Netflix: 5 filmes e séries românticas para curtir no final de semana

Para todos os garotos que já amei, pôster
Aproveite o final de semana do Dia dos Pais para curtir nossa seleção de filmes e séries românticas da Netflix com a família ou acompanhado do 'mozão'

Filmes e séries românticas tem cara e jeito de programa ideal para o final de semana. Acompanhado, desacompanhado, em grupo ou sozinho, entendemos que, para um programa ser completo, até os mais incrédulos se rendem à uma história de amor. Avassaladoras ou descompromissadas, que arrancam risos ou lágrimas, selecionamos algumas séries e filmes na Netflix que podem se tornar o programa ideal para o final de semana.

Orgulho e Preconceito é um dos clássicos filmes românticos mais populares de todos os tempos
Os filmes românticos transcendem tempo e espaço, movendo e conquistando fã com o passar dos anos

Afinal, esse gênero, que é o favorito de muita gente, possui vastas possibilidades e ramificações, de tantas origens e faces, que o processo de garimpo à primeira vista parece impossível. A proposta aqui é descomplicar e, de quebra, apresentar novidades. Então, não se surpreenda caso se deparar com idiomas diferentes, culturas ímpares e cenários inéditos. Não podemos deixar de nos esquecer que apaixonar-se é universal e que o catálogo da Netflix é vasto e diverso, o que ajuda muito. O que resta apenas é um balde de pipoca, alguns lenços, talvez, e cair de cabeça. Sem mais delongas, apresentamos nossos favoritos:

Séries românticas da Netflix ideais para um final de semana

Ela Quer Tudo

Empoderamento feminino, representatividade, amores, paixões e romances avassaladores são uns dos muitos temas abordados nessa série irreverente, com uma protagonista forte saída da mente criativa de ninguém menos que Spike Lee. Sexualidade e o amor e amar de forma libertadora embalam a narrativa, já que Nola Darling precisa fazer verdadeiros malabarismos para se conciliar com seus companheiro(a)s, ao mesmo tempo em que corre atrás de seus sonhos como artista.

Ela Quer Tudo divaga sobre lacunas e problemas sociais, raciais e sexuais inerentes em nossa sociedade, especificamente no recorte da geração millennial norte-americana. De quebra, acaba se saindo muito bem e necessária ao abordar temas cabeludos como a falta de recursos para a educação à gentrificação do Brooklyn, em Nova York.

Ela Quer Tudo está disponível na Netflix em 2 temporadas.

Kurt Seyit and Sura

Um bom romance de época é sempre bem-vindo para quem curte o gênero e um título indispensável para os entusiastas é a série turca Kurt Seyit and Sura. Ambientada no início da Primeira Guerra Mundial, a série tenta dar conta de uma das maiores encruzilhadas românticas de todos os tempos: os amores impossíveis. Aqui ele assume a forma em um tenente turco e uma filha de nobres russos que lutam pelo amor que sentem um pelo outro, enfrentando tensões familiares, a sociedade e acontecimentos históricos muito maiores do que eles, afinal, uma guerra está à espreita.

Com o trunfo de ser baseada em fatos reais, incluindo os acontecimentos históricos voltados à Primeira Guerra Mundial, a premissa é apenas a ponta do iceberg. O que nos é apresentado em tela vai além de romances impossíveis, mas também questiona uma sociedade em frangalhos, deixando claro que apenas a empatia é soberana no caos.

Kurt Seyit and Sura está disponível na Netflix em 1 temporada.

Tempo Entre Costuras

O Tempo entre Costuras é uma daquelas histórias de como a nossa vida pode mudar completamente, de uma hora para outra – sem que possamos controlar as coisas vão acontecendo e nos levando por rumos que nunca imaginamos antes. Baseado no livro homônimo de Maria Dueñas, a série nos leva a conhecer a história de Sira Quiroga, uma jovem costureira que vive junto a sua mãe na tradicional Madri dos anos 1934.

Mas sua vida vai ser completamente transformada, quando ela se apaixona e decide, impulsivamente, como deve ser, ir junto ao seu amado para Marrocos. É óbvio que a urgência de sua paixão acaba por levar a melhor e o preço por sua cegueira vai acabar lhe acarretando muitos infortúnios, onde Sira vai acabar se tornando espiã dos aliados durante a guerra civil Espanhola.

Nesta história de amores e acontecimentos inesperados, acompanhamos Sira rumar uma narrativa que, inteligentemente, consegue harmonizar importantes fatos históricos da Espanha com um romance avassalador. Ideal para aqueles que querem fugir do óbvio sem abrir mão do básico.

O Tempo entre Costuras está disponível na Netflix em 1 temporada.

Outlander

A série Outlander é aquilo que podemos chamar de pequeno fenômeno de gênero, que soube muito bem conquistar novos fãs assim como satisfazer os antigos, já que a série é baseada na obra literária de Diana Gabaldon com o mesmo nome. Nas páginas de seu livro como na tela da Netflix, conhecemos Claire Randall (Caitriona Balfe), uma jovem enfermeira em atividade em plena Segunda Guerra Mundial, que, durante um passeio para tentar salvar seu casamento e se reaproximar de seu marido Frank (Tobias Menzies), acaba descobrindo um misterioso portal que a transporta para o ano de 1743.

Dramas, aventuras, emoções, história, viagem no tempo, romances avassaladores e dúvidas arrebatadoras, em meio a uma fotografia e cenários incríveis, fazem de Outlander uma série encantadora e envolvente. A obra vai muito além de um romance épico com viagens no tempo, abrangendo o desenvolvimento do papel da mulher na sociedade.

Outlander está disponível na Netflix em 3 temporadas.

Jardim de Meteoros

Jardim de Meteoros é talvez um dos clássicos românticos mais tradicionais da Ásia e que, a cada novo lançamento, renova a sua legião de fãs, lançando ao estrelato absoluto os seus jovens protagonistas. Aconteceu na versão japonesa, na versão coreana, na versão taiwanesa e na versão chinesa. Nomes como Jun Matsumoto e Lee Min Ho tornaram-se queridinhos da nação e o mesmo acontece com Dylan Wang, novo protagonista do remake chinês da Netflix.

Baseado no mangá shoujo Hana Yori Dango, o original conta a história de Makino Tsukushi, que não cede e não enverga à tirania escolar do herdeiro do conglomerado Domyouji, Tsubasa, e que cuja obstinação apaixonada conquista o seu coração. A partir daí, reúne todos os plots e clichês do gênero, com direito à diferença de classes, mãe implacável, bullying e até perda de memória.

Muito mais do que apenas apaixonar-se, é entender o outro, olhar para si mesmo e perceber que não há nada de errado em admitir nossos próprios preconceitos, mesmo que seja o mais árduo obstáculo romântico.

Jardim de Meteoros é uma série original Netflix e está disponível na plataforma em 1 temporada.

Filmes românticos de tirar o fôlego

Para Todos os Garotos que já Amei

Para Todos os Garotos que já Amei é talvez o maior acerto da Netflix no gênero comédia romântica, especialmente voltado para o público adolescente e jovem adulto. Sucessor de tentativas mornas como A Barraca do Beijo, o que este sucesso instantâneo da plataforma de streaming entrega é simpatia e personagens carismáticos. Simpatizamos não apenas com Lara Jean, mas a todo o seu núcleo familiar. Mesmo que o foco do filme seja o seu romance com Peter, é no que eles podem oferecer um ao outro que torna esse um dos filmes românticos mais carismáticos da Netflix.

Lara Jean Covey é uma jovem muito sonhadora, entusiasta por romances de qualidade suspeita e cheia de amores platônicos. Incapaz de admitir em voz alta o que sente em seu peito, Lara escreve cartas como uma forma de se despedir dos amores passados, uma forma de exorcizar seus próprios sentimentos. Essas cartas não são escritas para serem de fato entregues, ela as guarda em uma caixa de chapéu dada pela sua falecida mãe, quando ela ainda era criança.

O que ela não contava, porém, é que essas cartas são enviadas e Lara terá que lidar com o passado e com sentimentos ainda adormecidos. Para Todos os Garotos que Eu já Amei é um filme original Netflix e está disponível na plataforma.

Elisa & Marcela

O grande trunfo de Elisa & Marcela é a noção de que esta história de amor proibido é baseada em fatos reais. Irreverente e muitas vezes urgente, a história de amor entre as duas mulheres levou-as à medidas desesperadas para ficarem juntas em uma época que esse romance era praticamente impossível. Às vezes esquecemos que direitos são conquistados com sangue e o casamento entre pessoas do mesmo sexo agora é um direito legítimo no Brasil. Esse filme é um ótimo lembrete de que conquistas devem ser rememoradas e que capítulos tristes não devem e não podem ser esquecidos, para nunca mais se repetirem.

Elisa & Marcela é um daqueles filmes românticos que entende muito bem o seu público e o que acredita. Sua mensagem, acima de tudo, é o grande carro-chefe da trama, que às vezes abre mão da narratividade para sustentar a mensagem e o tema, mas, mesmo assim, não deixa de ser uma experiência ao menos interessante.

Elisa & Marcela é um filme original Netflix e está disponível na plataforma.

Alguém Especial

Alguém Especial é o filme para todos os corações partidos. porque todas as histórias de amor possuem um fim. É um abraço apertado, um afago e também um lembrete de que precisamos coletar todos os caquinhos e seguir em frente. É o filme responsável por dar um novo fôlego a Truth Hurts da Lizzo nas paradas americanas, e também o filme que arrancou lágrimas de Taylor Swift, que descobriu pela diretora e roteirista Jennifer Kaytin Robbinson que sua música Clean, do álbum 1989, foi grande inspiração para a roteirista quando ela tentava dar luz ao seu coração partido em forma de entretenimento.

Mais do que uma história de amor ou uma tentativa de recomeço, Jenny tenta desesperadamente dar cabo ao fluxo de emoções que pesam seu peito depois de um término amigável porém cheio de arrependimentos com seu então namorado de nove anos. Era o seu relacionamento e Nova York ou São Francisco e uma proposta de redatora na revista Rolling Stone. Vocês sabem qual o fim, mas não significa que seja menos doloroso. Existe uma urgência de fazer dar certo ao longo de toda narrativa de Jenny, que esbarra em seu passado e em seu presente em Nova York e conta com participações deliciosas como a de Rosario Dawson e RuPaul.

É sobre abrir mão e preservar a si mesmo, sobre amizades que valem à pena. È sobre empoderamento feminino e também sobre as memórias, sobre os grandes amores e sobre tudo o que resta no final de dia: nós mesmos.

Alguém Especial é um filme original Netflix e está disponível na plataforma.

Pérolas no Mar

Pérolas no Mar é um daqueles filmes que rasgam o coração, embaçam a vista e estremece as nossas estruturas. O que a história nos oferece não são tramas elaboradas, mas é exatamente em sua simplicidade e delicadeza que mora o seu grande trunfo. A história, baseada no livro infantil Home – Chinese New Year , é um estudo delicado sobre escolhas erradas, de mensagens e interpretações erradas, da ansiedade e insegurança da juventude, que acaba por engolir a todos os outros sentidos.

Entre encontros e desencontros, acompanhamos suas trajetórias em Pequim nos dias que antecedem ao ano novo chinês em 2007 e 2015, suas jornadas andarilhas acabam por pintar a tela de colorido ou de preto e branco em uma verdadeira colcha de retalhos de memórias, potentes e doloridas. Um desses filmes românticos para guardar na estante, e revisitá-los em um dia de chuva.

Pérolas no Mar é um filme original Netflix e está disponível na plataforma.

Uma Linda Mulher

Nada mais justo que terminar uma lista de filmes românticos com talvez um dos maiores título do gênero. A história que catapultou Julia Roberts ao estrelato e definiu Richard Gere como galã absoluto e incontestável. Em uma dinâmica de tirar o fôlego, sobre romances entre dois indivíduos opostos, mas que anseiam pela mesma coisa. Sobre achar amor em uma cidade que nascem e morrem os sonhos, Los Angeles, a cidade dos anjos de papel machê.

A trama, tão inerente à cultura pop, nos é entregue em Edward, um executivo que compra e fragmenta empresas para vendê-las, encontra, por acaso, a prostituta Vivian. Ao contratá-la para ficar com ele durante uma semana a fim de acompanhá-lo nos jantares de negócios, os dois se aproximam e descobrem que há vários obstáculos para serem superados até que possam unir seus mundos tão diferentes.

Uma Linda Mulher é daqueles filmes românticos que o tempo só lhe fez bem e, apesar de ser um retrato de um tempo e lugar muito especifico, possui uma urgência universal, que permanece tocante, quase trinta anos depois de seu lançamento.

Uma Linda Mulher está disponível na Netflix.

Curtiu a nossa lista de séries e filmes românticos? Deixe nos comentários qual título você escolheu.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail