O que é qned miniled? Conheça as novas smart tvs da lg

O que é QNED MiniLED? Conheça as novas smart TVs da LG

Avatar of otávio queiroz
Aqui, você vai entender como a tecnologia funciona e conhecer as melhores opções da LG para você

A cerca de um ano, a LG anunciava as suas primeiras TVs QNED com tecnologia Mini LED no mercado brasileiro. Sendo alimentado por um sistema de iluminação com Mini LEDs (como o nome sugere), esses painéis trazem um brilho mais forte e uma melhor precisão do contraste das cenas. Mas você sabe como as TVs QNED Mini LED da LG se diferenciam das demais opções do mercado? Neste post, separamos as principais vantagens da tecnologia, além de preparar uma seleção com as novas smart TVS da LG para você que está pensando em comprar a sua ainda este ano!

O que é QNED MiniLED?

O que é qned miniled? Conheça as novas smart tvs da lg
A tecnologia QNED está ligada diretamente à maneira como o painel é iluminado por luzes LED (Reprodução/Internet)

A tecnologia QNED está ligada diretamente à maneira como o painel é iluminado por luzes LED. No caso dos novos aparelhos da LG, que contam com MiniLED, milhares de LEDs minúsculos iluminam o painel presente no interior da TV para a gerar as cores vistas pelos telespectadores. É verdade que não chega a ser como o OLED, que tem diodos emissores de luz orgânicos que atuam de forma individualizada, mas o MiniLED diminui o tamanho do painel de retroiluminação usado em outros painéis LCD.

Resumidamente, ela é uma combinação das tecnologias Quantum Dot, NanoCell e Mini-LED. Com este mix, os modelos da LG conseguem produzir cores precisas, oferecendo melhor contraste e pretos mais profundos. Os MiniLEDs são apenas uma parte deste quebra-cabeça. A outra grande parte é a tecnologia NanoCell, que também é usada nas TVs NanoCell da LG. Nela, a LG emprega uma camada de filtragem feita de nanopartículas atrás da tela para remover comprimentos de onda de luz indesejados e tons de cores mais opacos. A camada purifica a saída de cor e melhora a profundidade da cor.

Como a tecnologia funciona

Como o qned miniled funciona?
Em uma tela LCD, os pixels não conseguem emitir luz própria, sendo necessário uma fonte de iluminação traseira (Reprodução/Internet)

Em uma tela LCD, os pixels não conseguem emitir luz própria. Para formar a imagem que vemos, é necessário uma fonte de iluminação traseira capaz de reproduzir imagens coloridas. Em algumas smart TVs premium, como as NanoCell, a iluminação é dividida em dezenas ou centenas de zonas. Dessa forma, é possível exibir pontos mais brilhantes e escuros em diferentes regiões da imagem, melhorando consideravelmente o contraste. Com o Mini LED, essa precisão do escurecimento local aumenta, já que são utilizados LEDs bem pequenos, capazes de trabalharem de forma independente.

A empresa não revela o número exato de LEDs e zonas de escurecimento em todos os modelos de TV QNED Mini LED. Mas disse que seu modelo QNED Mini LED 8K de 86 polegadas tem 30.000 mini-LEDs e cerca de 2.500 zonas de escurecimento. Esses Mini-LEDs ajudam os televisores a fornecer uma taxa de contraste aprimorada e combater o blooming, além de cores mais precisas. Segundo a LG, o Mini LED “pode oferecer até 30 vezes mais pontos de iluminação e 13 vezes mais zonas de controle, entregando um brilho três vezes superior” na comparação entre uma LG NANO99 de 75 polegadas e uma QNED do mesmo tamanho.

Como o qned miniled funciona?
Os MiniLEDs podem oferecer até 30 vezes mais pontos de iluminação e 13 vezes mais zonas de controle, entregando um brilho três vezes superior (Reprodução/LG)

O principal objetivo da LG é oferecer o que há de mais moderno e inovador para o consumidor brasileiro. A busca pela melhor tecnologia sempre será nossa prioridade. Cada vez mais ampliamos as opções para que o consumidor tenha uma experiência de entretenimento superior, seja para assistir filmes e séries, esportes ou jogar seus jogos favoritos com o máximo de qualidade de imagem e performance.

Pedro Valery – especialista de produtos e líder de parcerias na LG

Por fim, há a tecnologia de pontos quânticos, a mesma tecnologia normalmente associada às TVs QNED. Ela tenta fazer a mesma coisa que a tecnologia NanoCell, embora de maneira diferente. Neste, as TVs contam com uma camada de pontos quânticos ou nanocristais para melhorar a cor e o contraste da tela. Como resultado, você obtém imagens vibrantes e significativamente aprimoradas em comparação com uma TV não QNED.

Mercado aquecido

Como o qned miniled funciona?
Mercado de televisores tem crescido nos últimos meses no Brasil (Reprodução/Internet)

O mercado de smart TV está aquecido nos últimos meses no Brasil. Segundo dados divulgados pela consultoria GFK, TVs com tela de 60 polegadas ou mais cresceram, em faturamento, 67,8% de 2020 para 2021 e representam 17% do mercado total em 2021 (4,3 pontos percentuais a mais do que em 2020), considerando o período de 1º de janeiro até 9 de maio.

Já quando o foco são televisores de 49 até 59 polegadas, o aumento em faturamento foi de 18,6%. A categoria representa 41% do mercado total, o que indica uma leve queda de 1,8 ponto percentual. Já as TVs com resolução 4K tiveram alta de 25,9% no ano passado e são 63% do mercado.

Conheça as novas smart TVs da LG com QNED MiniLED

No início de julho, a LG anunciou a chegada das novas smart TVs da linha QNED MiniLED ao Brasil. As informações de preço e recursos das smart TVs foram reveladas durante o evento Casacor 2022. Com a expansão da linha, os consumidores agora têm opções de TVs que variam entre 55 e 86″, além das resoluções que vão até os 8K. Conheça, a seguir, a nova linha de smart TVs QNED MiniLED da LG.

QNED MiniLED 8K QNED99 (2021)

Qned miniled 8k qned99 (2021)
Com variantes de 75″ e 86″, QNED MiniLED 8K QNED99 traz painel Quantum Dot NanoCell com resolução 4K, processador α9 Gen4 AI e recursos especiais para gosta de jogos e cinema (Divulgação/LG)

O modelo mais premium anunciado pela companhia sul-coreana é a LG QNED MiniLED 8K QNED99. Com variantes de 75″ e 86″, ela traz painel Quantum Dot NanoCell com resolução 4K, processador α9 Gen4 AI e recursos especiais para gosta de jogos e cinema. Segundo a LG, cerca de 30 mil mini LEDs formam imagens mais brilhantes e nítidas, enquanto as cerca de 2.500 zonas de escurecimento proporcionam um controle de retroiluminação preciso e um nível de contraste extremamente alto. O resultado é um nível de detalhe superior e uma reprodução de cores mais precisa que as TVs LCD convencionais.

A LG QNED mini LED foi idealizada para se adaptar bem no interior de qualquer casa. Com molduras mínimas e um corpo elegante e fino para montagem na parede, cada modelo da LG QNED miniLED integra-se perfeitamente na sua parede. Isso significa que mesmo a TV de maiores dimensões se enquadra perfeitamente no seu espaço, elevando o interior da sua casa como se fosse uma obra de arte.

No centro da QNED MiniLED 8K QNED99 está o processador α9 Gen4 IA 8K, um chip inovador que usa algoritmos de deep learning para analisar e otimizar conteúdo. É graças a esse processador que temos recursos como AI Picture Pro e o AI Sound Pro. No primeiro, o algoritmo de deep learning reconhece o conteúdo, removendo ruídos e otimizando a qualidade da imagem. Já com o AI Sound Pro, a smart TV da LG identifica vozes, efeitos e frequências para otimizar o som conforme o gênero, proporcionando uma experiência mais imersiva, além do recurso de nivelamento automático de volume.

Qned miniled 8k qned99 (2021)
No centro da QNED MiniLED 8K QNED99 está o processador α9 Gen4 IA 8K, um chip inovador que usa algoritmos de deep learning para analisar e otimizar conteúdo (Divulgação/LG)

A LG QNED MiniLED QNED99 oferece também um desempenho incrivelmente cinematográfico, além de pretos impressionantes e uma tela mais brilhante que produz um novo nível de imersão. Com o Dolby Vision IQ e Dolby Atmos, ela ajusta de forma inteligente a calibração da imagem com base no gênero do conteúdo e no ambiente, além de proporcionar som surround multidimensional.

O modelo premium da LG ainda conta com o Filmmaker Mode, que preserva cores e taxas de quadros originais. Isso fornece com precisão a visão original do conteúdo, para que você assista ao filme exatamente como concebido pelo diretor. O HDR 10 Pro também está presente, ajustando o brilho para realçar a cor, revelar os pequenos detalhes e trazer clareza natural a cada imagem, além de também intensificar o conteúdo HDR normal.

Qned miniled 8k qned99 (2021)
A LG QNED Mini-LED inclui uma série de recursos voltados para jogos (Divulgação/LG)

A LG QNED Mini-LED inclui uma série de recursos para melhorar sua experiência de jogo. A função de cor absoluta e o otimizador de jogos deixam a jogabilidade suave e realista, enquanto os pretos e o brilho aprimorados da tela mini-LED proporcionam precisão milimétrica. A taxa de atualização de 120Hz também entrega uma maior suavidade durante as suas partidas online. Já para quem não gosta de perder nada sobre esportes, ela traz alerta esportivos, que te avisam antes, durante e depois dos jogos. Com isso, você não precisa mais se preocupar em perder jogos do seu time favorito.

Caso tenha se interessado pela QNED MiniLED 8K QNED99, é possível encontrá-la no site da LG custando R$ 39.999 o modelo de 85″, e R$ 19.999 a versão de 75″ no Carrefour.

QNED MiniLED 4K QNED90 (2021)

Qned miniled 4k qned90 (2021)
Smart TV 4K MiniLED 75QNED90 também utiliza da combinação das tecnologias Quantum Dots, NanoCell e MiniLEDs

Outro modelo da LG que utiliza da combinação das tecnologias Quantum Dots, NanoCell e MiniLEDs para entregar uma imagem melhor é a Smart TV 4K MiniLED QNED90, lançada também no ano passado. Com opções de tela de 65″ e 75″, ela entrega um visual muito semelhante do modelo 8K da LG, com molduras quase que imperceptíveis e um corpo elegante que pode ser montado na parede, dando um ar mais aconchegante ao ambiente.

A QNED90 também incorpora os recursos AI Picture Pro e AI Sound Pro, que juntos utilizam o algoritmo de deep learning para remover ruídos, identificar vozes e otimizar imagem e som, proporcionando uma experiência mais imersiva. A diferença é que tudo isso é alimentado pelo processador α7 Gen 4 IA 4K, em vez do α9 Gen4 IA 8K.

Para quem quer a melhor qualidade possível, tanto em imagem quanto em som, ela também traz suporte ao Dolby Vision IQ, Dolby Atmos e HDR 10 Pro. O modelo premium da LG ainda conta com o Filmmaker Mode, que preserva cores e taxas de quadros originais.

Qned miniled 4k qned90 (2021)
A QNED90 também incorpora os recursos AI Picture Pro e AI Sound Pro, que juntos utilizam o algoritmo de deep learning para remover ruídos, identificar vozes e otimizar imagem e som (Divulgação/LG)

Assim como o modelo 8K, ela também traz vários recursos para quem quer aproveitar o melhor em seus jogos. A função de cor absoluta e o otimizador de jogos deixam a jogabilidade suave e realista, enquanto os pretos e o brilho aprimorados da tela mini-LED proporcionam precisão milimétrica. A taxa de atualização de 120Hz também entrega uma maior suavidade durante as suas partidas online.

A Smart TV LG 4K MiniLED QNED90 com tela de 75″ é vendida por R$ 12.999 no site da LG, enquanto o modelo com painel de 65″ sai por R$ 8.999.

QNED MiniLED 4K QNED80 (2022)

Qned miniled 4k qned80 (2022)
Lançado este ano pela LG, a smart TV 4K QNED80 é a mais atual disponível em território nacional (Divulgação/LG)

Lançado este ano pela LG, a smart TV 4K QNED80 é a mais atual disponível em território nacional. No início do ano, ela levou prêmio de inovação durante a CES 2022. O novo modelo 4K une as tecnologias de pontos quânticos e NanoCell para melhorar volume de cor e contraste na imagem. O processador é o novo Alpha7 Gen 5.

O consumidor que optar por este modelo, terá quatro opções de tamanhos disponíveis: 55″, 65″, 75″ e 86″.  A linha utiliza cerca de 30 mil Mini-LEDS espalhados por todo painel, que juntos de zonas de escurecimento controlam a nitidez e o brilho para que a imagem fique da melhor possível para a exibição dos conteúdos.

Ela é compatível com AMD FreeSync Premium e GeForce Now, tem resolução 4K, taxa de atualização de 120 Hz, sistema de som com até 2.2 canais e 40 W, duas entradas HDMI 2.1, duas HDMI 2.0, duas USB, saída digital óptica, RF para antena, LAN, Bluetooth e Wi-Fi.

No site oficial da fabricante, é possível encontrar a linha QNED80 a partir de R$ 5.999.

Especificações técnicas

QNED MiniLED 8K QNED99

Qned miniled 8k qned99
QNED MiniLED 8K QNED99 (Reprodução/LG)
ModeloTV QNED Mini-LED QNED99 8K
Recursos de Áudio2.0 Ch.
AI Sound PRO
Sound Sync
AI Acoustic Tuning
Ultra Surround
Tipo de TVSmart TV
Tecnologia da TelaQNED
Polegadas86″
MonitorUltra HD 4k
Quantidade de entradas USB3
HDMI4 (2.1)
Local das entradas HDMI2 entradas traseiras
Wi-Fi IntegradoSim
Conversor Digital IntegradoSim
Timer On/OffSim
Sleep TimerSim
Closed CaptionSim
Potência do Áudio (RMS)60w
Wi-FiWi-Fi integrado
Recursos de VídeosAI Picture Pro
120Hz
HDR10
FILMMAKER MODETM
HGiG
4K Upscaler
AI Brightness
Image Enhancing
AI Upscaler
Sharpness Enhancer
Advanced Color Enhancer
True Color Accuracy
PreçoR$ 19.999 (65″)

QNED MiniLED 4K QNED90

Qned miniled 4k qned90
QNED MiniLED 4K QNED90 (Reprodução/LG)
ModeloQNED90
Recursos de Áudio2.0 Ch.
AI Sound PRO
Sound Sync
AI Acoustic Tuning
Ultra Surround
Tipo de TVSmart TV
Tecnologia da TelaQNED
Polegadas65″, 75″
MonitorUltra HD 4k
Quantidade de entradas USB2
HDMI2 (2.1)
Local das entradas HDMI2 entradas traseiras
Wi-Fi IntegradoSim
Conversor Digital IntegradoSim
Timer On/OffSim
Sleep TimerSim
Closed CaptionSim
Potência do Áudio (RMS)29w
Wi-FiWi-Fi integrado
Recursos de VídeosAI Picture Pro
120Hz
HDR10
FILMMAKER MODETM
HGiG
4K Upscaler
AI Brightness
Image Enhancing
AI Upscaler
Sharpness Enhancer
Advanced Color Enhancer
True Color Accuracy
PreçoR$ 8.999 (65″)

QNED MiniLED 4K QNED80

Qned miniled 4k qned80
QNED MiniLED 4K QNED80 (Reprodução/LG)
ModeloQNED80
Recursos de Áudio2.0 Ch.
AI Sound PRO
Sound Sync
AI Acoustic Tuning
Ultra Surround
Tipo de TVSmart TV
Tecnologia da TelaQNED
Polegadas55″, 65″, 75″, 86″
MonitorUltra HD 4k
Quantidade de entradas USB2
HDMI2 (2.1)
Local das entradas HDMI2 entradas traseiras
Wi-Fi IntegradoSim
Conversor Digital IntegradoSim
Timer On/OffSim
Sleep TimerSim
Closed CaptionSim
Potência do Áudio (RMS)29w
Wi-FiWi-Fi integrado
Recursos de VídeosAI Picture Pro
120Hz
HDR10
FILMMAKER MODETM
HGiG
4K Upscaler
AI Brightness
Image Enhancing
AI Upscaler
Sharpness Enhancer
Advanced Color Enhancer
True Color Accuracy
PreçoA partir de R$ R$ 5.999 (55″)

Veja também:

Que tal uma soundbar novinha para acompanhar a sua mais nova smart TV QNED MiniLED? Testamos a Soundbar LG SP9A, modelo premium da LG que promete turbinar o som da sua smart TV. Vem conferir!

Fontes: How To Geek, Exame.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
4
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados