NASA divulga primeira imagem do satélite que será o “Novo Kepler”

NASA divulga primeira imagem do satélite que será o "Novo Kepler" 8
A NASA revelou a primeira imagem do espaço produzida pelo novo satélite TESS, que tem a missão de buscar novos planetas fora do sistema solar.

Recentemente a NASA lançou um novo satélite com a missão de buscar novos planetas. Batizado de Transition Exoplanet Survey Satellite (TESS), o satélite revela agora sua primeira imagem divulgada pela própria NASA. A imagem do “Novo Kepler” é resultado de uma calibração de uma das suas quatro câmeras on-board.

O satélite foi lançado no dia 18 de abril. Contudo, ele não foi direto olhar as estrelas. Primeiramente ele “se acostumou” com o novo ambiente, passando rapidamente pela lua. A imagem lançada recentemente pela NASA capturou nada menos que 200 mil estrelas em uma amostra do céu específica.

NASA divulga primeira imagem do satélite que será o "Novo Kepler" 9

O novo Kepler

O TESS está passando por um processo de calibração das quatro câmeras on-board que, juntas, formam suas imagens em alta definição. Entretanto, as mais de 200 mil estrelas capturadas na constelação ao sul de Centaurus representam o resultado de apenas dois segundos de exposição!

Além disso, na imagem é possível ver também a Nebulosa Coalsack, apresentada no quadrante superior direito. Também é possível ver a estrela Beta Centauri no canto inferior esquerdo. A imagem pode não ser uma das mais bela que você já viu sobre o espaço, mas pensem que isso representa apenas 1/4 do poder do satélite. Além disso, é resultado de uma exposição muito curta do aparelho.

Essa impressionante exibição chamou a atenção de cientistas ao redor do globo. George Ricker, cientista especializado em planetas do MIT disse à Forbes que todos estão muito entusiasmados com o que ele chamou de  “bom funcionamento das câmeras TESS”.

NASA divulga primeira imagem do satélite que será o "Novo Kepler" 10
Trajetória do TESS para alcançar sua órbita final e estável.

A missão do satélite TESS

A principal missão do TESS é buscar novos planetas fora do sistema solar como nunca antes. Para isso, as quatro câmeras do novo satélite da NASA irão escanear 26 setores inteiros do céu, cobrindo ambos os hemisférios durante dois anos.

Toda essa potência é justamente para identificar quando um exoplaneta distante passar na frente de sua estrela causando uma queda mensurável do seu brilho. Paul Hertz, da NASA, disse que o telescópio Kepler ensinou-os que existem mais planetas do que estrelas no céu. Confira abaixo o vídeo explicativo da NASA sobre o projeto:

Assim, o TESS abrirá a visão da humanidade para estes mundos. O satélite começará sua missão de observação detalhada utilizando todas as quatro câmeras em meados de junho. A busca por exoplanetas e, possivelmente, vida extraterrestre, sofrerá uma grande impulsão nos próximos anos por conta do projeto.

Fonte: DigitalTrends

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box