Microsoft apresenta soluções 5g para redes privadas e militares

Microsoft apresenta soluções 5G para redes privadas e militares

Avatar of glauco vital
Empresa participa da MWC 2022 expandindo soluções 5G além de redes públicas de comunicação com Microsoft Azure

Com a expansão das redes 5G ao redor do mundo, as diversas possibilidades de aplicação da tecnologia estão sendo estudadas. A Microsoft, conhecida principalmente pelo domínio do mercado de sistemas operacionais para computadores, também desenvolve suas soluções 5G através da plataforma de serviços em nuvem Microsoft Azure.

Redes privadas com infraestrutura via satélite

Na MWC 2022, a Microsoft apresentou as aplicações de 5G para redes privadas utilizando infraestrutura mista terrestre e via satélite da Intelsat. Utilizando as soluções Microsoft Azure Private Multi-Access Edge Compute e FlexEnterprise, as empresas demonstraram a arquitetura de referência para implantação de redes privadas LTE e 5G, além de outras soluções baseadas em nuvem, utilizando infraestrutura de satélites. Com isso, será possível atender a demandas de empresas em qualquer lugar do mundo, seja em localidades remotas ou inóspitas.

Rede de satélites intelsat proporciona soluções 5g em locais de difícil acesso. Imagem: intelsat
Rede de satélites Intelsat proporciona conexões 5G em locais de difícil acesso. Imagem: Intelsat

Com esta arquitetura, uma rede celular privada é criada localmente, provendo acesso aos dispositivos e recursos da empresa utilizando autenticação baseada em SIM cards – tal qual uma conexão com redes públicas. Esta rede, além de prover acesso aos dispositivos conectados diretamente a ela, também alimenta pontos de acesso Wi-Fi e aplicações de IoT (Internet das Coisas).

À medida que as empresas desenvolvem redes celulares privadas para melhorar o alcance, a segurança e a qualidade de serviço em relação a redes apenas Wi-Fi, a capacidade de oferecer suporte a implantações em qualquer local é crucial para criar uma organização totalmente conectada.

Jean-Philippe Gillet, SVP Global Sales Media & Networks, Intelsat

A consultoria Mobile Experts Inc. prevê um crescimento anual de 20% do mercado de redes privadas LTE e 5G, atingindo US$ 10 bilhões em 2025.

Microsoft Azure tem soluções 5G para defesa

Em parceria com a Lockheed Martin, fabricante de tecnologia aeroespacial e de defesa, a Microsoft estabeleceu um acordo de desenvolvimento de tecnologia de redes 5G para operações conjuntas de defesa, utilizando serviços Microsoft Azure para um equipamento que pode ser considerado como uma torre de celular em uma caixa.

Microsoft apresenta soluções 5g para redes privadas e militares. Empresa participa da mwc 2022 expandindo soluções 5g além de redes públicas de comunicação com microsoft azure
Solução da Microsoft e Lockheed Martin oferece segurança na implantação de estações de celular transportáveis. Foto: Saab

Com o avanço da tecnologia de comunicação, os cenários de defesa atuais buscam destruir, neutralizar ou infiltrar-se nos sistemas de comunicação e transmissão de dados de inimigos. Com o desenvolvimento de sistemas conjunto entre Microsoft e Lockheed Martin, foi demonstrado que é possível manter a comunicação segura através do gerenciamento efetivo de redes seguras.

Em teste realizado no Colorado (EUA), foi demonstrada a conectividade entre três estações-base híbridas, interoperabilidade entre 5G e rádio tático, e análise em tempo real de frequências de rádio (RF) utilizando o Azure Private 5G Core, Azure Arc e conectividade com as nuvens Azure Government e Azure comercial. Este desenvolvimento vai permitir à Lockheed Martin a interconexão entra o 5G e redes militares em aplicações táticas.

As tecnologias comerciais da Microsoft, aplicadas em operações do Departamento de Defesa dos EUA e coalizões, vai permitir à Lockheed Martin acelerar a criação de redes de comunicação resilientes, oferecendo vantagem tática na tomada de decisões em cenários complexos de defesa.

Fonte: Intelsat; Lockheed Martin

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados