O que é o 5G? Tudo o que você precisa saber sobre a nova tecnologia

O que é o 5G? Tudo o que você precisa saber sobre a nova tecnologia 8
Uma nova tecnologia está prestes a chegar ao seu smartphone . O 5G traz muito mais do que o aumento da velocidade de internet, confira agora tudo sobre a nova tecnologia.

Existe uma previsão de que, em 2020, o 5G já seja uma realidade para a maioria. Entretanto, você está ciente do impacto que ele pode ter na internet móvel? Além disso, quando ele vai chegar? Sabia também que ele vai ser muito mais do que uma atualização para as redes móveis? Confira essas e outras respostas agora!

A nova rede irá ajudar  a impulsionar um enorme aumento na chamada “Internet das Coisas”. Isso porque ela fornecerá a infra-estrutura necessária para transportar enormes quantidades de dados. Assim, permitindo um mundo mais inteligente e conectado.

Mas o quão rápido ele pode ser?

O que é o 5G? Tudo o que você precisa saber sobre a nova tecnologia 9

Pode-se dizer que as operadoras vão oferecer uma atualização significativa de possíveis 1 Gb por segundo em relação às redes que usamos atualmente. A GSMA vem propondo velocidade mínima de download de  1 Gbps. Para quem não sabe, essa é uma organização de comércio, originalmente européia,  que representa os interesses dos operadores de redes móveis em todo o mund.

Além desse aumento surpreendente, e estima- se que a velocidade média das redes 5G atinja 10Gbps. Mas essa é uma estimativa rasa! Outros pensam que essas taxas de transferência podem atingir até 800 Gbps.

E não precisa se preocupar, porque apesar de que o  5G possa representar um grande passo a partir das atuais redes,  a nova tecnologia não substituirá imediatamente seu antecessor. O 5G deve se conectar às redes existentes para garantir que os usuários nunca perca sua conexão. Assim, as redes antigas de 4G e até 3G ficarão atuando como uma espécie de backup para áreas não abrangidas pela nova tecnologia.

Além da velocidade, o quão útil o 5G será?

O que é o 5G? Tudo o que você precisa saber sobre a nova tecnologia 10

Para início de conversa, teremos conexões móveis muito mais confiáveis. Isso porque, uma internet de qualidade com alcance praticemente global precisa também de bastante segurança. O 5G deverá ser a internet móvel mais segura já lançada.

Assim, situações como transações bancárias e até mesmo compras via aplicativos serão mais seguras, já que a criptografia será uma das marcas registradas da nova tecnologia. Além disso, a concetividade entre diversos elementos da cidade serão outro diferencial. Por exemplo, se um poste de luz se apagar, o 5G irá permitir que o governo saiba na hora que há um problema, devido ao fato do poste estar conectado a um sistema on-line.

Carros também poderão ser conectados fazendo com que coisas simples como a checagem de e-mails, e até mesmo uma olhada por dentro de sua geladeira (também conectada) sejam feitas diretamente do vidro de seu carro!

Por fim, teremos também o aumento do número de dispositivos conectados. Nós já temos uma grande gama de produtos lançados no mercado de tecnologia, como por exemplo o Google Home. A chegada do 5G irá permitir conectar ainda mais dispositivos. Assim, poderemos conectar mais dispositivos que usamos em casa, permitindo a cada um de nós ter uma uma casa inteligente de forma bem mais fácil.

E de que uma rede 5G precisa?

O que é o 5G? Tudo o que você precisa saber sobre a nova tecnologia 11

A GSMA delineou oito critérios para a nova rede. Dessa forma, uma conexão desse tipo precisará atender a maioria dos itens abaixo para se qualificar como 5G. Estes são:

  1. Conexões de 1-10 Gbps para pontos finais no campo (ou seja, não máximo teórico);
  2. Atraso de ida e volta de 1 milissegundo de ponta a ponta (latência);
  3. 1000 vezes de banda larga por unidade de área;
  4. De 10 a 1000 de dispositivos conectados;
  5. (Percepção de) 99,999 por cento de disponibilidade;
  6. (Percepção de) cobertura de 100 por cento;
  7. 90% de redução no uso de energia da rede;
  8. Até 10 anos de autonomia da bateria para dispositivos de baixa potência, para máquinas por exemplo.

E aí? Você está animado para a chegada da nova tecnologia? Conte para nós nos comentários!

Fonte: Appy Geek

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box