Nvidia apresenta novas ferramentas de desenvolvimento de jogos

NVIDIA apresenta novas ferramentas para desenvolvedores de jogos

Avatar of letícia leite
Três grandes novidades aparecem para facilitar a vida de quem trabalha na criação de jogos. Ou seja, melhorias serão sentidas tanto por desenvolvedores quanto pelos usuários!

Depois de anuciar nesta semana a nova plataforma NVIDIA Omniverse para desenvolvedores de jogos, chega a notícia de uma série de novas ferramentas para o desenvolvimento de jogos. O objetivo das tecnologias é ajudar a economizar tempo, integrar mais facilmente a NVIDIA RTX e agilizar a criação de mundos virtuais. Entenda mais sobre as novidades anunciadas na GDC (Game Developers Conference) 2022, que incluem NVIDIA Streamline, NVIDIA Kickstart RT, GeForce NOW Cloud Playtest e muito mais!

Streamline: código aberto para tecnologias de super-resolução

Nvidia apresenta novas ferramentas para desenvolvedores de jogos
Ferramentas facilitarão a vida dos desenvolvedores de jogos
Imagem: NVIDIA/Reprodução

A primeira grande novidade dentre as ferramentas da NVIDIA é o Streamline, uma estrutura de código aberto e cross-IHV que servirá para simplificar a integração de várias tecnologias de super-resolução e outros efeitos gráficos, tanto para jogos quanto para aplicativos. Assim, os desenvolvedores conseguem codificar uma vez e adicionar várias tecnologias de super-resolução aos seus jogos.

Streamline oferece uma integração única com uma estrutura plug-and-play. Ele fica entre o jogo e a API de renderização e abstrai as chamadas de API específicas do SDK em uma linha de fluxo fácil de usar. Em vez de integrar manualmente cada SDK, os desenvolvedores simplesmente identificam quais recursos – como vetores de movimento, profundidade e outros – são necessários para os plug-ins do Streamline de destino e, em seguida, definem onde eles desejam que os plug-ins sejam executados no pipeline gráfico.

Ele está disponível hoje com suporte para NVIDIA Deep Learning Super Sampling (DLSS) e Deep Learning Anti-Aliasing (DLAA), em breve para NVIDIA Image Scaling (NIS). Também funcionará com DirectX 11 e DirectX 12, além de estar atualmente em versão beta para Vulkan, disponível para os desenvolvedores testarem.

A estrutura também é extensível além de SDKs de super-resolução, com desenvolvedores capazes de adicionar NVIDIA Real-time Denoiser (NRD) a jogos via Streamline também.

O que isso significa para os desenvolvedores de jogos?

Nvidia apresenta novas ferramentas de desenvolvimento de jogos
Open source siginifica liberdade para outras empresas usarem a tecnologia
Imagem: Nvidia

A NVIDIA reconhece a carga imposta aos desenvolvedores para oferecer suporte a vários SDKs, geralmente com pontos de integração e compatibilidade variados.

John Spitzer, vice-presidente de desenvolvimento e tecnologia de desempenho da NVIDIA, explica que desenvolvedores de jogos fazem um trabalho adicional para dar suporte aos efeitos de pós processamento de cada fornecedor de hardware com diferentes APIs. Logo, será papel do Streamline remover essa redundância e acelerar a adoção de novos recursos em jogos, melhorando a experiência dos usuários. Isso é bom para os jogadores e para o ecossistema de jogos.

A Intel, uma das concorrentes diretas da NVIDIA, declarou apoio público ao projeto e já criou um plugin próprio para o Streamline. Então, é provável que apareça uma expansão dos games compatíveis com a tecnologia quando as GPUs Arc Alchemist chegarem ao mercado. Olha só a nota do diretor de engenharia de jogos da Intel:


“A Intel acredita fortemente no poder das interfaces abertas. Estamos empolgados em oferecer suporte ao Streamline, uma estrutura aberta e cruzada de IHV para novos efeitos gráficos. Isso simplificará os esforços de integração dos desenvolvedores de jogos e acelerará a adoção de novas tecnologias.”

Andre Bremer, vice-presidente da AXG e diretor de engenharia de jogos da Intel

Kickstart RT – Um Starter Kit para adicionar Ray Tracing

Nvidia apresenta novas ferramentas de desenvolvimento de jogos
NVIDIA apresenta novas ferramentas para desenvolvedores de jogos

A segunda dentre as ferramentas para desenvolvedores é a Kickstart RT, que tornará mais fácil a integração do Ray Tracing em tempo real. Antes, todos os motores gráficos tinham que vincular os objetos dinâmicos na cena. Já com a novidade, será possível ter um SDK que permite brincar com reflexos, sombras, inclusão de ambiente e iluminação global realista em tempo real.

A Kickstart RT oferece um ponto de partida conveniente que permite aos desenvolvedores incluir de forma rápida e fácil a iluminação dinâmica realista de cenas complexas em seus mecanismos de jogos em um período de tempo muito menor do que os métodos tradicionais. Também é útil para desenvolvedores que podem achar difícil atualizar seu mecanismo para a API DirectX12. É uma solução multi-API e multiplataforma que pode ser executada em Windows ou Linux.

O Kickstart RT já está disponível e você pode saber mais sobre sua aplicabilidade no site da NVIDIA.

Cloud Playtest: teste de jogo na nuvem

Nvidia apresenta novas ferramentas de desenvolvimento de jogos
Testes de jogos serão facilitados com a ferramenta
Imagem: Nvidia/Reprodução


Um teste de jogo é o processo pelo qual um designer de jogos testa um novo título em busca de bugs e falhas antes de lançá-lo no mercado. Os desenvolvedores precisam de maneiras inovadoras de realizar essa parte vital do desenvolvimento de jogos com segurança. Tudo isso é possível com a terceira nova ferramenta, o Cloud Playtest na plataforma de desenvolvedores GeForce NOW.

Com uma rede de mais de 30 data centers e 80 países, o GeForce NOW usa o poder da nuvem para levar a experiência de jogo GeForce no PC para qualquer dispositivo. Essa infraestrutura estendida fornece uma plataforma de desenvolvedor para estúdios e editores realizarem seu desenvolvimento de jogos virtualmente, começando com o teste de jogo.

Com o GeForce NOW Cloud Playtest, jogadores e espectadores podem estar em qualquer lugar do mundo. Os desenvolvedores de jogos podem fazer upload de uma versão para a nuvem e agendar um teste de jogo onde eles gerenciam seu calendário de testes.

A NVIDIA também anunciou atualizações dos SDKs para NVIDIA RTX Global Illumination, RTX Direct Illumination, Reflex e Real-time Denoisers. Ferramentas importantes de desenvolvimento de jogos, incluindo NVIDIA Insight e NVIDIA Virtual Reality Capture and Reply, também receberam atualizações.

Veja mais

A NVIDIA está cheia de novidades! Aproveite para conhecer a arquitetura Hopper focada em Inteligência Artificial!

Fontes: NVIDIA

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados