Os 10 melhores filmes sobre viagem no tempo

Os 10 melhores filmes sobre viagem no tempo
Seja no passado, presente ou futuro a viagem no tempo é um tema fascinante abordado por vários filmes
Anúncio
Os 10 melhores filmes sobre viagem no tempo

Viagem no tempo ainda continua sendo uma ciência apenas possível no reino da ficção científica. A boa notícia, pelo menos, é que não faltam ótimas histórias sobre esse assunto e uma das artes humanas que melhor soube explorar esse conceito foi o cinema. Por essa razão, selecionamos os 10 melhores filmes que falam sobre viagem no tempo. A seguir, você confere essa lista sobre passado, presente e futuro, tudo ao mesmo tempo. Não se esqueça de acessar o Just Watch se quiser conferir em quais plataformas de streaming cada um dos filmes está disponível!

AVISO: Esse texto pode conter spoilers da trama de alguns filmes, portanto leia por sua conta e risco!

Primer (2004)

Dirigido por Shane Carruth, Primer é definitivamente mais técnico e realista do qualquer outro filme sobre viagem no tempo já feito, tanto que até hoje muitos espectadores e críticos lutam para compreender as linhas de tempo confusas da história. O filme segue dois amigos que lutam para desenvolver um novo mecanismo de resfriamento de alimentos.

Filme Primer
Em Primer, dois engenheiros acidentalmente criam uma máquina do tempo

O problema é que eles acidentalmente criam uma máquina do tempo capaz de gerar um loop temporal. Claro, eles começam usando isso a seu favor, mas rapidamente aprendem que há consequências catastróficas em alterar o tempo. O filme é uma pegada bem mais “séria” sobre viagem no tempo e, caso você se interesse, lembre-se de prestar atenção a todos os detalhes ou você irá se perder rapidamente na trama confusa do filme.

Primer está disponível em streaming no Apple TV+

Donnie Darko (2001)

Quando lançado em 2001, Donnie Darko chamou pouca atenção. Porém, atualmente esse instigante clássico cult do diretor Richard Kelly é talvez um dos filmes mais profundos já feitos envolvendo viagem no tempo. E apesar do tema estar profundamente entrelaçado com o enredo do filme, não é algo que você pode perceber imediatamente no início da história.

Cena no cinema de Donnie Darko
Donnie Darko é considerado um clássico cult sobre viagem no tempo

O ator Jake Gyllenhaal interpreta o personagem do título Donnie Darko, que encontra um homem vestido de coelho gigante chamado Frank. Frank informa Donnie que o mundo vai acabar em 28 dias, um período de tempo durante o qual um curso cada vez mais bizarro de eventos começa a acontecer na vida do jovem. Os temas centrais do filme estão diretamente relacionados ao uso da viagem no tempo e nossa percepção temporal. A trama não se prende em explicações mirabolantes sobre como a viagem no tempo funcionaria, mas deixa a cargo do espectador interpretar como o tempo se move na vida de Donnie.

Donnie Darko está disponível em streaming no Amazon Prime Video.

Predestinado (2014)

Aqui está uma obra que poucos conhecem e que foca no problema dos paradoxos temporais da viagem no tempo de forma brilhantes. O ator Ethan Hawke brilha em Predestinado (Predestination), no qual ele interpreta um agente que viaja no tempo para impedir que criminosos cometam seus crimes.

Ethan Hawke em O Predestinado
O Predestinado é um filme surpreendente cheio de reviravoltas

Até aí seria uma história bem conhecida que já foi explorada em outros filmes do gênero mas, aos poucos, o enredo se torna bastante imprevisível e começa a dar voltas em si mesmo de uma forma que irá surpreender o espectador. Fique atento aos detalhes pois a complexidade do filme é desenhada com maestria para criar uma experiência única no gênero de histórias sobre viagem no tempo.

Predestinado está disponível em streaming pelo Apple TV+ e Claro Video.

Os 12 Macacos (1995)

Um clássico dos anos 1990, Os 12 Macacos (título original 12 Monkeys) traz mais uma narrativa interessante para o mundo dos filmes de viagem no tempo. A história gira em torno de um prisioneiro condenado do ano de 2035 é enviado de volta no tempo para descobrir a causa de um vírus mortal que erradicou quase toda a vida humana no planeta e deixou o mundo à mercê da natureza. O problema é que ele é enviado para o ano errado.

Os 12 Macacos
Em Os 12 Macacos, um prisioneiro condenado é a única esperança da humanidade pra descobrir as origens de um vírus mortal

Para tornar sua missão ainda mais difícil, ele acaba em um hospital psiquiátrico. Porém, logo acaba descobrindo mais sobre o Exército dos 12 Macacos, considerado o responsável pelo vírus. O elenco fantástico e a narrativa criativa solidificam seu sucesso como filme de viagem no tempo.

Os 12 Macacos está disponível apenas para locação no Apple TV+.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

Considerado por muitos como o melhor filme da nova safra dos X-Men, os mutantes preferidos do mundo dos quadrinhos e do cinema unem forças com suas versões mais jovens para mudar o passado e salvar seu futuro. Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (título original X-Men: Days Of Future Past), criadas a partir do DNA da mutante Mística, as terríveis Sentinelas estão fora de controle e já dizimaram quase todos os mutantes do planeta e agora atacam até mesmo a população de humanos. Cabe a Wolverine deixar que sua consciência seja enviada para seu “eu” mais jovem nos anos 1970 para mudar a história da humanidade.

Viagem no tempo em X-Men Dias de um futuro esquecido
Em X-Men: Dias de um futuro esquecido, os mutantes precisam se unir a suas versões mais jovens para impedir um holocausto no futuro

Os dois períodos de tempo se unem para salvar sua espécie e o mundo, com combates intensos ocorrendo tanto no passado quanto no futuro. Um dos grandes trunfos do filme fica por conta da forma brilhante que o clássico elenco de mutantes interage com os novos atores. Com detalhes em todos os lugares, essa entrada da série X-Men é um filme que vale a pena investir se você é fã de super-heróis e viagem no tempo.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido encontra-se em streaming pelo Apple TV+.

Looper — Assassinos do Futuro (2012)

Dirigido por Rian Johnson, Looper — Assassinos do Futuro tem como pano de fundo para seus complexos personagens um mundo único de ficção científica. Nessa estranha realidade, a viagem no tempo foi criada mas só está disponível no mercado negro, utilizado pela máfia de forma inescrupulosa para se livrar de inimigos e enviar seus corpos para o passado, cerca de 30 anos atrás.

Filme Looper
A viagem no tempo é utilizada para enviar corpos de vítimas de assassinato em Looper

O problema dessa estratégia é quando um Looper precisa lidar com algum paradoxo temporal ou, o pior de tudo, ter que matar ele mesmo. É nesse tipo de problema que o assassino chamado Joe, interpretado por Joseph Gordon-Levitt, se encontra e está tentando desesperadamente resolver. O filme consegue ser bastante imprevisível no gênero de viagem no tempo, além de ser divertido e instigante na medida certa.

Looper — Assassinos do Futuro é encontrado em streaming nos serviços Claro Video, Amazon Prime Video, HBO Go e Apple TV+.

De Volta Para o Futuro (1985)

Considerado por muitos como o filme mais popular sobre viagem no tempo, De Volta Para o Futuro (título original Back To The Future) estrela Michael J. Fox como Marty McFly, um adolescente que acidentalmente viaja de volta no tempo até 1955 e precisa encontrar formas de corrigir problemas do passado e encontrar uma forma de retornar ao presente.

Cena de De Volta pro Futuro
Quem nunca se divertiu com as aventuras pelo tempo de Martin McFly em De Volta para o Futuro?

A viagem de Marty começa a se complicar quando ele acidentalmente acaba se tornando o interesse amoroso de sua própria mãe. Por mais bizarro e hilário que pareça a premissa, o filme é maravilhosamente divertido e envolvente, gerando mais duas continuações que são tão interessantes quanto a obra original.

De Volta Para O Futuro está disponível em streaming pelos serviços Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV+ e Telecine Play.

A Chegada (2016)

Dirigido pelo brilhante Denis Villeneuve, A Chegada (título original Arrival) é uma obra que pode não parecer um filme de viagem no tempo à primeira vista, mas, na verdade, o tema está inserido desde a primeira cena da história. O enredo do filme começa (e, de certa forma termina) com a misteriosa chega de 12 naves alienígenas na Terra.

Cena de A Chegada
Além de um estudo realista sobre como as linguagens funcionam, A Chegada aborda a viagem no tempo de uma forma inovadora

O filme segue uma professora de linguística, interpretada por Amy Adams, que é convidada a tentar decifrar a linguagem da nova forma de vida que pousou na Terra. Embora possa não parecer um filme de viagem no tempo no sentido convencional, ele deixa os espectadores com muito em que pensar muito depois de os créditos rolarem.

A Chegada está disponível em streaming pelas plataformas Apple TV+ e Globoplay.

O Exterminador do Futuro (1984)

Dirigido por James Cameron, O Exterminador do Futuro (título original Terminator) não é apenas culturalmente significativo em termos de filmes de viagem no tempo, mas também pelo impacto que ele causou na cultura pop como um todo. Mesmo que você nunca tenha assistido esse clássico, certamente entende a referência ao ouvir a famosa frase de Arnold Schwarzenegger: “Eu voltarei.”

O Exterminador se preparando para atirar
O Exterminador do Futuro é um clássico da ficção-científica que soube combinar viagem no tempo e ação de forma surpreendente

Na obra, Schwarzenegger interpreta o Exterminador, um ciborgue enviado no tempo do ano de 2029 para 1984 com a missão de matar a mulher cujo filho se torna responsável por salvar o mundo da opressão de máquinas assassinas. E não podemos esquecer que a obra rendeu uma continuação que não somente impressionou pelos seus efeitos especiais inovadores mas que também é considerado por muitos como o melhor filme de ação de todos os tempos.

O Exterminador do Futuro está disponível por streaming no canal MGM do Amazon Prime Video.

Interestelar (2014)

Quando Christopher Nolan está nas rédeas da direção de algum filme você pode se preparar para embarcar em uma história densa e envolvente recheada de efeitos especiais surpreendentes. E Interestelar (Interstellar) é tudo isso e mais um pouco.

Buraco-negro em Interestelar
Com efeitos especiais surreais, Interestelar aborda a viagem no tempo em uma história densa e envolvente

A obra é um filme sobre viagem no tempo que traz o subgênero para o espaço e o faz de uma forma maravilhosamente cativante. Tendo lugar em um futuro distópico em que condições climáticas terríveis estão transformando nosso planeta em um lugar inabitável, um grupo de astronautas viaja por um buraco de minhoca a fim de encontrar um novo lar para os humanos, que lutam para manter a sobrevivência na Terra. Além de visuais incríveis e uma atenção cuidadosa a detalhes científicos como a física dos buracos-negros, o filme é apoiado por um grande elenco que conta com Matthew McConaughey e Anne Hathaway.

Interestelar está disponível para streaming através da plataforma Apple TV+.

Pronto para uma viagem no tempo? Conte pra gente nos comentários o seu filme preferido da lista!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter