Windows 11 chega ao brasil: saiba como instalar

Windows 11 chega ao Brasil: saiba como instalar

Avatar of fernando gomes
Conheça o novo sistema operacional da empresa e seus principais recursos antes de instalá-lo no seu PC

Nesta terça-feira (5), a Microsoft lançou oficialmente no Brasil o Windows 11, novo sistema operacional da empresa. A atualização chega com vários recursos inéditos, incluindo o retorno dos widgets, novas ferramentas de trabalho e um design repaginado.

Windows 11: o que muda?

Windows 11 chega ao brasil: saiba como instalar
Sistema operacional chega com diversos recursos para estudo, trabalho e entretenimento. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

Anunciado anteriormente neste ano, o Windows 11 é a nova aposta da Microsoft para otimização de trabalho e facilidade de conexão com as pessoas. Em um momento delicado como o atual, a empresa quer servir de ponte para que o usuário explore novas funcionalidades e possa ter liberdade para utilizar o sistema da maneira que preferir.

Adriano Galvão, vice-presidente de vendas de produtos da Microsoft Brasil, reforça a ideia da companhia e diz que o upgrade do Windows é “a melhor experiência computacional para as próximas gerações”. Com sua chegada no Brasil, o representante diz que espera que a atualização seja muito funcional na rotina das pessoas, especialmente quanto à segurança, à praticidade e às necessidades de cada momento.

O Windows 11 acompanha vários updates no software. O primeiro deles é o design, que está mais limpo e reformulado para trazer mais produtividade ao usuário. Com a integração do sistema ao Microsoft 365, será possível acessar facilmente arquivos e aplicativos recém-abertos diretamente do menu Iniciar. Este, inclusive, se encontra agora no centro da barra de tarefas. Dessa forma, é possível executar diversas tarefas sem que as mesmas fiquem bagunçadas.

Windows 11 chega ao brasil: saiba como instalar
Snap Groups, um dos recursos inéditos, permite melhor divisão de tela para otimização de tarefas. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

Recursos como o Snap, que organiza a tela em divisões diferentes para trabalho, vão facilitar a navegação e a produção de atividades. O Microsoft Teams agora está integrado na barra de tarefas também, o que torna a conectividade muito mais prática. Também é possível acessar informações de tempo, notícias do mundo e mais através do acesso rápido dos widgets e o feed personalizado, que é alimentado por inteligência artificial. Além disso, o grande catálogo de jogos do Xbox Game Pass. Você confere com detalhes todas as ferramentas na nossa cobertura completa.

As vantagens do Windows 11

Windows 11 chega ao brasil: saiba como instalar
Integração entre monitores é uma das úteis novidades no Windows 11. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

O Windows 11 não só é integrado com um sistema novo e mais bonito, como também é o sistema operacional mais seguro já feito pela Microsoft, segundo a própria empresa. Roberta Costa, Líder da categoria de PC para o segmento de Consumo da Microsoft Brasil, afirma que, com a atualização, o usuário se torna livre para experimentar e vivenciar novos momentos com um sistema competente e de ponta no mercado.

Além das funcionalidades gerais e realocação de aplicativos na barra de tarefas, quem usar o Windows 11 ainda encontrará uma série de aprimoramentos técnicos implementados para melhorar a performance dos computadores, especialmente se o usuário que o utilizar for entusiasta de jogos. A Microsoft afirma que o sistema é o melhor local para jogos. Com toda a biblioteca do Game Pass integrada, jogos da nova geração podem ser rodados com exatidão, graças a três recursos: Direct 12 Ultimate, DirectStorage e o Auto HDR. Todos serão responsáveis por aprimorar gráficos, balanceamento de cores e o desempenho dos jogos em nuvem.

Projeto Sua Arte Aproxima

A Microsoft Brasil divulgou oficialmente em coletiva de imprensa uma novidade em relação ao lançamento do Windows 11 no país. Trata-se da ação Sua Arte Aproxima, comandada pela empresa, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). O projeto consiste em uma pequena competição entre artistas que será realizado nessa quarta-feira (6), com transmissão ao vivo pelo Instagram da CUFA.

Divididos em dois grupos (São Paulo e Rio de Janeiro), artistas vão produzir uma arte grafite inspirada na rosa azul que é o tema principal da área de trabalho do Windows 11. Após votação online, o vencedor receberá um computador equipado com o sistema operacional inédito e sua comunidade ganha 30 notebooks para a realização de projetos socioeducativos.

Como instalar o Windows 11?

Windows 11 chega ao brasil: saiba como instalar
Atualização do sistema é fácil de encontrar e rápido de ser ativada.

Antes de instalar o sistema, é preciso descobrir se o seu atual computador está apto a recebê-lo. Isso é bem simples de descobrir, basta baixar o PC Health Check Up na sua máquina. O programa vai rapidamente avaliar a integridade do seu sistema e comparar com os requisitos exigidos. Se não for viável, uma mensagem aparecerá na tela.

Caso dê tudo certo, você prosseguirá para o processo de instalação, que consiste basicamente em acompanhar os seguintes passos:

  • Acesse o menu Iniciar e entre nas “Configurações“. Clique na aba “Atualização e Segurança“;
  • Em seguida, será apresentada a página do Windows Update. Clique em “Verificar se há atualizações“. O Windows 11 deve aparecer como disponível. Então, basta iniciar o download e a instalação.
    Obs.: O sistema está chegando gradualmente, portanto alguns computadores podem receber a atualização ao longo do dia.

O Windows 11 estará disponível gratuitamente para todos os PCs que já possuem o Windows 10. Versões avulsas para outros computadores ou para uso educacional serão vendidas a partir de 2022. Os preços ainda não foram revelados pela Microsoft.

Vale a pena fazer a atualização?

O Windows 11 chega como uma alternativa para a nova geração, seja para estudos, trabalho ou entretenimento. Com diversos recursos inéditos, o novo sistema operacional se mostra como promissor e uma evolução em relação ao atual Windows 10.

Se você busca tentar novas tecnologias para o seu trabalho remoto ou híbrido, acessar e testar os jogos pelo recente Xbox Cloud Gaming, ou estar inteirado nas novidades da Microsoft, este é um bom caminho para começar.

Conte para nós nos comentários o que você achou do Windows 11 e quais são os seus recursos favoritos!

Veja também

Acesse também outros conteúdos relacionados no Showmetech. Assista ao nosso vídeo que reúne as principais informações sobre os recursos do Windows 11 na prática.

Fonte: Microsoft

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados