Conecte-se conosco

Notícias

O Vestido Parte 2: O gato sobe ou desce?

Depois do vestido, uma nova ilusão está fazendo os internautas discutirem incessantemente. Afinal de contas, o gato está subindo ou descendo as escadas?

dilema-do-gato

No final de fevereiro, uma polêmica tomou conta da Internet: qual era a cor do vestido? Alguns enxergavam azul e preto, outros, branco e dourado. Agora, uma nova ilusão está fazendo os internautas discutirem incessantemente. Afinal de contas, o gato está subindo ou descendo as escadas?

O Dilema

A imagem foi vista primeiro no site de humor 9GAG, replicada pelo Daily Mail e outros sites de notícia, e está se espalhando pela internet. A foto em preto e branco mostra um bichano em uma escadaria, com uma luz ao fundo. Dependendo de como o olhar se ajusta à perspectiva o animal pode ir para qualquer uma das direções – para cima, se a iluminação vier do teto, ou para baixo, se vier do andar térreo. É como o Gato de Schrödinger da arquitetura.

Os argumentos

Existem diversas explicações de cada lado.

dilema-do-gato-descendo

Aqueles que veem o gato descendo dizem que o brilho vem de uma lâmpada no teto, acima e atrás do gato, e que a beirada do degrau só seria visível em uma vista frontal. Outro ponto é a textura vista no degrau, que indicaria uma parte vertical.

dilema-do-gato-subindo

Quem defende o felino ascendente diz que é preciso enxergar a luz por um ângulo diferente, e que uma borda de madeira para os degraus poderia criar o efeito da foto. Não só isso, mas um tecido ou um mosaico fazem um visual texturizado.

Por quê?

Penrose-Stairs

Também não há um consenso sobre como a ilusão acontece. Mas existe outro caso de uma escadaria com uma anomalia ótica: a escada de Penrose. Se você assistiu ao filme “A Origem” deve se lembrar da cena em que  Ariadne, interpretada pela atriz Ellen Paige, aprende a criar uma arquitetura impossível, continuamente subindo e descendo. Esse tipo de ilusão se dá por que uma figura bidimensional é subconscientemente interpretada pelo olho como um objeto tridimensional. É tudo uma questão de perspectiva e uso de sombras.

A Resposta(?)

dilema-do-gato-biologia

É difícil encontrar algum argumento inquestionável. Mas um que não se baseia na escada em si parece ser uma resposta interessante – e tem ganhado adeptos na disputa tirando a resposta da biologia. Alguns comentaristas apontaram que, na foto, o rabo do gato aponta para cima, o que é feito para dar equilíbrio. Quando sobem uma escada, os animais mantêm a cauda abaixada.

Fontes: Page Not Found, Business Insider, Daily Mail.

E aí, o que você vê? O gato sobe ou desce? Deixe seu comentário abaixo e que comece a discussão!

Jornalista por profissão, geek por natureza, autodidata por curiosidade mesmo. Aprendendo e escrevendo sobre tecnologia desde que mexeu no primeiro 486 da família, está no SMT desde 2015.

Comentários

Mais de Notícias

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir