Os 50 melhores filmes de super-heróis de todos os tempos

Os 50 melhores filmes de super-heróis de todos os tempos
Qual é o melhor filme de super-herói? Pergunta difícil, e para te ajudar, fizemos uma lista com os 50 melhores filmes de super-heróis. Confira!

Qual é o melhor filme de super-herói? Essa pergunta gera inúmeros debates, brigas entre fãs e raramente leva a alguma conclusão. Pensando nisso, o site The Ringer decidiu fazer uma lista com os 50 melhores filmes de super-herói. Por isso, também aproveitamos e separamos a nossa própria lista, com os melhores filmes de herói.

Índice

Critérios para escolher os melhores filmes de super-heróis

Visando mais cientificidade, o site considerou o sucesso de crítica dos filmes (usando as pontuações do Rotten Tomatoes), a bilheteria deles, se eles ficaram datados e se valem a pena serem re-assistidos. Tendo isso em mente, a ideia da fórmula é juntar esses quatro fatores e gerar uma colocação de cada filme. Confira então os melhores filmes de super heróis:

50º – The Crow (1994)

Trailer de The Crow (1994)

Um ano após ser assassinado na véspera do Halloween, Eric Drave (Brandon Lee), volta do mundo dos mortos, guiado por um corvo, pronto para se vingar de seus assassinos. “Nenhum filme de herói tem tanta história de background como este”, afirma Shea Serrano. É surpreendente que esse filme tenha lançado, já que Brandon Lee, o ator que fazia o protagonista, morreu ao fazer uma cena (foi baleado).

Onde assistir: O filme, no momento de produção dessa matéria, não está disponível em nenhum serviço de streaming.

Nota no Rotten Tomatoes: 83

49º – Batman Forever (1995)

Trailer de Batman Forever

Bat-mamilos! Com Val Kilmer e Chris O’Donnell como Batman e Robin, respectivamente, o filme é amado por uns e odiados por outros. Apesar de não ser fiel visualmente, o filme divertiu toda uma geração.

Onde assistir: Batman Forever Disponível no HBO MAX.

Nota no Rotten Tomatoes: 38

48º – Hellboy 2: O Exército Dourado (2008)

Trailer de Hellboy 2: O Exército Dourado

Com Guillermo del Toro focado em duas franquias ao mesmo tempo, o filme desperdiçou parte do seu potencial. Ainda assim, o filme é bom, mesmo não sendo tão impactante para o universo de super-heróis nem atingido todo o potencial que o personagem tem.

Onde assistir: Hellboy 2: O Exército Dourado Disponível no Telecine Play.

Nota no Rotten Tomatoes: 86

47º – Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Trailer de Thor: O Mundo Sombrio

O segundo filme do Thor não é uma obra-prima, mas o Loki é ótimo nele. Pena que ele é mais cativante do que o protagonista do longa, que não tem seu tom acertado até então.

Onde Assistir: Thor: O Mundo Sombrio Disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes:
66

46º – Homem de Aço (2013)

Trailer de Homem de Aço

Sendo o filme que iniciou o universo de super-heróis atual da DC Comics, é um filme bem decente. O filme tem cenas de ação dignas de animes como Dragon Ball, com direito a Metrópolis sendo destruída. Há quem diga que o Superman do filme não é um herói de verdade, por deixar tantas pessoas morrerem, mas, como parar Zod (que diga-se de passagem é ótimo) sem ter que usar toda a sua força?

Onde assistir: Homem de Aço Disponível no HBO MAX.

Nota no Rotten Tomatoes: 56

45º – Thor (2011)

Trailer de Thor

O primeiro filme do filho de Odin é sólido, apesar de não ter um vilão impactante. O filme é importante para o universo da Marvel nos cinemas porque o expande, permitindo a participação de seres de outros lugares do universo.

Onde Assistir: Thor Disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 77

44º – SHAZAM! (2019)

Trailer de SHAZAM!

O filme transforma o jovem Billy Batson no poderoso herói SHAZAM e consegue ser divertido e ao mesmo tempo emocionante. Além de cenas cômicas, os combates são sólidos e é um dos primeiros filmes da DC a adotar essa linguagem mais descontraída.

Onde assistir: SHAZAM! Disponível no Telecine Play.

Nota no Rotten Tomatoes: 90

43º – X-Men: O Confronto Final (2006)

Trailer de X-Men: O Confronto Final

Sendo o pior filme da trilogia original dos X-Men, ele ainda diverte. Seu momento mais icônico é quando Ciclope, o lider dos X-Men, morre nos primeiros 30 minutos de filme.

Onde Assistir: X-Men: O Confronto Final no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 57

42º – Homem-Formiga (2015)

Trailer de Homem-Formiga

“Não faz sentido que um filme sobre uma formiga humana estrelada por Paul Rudd seja bom, mas é, totalmente”, afirma Shea Serrano, repórter do The Ringer. O longa possui uma estória contida, redonda e divertida. Vale lembrar do Michael Peña, que foi totalmente engraçado.

Onde Assistir: Homem-Formiga Disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 83

41º – O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Trailer de O Espetacular Homem-Aranha

Primeiro filme do primeiro reboot da franquia, o filme entrega uma visão diferente do Peter Parker e uma Gwen extremamente carismática. Infelizmente, isso não é o suficiente para fazer todo mundo lembrar do longa.

Onde Assistir: O Espetacular Homem-Aranha disponível para aluguel no Google.

Nota do Rotten Tomatoes: 72

40º – Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Trailer de Capitão América: O Primeiro Vingador

Uma ótima história de origem. Ele é fiel ao personagem e apresentou perfeitamente a relação entre Steve Rogers e Bucky Barnes, cuja amizade se desenvolve em outros filmes.

Onde Assistir: Capitão América: O Primeiro Vingador Disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 80

39º – Superman: O Retorno (2006)

Trailer de Superman: O Retorno

“Superman: O Retorno é inerte e totalmente desnecessário”, diz Sean Fennessey, repórter do The Ringer. A ideia é mostrar o Superman clássico, e embora funcione por um lado, o filme não tem nada de especial.

Onde assistir: Superman: O Retorno Disponível no HBO MAX.

Nota no Rotten Tomatoes: 75

38º –  X-Men: Primeira Classe (2011)

Trailer de X-Men: Primeira Classe

O começo de uma nova fase dos X-Men nas telas funciona, ainda mais com James McAvoy como Professor Xavier e Michael Fassbender como Magneto. A relação entre os dois funciona bem demais e ajuda a entender porque os dois são amigos, apesar de antagonistas.

Onde Assistir: X-Men: Primeira Classe Disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 86

37º – X-Men (2000)

Trailer de X-Men

O primeiro filme dos X-Men foi um dos mais importantes para a indústria de filmes de super-heróis, já que ele mostrou para o mundo que esta categoria de filme funciona. O filme é um dos mais marcantes de toda essa passagem dos mutantes pelas telonas e introduziu esse universo de forma sincera e potente.

Onde Assistir: X-Men Disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 82

36º – Homem-Formiga e a Vespa (2018)

Trailer de Homem-Formiga e a Vespa

Paul Rudd volta ao papel de Homem-Formiga, dessa vez tendo que balencear sua vida como herói, pai e com seus parceiros, principalmente com Hope, seu interesse amoroso na trama, que agora se junta à ação dando vida à heroína, Vespa.

Onde Assistir: Homem-Formiga e a Vespa Disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 87

35º – Aquaman (2018)

Trailer de Aquaman

Em um dos melhores filmes da era recente da DC, conhecemos Aquaman, o meio atlante, meio humano, o verdadeiro herdeiro do trono de Atlantis, e a grandiosa cidade subterrânea, que agora é reinada por Orm, um ganancioso ditador. 

Onde assistir: Aquaman Disponível no Telecine Play.

Nota no Rotten Tomatoes: 65

34º – Homem-Aranha 3 (2007)

Trailer de Homem-Aranha 3

“É assim que você acaba com uma franquia”, diz Miles Surrey, repórter do The Ringer. O filme de conclusão da trilogia de Sam Raimi foi, com certeza, o pior dos três. Com vários vilões, o filme não soube aproveitar bem nenhum deles. Para finalizar, o filme introduziu o Peter Parker “emo”, como os fãs gostam de falar.

Onde assistir: Homem-Aranha 3 Disponível no HBO MAX.

Nota no Rotten Tomatoes: 63

33º – Doutor Estranho (2016)

Trailer de Doutor Estranho

O filme do maior mago da Marvel é o que tem efeitos visuais mais viajados de todos, mas isso é um ponto positivo, já que representou com perfeição vários aspectos da magia do universo.

Onde Assistir: Doutor Estranho disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 89

32º –  Batman: O Retorno (1992)

Trailer de Batman: O Retorno

“O melhor filme de super-heróis quando se trata de um vigilante, uma ladra e um Pinguim aspirante a político”, diz Sean Fennessy. Este filme mudou completamente o tom em relação aos filmes do Batman anteriores, mas de maneira positiva, tornando o heróis mais sóbrio e sério.

Onde assistir: Batman: O Retorno disponível no HBO MAX.

Nota no Rotten Tomatoes: 80

31º – Batman Begins (2005)

Trailer de Batman Begins

Este é o começo da franquia de Nolan, que conta, de forma sólida e eficaz, a história do morcego vigilante de Gotham. A ideia do diretor era um universo sombrio e realista, e o resultado foi realmente esse. O filme virou um fenômeno cultural e até hoje é referência a como fazer um filme de herói. Com Christian Bale e Liam Neeson, o que poderia dar errado?

Onde assistir: Batman Begins disponível no HBO MAX.

Nota no Rotten Tomatoes: 84

30º – X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014)

Trailer de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido

Causando ainda mais confusão na linha do tempo, esse filme serviu para consertar algumas coisas e bagunçar outras. Mas uma coisa é certa: a cena do Mercúrio ajudando Magneto a sair da prisão é fantástica.

Onde Assistir: X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 90

29º – Homem-Aranha: No Aranhaverso

Trailer de Homem-Aranha: No Aranhaverso

Para muitos, é a melhor versão do Aranha nas telonas. Porém, dessa vez, acompanhamos Miles Morales, que vive no universo em que Peter Parker é o Homem-Aranha, porém, com a abertura de portais e do multiverso, Miles é picado por uma aranha e acompanhamos vários Aranhas salvando o mundo juntos. Tem como ser melhor? 

Onde assistir: Homem-Aranha: No Aranhaverso disponível no Telecine Play.

Nota no Rotten Tomatoes: 97

28º – Superman 2 (1981)

Trailer de Superman 2

Um clássico dos anos 80. Com a presença do Christopher Reeve como Superman, o filme é um sucesso absoluto, apesar de um pouco datado por causa dos efeitos especiais. “Ajoelhe-se perante Zod!”.

Onde assistir: Superman 2 disponível no HBO MAX.

Nota no Rotten Tomatoes: 86

27º – X-Men 2 (2003)

Trailer de X-Men 2

A continuação do já incrível e importante X-Men chegou para reafirmar que filmes de super-heróis são sim importantes para a indústria. Tanto o elenco como a trama são incríveis.

Onde Assistir:
X-Men 2 disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 85

26º – Homem de Ferro 2 (2010)

Trailer de Homem de Ferro 2

“O Homem de Ferro atinge seu auge quando ele é o mais divertido, seja como playboy no primeiro filme ou quando co-escrito por Shane Black. Esse filme é nenhum dos dois, mas é bom“, afirma Michael Baumann, repórter do The Ringer. O filme foi um sucesso e elevou de uma vez por todas os padrões de filmes de heróis Marvel.

Onde Assistir: Homem de Ferro 2 disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 72

25º – Deadpool 2

Trailer de Deadpool 2

Uma aventura cômica de Ryan Reynolds como Deadpool em busca de criar sua própria equipe de mutantes para salvar o mundo.

Onde Assistir: Deadpool 2 disponível para aluguel no Google.

Nota do Rotten Tomatoes: 84

24º – Logan (2017)

Trailer de Logan

Este filme é a culminação de 17 anos de Hugh Jackman como Wolverine. Sendo feito como o último do ator, ele queria deixar o manto do personagem com uma sensação de dever cumprido, e foi o que aconteceu. Com uma trama contida, o filme é dramático e tem uma pegada totalmente diferente.

Onde assistir: Logan disponível no Telecine Play.

Nota no Rotten Tomatoes: 93

23º – Capitã Marvel (2019)

Trailer de Capitã Marvel

Brie Larson se apresenta como Capitã Marvel em um dos melhores filmes da última fase do MCU. Além disso, o filme conta com Samuel L Jackson na sua melhor atuação em filmes da Marvel.

Onde Assistir: Capitã Marvel disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 79

22º – Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Trailer de Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Sendo um dos melhores filmes da Marvel, este sofre pouco com a dita “fórmula Marvel” e entrega uma experiência incrível de ação. A relação desenvolvida entre o Capitão e o Soldado Invernal somado às cenas de combate, são pontos memoráveis do filme.

Onde Assistir: Capitão América: O Soldado Invernal (2014) disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 90

21º – Vingadores: Era de Ultron (2015)

Trailer de Vingadores: Era de Ultron

O filme sofreu o efeito hype com comentários que o descreviam como pior do que realmente é. No fim, a continuação dos Vingadores é boa, só não é surpreendente.

Onde Assistir: Vingadores: Era de Ultron disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 76

20º – Thor: Ragnarok (2017)

Trailer de Thor: Ragnarok

Após dois filmes mornos do personagem, Taika Waititi tinha a missão de consertar o tom do protagonista e trazer uma estória melhor. O resultado é um filme de super-heróis totalmente engraçado, seja por bem ou por mal. A vilã do filme, Hela, está no nível do Loki quando se trata de qualidade “vilanesca”.

Onde Assistir: Thor: Ragnarok disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 93

19º – Guardiões da Galáxia: Volume 2 (2017)

Trailer de Guardiões da Galáxia: Volume 2

Como filme, Guardiões 2 é uma experiência sólida, divertida e engraçada. Ele só não foi mais incrível que o primeiro por sofrer com o efeito hype e por não ter um vilão tão bom.

Onde Assistir: Guardiões da Galáxia: Volume 2 disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 85

18º – Batman (1989)

Trailer de Batman

O Batman de Michael Keaton é, definitivamente, importante. Ele “salvou” o herói de uma era em que ele era engraçado e o mergulhou nas trevas. O Coringa de Jack Nicholson é icônico e é uma das melhores interpretações do personagem.

Onde assistir: Batman disponível no HBO MAX.

Nota no Rotten Tomatoes: 71

17º – Deadpool (2016)

Trailer de Deadpool

Personagem hilário + custo de produção baixo = Sucesso absoluto. Ao zombar até da própria Fox, o personagem faz sua primeira aparição no cinema de forma exemplar. A trama é simples, mas bem executada. Este filme foi um indicativo de que se pode sair um pouco da fórmula e manter a qualidade dos filmes.

Onde assistir: O filme, no momento de produção dessa matéria, não está disponível em nenhum serviço de streaming.

Nota no Rotten Tomatoes: 85

16º – Homem de Ferro 3 (2013)

Trailer de Homem de Ferro 3

Sucesso de bilheteria, fracasso para muitos fãs. Apesar de ser uma continuação boa, ninguém gostou de saber que o vilão do filme na verdade era um dublê o tempo todo (e ficou por isso mesmo).

Onde Assistir: Homem de Ferro 3 isponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 79

15º – Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa

O segundo filme da trilogia de Tom Holland como Peter Parker foge um pouco do universo de herói da vizinhança e, com ajuda do falecimento de Tony Stark e a falta de um mentor, Peter tem que lutar contra o vilão Mistério, interpretado por Jake Gyllenhaal.

Onde Assistir: Homem-Aranha: Longe de Casa disponível no Prime Video.

Nota do Rotten Tomatoes: 90

14º – Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Trailer de Homem-Aranha: De Volta ao Lar

O primeiro Homem-Aranha das telonas que realmente parece estar no ensino médio. Tom Holland se tronou a cara de Peter Parker e conquistou o público no retorno do herói para o comando da Marvel.

Onde Assistir: Homem-Aranha: De Volta ao Lar disponível no Netflix.

Nota do Rotten Tomatoes: 92

13º – Guardiões da Galáxia (2014)

Trailer de Guardiões da Galáxia

Ninguém esperava que este filme seria o sucesso que foi. Isso porque é um blockbuster de uma equipe de super-heróis do espaço que ninguém conhecia até então. O filme apresentou a parte galáctica da Marvel com maestria e somou positivamente ao já bom universo da empresa.

Onde Assistir: Guardiões da Galáxia disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 92

12º – Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Trailer de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Após um filme absolutamente bem sucedido em crítica e bilheteria, esse filme surge com uma tarefa difícil: superar seu antecessor. O resultado é um filme bom, mas inferior. O vilão Bane foi retratado de uma maneira realista (de acordo com a proposta do universo Nolan).

Onde assistir: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge disponível no HBO MAX.

Nota no Rotten Tomatoes: 87

11º – Capitão América: Guerra Civil (2016)

Trailer de Capitão América: Guerra Civil

Apesar do nome, o filme mais parece ser dos Vingadores do que do Capitão, já que vários outros heróis estão no longa. Com um vilão humano que empurra herói contra herói, o filme consegue apresentar o Pantera Negra com maestria e, além disso, reapresentar o Homem-Aranha.

Onde Assistir: Capitão América: Guerra Civil disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 90

10º – Homem de Ferro (2008)

Trailer de Homem de Ferro

Sendo o primeiro filme do gigantesco universo Marvel dos cinemas, Robert Downey Jr. apresenta Tony Stark pela primeira vez e o resultado é perfeito. É impressionante como não dá para olhar para o ator e não ver o personagem. Sem esse filme, poderíamos nunca ter vários destes filmes de super-heróis.

Onde Assistir: Homem de Ferro disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 94

9º- Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Trailer de Vingadores: Guerra Infinita

O filme serve como preparação para o encerramento da Fase 4 do MCU e, mesmo não sendo o melhor, o filme junta quase todos os super heróis do universo em uma batalha épica.

Onde Assistir: Vingadores: Guerra Infinita disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 85

8º – Mulher-Maravilha (2017)

Trailer de Mulher-Maravilha

Após o polêmico Batman vs Superman, esse longa reacendeu as chamas do universo da DC nos cinemas. Batendo vários recordes, o filme da princesa guerreira é importante não só para a indústria dos super-heróis, mas também para as mulheres. O filme dirigido por Patty Jenkins e estrelado por Gal Gadot só peca no terceiro ato. De resto, ele é divertido e de aquecer o coração.

Onde assistir: Mulher-Maravilha disponível no HBO MAX.

Nota no Rotten Tomatoes: 93

7º – Homem-Aranha 2 (2004)

Trailer de Homem-Aranha 2

Considerado para os fãs brasileiros o melhor filme do teioso, o filme tem uma trama empolgante, um protagonista cativante e um vilão extremamente bom. Com tudo isso, não tinha como não ser um filme de sucesso. Este foi o auge da franquia de Sam Raimi.

Onde Assistir: Homem-Aranha 2 disponível no Netflix.

Nota do Rotten Tomatoes: 93

6º – Homem-Aranha (2002)

Trailer de Homem-Aranha

O primeiro filme da trilogia de Sam Raimi foi tão importante quanto o primeiro X-Men. Divertido até hoje, o filme foi crucial para ditar o  que viria a seguir na indústria do cinema de super-heróis.

Onde Assistir: Homem-Aranha disponível no Netflix.

Nota do Rotten Tomatoes: 90

5º – Superman (1978)

Trailer de Superman

O Superman de Christopher Reeve é, sem dúvida, o mais querido dos fãs do azulão. Isto porque ele é heroico no sentido mais simples da palavra. Reeve praticamente ditou como o Superman deveria ser a partir de então.

Onde assistir: Superman disponível no HBO MAX.

Nota no Rotten Tomatoes: 94

4º – Os Vingadores (2012)

Trailer de Os Vingadores

Um verdadeiro fenômeno. A primeira aliança entre os super-heróis do universo Marvel foi feita de forma impecável. Enquanto muitos filmes que vieram antes e até depois fracassam no quesito vilão, esse filme consegue entregá-lo com maestria. Isso sem mencionar o Hulk fazendo o Loki de brinquedo.

Onde Assistir: Os Vingadores disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomatoes: 91

3º – Vingadores: Ultimato (2019)

Trailer de Vingadores: Ultimato

Para muitos, o auge de todo universo cinematográfico da Marvel. Apesar da pequena polêmica para bater o recorde de maior bilheteria de todos os tempos (que não durou muito), o filme marca o fim de uma era dos filmes de super-herói e também um novo começo.

Onde Assistir: Vingadores: Ultimato disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomattoes: 94

2º – Pantera Negra (2018)

Trailer de Pantera Negra

É quase unanime que este é o melhor filme do MCU e não é a toa que está no topo da lista. Além da atuação incrível de Chadwick Boseman, o filme tem incríveis cenas de combate e as roupas são incríveis.

Onde Assistir: Pantera Negra disponível no Disney+.

Nota do Rotten Tomattoes: 96

1º – Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Trailer de Batman: O Cavaleiro das Trevas

Este é, sem dúvida, o melhor filme do Batman. Com um Coringa tão bom que te faz torcer por ele, o Heath Ledger criou uma versão perfeita do personagem. Difícil de acreditar que todos os fãs o rejeitaram quando ele foi anunciado. Como se isso não bastasse, o filme também tem outro vilão perfeitamente executado: o Duas-Caras. O morcego vigilante demonstra o que é ser um super-herói de verdade ao receber todo o peso de Gotham em seus ombros.

Onde assistir: Batman: O Cavaleiro das Trevas disponível no HBO MAX.

Nota no Rotten Tomattoes: 94


Vale lembrar que essa lista contém a opinião compilada de algumas pessoas e que, apesar de tentar ser metódica, ela não representa nenhuma verdade absoluta. Mas para você, qual é o melhor filme com a temática de super-heróis? Fala pra gente nos comentários!

Veja também:

Se você curte filmes sobre apocalipse, aproveite e confira também nossa lista com as 20 melhores séries e filmes sobre o fim do mundo para você maratonar!


Fonte: The Ringer.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário