de Bill Gates também citou durante o evento de hoje um espaço onde tudo pode ser visualizado e organizado. Isso vai ser ideal para gerentes, que precisam ter um status atualizado de tudo o que as pessoas estão fazendo. Também será possível acompanha as metas conjuntas em tempo real.

Microsoft loop workplaces
Microsoft Loop também disponibiliza espaço para conversa virtual

Uma funcionalidade de reação às ideias de seus colegas de trabalho estará disponível, assim como os dados serão salvos tanto de forma sincronizada ou não. O Loop Spaces chega para entregar a visibilidade que você precisa e assim, todos possam fazer o trabalho da melhor forma possível.

Disponibilidade do Microsoft Loop

A funcionalidade anunciada hoje estará disponível ainda este mês, e também foi confirmado durante o Microsoft Iginite que um aplicativo também está sendo desenvolvido para deixar o uso ainda mais facilitado.

O Microsoft Loop estará disponível em aplicativos Microsoft 365, como Teams, Outlook e OneNote. Isso significa que caso sua empresa já seja cliente da companhia de Bill Gates, a mesma terá acesso gratuito a isso. Iremos divulgar mais informações assim que a Microsoft ter uma data definida sobre o lançamento do aplicativo.

Context IQ: utilizando inteligência artificial para deixar o Editor mais seguro e prático

Sendo a solução de IA (Inteligência Artificial) que deixa todos os aplicativos do Microsoft 365 mais automatizada e consegue ser um verdadeiro assistente pessoal em seu dia a dia, a Context IQ está chegando ao Microsoft Editor. Hoje em dia, já é possível assinar documentos com toda a confidencialidade e até mesmo receber dicas de gramática. Mas o aplicativo será aprimorado por meio da inteligência artificial.

O primeiro deles diz sobre o anexo, onde será sugerido um arquivo de acordo com o que está sendo escrito. Falando sobre agendamento de reuniões, a solução de IA também irá sugerir uma hora em que todos estejam disponíveis, isso de acordo com o dia a dia.

Outro ponto que está sendo melhorado é a marcação de pessoas, onde a Context IQ, assim que perceber você digitou um “@” para marcar pessoas, então irá fazer uma sugestão se deseja falar com pessoas com quem trabalha ou quem falou anteriormente para realizar a revisão de algum material.

Editor do windows
Editor do Windows está aprimorado devido à inteligência artificial

E não para por aqui: a Microsoft também citou que o Editor será usado para sugerir informações do Dynamics 365 como um componente do Loop que citamos anteriormente. Finalizando, foi citado que também serão feitas sugestões de número de passageiro de reserva de voo online ou mensagem de vendas de acordo com o que você for escrevendo.

Novidades no Pacote Office

Novidades pacote office
Pacote Office ganhou diversas novidades

Também durante o Microsoft Ignite foi possível saber que novos aplicativos estão chegando ao pacote Office, que conta com diversas soluções para empresas e estudantes trabalharem da melhor forma possível. Veja tudo o que estará disponível agora mesmo.

Clipchamp está chegando

Depois de realizar uma compra deste editor de vídeo em setembro deste ano, foi anunciado hoje que o Clipchamp agora faz parte do pacote Office. A empresa não tinha um editor de vídeos para chamar de seu desde o final do Windows 7, quando o MovieMaker não foi lançado no Windows 8.

Clipchamp e microsoft
Pacote Office agora possui editor de vídeos

Alguns rumores apontavam que o mesmo seria lançado como uma ferramenta nativa do Windows 11, mas acontece que o mesmo estará chegando como uma opção do pacote Office. A Microsoft ressalta que em poucos minutos, será possível ter um vídeo de alta qualidade, sem a necessidade de baixar um software por fora.

Página inicial reorganizada

Quem usa muitos aplicativos do pacote Office pode ter percebido que, com o passar do tempo, pode ser necessário passar alguns bons minutos apenas realizando a organização de todos os arquivos. Durante o Microsoft Ignite, foi citado que tanto o aplicativo, quanto a página online do Office estão sendo reorganizadas para que você tenha acesso a arquivos de uma forma simplificada.

Pacote office
Página inicial foi redesenhada

Entre as mudanças, os últimos arquivos no qual você trabalhou podem ser acessados por meio da seção “Acesso Rápido”. Também será possível ter acesso ao que pode precisar de sua atenção por meio do que levou o nome de “Ações Recomendadas”. Outra novidade que está chegando é que poucos cliques, você consegue ter acesso a conteúdos do Outlook, Teams, OneDrive e até mesmo SharePoint.

Apresentações no PowerPoint agora poderão ser gravadas

Entre as novidades do pacote Office, foi citado que em breve, mais precisamente no começo de 2022, será possível gravar o que será dito em uma apresentação do PowerPoint. Não imagine que você terá que simplesmente fazer a apresentação por fora e depois, colocar isso dentro do arquivo.

Gravador power point
Já pensou em gravar suas apresentações do Power Point?

Será possível gravar sua apresentação diretamente pelo software desenvolvido para a criação de apresentações, onde você conseguirá deixar tudo salvo sem problemas. A empresa espera que dessa forma, você deixe tudo salvo da forma como gosta, para que precise apenas dar play na apresentação gravada previamente.

Excel agora conta com suporte para JavaScript

Como uma linguagem de programação que é bastante comum, sabemos que o Excel deixou de ser aquele software que é utilizado apenas para colocar número e demais informações, certo? A Microsoft anunciou uma API (Application Programming Interface, ou Interface de Programa de Aplicação) que agora possui suporte para JavaScript. Será possível:

  • Criar seus próprios tipos de dados personalizados contendo imagens, entidades, matrizes e valores numéricos formatados com base em sua própria fonte de dados personalizada.
  • Criar funções personalizadas que podem fazer uso desses novos tipos de dados do Excel, tanto como entradas quanto saídas.

Outra possibilidade que chega junto com esta API é que os clientes (que contratam o Microsoft 365) podem criar suas próprias funções e suplementos para que a experiência seja mais integrada. Tudo isso podendo ser compartilhado com todos que estão na mesma empresa que você.

Microsoft Viva vai permitir que você trabalhe melhor via home office

Como uma outra solução que permite que os líderes/gerentes tenham uma visibilidade sobre tudo o que está acontecendo, uma outra novidade que foi apresentada no Microsot Ignite foi a Viva. Com um aplicativo próprio e três “divisões” que servem para dar uma visibilidade, conhecimento sobre habilidade e até mesmo crescimento em conjunto, o Microsoft Viva estará disponível ainda este ano. Entenda como funciona e se isso pode lhe ajudar a ter uma maior produtividade no trabalho híbrido.

Viva Insights

Com isso, será possível que os gerentes e líderes fiquem sempre conectados com a equipe, realizando um rastreio de tudo que ainda precisa ser entregue. O mesmo vale para o conhecimento de possíveis hábitos pessoais que podem ajudar no dia a dia da empresa, assim como reconhecer objetivos atingidos.

Viva insights
Solução ajuda empresas a terem maior visibilidade

Sabe aquele dia em que tudo precisa ser organizado e as normas precisam ser repassadas? Isso também fica mais fácil com o Viva Insights, que envia recomendações de acordo com as agendas dos colaboradores. Estes dados serão disponibilizados para equipes de qualquer tamanho, por meio de uma aba que leva o nome de “Meu Time” no aplicativo Viva Insights. É necessário apenas ser um cliente do Microsoft Teams.

Viva Topics

Mais uma opção que chega para dar uma maior visibilidade para os gerentes de equipe, essa solução utiliza inteligência artificial para realizar uma organização em tópicos (como o próprio nome diz). Não será mais necessário que um tempo seja dedicado apenas para isso. Tal atividade é feita de forma autônoma, então você não precisa se preocupar em realizar tal organização.

Interessante citar que é como se todas as informações ficam organizadas como uma enciclopédia, sem que de fato, faça toda a catalogação. A Microsoft citou que para quem passar a ser cliente desta solução, também terá acesso ao Viva Topics em chats, e no Teams da própria Microsoft. Também será possível ter acesso a dados de acordo com o segmento, análise de uso e centralização de tópicos. Há suporte para conteúdo escrito em inglês, assim como francês, alemão e espanhol. Nada foi dito sobre o Português do Brasil.

Viva Learning

Como uma seção dentro do Microsoft Teams que permite que uma equipe possa aprender novos conteúdos de forma conjunta, esta solução já está disponível para todos que quiserem realizar o teste. Na prática, será possível que o líder da equipe indique possíveis pontos de melhoria no trabalho de um colaborador, onde o mesmo também pode fazer todo o controle pela própria Viva Learning.

Vivo learning
Viva também permite aprendizado

Isso funciona como um grande painel de feedback, onde o chefe de sua empresa consegue indicar o que pode ser melhorado de forma personalizada. O aprendizado também pode ser feito por ali, onde em pouco tempo, o funcionário vai concluindo tudo o que foi proposto para claro, ter uma maior performance. Foi citado que o Viva Learning possui suporte para as seguintes instituições de educação:

  • SAP SuccessFactors;
  • Cornerstone OnDemand;
  • Saba, Coursera;
  • Skillsoft;
  • Pluralsight;
  • edX;
  • Udemy;
  • Go1;
  • Infosec;
  • Josh Bersin Academy;
  • Udacity;
  • Harvard Business  Review;
  • OpenSesame;
  • EdCast.

As quatro últimas da lista acima estarão disponíveis até o final de janeiro de 2022.

Ally.io ajudará a alcançar os objetivos da empresa

Todos sabemos que para que uma companhia não deixe de crescer, é necessário que todos os setores estejam alinhadas com as metas que precisam ser batidas, certo? Uma outra novidade que deve ajudar o trabalho ficar mais fácil e ainda ajudar a todos a cumprirem seus objetivos é a Ally.io.

Ally. Io
Metas podem ser organizadas

Será possível que todos da empresa tenham acesso a um painel onde os colaboradores conseguirão visualizar não apenas os objetivos que precisam cumprir no dia a dia, mas também o que deve ser feito para que as metas sejam alcançadas. Independente quais sejam elas.

Preço do Microsoft Viva

Com um preço promocional de US$ 9,00 (cerca de R$ 52,00 em conversão direta) em seu lançamento para as empresas que comprarem as três soluções, isso será 25% mais barato para quem optar por realizar uma assinatura separada, que no total, custa US$ 12,00 (cerca de R$ 69,00 em conversão direta).

Além disso, todas as empresas que realizarem a assinatura também terão acesso ao aplicativo Ally.io de forma gratuita no ano que vem. A Microsoft Viva estará disponível para todas as empresas que são clientes do Microsoft Teams, mas ainda não há informações se isso será disponibilizado no Brasil.

Novidades para o Microsoft 365

Fechando as novidades do Microsoft Ignite, a empresa também anunciou novidades para as empresas que são clientes há um tempo considerável. Entre os anúncios, há um melhor uso para quem está trabalhando de forma remota, com uma maior segurança e muito mais. Veja principais anúncios agora mesmo.

Melhor experiência no Microsoft Teams

Se você está trabalhando ou até mesmo estudando de forma remota, com toda certeza deve ter percebido diversos fatores que podem ser aprimorados. A Microsoft também sabe disso e está atuando para melhorar sua solução de chamada em grupo. O aplicativo Microsoft Teams agora vai permitir que o intermediador possa ter acesso a um formulário de agendamento, assim como saber quais pessoas ativaram a função de mão levantada como pedido de fala.

Logo microsoft teams
Aplicativo ganhou diversas novidades

Outra funcionalidade é que o aplicativo para celular está sendo redesenhado para que apenas os principais assuntos sejam exibidos. Uma janela de notificação semelhante ao que temos hoje em diversos aplicativos também está chegando ao aplicativo para que seja possível ver todas as mensagens, assim como deixar tudo de lado com apenas um toque.

Melhoria da reunião Híbrida

Reuniões virtuais estão ficando cada vez mais comns e hoje em dia, não é de se estranhar de que uma parte da equipe esteja na empresa e outra parte de casa. Com foco nisso, a Microsoft citou que está permitindo que dispositivos de inteligência artificial sejam utilizados para ajudar nisso. Um deles é a mesa que leva o nome de YealinkVision AIO24, que possui um display de 24 polegadas e pode ser utilizado tanto como apoio no Microsoft Teams, quanto como no PC, como uma segunda tela.

Outro modelo é o Logitech Tap Scheduler, que em pouco tempo, permite que pessoas visualizem a disponibilidade de uma sala de reunião virtual, onde as pessoas estão e demais detalhes do que está acontecendo no momento.

Tela de agendamento
Microsoft Teams recebeu suporte para dispositivos de agendamento de reunião

O Direct Guest Join é uma funcionalidade que permite que pessoas que não possuem uma conta Microsoft participem de uma sala sem precisar ter uma conta Microsoft. Já permitindo que usuários do Cisco e Zoom usufruam disso, foi anunciado que no ano que vem, o suporte para outros dois softwares de videochamada está chegando: Bluejeans e GoToMeeting.


Colaboração mais segura

Agora que o trabalho virtual está se tornando mais comum, foi anunciado que será possível realizar uma reunião de canal compartilhado. Isso significa que você não precisa necessariamente ter uma conta da empresa para participar de uma reunião virtual. Isso feito por meio de aplicativos da Microsoft.

Tudo o que é dito no chat também pode ser mostrado para pessoas que são de fora de sua empresa. Imagine por mais que o e-mail da pessoa não esteja conectado com o domínio de sua empresa, a mesma pode ter a mesma visibilidade que você. Isso sem que a segurança e privacidade seja deixada de lado, é claro.

Sala verde

Focada em entregar soluções para quem está pensando em fazer transmissões ao vivo, esta funcionalidade oferece não apenas a plataforma, mas também monitoramento de bate-papo e até mesmo permite que você faça um quadro de perguntas e respostas. Tudo pode ser feito antes da transmissão do evento, por meio de um simples link.

Sala verde microsoft teams
Transmissões estão mais intuitivas

Como os “donos” da transmissão ao vivo precisam ficar no controle de tudo, será possível controlar o que os espectadores estarão vendo. Tal funcionalidade estará disponível a partir de 2022, logo no início do próximo ano. Como citamos anteriormente, o suporte para o Cvent está chegando ao Microsoft Teams, onde será possível gerenciar o ciclo de vida dos eventos, agendas e inscrições.


Aplicativos colaborativos

Existem muitos aplicativos que podem ser integrados com as ferramentas que utilizamos em nosso dia a dia para que um melhor trabalho seja realizado. Um exemplo básico disso é que hoje em dia, já é possível um mesmo Instagram Story para o Facebook, isso por meio de um simples botão.

Durante o evento de hoje, a Microsoft anunciou que aplicações do mercado profissional, como Atlassian Jira Cloud, SAP e ServiceNow agora poderão ser utilizados dentro do Microsoft Teams. Isso permitirá que chats, canais e reuniões sejam mais intuitivos.

Central de contato unificada

Não é de hoje que as empresas precisam de uma solução que ajude as mesmas a realizar um atendimento cada vez mais assertivo, certo? A Microsoft está entregando uma funcionalidade onde toda a sua Central de Contato foi unificada em uma só. Dessa forma, você consegue ter acesso a informações essenciais em pouco tempo.

Isso sem que a experiência de voz e chat seja deixada de lado. Esqueça aquela grande quantidade de aplicativos e telefones para falar com diversas pessoas. Agora, tudo estará em uma mesma seção. A nova organização lembra o Trello.


Novidades para o mundo híbrido por meio do Windows Update for Business

Finalizando as novidades, a Microsoft também anunciou que, além do Windows 11 ser um sistema operacional projetado para trabalhos híbridos, o mesmo também conta com uma versão apenas para empresas, onde são novidades exclusivas:

  • Uma base de testes que permite que pessoas que estão em empresas agora comparem os aplicativos desenvolvidos apenas para empresas com aqueles que foram desenvolvidos para consumidores que usam o Windows Client e Server;
  • O Intune, que permite que o compartilhamento de informações entre a nuvem e dispositivos móveis, sem que nada seja misturado com seus arquivos pessoais, está sendo integrado ao Windows Update For Business;
  • Relatórios de recursos do Endpoint Analytics no Microsoft Endpoint Manager, que fornecem métricas sobre o desempenho de CPU e RAM em PCs em nuvem;
  • Microsoft Defender for Business, uma solução de segurança de ponta a ponta que é indicada para empresas com até 300 funcionários, esta que evita ataques cibernéticos.

Com todas as novidades citadas neste post, a empresa espera que o uso de todas as suas aplicações seja feito da melhor forma possível em empresas de todo o Mundo. As novidades, que em sua grande maioria, estarão disponíveis a partir de 2022 devem ajudar diversos funcionários que agora estão de home office.

Windows update business
Sistema Operacional ganhou uma versão especial e mais segura

Entre tudo o que foi apresentado hoje, em qual delas você gostaria de testar primeiro? Comente abaixo!

Veja também

Sabia que recentemente, a Microsoft ultrapassou a Apple e agora é uma a empresa mais valiosa do Mundo? Veja os dados:

Fonte: Microsoft

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados