Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor

laptop g series 15 3579 nontouch notebook pdp 4 - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor
Neste artigo, exploramos todos os pontos que você precisa saber para escolher o notebook para jogos perfeito para se divertir

Comprar um notebook dedicado à games já foi algo difícil. Além de encontrar uma máquina que não custasse um rim, era complicado encontrar uma que não parecesse um saco de tijolos e que tivesse uma bateria horrível. Porém, os tempos mudaram e agora não faltam opções! As máquinas tiveram grandes melhorias e agora são capazes de bater de frente com o desempenho de desktops para jogos. Neste artigo iremos abordar todas as questões que você precisa analisar pra encontrar o notebook ideal para você tornar o seu jogo uma experiência inesquecível!

Orçamento para um notebook gamer

Antes de tudo, você precisa ter em mente quanto pretende investir em um notebook gamer. Felizmente, há muitos bons negócios no mercado para compradores exigentes, e máquinas mais robustas estão mais baratas do que nunca.

Por exemplo, encontrar um bom notebook para jogos por menos de 10 mil reais era algo impossível alguns anos atrás. Uma das empresas que mais investiu em desenvolver máquinas poderosas com preço acessível foi a Dell.

A linha de notebooks gamer G3 da Dell (continuação da popular linha Inspiron 15 7000) tem um modelo com tela de 17 polegadas que pode ser encontrado no mercado a partir de 4.500 mil reais. Também existem os modelos G5 (não comercializado no Brasil) e G7 (a partir de 4.800 reais), que oferecem especificações mais poderosas por um pouco mais de investimento do usuário.

laptop g series 15 3579 nontouch notebook pdp 4 - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor
A linha G da Dell possui máquinas poderosas e compactas para rodar seus jogos.

A linha G da Dell é sua primeira linha exclusivamente dedicada à notebooks gamers disponível no Brasil. Antes, a Alienware era sua linha de produtos gamers de ótima qualidade mas que ficava restrita somente ao exterior.

Outra empresa que começou a investir pesado nesse mercado gamer foi a HP com a sua linha Omen. Os notebooks custam um pouco mais caro (a partir de 6 mil reais) mas aqui você obtém recursos avanções como overclocking e, claro, o reconhecimento de uma grande marca.

hp omen 173 laptop intel core i7 gamer D NQ NP 660537 MLB26562172400 122017 F - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor
A linha Omen da HP possui um belo design e configurações robustas.

Se tratando de notebooks gamers, você precisa avaliar qual tipo de máquina atende suas necessidades. O que significa dizer que não vale a pena investir mais dinheiro do que é necessário se uma máquina de pequeno ou médio porte já o satisfaz.

Porém, se você não quer nada além do melhor, esteja preparado para gastar mais de 6 mil reais em um dispositivo. Os notebooks de jogos de última geração de hoje percorreram um longo caminho desde as plataformas gigantes do passado, mas você ainda terá que desembolsar uma pequena fortuna por uma configuração poderosa.

Qual GPU e CPU você precisa?

Ao mesmo tempo em que você decide o quanto pretende investir no seu notebook gamer, é preciso também pensar nos principais componentes da máquina: a GPU e a CPU. Atualmente, em termos de processamento gráfico, a NVIDIA é o rei dos jogos em notebooks.

As GPUs da série GeForce 10 possuem uma tonelada de energia para renderizar os visuais complexos e realistas, garantindo alta performance e desempenho. Portanto, não é surpresa que a maioria dos notebooks gamers atuais inclua a tecnologia da NVIDIA, especialmente aqueles que visam combinar potência e portabilidade.

As GPUs da NVIDIA podem parecer confusas no início, mas é fácil de entender quando você sabe o que elas oferecem. A GTX 1050 e a 1050Ti são placas de nível básico da NVIDIA, ideais se você não planeja jogar além de 1080p de resoulção. Elas são poderosas o suficiente para jogar jogos modernos entre 30 e 60fps, mas a experiência realmente depende do título. Se você está apenas procurando por alguns títulos MOBA, como League of Legends e Dota 2, essas placas são mais que suficientes.

placa de video asus geforce gtx 1050 ti 4gb ph gtx1050ti 4g gddr5 pci exp 36705 - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor
A GTX 1050 é o modelo mais básico da série 10 da GeForce, e oferece um desempenho satisfatório.

Com a GTX 1060, você pode esperar um desempenho mais sólido em 1080p. Games como The Witcher 3 rodam no Omem 15 da HP entre 60 e 70fps com essa GPU, enquanto o sucesso Overwatch alcançou 120fps.

placa de video geforce galax gtx 1060 exoc white 6gb 60NRH7DVM3VW gddr5 pci exp 33393 - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor
A GTX 1060 é um placa mais poderosa que expande as funcionalidades da GTX 1050.

Avançando para a GTX 1070 da NVIDIA, você terá uma placa que é poderosa o suficiente para rodar jogos a 1440p  de resolução (2.560 x 1.440), bem como atingir taxas de quadro ainda maiores em 1080p. Além disso, ela é ideal se você quiser se conectar a uma TV 4K para jogos em tela grande. Só não tente jogar jogos complexos em 4K nativamente – é para isso que serve a GTX 1080, a mais avançada da série.

placa de video evga geforce gtx 1070 sc gaming acx 30 black edition 08g p4 5173 kr 8gb gddr5 pci exp 35822 - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor
A GTX 1070 é uma das integrantes mais poderosas da série 10.

Alguns notebooks tiram proveito das capacidades monstruosas dessa GPU topo de linha, como o ROG Zephyrus da ASUS, encontrado a partir de 12 mil reais. Com o Zephyrus, por exemplo, é possível jogar Hitman a 45fps e The Witcher 3 em torno de 35fps em 4K, algo simplesmente surpreendente para um laptop tão fino. Você encontrará o GTX 1080 em muitos laptops de jogos mais volumosos e grandes máquinas de 17 polegadas.

2906817 l d - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor
O Asus Zephyrus é uma máquina poderosa e robusta com um preço alto para se investir.

Com exceção do Zephyrus, você não vai encontrá-lo em muitas máquinas de 15 polegadas, pois é provável que seja um incômodo de engenharia colocá-lo em máquinas menores. E se você realmente quiser investir em um notebook gamer com a GTX 1080, esteja preparado para pagar cerca de 10 mil reais!

placa de video evga geforce gtx 1080 ti sc black edition gaming 11g p4 6393 kr 11gb gddr5x pci exp 48331 - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor
A GTX 1080 é o topo de linha da série 10 e oferece alta performance e desempenho para games.

E quanto à AMD, principal concorrente da NVIDIA, a empresa recentemente anunciou a GPU Radeon Vega, destinada exclusivamente para notebooks gamers de alta performance. Também é possível encontrar gráficos Vega integrados aos processadores de laptop Ryzen (não comercializado ainda no Brasil), da ASUS, embora não sejam tão poderosos quanto a GTX 1050.

30131849697106 t1200x480 - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor
Para quem prefere a AMD, o Asus Ryzen é uma boa opção de notebook gamer.

Já existem alguns notebooks com a nova colaboração da Intel e da AMD, o processador Core com gráficos RX Vega M deve ser rápido o suficiente para executar jogos decentes em 1080p. Mas eles normalmente custam mais do que os sistemas que possuem placas NVIDIA

top  id1501498658 343178 - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor
A nova linha de placas gráficas da AMD, a Vega, tenta competir diretamente com a série 10 da NVIDIA.

Felizmente, escolher uma CPU é muito menos complexo. Na maior parte dos casos, você encontrará o processador de oitava geração da série H da Intel em notebooks para jogos hoje, oferecendo um sólido desempenho em jogos. Essa família de chips é mais poderosa do que a série U, destinada a portáteis ultraportáteis menos exigentes.

screenshot cdn.arstechnica.net 2018.10.21 13 46 28 - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor
Se possível, tente investir em máquinas com a geração de processadores mais recentes da Intel.

Porém, é preciso se certificar de obter um processador Intel de oitava geração, se desejar o melhor dos melhores. Os processadores da sétima geração ainda são muito capazes, mas vale mais a pena em investir nos novos modelos. Em última análise, tenha em mente que sua GPU importa muito mais do que a CPU quando se trata de desempenho em jogos.

Escolhendo uma tela

Normalmente, muitos consideram telas de 15 polegadas o tamanho ideial para a maioria dos notebooks gamers. Eles são grandes o suficiente para lhe dar uma boa visão da ação, mas pequenos o suficiente para tornar os laptops portáteis. Porém, existem outras opções.

Se você preferir uma tela menor, dê uma olhada nas opções de 13 e 14 polegadas, como o Alienware 13 e o Razer Blade 14 (ambos não comercializados no Brasil). No entanto, é necessário prestar muita atenção em quanto eles pesam: o Alienware 13 atualmente pesa 2,04 kg, sendo mais pesado do que a maioria dos laptops de 15 polegadas.

0090299 dell alienware 13 r3 quad core i5 7300hq 133 hd notebook with gtx1050 early 2017 model 600 - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor
Apesar de ter uma tela pequena e boa configuração, o Alienware 13 é um pouco pesado para se carregar.

Escolher a resolução de tela e a taxa de atualização corretas também é importante, pois isso está diretamente ligado ao seu desempenho em jogos. Neste ponto, você vai querer uma tela de 1080p de resolução. Isso pode parecer um pouco antiquado na era 4K, mas permitirá alcançar taxas de quadros mais altas.

O 1080p também é uma opção atraente com painéis de taxa de atualização de 120Hz ou 144Hz. Essa taxa mais alta suaviza a jogabilidade à medida que você passa de 60 quadros por segundo. Normalmente, isso levaria a falhas e outros problemas de desempenho em uma tela de 60Hz.

A solução padrão para lidar com problemas de alta taxa de quadros é o Vsync, que limita a jogabilidade na taxa de atualização do seu monitor. Mas isso introduz alguns problemas próprios, como engasgos e lentidão. É aí que entra a tecnologia de taxa de atualização variável, como o G-Sync da NVIDIA e o FreeSync da AMD.

maxresdefault - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor
Monitores com G-Sync suavizam os gráficos da imagem.

Essas tecnologias combinam como a sua tela é refrescante com o desempenho dos jogos. Isso é útil para jogos de alto fps, bem como para títulos exigentes em que você pode não atingir a taxa máxima de atualização do seu monitor. E o mais importante, evita os problemas que você costuma ter com o Vsync.

b4681d93 8c11 4651 9832 1a649f41650c xb9a - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor
A tecnologia FreeSync da AMD melhora os gráficos em telas.

Indo além de 1080p, você também encontrará 1440p (2.560 x 1.440 pixels) em alguns laptops. Isso oferece uma pequena melhoria na nitidez, mas será mais perceptível quando você estiver navegando na Web ou editando documentos do que quando estiver jogando.

E, claro, os monitores 4K estão fazendo um grande sucesso. No entanto, você pagará um valor enorme por esses, então não recomendamos 4K, a menos que você realmente precise desses pixels extras. Se a sua máquina não tiver uma GTX 1080 da NVIDIA, por exemplo, você terá dificuldade em atingir 30fps, o mínimo para um jogo decente, enquanto executa muitos títulos nativamente em 4K.

Isso significa que você provavelmente acabará executando jogos em uma resolução mais baixa, o que acaba com o objetivo de obter uma tela de alta resolução. O uso de telas LCD fora de sua resolução nativa também leva a manchas e outros problemas de qualidade de imagem. Se você planeja usar muito vídeo em 4K enquanto seus olhos estão a centímetros de sua tela, então pode valer a pena, mas para a maioria das pessoas não será.

Considerações finais

Nesta seção compilamos alguns observações e dicas importantes que você também precisa levar em conta quando decidir escolher um notebook gamer:

  • Obtenha pelo menos 16 GB de RAM. Isso lhe dá espaço para muitas multitarefas, especialmente se você quiser transmitir o jogo.
  • O armazenamento é importante! Não é incomum que jogos grandes ultrapassem 40 GB atualmente. Obtenha um SSD de 256GB, pelo menos, e se houver espaço, escolha uma unidade secundária apenas para jogos.
  • Como em qualquer grande compra de tecnologia, experimentar alguns laptops para descobrir o que você realmente quer. É difícil ter uma noção dos teclados, displays e peso apenas lendo sobre eles.
  • O OLED e o HDR estão aparecendo lentamente em laptops para jogos, mas estão limitados a alguns modelos, como o R13 da Alienware, e são muito caros.
  • Não esqueça seus acessórios! Você vai querer um bom mouse para jogos e um sólido par de fones de ouvido.
laptop g series 15 3579 nontouch notebook pdp 4 - Notebook gamer: dicas para você escolher o melhor

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via