Netflix: 5 filmes e séries policiais para curtir o final de semana

Gênero favorito de muitos, os filmes e séries policiais são uma ótima pedida para os indecisos que estão à procura de diversão e adrenalina na Netflix

Filmes e séries policiais têm jeito de programa especial para o final de semana. Não é para menos, o gênero é favorito de muitos e abraça todas as tribos: existe o drama policial para aqueles que desejam se emocionar; o thriller policial, ótima pedida para uma maratona com um toque de suspense e adrenalina; e até a comédia policial, feita especialmente para aqueles que conciliam diversão e aventura e tem como seu principal expoente ninguém menos que Jackie Chan, que é uma espécie de rei nesse tipo de filme.

Mas, sejamos sinceros, o motivo que nos leva a escrever é a inesperada notícia de que Adam Sandler, sim, o ator conhecido por suas comédias românticas e bem típicas, está no melhor momento de sua carreira e sua passagem pelo festival americano Telluride Film fez um verdadeiro barulho. Conhecido como um dos atores mais bem pagos de Hollywood e também como um dos piores atores em atividade, sendo o segundo maior vencedor do Troféu Framboesa de Ouro (atrás apenas de Sylvester Stallone) Adam Sandler vira o jogo à frente de Uncut Gems.

Adam Sandler chama a atenção com sua interpretação em Uncut Gems, da Netflix, e pode abocanhar uma indicação no próximo Oscar
Adam Sandler chama a atenção com sua interpretação em Uncut Gems, da Netflix, e pode abocanhar uma indicação no próximo Oscar

Na dramédia policial da Netflix, Adam conseguiu convencer os críticos que também é um ator a ser levado à sério e seu nome está sendo especulado em espécie de fervor para indicações ao Oscar de Melhor Ator ao lado de Joaquin Phoenix por Joker e Taron Egerton por Rocketman. Uncut Gems torna-se uma das novidades mais aguardadas da plataforma e seu lançamento está previsto para 13 de dezembro deste ano.

Por ora, é tudo especulação, claro, mas é combustível suficiente, em um misto de incredulidade e curiosidade, para nos fazer pensar, repensar e dar o veredito: por que não dar uma chance à esse gênero e tornar a nossa programação favorita conhecida como Netflix+chill ainda mais divertida? Confira abaixo nossa lista:

5 séries policiais imperdíveis para uma maratona imperdível

The Fall

O grande mérito de The Fall reside exatamente em sua capacidade de administrar informações e mistério. Com um conta-gotas, você será guiado em meio a uma trama emaranhada com dois polos opostos bem diferentes um do outro, mas, ao mesmo tempo, parecidos em seu cerne: ambos são indivíduos brilhantes, com mentes lúcidas e corpos doentes. Parece vago, mas acredite, há muito mais que essa série pode oferecer. Há momentos de ternura, claro, mas o que está em jogo aqui é sobrevivência em uma guerra fria de intelectos.

Este thriller psicológico disseca a vida de dois caçadores natos – um deles é um serial killer que vem fazendo vítimas em Belfast, na Irlanda do Norte. O outro lado da moeda é uma detetive brilhante que é convocada pela Polícia Metropolitana de Londres para capturá-lo antes que ele faça mais vítimas. Mas é mais difícil do que parece: as autoridades locais não têm suspeitos nem experiência em casos envolvendo serial killers com motivação sexual, algo que Stella Gibson tem de sobra.

The Fall possui 3 temporadas e está disponível na Netflix.

The Blacklist

É muto dificil de falar sobre séries policiais e investigações criminais e deixar de lado The Blacklist. Talvez porque a série seja um dos maiores nomes do gênero. Talvez porque ela seja uma das séries mais longas do gênero. Ou talvez porque ela seja simplesmente brilhante. Afinal, The Blacklist retrata o último recurso e um dos grandes trunfos da inteligência policial norte-americana.

Afinal, conta a história do fugitivo Raymond Red Reddington, um ex-agente do governo que decide se entregar ao FBI e ajudar a prender criminosos internacionais com uma misteriosa condição: trabalhar em parceria apenas com a principiante Liz Keen. Aparentemente não há ligação entre eles, sendo certo que este também não revela o motivo dessa preferência.

The Blacklist possui 7 temporadas e está disponível na Netflix.

Sherlock

Podemos conhecer Benedict Cumberbatch como Dr. Estranho e Martin Freeman como Bilbo Baggins, mas antes desses dois atores ingleses migrarem para produções hollywoodianas que movimentam a bilheteria, foi em Sherlock, primeiro sucesso comercial e de crítica significativo da BBC, que eles puderam dar uma espécie de gostinho do que são verdadeiramente capazes. Em uma das séries policiais mais famosas na Inglaterra atualmente, a dupla entrega uma repaginada dinâmica dos personagens clássicos da literatura Sherlock Holmes e Dr. Watson e o hype por trás desta série é totalmente justificável.

Aqui, Dr. Watson é um veterano de guerra, cheio de traumas e uma ansiedade que não cessa e não esmorece. Com estresse pós-traumático, ele busca por sentido depois de ter presenciado o pior do ser humano. Ironicamente, ele encontra motivação em Sherlock Holmes, um sociopata funciona que, para conhecimento de todos, é um excepcional detetive. O piloto da série retrata exatamente os encontros e desencontros dinâmicos entre esses dois homens tão distintos até firmarem parceria. E não se preocupe, Sherlock ainda reside na Baker Street, como deveria ser.

O grande mérito da série é não prometer firulas e, mesmo sendo uma adaptação moderna, não se mantém tão longe do orginal. Pelo contrário, ela fortemente dita os plot twists e a inserção de personagens. Para os saudosistas, é uma ótima oportunidade para vivenciar momentos favoritos dos livros em tela. Para os incrédulos, é uma execução narrativa sem pontas soltas, administrada com a deferência em que um maestro conduz uma orquestra. Há um pequeno porém, talvez, com agendas tão lotadas, fica cada vez mais dificil tanto para Benedict quanto Martin retornarem a seus papeis, o que pode ser frustrante para aqueles que desejam novos capítulos dessa jornada.

Sherlock possui 4 temporadas e um especial de Natal disponível na Netflix.

Bodyguard

Bodyguard é uma das poucas séries policiais que pode sim ter algumas coisas em comum com o filme de mesmo nome, estrelado por Whitney Houston e Kevin Costner e que eternizou em definitivo o hino I Will Always Love You no imaginário popular. Estrelado por Robb Stark de Game of Thrones, ou melhor, Richard Madden, essa é a série que marcou o passo definitivo do Rei do Norte para fora de Westeros e o consagrou com alguns prêmios importantes no processo.

Assim como Dr.Watson, David Budd é um veterano da guerra do Afeganistão, e, tal qual o doutor, ele também apresenta uma série de traumas que ainda não cicatrizaram. Contratado como Especialista em Proteção para a Filial de Proteção Especial da Polícia Metropolitana de Londres, ele tem como dificil missão proteger ninguém menos que a ambiciosa e poderosa Secretária do Estado, Julia Montague. Mas não pense que haverá brechas para romance aos moldes de Whitney e Kevin, ela é a representação de tudo que ele despreza, jogando-o em um conflito de dualidades homéricas: dever e princípios.

Bodyguard possui uma temporada e está disponível na Netflix.

Fargo

Fargo é daquelas séries indepensáveis porque já de cara é um clássico instantâneo. A série é baseada no filme com mesmo nome dos irmãos Coen e tem um plot um tanto quanto inusitado. Caracterizado por seu humor negro, a série mostra as vidas de vários nativos de Minnesota envolvidos em diversos crimes reais. O que a torna única é exatamente pelo fato de que as situações vão se assomando e se acumulando de modo a tornar-se absurdas, seja para o telespectador quanto para os personagens.

Fargo possui 3 temporadas e está disponível na Netflix.

Filmes policiais indispensáveis para o final de semana

Loucademia de Polícia

Esse clássico da comédia de 1984 é um exemplo de que o que torna um bom policial é um bom coração. A franquia tem mais de cinco filmes e há um verdadeiro frenesi em meio a boatos de uma continuação com o elenco original. Por ora, são apenas boatos, mas não é impedimento algum de conferir o início de tudo e convidar os amigos para maratonar todos os filmes. É diversão na certa.

Para combater uma onda de crimes, a prefeita de uma grande cidade resolve aumentar o número de policiais nas ruas. Para isso, ela recruta candidatos sem a menor qualificação, para desespero do sisudo comandante da academia de polícia e seu fiel ajudante, que tentam, a todo custo, impedir as brincadeiras de seus companheiros. A partir daí, prometemos as maiores loucuras.

A Loucademia de Polícia está disponível na Netflix.

Bad Boys

É difícil de acreditar quando Will Smith admitiu que Alladdin foi o seu filme de maior bilheteria. Isso porque o ator norte-americano esteve à frente de algumas franquias com bilheterias astronômicas como Homens de Preto, Independence Day e Bad Boys. Esses títulos lhe conferiram o apelido de Mr.July, em referência ao mês em que filmes que movimentam a bilheteria são lançados, e a certeza de que tudo que o Prince of Bel Air toca vira ouro.

Bad Boys não seria exceção. Em parceria inesquecível com Martin Lawrence, Will Smith mostra que ser policial é legal e descolado e que salvar o dia no final ainda é uma missão que vale a pena. Eles dão cara e voz aos detetives de Miami, Mike Lowrey e Marcus Burnett, que estão em apuros quando uma carga de 100 milhões de dólares de heroína, que recentemente confiscaram, é roubada da sede da delegacia.

Suspeitando que foi um trabalho interno, eles tem cinco dias para rastrear a droga antes de fecharem a divisão de narcóticos. Marcus é obrigado a se disfarçar como seu parceiro, a fim de ganhar a confiança de uma garota de programa, uma testemunha-chave na investigação. O filme é pontapé para uma franquia de filmes que, assim como Loucademia de Polícia, tem seu próximo episódio aguardado ansiosamente pelos fãs. A diferença é que o filme final já foi confirmado por ambos os atores principais e logo estará nas telas de cinema.

Bad Boys está disponível na Netflix.

Seven

Seven é um suspense vigoroso sobre uma caçada desenfreada de um serial killer genial e geniosos. Fazendo um paralelo com os pecados capitais da bíblia, logo a dupla de protagonistas se vê presa a um espelho que reflete nada além do pior de si mesmos. É um dos filmes com o final mais desagradável e chocante do cinema, e, por isso, vale muito a pena. É daquele tipo de filme imperdível.

Seven está disponível na Netflix.

Cães de Aluguel

Antes de Pulp Fiction foi lançado Cães de Aluguel. Ou melhor, se não existisse Cães de Aluguel, talvez não existisse Pulp Fiction. Agraciado por alguns, esquecido por outros, o filme talvez seja um dos que melhor consegue imprimir em sua essência a marca autoral de Quentin Tarantino, que hoje movimenta público para assistir um filme de 3 horas sobre a família Manson estrelado por Leonardo DiCaprio e Brad Pitt.

Com o próprio diretor dando vida a um de seus ordinários e extraordinários personagens, a história começa com uma conversação entre um grupo de homens dentro de um restaurante. A cena é simples, e logo é precedida pelos créditos. Após estes, a história segue diferentes rumos, e somos apresentados formalmente à situação: durante um roubo a uma joalheira, um grupo de criminosos é descoberto pela polícia, levando o grupo a desconfiarem uns aos outros, crentes de que há um infiltrado no grupo. Ágil, cômico, sangrento, inteligente e memorável, Cães de Aluguel é um prato cheio na carreira de Tarantino, e marca o estilo ultra violento e moderno que torna o diretor um dos mais populares do planeta atualmente.

Cães de Aluguel está disponível na Netflix.

A Hora do Rush 2

Verdade seja dita: A Hora do Rush é bom, mas A Hora do Rush 2 é muito melhor. Um nome familiar ao público ocidental, Jackie Chan, encontra em Chris Tucker o melhor dos parceiros e uma oportunidade de convidar o público para sua casa. Ambientado em Hong Kong, A Hora do Rush 2 ilustra um pouco do trabalho da policia local sem abrir mão das artes marciais coreografadas nas cenas de ação. É o filme live-action de artes marciais de maior bilheteria de todos os tempos, e a segunda maior bilheteria de filme de artes marciais de todos os tempos, atrás de Kung Fu Panda.

A história se passa logo depois dos acontecimentos do primeiro filme, com o detetive de polícia de Los Angeles, James Carter, em de férias em Hong Kong com seu amigo Chefe Lee. O lazer dos dois é temporariamente suspenso assim que uma bomba explode no Consulado Geral dos Estados Unidos, assassinando dois agentes disfarçados de funcionários da alfândega. Lee é designado para o caso, que se torna pessoal quando ele descobre que, de alguma forma, envolve Ricky Tan, ex-parceiro de seu pai. Ricky, que era suspeito de ter um papel na morte do pai de Lee, é agora um líder das Tríades, organização criminosa em atividade em Hong Kong.

Divertido, inusitado e se levando à sério em alguns momentos, o filme justifica seu sucesso em uma sessão de mais de duas horas de pura diversão.

A Hora do Rush 2 está disponível na Netflix.

O que achou da nossa lista de filmes e séries policiais para curtir o final de semana? Deixe nos comentários se faltou algum título imperdível na lista.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: