Veja momentos icônicos da história do festival de cannes. Para celebrar a 77ª edição do festival de cannes, que teve início na última quarta-feira (14), vale a pena revisitar os momentos mais marcantes desta festa do cinema que teve sua primeira edição em 1946.

Veja momentos icônicos da história do Festival de Cannes

Avatar de maria fernanda assis
Para celebrar a 77ª edição do Festival de Cannes, que teve início na última quarta-feira (14), vale a pena revisitar os momentos mais marcantes desta festa do cinema que teve sua primeira edição em 1946.

O Festival de Cannes, popularmente chamado de “festa do cinema”, acontece desde 1946. Desde a criação da Palma de Ouro até o marcante protesto em maio de 1968, o evento tem sido palco de momentos icônicos que deixaram uma marca indelével na história do cinema. Este ano, celebra-se a 77ª edição do festival, que traz estreias emocionantes de obras cinematográficas, incluindo representantes do cinema brasileiro. Para celebrar mais uma edição de sucesso, vamos relembrar alguns dos momentos mais memoráveis que moldaram a trajetória de Cannes.

Momentos históricos de cannes.
Momentos históricos de Cannes. Imagem: Reprodução

Explicando o Festival

O Festival de Cannes é um renomado festival de cinema que ocorre anualmente desde 1946. O evento, que pode durar de 10 a 15 dias, dependendo do ano, exibe uma vasta seleção de filmes e realiza diversas premiações. Criado por Jean Zay, então Ministro da Instrução Pública e das Belas Artes da França, o evento foi originalmente chamado de Festival Internacional do Filme. Em 2002, foi renomeado para Festival de Cannes em homenagem à cidade que o sedia.

Contrariando a crença popular, o principal objetivo do Festival de Cannes não é apenas realizar competições e distribuir prêmios, mas também promover debates sobre cinema, compreender as tendências globais e incentivar a troca de experiências no meio cinematográfico.

Uma característica marcante do evento é sua natureza democrática, recebendo inscrições de filmes de todo o mundo. Após o processo de recepção, uma equipe de especialistas avalia e seleciona as obras que serão exibidas. Diferentemente do Oscar, que tende a valorizar predominantemente a cinematografia norte-americana, o Festival de Cannes oferece uma plataforma mais inclusiva para cineastas internacionais.

As exibições durante o festival são organizadas em várias seções: Competição, Um Certo Olhar, Quinzena dos Diretores, Semana da Crítica e Cinéfondation. Cada uma dessas seções possui suas próprias categorias e prêmios. A premiação mais prestigiada do evento é a Palma de Ouro, concedida ao melhor filme da competição principal. Além de produções renomadas, o festival também exibe obras de estudantes de cinema.

O Festival de Cannes é conhecido por seu glamouroso tapete vermelho, com 60 metros de comprimento e 24 degraus, onde desfilam grandes nomes do cinema mundial e outras celebridades. É importante destacar que este é o evento cultural mais divulgado globalmente, movimentando a França e atraindo a atenção de entusiastas do cinema de todo o mundo durante sua realização.

Estrelas do cinema participam do tapete vermelho do festival de cannes.
Estrelas do cinema participam do tapete vermelho do Festival de Cannes. Imagem: Getty Images

Data do Festival de Cannes em 2024

O Festival de Cannes 2024 começou em 14 de maio e se estenderá até 25 de maio. Entre os lançamentos mais aguardados deste ano estão Furiosa: Uma Saga Mad Max, a nova obra de Francis Ford Coppola. Outros filmes de destaque no evento incluem Motel Destino, dirigido por Karim Ainouz, e o filme brasileiro Baby, de Marcelo Caetano, conhecido por Corpo Elétrico (2017).

Cannes 2024 vai até o dia 25 de maio.
Cannes 2024 vai até o dia 25 de maio. Imagem: Cannes

Este ano, um momento histórico já marcou o Festival de Cannes. Nesta quarta-feira, dia 15, o elenco do filme Furiosa foi ovacionado após a exibição da obra no evento francês, deixando a protagonista Anya Taylor-Joy visivelmente emocionada.

Momentos icônicos

Após 77 edições do Festival de Cannes, o tapete vermelho foi palco de muitos momentos históricos. Por isso, selecionamos os mais icônicos da história da festa do cinema.

Cate Blanchett e o protesto #MeToo

Em 2018, Cate Blanchett, que presidiu o júri da competição oficial do Festival de Cannes, juntamente com a cineasta francesa Agnès Varda, leu um manifesto exigindo “igualdade e diversidade real nos postos de trabalho”. O protesto contou com a participação de 82 mulheres influentes do cinema, incluindo Salma Hayek, Claudia Cardinale, Marion Cotillard, Kristen Stewart e Jane Fonda.

Festa do cinema cannes reúne o protesto de 82 mulheres. Imagem: jean-paul pelissier/reuters
Festa do cinema Cannes reúne o protesto de 82 mulheres. Imagem: Jean-Paul Pelissier/Reuters

O protesto no tapete vermelho foi realizado para exigir igualdade salarial para as mulheres. O grupo pediu que todos os setores institucionais trabalhassem para alcançar a paridade e a transparência nas decisões, e solicitou que os governos aplicassem as leis sobre igualdade salarial. Essa manifestação se tornou uma iniciativa histórica no maior festival de cinema do mundo.

Ewan McGregor de moto à antestreia de ‘Vingança Rápida’

Ewan mcgregor chega de moto no festival de cannes.
Ewan McGregor chega de moto no Festival de Cannes. Imagem: Reprodução

Ewan McGregor marcou presença entre as celebridades em Cannes em 2010, chegando de moto à estreia do filme Vingança Rápida. O ator, um ávido entusiasta de motocicletas, já percorreu até a América Latina explorando o mundo em duas rodas.

Angelina Jolie grávida de gêmeos no festival de 2008

Angelina jolie grávida no festival de cannes.
Angelina Jolie grávida no Festival de Cannes. Imagem: Getty Images

Em 2008, Angelina Jolie brilhou no evento ao promover o filme Kung Fu Panda. Usando um vestido verde do estilista Max Azria, a atriz apareceu grávida dos gêmeos Vivienne e Knox. Ao seu lado estava Brad Pitt, seu parceiro na época.

A abertura da 70ª edição marcada por um beijo

Momentos históricos de cannes.
Momentos históricos de Cannes. Imagem: Stephane Mahe/Reuters

Em 2017, durante a 70ª edição do evento, a atriz Monica Bellucci, que atuava como mestre de cerimônias, protagonizou um dos melhores momentos de Cannes. Em uma brincadeira, Monica demonstrou suas habilidades de sedução durante a cerimônia de abertura ao surpreender a plateia com um beijo falso em seu co-apresentador, o comediante francês Alex Lutz.

Julia Roberts sobe o tapete vermelho descalça

Na 69ª edição do Festival de Cannes, a renomada atriz Julia Roberts surpreendeu a todos ao aparecer descalça na première do filme Jogo do Dinheiro, no qual estrelou ao lado de George Clooney. Além de não esconder a ausência de calçados, Roberts ainda levantou parte de seu vestido de grife enquanto subia as escadas, revelando seus pés descalços.

Celebridades em cannes.
Celebridades em Cannes. Imagem: Reprodução

É importante ressaltar que a surpresa da atriz ocorreu um ano após o festival proibir a entrada de um grupo de mulheres que não estavam usando salto alto na première de Carol (2015). De acordo com informações divulgadas posteriormente pelo site Screen Daily, essas mulheres tinham problemas de saúde.

A organização não comentou o caso, mas afirmou que o uso de salto alto pelos convidados no tapete vermelho era obrigatório. No entanto, Julia Roberts conseguiu contornar a regra com uma simples estratégia: ela chegou ao tapete vermelho usando salto e, ao se dirigir às escadas que levavam os artistas à sala de exibição dos filmes, optou por ficar descalça.

A criação da Palma de Ouro em 1955

Em 1955, surgiu a Palma de Ouro, o famoso prêmio do Festival de Cannes, que se estabeleceu como um dos mais prestigiados do cinema mundial. A história deste troféu é intrigante, pois passou por diversas transformações ao longo do tempo, incluindo um período de desaparecimento de uma década.

Palma de ouro: prêmio do festival de cannes.
Palma de Ouro: Prêmio do Festival de Cannes. Imagem: Reprodução

De 1946 a 1955, o prêmio concedido era conhecido como “Grande Prêmio”, consistindo em um quadro de arte oferecido aos vencedores. Somente em 1955 é que o icônico troféu da Palma de Ouro foi introduzido como o símbolo oficial da premiação.

Maio de 68: Quando Cannes parou

O ano de 1968 ficou marcado por uma das maiores polêmicas de Cannes. Em maio, o festival foi abruptamente interrompido, algo inédito até então na trajetória do evento. Tudo teve início em 13 de maio, quando os cineastas François Truffaut e Claude Lelouch chegaram à 21ª edição da festa do cinema com o intuito de promover o espírito de revolta que tomava conta de Paris naquele momento.

Paralisação de cannes em 1968
Paralisação de Cannes em 1968. Imagem: Reprodução

Impulsionados por essa iniciativa, os diretores Louis Malle, Roman Polanski e a atriz Monica Vitti, membros do júri do evento naquele ano, anunciaram sua adesão ao protesto no dia 15. Posteriormente, cineastas como Milos Forman, Carlos Saura e Alain Resnais, que estavam competindo pelo prêmio, retiraram seus filmes da competição, formalizando assim o boicote.

Consequentemente, o Palácio dos Festivais, sede de Cannes, tornou-se palco de discursos políticos e ponto de encontro de ativistas. Em 19 de maio, durante a cerimônia de encerramento, os organizadores anunciaram o término da competição.

Palma de Ouro é entregue para Fahrenheit 9/11

Michael moore leva palma de ouro em 2004.
Michael Moore leva Palma de Ouro em 2004. Imagem: Reprodução

Em 2004, Michael Moore protagonizou um dos momentos históricos de Cannes com o documentário Fahrenheit 9/11, pelo qual foi agraciado com a Palma de Ouro. A obra do renomado documentarista norte-americano ofereceu uma crítica contundente sobre o papel da Casa Branca na sequência dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Vale destacar que este foi o primeiro documentário a receber o troféu desde O Mundo Silencioso, de Jacques Cousteau, em 1956.

Madonna dita moda com seu sutiã em forma de cone

Madonna se tornou um ícone fashion ao estrear seu icônico sutiã pontiagudo. Em Cannes, ela exibiu seu sutiã em formato de cone durante a estreia de Na Cama com Madonna, documentário que acompanhou sua turnê Blond Ambition.

Veja momentos icônicos da história do festival de cannes. Para celebrar a 77ª edição do festival de cannes, que teve início na última quarta-feira (14), vale a pena revisitar os momentos mais marcantes desta festa do cinema que teve sua primeira edição em 1946.
Madonna em Cannes. Imagem: Reprodução

Em 1991, quando o filme se tornou a produção mais lucrativa da época, todos estavam comentando sobre ele. A obra mostrava os bastidores dos grandiosos shows da cantora, que transmitiam uma mensagem de liberação sexual, provocando desconforto entre os conservadores da época.

Sacha Baron Cohen com o mankini verde

Melhores momentos de cannes.
Melhores momentos de Cannes. Imagem: Reprodução.

Entre os melhores momentos de Cannes, a aparição do ator Sacha Baron Cohen, protagonista de Borat, certamente se destacou. Durante o evento, ele surpreendeu a todos ao usar um traje de banho verde extremamente ousado.

Lars Von Trier desagrada o público com o “Anticristo”

Lars von trier nas polêmicas em cannes.
Lars Von Trier nas polêmicas em Cannes. Imagem: Reprodução.

O diretor dinamarquês Lars von Trier é conhecido por sua habilidade em transmitir imagens e sentimentos intensos, mergulhando em temas de loucura e descontrole. No filme Anticristo, apresentado no Festival de Cannes, esses elementos são explorados de forma marcante. Desde uma cena inicial de sexo explícito até a progressão da trama, onde uma tragédia contrasta com o amor em belos primeiros planos, o filme cativa pela sua intensidade.

No evento, o diretor revelou que o filme surgiu após um período de profunda depressão, declarando-o como sua melhor obra. Isso evidencia que as polêmicas que cercam seus filmes são parte integrante do seu marketing.

Faço filmes para mim, e vocês são apenas meus convidados.

Declarou von Trier aos críticos de Anticristo no Festival de Cannes de 2009.

O impacto do cinema independente em Cannes

Cinema independente no festival de cannes.
Cinema independente no Festival de Cannes. Imagem: Reprodução

Em 1989, o Festival de Cannes abriu suas portas ao cinema independente com o filme Sexo, Mentiras e Videotape, de Steven Soderbergh. Essa obra pioneira abriu caminho para a inclusão de outras produções independentes no evento, ampliando o escopo do festival.

Atores de Shark Tale chegam ao evento em tubarão

Celebridades em cannes marcam a história do festival.
Celebridades em Cannes marcam a história do festival. Imagem: Reprodução

O filme Shark Tale é uma animação estrelada por Angelina Jolie, Will Smith e Jack Black, que narra a jornada de um peixe com grandes aspirações e que se torna um herói involuntário. Para promover a obra em 2004, os astros fizeram história no Festival de Cannes ao chegar em um tubarão inflável.

