Índice
Como tradição, o Google For Brasil 2025 chega com novidades para todos que utilizam os serviços da marca. Algumas revelações anunciadas há cerca de duas semanas no Google I/O 2025 já estão por aqui, mas os anúncios mais interessantes concentram-se nos recursos de segurança, já que os roubos ainda são um grande problema em todo o país.
Busca do Google
A Busca do Google é usada para muitas tarefas e, como indicou o último evento da Google em maio, a tendência é ter cada vez mais IA em tudo. Algumas novidades para quem procura passagens de ônibus e busca por informações sobre restaurantes foram anunciadas. Veja tudo.
Previsão do tempo com IA

Por meio do modelo de linguagem MetNet-3, a Google anunciou que os recursos de previsão do tempo da Busca apresentarão resultados ainda mais assertivos. Assim que uma pessoa procurar por ‘clima’, ‘tempo hoje’ ou ‘clima perto de mim’ e também ter dado permissão para uso da localização, o modelo de linguagem desenvolvido pelo Google conseguirá prever a precipitação com alta precisão em um raio de cinco quilômetros a cada 15 minutos, isso ao longo das próximas 12 horas.
Isso pode ajudar as pessoas a saberem apenas como está o tempo no momento, mas também se prevenirem sobre possíveis chuvas durante o passar do dia. A Google fechou uma parceria com o CEMADEM (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) para usar os dados históricos de precipitação no país para melhorar o modelo.
O Brasil foi o primeiro país da América Latina a testar a novidade e, durante o evento, foi ressaltado que mais países da região devem receber a novidade nas próximas semanas.
Compra de ingressos de futebol

O Brasil é o país do futebol, sem sombra de dúvidas, mas, até então, ainda era necessário acessar os sites para comprar ingressos para ver seu time do coração. Isso muda a partir de hoje: assim que fizer a busca pelo nome do time ou da partida futura, a Busca do Google irá exibir ingressos para partidas do Brasileirão das Séries A e B.
A Google fez uma parceria com a Ingresse e Futeboldcard para encontrar os ingressos das partidas. Vale lembrar que, por meio da parceria com a Sympla, Sampa Ingresso e Ticket 360, os usuários já conseguiam ter acesso a ingressos de eventos, shows e peças de teatro vendidos por estas empresas. Por lá, é possível comparar preços e saber qual a melhor opção, tornando necessário apenas fechar a compra no site oficial.
Compra de passagens de ônibus

Outra novidade anunciada desde 2023, também no Google For Brasil, é a possibilidade de comprar passagens de ônibus para todas as partes do Brasil. A ideia aqui é entregar uma experiência semelhante ao Google Flights, que mostra opções de diversos sites ao mesmo tempo, além de permitir saber sobre o impacto causado na atmosfera dos vôos e colocar alertas de preço.
Na questão dos ônibus, será possível saber sobre os serviços inclusos nas passagens, como ar-condicionado, tomadas e Wi-Fi. A Google cita que este recurso só foi possível por conta de uma parceria com a Distribusion Technologies, que colabora com mais de 140 empresas de ônibus em todo o mundo.
O recurso estará disponível a partir de hoje, 10 de junho, sendo necessário apenas fazer a busca pelo trajeto que deseja fazer.
Informação de delivery e vale-refeição

Quem recebe vale-refeição vai amar esta nova função: por meio de uma parceria com empresas como Alelo, Sodexo, Pluxee e iFood Benefícios, será possível saber quais bandeiras são aceitas no local antes mesmo de fazer o pedido ou sair de casa. Os perfis dos restaurantes no Google Meu Negócio via Perfil da Empresa — o que, em números, significa que 450 mil estabelecimentos — receberão a identificação em breve.
Além disso, também será possível fazer pedidos em apenas um clique: a plataforma de Busca será integrada a sites como iFood, Rappi, Anota.ai, Ola Click, Menu Dino, Goomer e McDonald’s para que o pedido seja feito com poucos comandos. Haverá um botão para delivery ou retirada de comida com o que o cliente desejar.
Google Lens
Leitura de código Pix

Já em testes há algumas semanas, o Google Lens, ativado diretamente pela tela inicial, poderá ser usado para também realizar pagamentos. O processo funcionará da seguinte forma:
- O cliente abre o aplicativo da Câmera ou o Google Lens e lê o QR Code;
- Assim que o Lens identificar o código Pix, um botão para fazer o pagamento será exibido de forma virtual;
- Então, o Google Pay será aberto no smartphone. A partir daqui, basta alterar o valor do pagamento e confirmar via senha pré-cadastrada.
Caso ainda não tenha o Pix integrado à sua carteira do Google, o usuário será convidado a fazer o processo. A empresa também confirma que, via Circule para Pesquisar, será possível realizar pagamentos em Pix por meio de uma identificação feita via IA. Desssa forma:

Lens com mais IA

Como uma forma repensada do Gemini Live, o Google Lens agora passa a responder perguntas sobre o que está sendo visualizado pela câmera. A empresa exemplificou esta nova função ao mostrar uma paisagem, com o turista fazendo perguntas direto à inteligência artificial.
Além receber respostas por voz, os usuários receberão links para saber mais sobre a foto ou sobre o local que está sendo visto pelo Lens com mais IA.
A empresa também aproveitou o Google For Brasil 2025 para anunciar que o AI Overviews, também em testes no Brasil, agora tem suporte completo para entregar respostas em português. O AI Mode, anunciado no Google I/O 2025, também chega ao Brasil em breve, com suporte para nosso idioma, mas uma data para isso ainda não foi citada.
Pix no Chrome

O Pix também chega ao Chrome, para permitir que os usuários consigam fazer compras de até R$ 500. Assim que estiver na tela de compra, ela poderá ser finalizada com a segurança do Google Pay, sendo necessário ter o cadastro no aplicativo.
Por meio da parceria com diversos e-commerces como Casas Bahia, Mercado Livre e mais, o Pix no Chrome está disponível a todos os brasileiros a partir de hoje, com expansão prevista para os próximos meses. A empresa recomenda a atualização do aplicativo Google Chrome para melhor utilização do recurso.
Google Workspace
Tradução simultânea para português no Meet

Também anunciado durante o Google I/O 2025, o suporte para o idioma português, da tradução via IA no Google Meet (em processo de testes), chega ao Brasil. A empresa quer preservar a naturalidade das traduções, substituindo a voz original por uma gerada via IA assim que uma pessoa começar a falar.
O recurso estará disponível “nas próximas semanas” para assinantes do Google One e liberado para clientes corporativos do Google Workspace até o final do ano. Caso esteja em uma reunião com várias pessoas falando um idioma estrangeiro, ouvirá cada pessoa com a sua própria voz e personalidade se refletindo. Isso ajuda na identificação dos participantes e colabora para que se tenham conversas em grupo com mais facilidade.
Gemini no Meet

Outra novidade importada, vinda diretamente do Google I/O 2024, é a possibilidade de usar o Gemini no Google Meet como um assistente pessoal, que escuta e cria resumos sobre o que foi discutido na reunião online. Assim que todos os participantes saírem do Google Meet, o resumo será enviado a todos, via e-mail, por link do Google Docs.
Além de conseguir fazer resumos, o Gemini também poderá transcrever uma reunião para quem não esteve presente na videochamada. A função Anota Pra Mim, além de resumir detalhes sobre o que foi discutido na reunião, também sugere os próximos passos. O recurso estará disponível “nas próximas semanas” para assinantes do Google Workspace.
Quero ajuda (Google Docs, Planilhas e Chat)

A empresa também anunciou o recurso Quero Ajuda para Criar no Google Docs. Assim que clicar no botão, será possível ver uma série de documentos pré-configurados. Então, o usuário precisa apenas digitar o comando de texto para receber um modelo único, conforme o que foi solicitado. O recurso estará disponível nas próximas semanas.
Além disso, o Quero Ajuda para Criar chega também ao Google Planilhas para ajudar e analisar planilhas completas, inclusive com base em outros documentos.

O mesmo vale para o Google Chat: será possível receber resumos sobre chats passados e também ajuda para enviar mensagens a todo um grupo por meio de um simples comando de texto.
Proteções contra roubo no Android

Por fim, foi anunciado pela Google durante o evento Google for Brasil, que celulares Android no Brasil contarão com soluções de proteção contra roubo ativadas por padrão. O Brasil será o primeiro país a receber essa mudança, que entrará em vigor no segundo semestre deste ano para aparelhos novos ou restaurados de fábrica.
As novas medidas incluem a ativação automática do Bloqueio de Detecção de Roubo e do Bloqueio Remoto. O Bloqueio de Detecção de Roubo utiliza inteligência artificial para detectar roubos e bloquear a tela do celular automaticamente. Já o Bloqueio Remoto permite que o usuário bloqueie seu aparelho remotamente, através de uma página online, apenas informando o número do celular. Esses recursos já existem desde 2024, mas precisavam ser ativados manualmente.

Com a nova medida, a Google visa garantir que mais pessoas tenham seus celulares protegidos. No entanto, o usuário terá a opção de desabilitar os recursos caso prefira. Fabrício Ferracioli, Gerente de Parcerias Técnicas de Android do Google, afirma que a ativação de fábrica do Bloqueio Remoto torna o recurso mais acessível e reforça o compromisso da Google em oferecer soluções seguras.
Além disso, a Polícia Militar de São Paulo (PMESP) incorporará o Google Localizador, aplicativo que inclui o acesso ao Bloqueio Remoto, na suíte de aplicativos utilizada pelos policiais. Isso permitirá que policiais ajudem vítimas de roubo a bloquear seus celulares no momento da ocorrência. As soluções de Proteção contra Roubo de Android estão disponíveis para celulares com Android versão 10 ou superior e podem ser ativadas ou desativadas nas configurações do aparelho.
Conta pro Waze no Brasil
Outra novidade anunciada no evento é a Conta Pro Waze, que unifica o assistente Gemini ao famoso aplicativo de mapas. Assim que ver um objeto ou outra anormalidade que possa impactar o trânsito, o motorista poderá avisar direto ao Waze, em português.
O recurso começou a ser testado nos EUA, em 2024, e agora passa a ser testado em português, no Android e iOS, com motoristas selecionados. A previsão é que o recurso seja liberado a todos os usuários até o final de 2025. O Gemini foi treinado para compreender comandos especiais ditos pelos motoristas para que não seja necessário nenhum complemento.

E, ao fim do evento, foi anunciado que o Veo 3, a plataforma de vídeos que estreou no Google I/O 2025, está sendo testada para conseguir gerar vídeos em alta qualidade com áudio e expressões em português. Desde o seu lançamento, já era possível criar vídeos em nosso idioma por meio de comandos de texto, mas isso deve ficar melhor com o passar dos próximos meses.
O que achou de todos os anúncios do Google For Brasil 2025? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Revisão de texto feita por Jaime Ninice em 10/06/2025
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.