Conecte-se conosco
ringsystem - Novo Senhor dos Anéis? Planeta tem sistema 200 vezes maior que Saturno

Geral

Novo Senhor dos Anéis? Planeta tem sistema 200 vezes maior que Saturno

Astrônomos acreditam ter descoberto um planeta, cujo sistema de anéis é 200 vezes maior do que o de Saturno. É a primeira vez que uma estrutura dessa dimensão em torno de um planeta é encontrada fora do nosso Sistema Solar.

ringsystem 720x393 - Novo Senhor dos Anéis? Planeta tem sistema 200 vezes maior que Saturno

Concepção artística do sistema de anéis do “J1407b”

Antes que os fãs da série de J. R. R. Tolkien se animem, não se trata de uma nova adaptação da obra, mas uma notícia que vem do espaço. Astrônomos do Observatório de Leiden, na Holanda, e da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos acreditam ter descoberto um planeta, cujo sistema de anéis é 200 vezes maior do que o do planeta Saturno. É a primeira vez que uma estrutura dessa dimensão em torno de um planeta é encontrada fora do nosso sistema solar.

A descoberta fala de um planeta, identificado como “J1407b“, anã marrom pertencente a órbita da estrela “J1407”. O corpo celeste foi observado pela primeira vez em 2012, quando os cientistas notaram uma variação incomum no comportamento da luz, que causou um eclipse de 52 dias.

saturnhubble 720x350 - Novo Senhor dos Anéis? Planeta tem sistema 200 vezes maior que Saturno

Imagem de Saturno obtida em 2008 pelo telescópio Hubble

O sistema é composto por mais de 30 anéis, cada um com dezenas de milhões de quilômetros de diâmetro. As lacunas detectadas no sistema também sugerem que parte do material pode já ter se juntado ao ponto de formar luas. Este fenômeno também já foi observado nos anéis de Saturno.

Os pesquisadores acreditam que o planeta, provavelmente, é um gigante gasoso como Júpiter ou Saturno, mas com massa até 40 vezes superior a Júpiter. Para se ter uma ideia, os autores do estudo estimam que, se os anéis de Saturno fossem do mesmo tamanho que os de J1407b, eles seriam facilmente visíveis da Terra à noite, sendo várias vezes maior do que a Lua cheia.

Os anéis foram encontrados em dados recolhidos pelo observatório SuperWASP, utilizando uma tecnologia que detecta a variação de luz nas estrelas, conforme os planetas realizam suas órbitas e seus eclipses.

Fonte: CNet.

Continue lendo
Advertisement

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Reviews

IMG 20180104 150731762 HDR - Review - Samsung Galaxy J5 Pro

Reviews

Review – Samsung Galaxy J5 Pro

Por 11 de Fevereiro de 2018
Review - Review HyperX Alloy Elite

Computadores

Review HyperX Alloy Elite

Por 10 de Fevereiro de 2018

Cultura Geek

Tutoriais

Advertisement
Subir