O vestido de Bella Hadid em 2021

Bella hadid no tapete vermelho de cannes.
Bella Hadid no tapete vermelho de Cannes. Imagem: Getty Images

Em 2021, durante a festa do cinema, a modelo Bella Hadid chamou atenção pela escolha do seu visual para o tapete vermelho. Ela optou por um vestido Schiaparelli acompanhado por um colar de latão dourado, cujo design foi inspirado nos pulmões humanos.

Diana Ross recebida com louvor por Cannes em 1973

Veja momentos icônicos da história do festival de cannes. Para celebrar a 77ª edição do festival de cannes, que teve início na última quarta-feira (14), vale a pena revisitar os momentos mais marcantes desta festa do cinema que teve sua primeira edição em 1946.
Diana Ross em Cannes. Imagem: Reprodução

A cantora Diana Ross marcou um dos melhores momentos de Cannes em 1973, quando foi calorosamente recebida ao chegar na cidade para participar do festival, onde iria apresentar uma de suas belas canções.

Realeza em Cannes: Princesa Diana em 1987

Diana Ross não foi a única Diana a ser recebida com emoção em Cannes, pois a Princesa Diana também marcou presença na edição de 1987. No tapete vermelho de La Croisette, ao lado de seu marido, o Príncipe Charles, e do Prefeito e Vice-Prefeito do evento, ela deslumbrou com um vestido que se tornaria lendário na história da moda.

Princesa diana usa vestido inspirado em grace kelly durante o festival de cannes.
Princesa Diana usa vestido inspirado em Grace Kelly durante o Festival de Cannes. Imagem: Reprodução

O vestido diáfano de tule azul gelo, assinado por sua colaboradora Catherine Walker, apresentava um elegante laço amarrado nas costas. Para complementar o look, a princesa escolheu um par de sapatos azul bebê e adornos de diamante. No entanto, o que muitos não sabem é que o vestido exigiu uma meticulosa preparação, pois seu design foi inspirado na personagem Frances Stevens, interpretada por Grace Kelly, no filme de Alfred Hitchcock Ladrão de Casaca.

Shrek 2: A presença do ogro na estreia de 2004

Shrek marca presença em cannes.
Shrek marca presença em Cannes. Imagem: Reprodução

O filme Shrek 2 é uma animação norte-americana que estreou em 2004 no Festival de Cannes, dando continuidade à história do primeiro filme. As vozes dos personagens Shrek, Burro e Fiona foram dubladas, respectivamente, por Mike Myers, Eddie Murphy e Cameron Diaz. Para celebrar a estreia, até o próprio ogro marcou presença no evento.

Ryan Gosling estrelando escândalo

Veja momentos icônicos da história do festival de cannes. Para celebrar a 77ª edição do festival de cannes, que teve início na última quarta-feira (14), vale a pena revisitar os momentos mais marcantes desta festa do cinema que teve sua primeira edição em 1946.
Polêmicas em Cannes. Imagem: Reprodução

Em 2011, Ryan Gosling esteve presente em Cannes para a estreia de Drive, filme no qual protagonizou. Contudo, foi sua aparição fumando maconha que chamou a atenção durante o evento.

Jason Derulo vira sensação nas redes sociais em 2011

Homem cai no festival de cannes.
Homem cai no Festival de Cannes. Imagem: Getty Images

Durante o Festival de Cannes de 2011, uma imagem de um homem caindo no tapete vermelho e sendo amparado por outras pessoas viralizou nas redes sociais. Isso gerou uma grande polêmica: seria Jason Derulo o protagonista da queda? Após a internet entrar em alvoroço, foi confirmado que o homem na imagem não era o ator.

Natalie Portman estreando com a cabeça raspada no Festival de 2005

Natalie portman surge de cabelo raspado em cannes.
Natalie Portman surge de cabelo raspado em Cannes. Imagem: Reprodução

Em 2005, Natalie Portman precisou raspar a cabeça para interpretar Evey em V de Vingança, um filme que retrata uma sociedade distópica em um futuro próximo. As primeiras imagens da atriz sem cabelo foram reveladas durante o Festival de Cannes.

Ao longo de sua história marcante e multifacetada, o Festival de Cannes ergueu-se como o epicentro indiscutível do mundo do cinema, oferecendo um terreno fértil para a inovação, o debate e a reflexão sobre a arte e suas influências. À medida que a 77ª edição se desenrola, aguardamos com grande expectativa as novas obras que serão apresentadas.

Enquanto testemunhamos mais um marco na história cinematográfica, compartilhe conosco nos comentários os momentos inesquecíveis de Cannes que te tocaram e moldaram sua paixão pelo cinema!

Veja também no Showmetech:

Fontes: Times, El país, Twitter

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados