O que é iptv e como funciona esse tipo de serviço

O que é IPTV e como funciona esse tipo de serviço

Avatar of otávio queiroz
Neste post, explicamos o que é IPTV, quais são os tipos de serviço disponíveis no Brasil e opções gratuitas para você!

O sucesso do streaming on demand, ou seja, o consumo de conteúdo que pode ser acessado no momento em que a pessoa desejar, transformou a maneira de se consumir filmes, séries, seriados, documentários e diversos outros tipos de conteúdo multimídia. Dentre as novidades possibilitada por essas mudanças está o IPTV, tecnologia que permite que você possa acessar canais de TV, séries e filmes à vontade. Mas o que é IPTV? Como esse tipo de serviço funciona? E esse tipo de serviço é legal? Respondemos essas e outras perguntas neste post!

O que é IPTV?

IPTV é uma sigla em inglês para Internet Protocol Television (algo como Televisão por Protocolo de Internet em português). Resumidamente, ela é um serviço de TV que chega até você pelo IP do seu computador, ou seja: pela internet, em vez de por satélites e cabos. Atualmente, existem diversas formas diferentes de IPTV: prestadores de TV online, aplicativos de redes de TV, canais de TV online, websites que oferecem TV ao vivo grátis e os serviços de IPTV de assinatura de terceiros.

O que é iptv e como funciona esse tipo de serviço
IPTV é um serviço de TV que chega até você pelo IP do seu computador, ou seja: pela internet, em vez de por satélites e cabos (Reprodução/Internet)

De forma simplificada, podemos dizer que o IPTV funciona como um streaming de vídeo, como Disney+, Netflix e Amazon Prime – a diferença é o tipo de conteúdo exibido pelos aplicativos para TV, celular, computador e pelos TV boxes (que são como os receptores de TV a cabo que instalam na sua casa sempre que você assina um pacote).

Alguns modelos de TV não são preparados para receber transmissão de conteúdos de IPTV, por isso, alguns consumidores precisam recorrer as chamadas set-top boxes, que vão converter o sinal da internet para um formato que a TV possa exibir. Um exemplo deste tipo disponível no Brasil é a Claro Box TV. Uma facilidade que as TVs com suporte à tecnologia trazem é na hora de instalar os apps do IPTV. Nelas, basta simplesmente fazer o download do software e instalar, assim como acontece em smartphones. No caso das TV boxes, é necessário configurar o aparelho, que funciona, geralmente, por meio de um cabo HDMI.

Como IPTV funciona?

Como iptv funciona?
Os sistemas de IPTV possuem redes dedicadas para a distribuição do sinal, permitindo uma maior qualidade e estabilidade na transmissão (Reprodução/Internet)

Para funcionar corretamente, os sistemas de IPTV possuem redes dedicadas para a distribuição do sinal, permitindo uma maior qualidade e estabilidade na transmissão dos conteúdos ofertados. Para que funcione, o usuário deve ter um conversor que transforma o sinal transmitido pela internet em uma imagem que é exibida na tela, seja da TV, do computador ou do celular. O conversor pode ser específico para isso ou um aplicativo.

Vale ressaltar que conexões com menos de 4 MBPS terão dificuldades para fazer uma transmissão de qualidade, sem comprometer a utilização de internet nos demais aparelhos da casa.

Não confunda IPTV com televisão online

Iptv e televisão online
Apesar de serem confundidas com frequência, televisão online e IPTV são coisas diferentes (Reprodução/Internet)

Algumas pessoas tendem a confundir IPTV com televisão online. Por este motivo, é importante enfatizar que ambos são bem diferentes, tanto na tecnologia envolvida, quanto no modo de uso. O primeiro se refere a uma tecnologia inserida em um espaço considerável de banda larga fornecido ao cliente. Basicamente funciona como a internet de uma forma mais específica, e em torno de vídeos e material audiovisual, sob uma plataforma devidamente preparada para este fim.

Já quando falamos de televisão online, nos referimos apenas a assistir televisão na Internet. A banda larga que você usa para sua internet é a mesma que será usada para assistir o canal selecionado. Nesse caso, é muito provável que o conteúdo seja limitado e a qualidade não seja a melhor disponível.

Os tipos de IPTV

Tipos de iptv
Quando falamos sobre IPTV, várias são as modalidades disponíveis no mercado (Reprodução/Internet)

Quando falamos sobre IPTV, várias são as modalidades disponíveis no mercado. Abaixo, listamos as mais utilizadas no mercado nacional e internacional.

Vídeo sob demanda

O serviço de vídeo sob demanda já é queridinho pelos brasileiros. Com a popularização de plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e GloboPlay, ele se tornou um dos formatos mais difundidos no Brasil. Através de um serviço de streaming de vídeo sob demanda, é possível assistir a qualquer conteúdo presente no catálogo, onde e quando quiser.

IPTV ao vivo

Como o nome já sugere, o IPTV ao vivo oferece canais de TV, sejam eles de canal aberto ou fechado, na íntegra e em tempo real, exatamente como se você você estivesse sintonizado a algum canal na televisão “comum”. Sendo assim, você assiste exatamente o que a grade do canal oferece, e não uma produção do catálogo.

Mídia com tempo limitado

Com o passar do tempo, algumas emissoras de TV passaram a lançar seus conteúdos em serviços próprios de streaming. Assim, se alguém perdeu algum programa, pode assisti-lo a qualquer hora, mas com a diferença que este conteúdo tem uma vida útil muito mais limitada. Por aqui, esta modalidade não é tão comum, mas emissoras internacionais como a BBC ainda a utiliza através do iPlayer.

Desvantagens e vantagens do IPTV

Apesar de ser um serviço que caiu no agrado de boa parte dos brasileiros, o IPTV também possui algumas desvantagens. Confira quais são.

Vantagens

Vantagens e desvantagens do iptv
A principal vantagem do IPTV é, sem dúvidas, a comodidade e praticidade que ele oferece (Reprodução/Internet)

A principal vantagem do IPTV é, sem dúvidas, a comodidade e praticidade que ele oferece. Poder escolher (quase que) todo o tipo de conteúdo (seja um filme, uma série ou uma música específica) e assistir quando e onde quiser é incrivelmente atrativo. Além disso, o IPTV inclui canais de televisão tradicionais e aqueles que você sempre quis assistir. Ou seja, você tem um leque mais amplo de canais.

Alguns serviços de IPTV possuem ainda mais recursos interessantes, como a possibilidade de armazenar conteúdo na sua TV para ver o que você quer e quando quiser, além de gravar programas que foram transmitidos ao vivo para serem assistidos posteriormente. Ainda há algumas ferramentas mais comuns, como o bloqueio parental, que bloqueia certos tipos de programas com senhas, e alertas para quando o seu programa favorito estiver próximo de começar.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens do iptv está relacionado à dependência da conexão
Uma das principais desvantagens do IPTV está relacionado à dependência da conexão (Reprodução/Internet)

Uma das principais desvantagens do IPTV está relacionado à dependência da conexão. Para usar este tipo de tecnologia, é preciso conexão estável e rápida. Apesar de serviços de internet compatíveis estarem cada vez mais acessíveis nos grandes centros, no interior a realidade pode ser bastante diferente, com uma internet mais veloz chegando a custar muito mais do que na capital, por exemplo.

Outra desvantagem do IPTV é que, em alguns tipos de serviço, você ainda poderá ver alguma publicidade ao assistir à TV. A grande diferença disso é que a publicidade será mais personalizada, o que pode contornar um pouco a situação. Mesmo assim, anúncios são coisas que dificilmente gostamos de ver ao consumir algum tipo de mídia, não é verdade?

Por fim, outra desvantagem é quantidade de requisitos necessários para aproveitar essa tecnologia. São eles:

  • Largura de banda adequada, que muda dependendo da velocidade da internet.
  • Uma relação sinal-ruído maior que 13 dB.
  • Uma atenuação menor de 40 dB.
Iptv é legal?
Um serviço IPTV não é oficialmente considerado ilegal, apesar de transparecer isso graças aos inúmeros serviços piratas que existem hoje (Reprodução/Internet)

Um serviço IPTV não é oficialmente considerado ilegal, apesar de transparecer isso graças aos inúmeros serviços piratas que existem envolvendo a tecnologia. Isso acontece porque o IPTV é transmitido através da internet, o que gera brecha para que canais pagos e conteúdos, como filme e séries, sejam distribuídos de forma ilegal.

Atualmente, dois procedimentos ilegais são altamente usados: a redistribuição do sinal de IPTV por parte dos assinantes através de meio ilícitos e o compartilhamento do sinal deste tipo com aparelhos set-top boxes que já oferecem uma vasta lista de canais de TV fechada a cabo ou via satélite. Assim, basta apenas que o usuário conecte-o a uma rede Wi-Fi e ligue-o na TV para utilizar o sinal.

No entanto, muitas empresas já transmitem diferentes tipos de conteúdo de vídeo usando tecnologia IPTV por meio de planos de assinatura e esse é um dos caminhos para usar essa modalidade de forma legal. Entre elas está a gigante DirecTV e o seu DirecTV Go. Algumas delas ainda disponibilizam versões gratuitas e pagas de seus aplicativos em lojas como a Play Store e App Store com a garantia de legalidade.

Alguns serviços gratuitos e pagos no Brasil

DirecTV Go

Directv go
O que é IPTV e como funciona esse tipo de serviço

A DirecTV GO é um dos serviços mais conhecidos de IPTV aqui no Brasil. Com ele, não é preciso de um TV Box ou qualquer equipamento. O acesso é feito pelo aplicativo instalado na smart TV, smartphone ou tablet. São cerca de 70 canais ao vivo e conteúdos extra que incluem Combate, Premiere, Telecine, Conmebol TV e HBO Max.

Atualmente, dois planos são ofertados pela operadora: o mensal a partir de R$ 79,90 e o anual custando R$ 799 à vista, sem parcelamento. Antes de contratar, é possível testar por 7 dias grátis.

Guigo TV

Guigo tv
O que é IPTV e como funciona esse tipo de serviço

Outro serviço bastante popular no mercado nacional é o Guigo TV, que oferece canais que estão disponíveis no serviço de TV por assinatura, porém com transmissão exclusiva via internet. Uma diferença desse serviço em relação aos outros é a existência de diversos tipos de plano além do básico.

Atualmente, o pacote Essencial com 49 canais é vendido por R$ 20,90, enquanto o Premium com 13 canais extras custa R$ 39,00 a mais.

Pluto TV

Pluto tv
O que é IPTV e como funciona esse tipo de serviço

A PlutoTV, pertecente ao grupo ViacomCBS, que também é dona do famoso estúdio de cinema Paramount Pictures, é um serviço de IPTV gratuito disponível atualmente. Sem a necessidade de fazer login, ele distribui alguns conteúdos on-demand, dentre eles estão Donnie Darko, Crô, Naruto, Pequenos Espiões e até South Park.

Plex TV

Plex tv
O que é IPTV e como funciona esse tipo de serviço

Assim como a Pluto TV, a Plex TV é um serviço de IPTV gratuíto, sendo necessário apenas a criação de uma conta. No total, são mais de 250 canais de TV ao vivo e o serviço também funciona como uma Media Center desde que os usuários estejam na mesma rede wireless. Alguns dos conteúdos on-demand que esse serviço oferece são Popeye, Os Smurfs, Zorro e A Volta dos Mortos Vivos.

LG Channels

Lg channels
O que é IPTV e como funciona esse tipo de serviço

O LG Channels é uma plataforma de IPTV gratuito que está disponível exclusivamente para as TVs fabricadas pela LG e que contam com o sistema webOS 4.5 ou superior. A plataforma de IPTV totalmente gratuita conta com catálogo de canais com mais de 50 opções de canais IPTV. O aplicativo normalmente encontra-se instalado nas smart TVs LG, caso não o encontre, basta acessar a loja de apps LG Content Store e baixar o aplicativo.

Veja também:

Está pensando em cancelar a TV a cabo e não sabe como fazer ou está em busca de outras alternativas? Confira alternativas de streaming.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
4 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados