Opera GX Mobile é o primeiro navegador mobile para gamers

Opera gx mobile - imagem do release da empresa
Baseado na versão desktop do navegador, o Opera GX Mobile tem funções exclusivas para os jogadores

Nesta última quinta-feira, 20 de maio de 2021, a empresa norueguesa Opera lançou a versão beta de seu navegador destinado a gamers: o Opera GX Mobile. Com diversos recursos únicos e integração com a versão desktop, o navegador, que é o primeiro a ser inspirado na indústria dos jogos e feito para os seus entusiastas, já era pedido pelos usuários há algum tempo, e deve estrear oficialmente em algumas semanas.

O navegador em si

O navegador gamer mobile da Opera tem história: há três anos, na E3 de Los Angeles, em 2019, a empresa lançou o Opera GX, um navegador desktop desenvolvido especialmente para jogadores. Ele veio com recursos de personalização, efeitos sonoros, música de fundo, um design inspirado em jogos e funções muito úteis aos gamers, como limitadores de CPU, RAM e largura de banda de rede – isso fazia com que o navegador consumisse menos recursos, otimizando a performance de jogos. Além disso, em janeiro de 2021 a Opera adquiriu a YoYo Games, a idealizadora do GameMaker, tecnologia de desenvolvimento de jogos multiplataforma, e formou a divisão Opera Gaming dentro da empresa.

O navegador desktop da empresa, o opera gx, teve o design e as funções utilizados como inspiração para a versão mobile.
O navegador desktop da empresa, o Opera GX, teve o design e as funções utilizados como inspiração para a versão mobile.

“Desde o dia em que lançamos o Opera GX, os nossos usuários nos pedem implacavelmente uma versão mobile do navegador. Hoje, estamos felizes em compartilhar a primeira versão beta do novo navegador.”

Maciej Kocemba, diretor de produto do Opera GX

Originalmente disponível para Windows e Mac, o Opera GX ultrapassou incríveis 9 milhões de usuários ativos por mês em março de 2021, um aumento de 190% de um ano a outro: baseado nesse sucesso, e atendendo à demanda dos jogadores, o Opera GX Mobile foi desenvolvido. A influência da indústria dos videogames pode ser notada primeiramente no design do browser mobile, com recursos como o GX Corner: abaixo da barra de pesquisa e navegação rápida, essa seção traz notícias relevantes selecionadas sobre jogos, como os próximos lançamentos, por exemplo, além de agregar ofertas para jogos à venda, com links inclusos.

O design minimalista do navegador gamer mobile vem com quatro opções de paleta de cor: gx classic, ultra violet, purple haze e white wolf.
O design minimalista do navegador gamer mobile vem com quatro opções de paleta de cor: GX Classic, Ultra Violet, Purple Haze e White Wolf.

O Opera GX Mobile também possui duas funções de navegação: a navegação padrão e o Botão de ação rápida (FAB). Essa segunda função é dividida em duas linhas: o menu (linha inferior), que permite pesquisar e abrir ou fechar guias, e a linha das guias (linha superior). Ficando sempre ao alcance do polegar, o FAB utiliza vibrações e feedback tátil para a interação com os elementos do botão.

Funções exclusivas do Opera GX Mobile

Como já citamos, o navegador vem com algumas funções únicas, como o recurso Flow. Com ele, é possível sincronizar o navegador gamer mobile com a sua contraparte desktop: basta escanear o código QR gerado pelo navegador no PC com o seu celular e pronto. Isso abre um espaço criptografado que é como um chat que os dois navegadores compartilham, onde você pode colar links, enviar arquivos, vídeos, fotos e notas como bem-entender (dentro do limite de 10 MB por arquivo). A ideia da empresa é que os jogadores possam compartilhar orientação e tutoriais e construir personagens entre os dispositivos.

Resumo das funções do opera gx mobile em uma só imagem.
Resumo das funções do Opera GX Mobile em uma só imagem.

Além disso, o Opera GX Mobile vem com um bloqueador de anúncios e um bloqueador de diálogos de cookie embutidos, visando melhorar a experiência da navegação mobile tirando esses elementos do caminho. Uma proteção contra sites que tentam utilizar celulares para minerar criptomoedas também vem inclusa no navegador.

A partir do dia 20, o Opera GX Mobile entrou com sua versão beta no Android e no iOS e ficará disponível para o público dentro de algumas semanas.

Aqui no Showmetech,falamos sobre o Opera GX e suas funções – confira no post.

Veja também:

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário