Netflix: 5 filmes e séries de suspense imperdíveis para o final de semana

Netflix: 5 filmes e séries de suspense imperdíveis para o final de semana 4
O completíssimo catálogo de supense da Netflix é motivo suficiente para uma maratona neste fim de semana; confira nossas dicas para você

Há verdades incontestáveis e uma delas é: o catálogo da Netflix é extenso. Entre dispensáveis e indispensáveis, é difícil de acertar aquilo que é a sua cara de primeira. Mas não se engane. Há uma verdadeira seleção de preciosidades nesta plataforma de streaming quando o assunto é suspense. Um dos gêneros favoritos de muita gente, o gostinho de quero mais e o frio na barriga é experiência garantida.

O que fizemos aqui é um verdadeiro ato de simpatia, afinal, selecionamos alguns títulos, sejam eles séries ou filmes, que podem ser combustível suficiente para te ajudar a desbravar a imensidão do extenso catálogo do gênero na Netflix.

Bird Box, filme de suspense da Netflix
Bird Box, filme de suspense da Netflix

E não pense que, dado a algumas circunstâncias, você não será contemplado. Há um verdadeiro caleidoscópio de possibilidades e sai perdendo aqueles que não derem uma chance. Nada melhor que aproveitar um final de semana de frio com um cobertor e uma dose extra de adrenalina, não é mesmo? Confira nossa lista de favoritos para o gênero suspense na Netflix.

As melhores séries de suspense da Netflix

Mindhunter

Entender a mente humana é um desafio. De Freud a Jung, muitos se desdobraram para entender os segredos do interno. Se para Hobbes o homem é o lobo do homem, no caso de Mindhunter a premissa é levada ao pé da letra.

Isso porque a série tem como principal propósito os primeiros passos dos chamados profilers, uma série de agentes do FBI que, a partir de uma série de entrevistas com alguns dos mais notórios assassinos dos Estados Unidos, foram capazes de coletar material suficientemente perturbador, que buscar encontrar algum sentido para um dos maiores mistérios da humanidade: por que somos assassinos de nossa própria especie?

A dúvida é a força motriz de Holden Ford (Jonathan Groff) e Bill Tench (Holt McCallany), dois agentes que, ao lidar com suas dúvidas, sagacidade e ganância, percebem que podem muito a contribuir para a criação do imaginário do serial killer, estudo imprescindivel para o FBI nos tempos atuais.

A missão porém, não lhes vai ser fácil, já que tiveram que ficar frente a frente com os terríveis Edmund Kemper e Richard Speck, notórios assassinos em série da década de 70. A produção executiva fica por conta de David Fincher (um dos diretores mais notórios do gênero e que, cuja obra está disponível em quase sua totalidade na Netflix) e a atriz Charlize Theron, que ganhou um Oscar por uma serial killer, Aileen Wuornos.

Mindhunter é uma produção original Netflix e sua primeira temporada está disponível na plataforma.

Scream

Não há nada melhor que revisitar um clássico que tem cara e jeito de velho amigo. Esse é o caso de Scream, que repagina a franquia de terror e suspense Pânico, muito popular nos EUA e Brasil no final do século passado. A série foi um dos últimos esforços de seu criador original, Wes Craven, nome também por trás do notório A Hora do Pesadelo.

Toda a fórmula presente em Pânico vive em Scream também: um grupo de adolescentes complicados, enrolados, muito bonitos e cheios de hormônios precisam lidar com seus conflitos em meio a uma terrível ameaça: um assassinato em série que está a espreita e o terrível assassino nada mais é do que um mito que deveria estar muito bem enterrado.

A lei de que ninguém é inocente até que se prove o contrário cabe muito bem aqui, já que não é permitido em nenhum momento ao telespectador se conectar com seus protagonistas. Eles se movem, correm, sorriem e choram, mas nada disso no garante que sejam eles também capazes das piores ações por motivos tortos. E ah, e quem garante que eles podem terminar a temporada vivos?

O suspense está presente suando a todos os poros deste remake, que, para todos os efeitos, é uma boa dica para aqueles que buscam por um suspense desprentecioso sem abrir mão do fascinio que permeia o gênero.

Scream possui duas temporadas disponível na Netflix.

La Casa de Papel

Houve poucos títulos lançados pela Netflix que tenha causado tanta comoção quando La Casa de Papel. De fantasias no Carnaval a verdadeiros cultos online, esta série tem uma verdadeira legião de fãs fieis dispostos a acompanhar todos os passos de seus ladrões favoritos.

O que La Casa de Papel entrega são relações complicadas entre individuos complicados em meio a uma missão ainda mais terrível: assaltar a Casa da Moeda Espanhola.

Claro que todo o plano infalível é falível, e todos estão sujeitos ao menor dos erros. Não pode se relacionar, se envolver, titubear e fraquejar. Parece simples, mas não é. Todas as relações falhas dessa trupe levam a resoluções cada vez mais emaranhadas em complicações e que te fazem cada vez mais envolvido em seus dilemas.

Em outras palavras, La Casa de Papel é o tipo de série que vale a pena encarar muito para comprovar o motivo de tamanha comoção, enquanto se diverte com uma narrativa improvável e personagens cativantes.

La Casa de Papel é uma série original Netflix e está disponível na plataforma.

You

You é daquelas séries que, em tempos de lançamento, tornara-se verdadeiras combustões virais. Muito indignaram-se com seu final, outro se apaixonaram pela paixão doentia de seu protagonistas mas, se há uma verdadeira unanimidade a seu respeito é de que a sua segunda temporada é aguardada com impaciência. Afinal, não há nada mais digno para uma série de suspense do que um verdadeiro final com um gancho para inúmeras possibilidades.

É o que entrega You, que acompanha os passos do amor e romance obsessivo de Joe por Beck, uma jovem que tem a grande ambição de ser escritora. Joe, a principio, acompanha os passos de Beck motivado por uma desinteressada paixonite que, passados alguns episódios, dá lugar a uma verdadeira neurose, com as consequências mais desastrosas. Spoiler: ninguém conseguirá escapar ileso, seja das próprias ações, das ações de outros ou do julgamento do público.

You é uma série original Netflix e está disponível na plataforma.

Vulgo Grace

Se você por um acaso é um grande fã da série The Handmaid’s Tale, da concorrente Hulu, vai encontrar elementos em Vulgo Grace que lhe serão satisfatórios. A começar de que tanto esta série original Netflix quanto a série original da Hulu nasceram das palavras de uma mesma autora: a canadense Margaret Atwood, escritora e cronista em atividade desde a década de 80.

Se em The Handmaid’s Tale, ou O Conto da Aia, em sua tradução, a escritora oferece uma ácida crítica ao nascimento e crescimento de verdadeiras histerias ditópicas dos Estados Unidos, em Vulgo Grace a escritora não dispensa criticas à sua terra natal. Em tom narrativo, embarcamos nos dilemas de Grace e seu psiquiatra, que tenta decidir se Grace, uma assassina, deve ser perdoada mediante a alegação de insanidade. Mas nada em Grace alega insanidade, pelo contrário, sua história é envolvente e, seus motivos, convincentes.

Vulgo Grace é uma série original Netflix e está disponível na plataforma, em apenas uma temporada.

5 filmes de suspense de perder o fôlego

Rastros de Um Sequestro

Como deveria ser, nada mais justo de que ter um representante da Coreia do Sul em nossa lista. Isso porque, o país do kpop e do BTS é, antes de tudo, umas das principais potências do gênero suspense. Com The Oldboy ganhando uma Palma de Ouro em um júri comandado por Tarantino e uma série de filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, as suas narrativas nada convencionais já conquistaram Hollywood como uma tempestade, com direito inclusive a produção americana protagonizado por Nicole Kidman e um original Netflix com produção executiva do Brad Pitt.

O filme da vez é um exemplo que tornam o suspense coreano um verdadeiro sucesso mundial: há os plot twists característicos, emoções à flor da pele e um desprendimento a sanidade que nos faz questionar se seria mesmo possível tal situação a não ser pelas lentes de uma câmera.

Somos convidados a embarcar nos dilemas de Jin-Seok,um grande admirador de tudo que o seu irmão mais velho Yoo-Seok faz. O cara é realmente um ser a se espelhar, bom nos esportes, nos estudos, no trabalho, impecável, até ser sequestrado. Após 19 dias de sofrimento e angústia, eis que Yoo retorna diferente e apenas Jin percebe e faz de tudo para descobrir o que aconteceu de verdade com o seu amado irmão neste meio tempo. O que acontece depois de tudo isso é um verdadeiro malabarismo de informações em meio um conflito familiar nada convencional. Imperdível.

Rastros de um Sequestro está disponível na Netflix.

Hush: A Morte Ouve

Não há nada mais aterrorizante do que estar em uma cabana no meio do nada. Mais do que isso é se estiver um assassino a espreita, obstinado em entrar. Mas como vencê-lo? Afinal, nossa protagonista, a doce escritora Maddie Toung não consegue gritar ou tampouco ouvir, mas isso não a faz menos capaz de lutar em favor de sua sobrevivência.

Em um verdadeiro labirinto de sentidos, observamos desolados as tentativas desesperadas de Maddie em pedir ajuda, lutar e sobreviver contra um ardiloso assassino, mais forte e na mesma medida cruel. Não há tempo para respirar ou tampouco raciocinar nesta narrativa truncada, sem alívio. Quando tudo acaba, há um verdadeiro esvaziamento enquanto encaramos os créditos finais. Não há muito o que dizer, afinal, o que reside de tão especial nesta obra é exatamente a experiência.

Hush: A Morte Ouve é um Original Netflix e está disponível na plataforma.

Zodíaco

Entrando no assunto serial killers novamente, seria impossível deixar de incluir um dos clássicos de David Fincher, que conta os esforços desesperados de uma série de individuos no encalço de um dos mais misteriosos serial killers dos Estados Unidos: o Zodíaco.

O que o tornava tão diferente e, ao mesmo tempo, tão ameaçador, era sua capacidade de brincar com a mídia a seu próprio favor, promovendo um verdadeiro caças às bruxas capaz de mobilizar a polícia, jornalistas, especialistas e anônimos com o intuito de sua cabeça.

Um deles é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal) um cartunista que vê sua vida desmoronando em favor de sua obsessão na busca da verdadeira indentidade do Zodíaco. Há uma participação especial de Robert Downey Jr. no papel de Paul Avery e Mark Ruffalo como o Inspetor Dave Toschi que, juntos de Graysmith, dedicaram-se à ardilosa busca pela identidade verdadeira de um dos assassinos mais notórios de São Francisco.

Zodíaco está disponível no Netflix.

Bird Box

Bird Box foi um verdadeiro fenômeno ano passado. Lançado em tempos das festas de final de ano, esse suspense estrelado por Sandra Bullock é um verdadeiro exemplo da força catalisadora de um filme capaz de movimentar, mesmo que brevemente, a cultura pop. Memes e teorias foram um dos verdadeiros tópicos no final de ano e, muito provavelmente, uma conversa descompromissada em meio a ceia de Natal.

O enredo gira em torno de uma mulher (Sandra Bullock) que, junto com um par de crianças (apelidados de garoto e garota), devem atravessar uma floresta e um rio vendados para evitar entidades sobrenaturais que parecem os piores temores de suas vítimas, arrependimentos e perdas, que os levam a morrer por suicídio. Sua verdadeira luta por sobrevivência em meio a um mundo apocalíptico já é motivo suficiente para tornar Bird Box o seu próximo filme para maratonar, se você ainda não teve a oportunidade de conferi-lo. Se esse for o caso, por que não dar a chance para uma reassistida?

Bird Box é um filme Original Netflix e está disponível na plataforma.

Os Outros

Os Outros é aquele filme que já entrou no Hall da Fama dos Suspenses. Famoso por seu icônico plot twist, essa obra estrelada por Nicole Kidman é muito mais do que uma mera história de fantasmas à espreita e problemas familiares. É um verdadeiro lembrete de que o suspense é criado no vazio, no silêncio e na ausência.

Durante a Segunda Guerra, a devota Grace aguarda com os filhos o retorno do marido dos campos de batalha. Isolados em uma mansão numa ilha deserta, passam a observar estranhos acontecimentos ao seu redor. As crianças, que lutam contra uma rara doença de fotossensibilidade, assistem impotentes às tentativas da mãe em protegê-los a todo custa de uma força sobrenatural, que vem a todo momento lembrá-los que segurança não é uma dádiva e sim um bem a ser conquistado.

Os Outros está disponível no Netflix.

Aproveite nossas dicas para este fim de semana. Deixe nos comentários a sua escolha e compartilhe com os leitores.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box