NASA confirma que Tom Cruise será protagonista do primeiro filme gravado no espaço

Tom Cruise vai ao espaço com a Nasa
Possível parceria entre a NASA e a SpaceX será a responsável por levar Tom Cruise ao espaço para a gravação do filme

Na última segunda-feira (4), tivemos o anúncio de algo que certamente será um marco na história do cinema: a gravação do primeiro filme feita no espaço! E, o que torna tudo ainda mais interessante: o primeiro nome confirmado para este projeto é o de Tom Cruise, astro dos filmes de ação e mais conhecido pelo papel do espião Ethan Hunt, protagonista da franquia Missão: Impossível.

A informação foi revelada inicialmente pelo site Deadline e, horas depois, confirmada por Jim Bridenstine, gerente da NASA. Em um tweet sobre o anúncio, Bridenstine não apenas confirmou que este filme gravado no espaço realmente contará com a presença de Tom Cruise, mas também que o longa será filmado a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

De acordo com os rumores iniciais, as filmagens serão feitas em uma parceria da NASA com a SpaceX (empresa aeroespacial do excêntrico bilionário Elon Musk), mas até o momento ainda não há a confirmação da participação da companhia de Musk – ainda que o próprio bilionário tenha respondido ao tweet de Bridenstine, comentando que esse projeto degravar um filme no espaço deverá ser algo divertido.

A especulação até o momento é de que ficará a cargo da SpaceX levar o ator e a equipe de produção do filme até a ISS. A empresa já confirmou que iria enviar quatro civis (ou seja, pessoas “comuns”, não astronautas) à órbita entre o final de 2021 e o início de 2022, e é possível que Cruise seja um desses passageiros já agendados. No dia 27 de maio, a nave Crew Dragon da empresa fará o seu primeiro vôo tripulado para a Estação Espacial Internacional, e o sucesso da missão deverá ser o primeiro passo para os planos ambiciosos de Musk para a conquista do espaço.

Tom Cruise no espaço

ISS nasa
Estação Espacial Internacional será o local onde Tom Cruise fará as gravações do primeiro longa metragem filmado no espaço (Imagem: NASA)

Por enquanto, todo o projeto deste filme ainda está em suas fases iniciais, e muito pouco foi revelado sobre ele. As informações confirmadas até o momento são apenas de que ele será estrelado por Tom Cruise e terá filmagens feitas na ISS, mas a reportagem da Deadline afirma também que se trata de um filme de ação que não fará parte da franquia Missão: Impossível, e que no momento os idealizadores estão procurando um estúdio para comprar a ideia e investir na produção do longa.

Também não se sabe exatamente se o filme todo será gravado no espaço ou se ele terá apenas uma ou duas cenas que serão realizadas em órbita, mas o mais provável é que esta segunda opção seja a escolhida para seguir em frente com o projeto, pois seria totalmente inviável – sem contar perigoso – enviar toda uma equipe de produção necessária para a gravação de um filme inteiro no espaço, e mantê-los lá durante semanas (ou até meses) até que as gravações sejam finalizadas.

O anúncio também cria ainda mais expectativas pelo fato da presença confirmada de Tom Cruise, que leva todo este projeto a outro nível. Não apenas porque ele é um ator de fama mundial, mas também porque ele é conhecido por fazer suas próprias cenas de ação – e se esforçar em sempre gravar cenas cada vez mais extremas. Por exemplo, em Missão: Impossível – Protocolo Fantasma, Cruise escalou o Burj Khalifa (o arranha-céu mais alto do mundo, situado em Dubai) e efetuou acrobacias a cerca de 370 m do chão. Já no filme seguinte (Missão: Impossível – Nação Secreta) ele se dependurou em um avião militar levantando voo usando apenas a força das próprias mãos.

tom cruise missão impossível
Apesar de ser uma das celebridades mais famosas do mundo, Tom Cruise é conhecido por não usar dublês e fazer suas próprias cenas de ação, como podemos ver nesta imagem das gravações de Missão: Impossível – Protocolo Fantasma, onde o ator grava acrobacias no 123º andar do prédio mais alto do mundo (Imagem: Emirates 24/7)

Assim, a expectativa é de que Cruise eleve ainda mais o grau de dificuldade de suas cenas de ação com essa ida ao espaço, e há a possibilidade de que vejamos não apenas alguma cena de luta em um ambiente real de gravidade zero, mas que o próprio ator tente forçar a NASA a permiti-lo sair em uma space walk (as missões que são realizadas por astronautas do lado de fora da ISS). E, caso isso venha mesmo a acontecer, Tom Cruise provavelmente se tornaria o primeiro civil a realizar algo do tipo (já que dificilmente algum outro civil teria oportunidade de fazer isso antes dele).

Mas, por enquanto, isto são só especulações, e até onde sabemos não há ainda nenhuma conversa para que esse tipo de coisa aconteça. E, como o projeto deste filme ainda está em seus estágios iniciais, também não há ainda nenhuma data para quando deverão se iniciar as gravações ou quando ele chegará aos cinemas, mas provavelmente teremos mais novidades sobre isto nos próximos meses.

Fonte: Deadline, The Verge

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter